Onde reclamar da demora de entrega de mercadorias no Brasil.

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    Caro amigos do fórum

    Recebi um e-mail de um amigo que fez contato com um conhecido seu que trabalha na Receita Federal e ele disse que temos que reclamar no local correto, não adianta ficar de tititi em fóruns, tweeter, facebok, etc. tem que reclamar na ouvidoria da Receita Federal.

    Segue abaixo os conselho de quem trabalha na Receita Federal.

    Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

    Foi percebendo isso que um leitor do BJC que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke .

    Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:

    JC, boa tarde.

    Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

    A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

    A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? ?Vou xingar muito no Twitter? ??

    Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: ?Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.?
    Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

    Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

    Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

    Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.

    Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:

    Agora já sabemos a quem recorrer. Tomara que dê certo. Eu já fiz a minha parte, espero que você seja acima de tudo cidadão e também faça a sua, registrando a  insatisfação onde ela deve ser REALMENTE registrada.

    Espero que isso possa ajudar a todos nós, vamos impludir a Ouvidoria de reclamações.

Visualizando 10 respostas - 46 até 55 (de um total de 55)
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    é axo q vou receber essa resposta tbm então, meu animo acabo de ir la em baixo 🙁

    “Este é um E-mail automático. Por favor, não responda.”

    é isso ai… recebi o mesmo email… demoraram tanto pra responder que achei que iam fazer algo a respeito… Nossas reclamações estão provavelmente sendo registradas como email não relevantes, e mas uma vez estamos em uma situação ruim.

    Não admira que o amigo do Paulo Cesar não encontre reclamações, elas são filtradas, e nunca contabilizadas…

    Boa noite amigos..na semana passada, seguindo o conselho de voces,enviei o email para o governo p/ reclamar para tal problema da demora, obtive a seguinte resposta de receita:

    Resposta à Mensagem 522934

    Sr(a) Israel goncalves de almeida jr

    Todas as pequenas encomendas postais internacionais, assim consideradas aquelas até 2 (dois) kg, conhecidas por petit paquet(“pequenas encomendas”), recebem o tratamento aduaneiro em Curitiba/PR, quando de sua entrada no país.

    Tais encomendas são as de custo mais baixo, possuem prazo maior de entrega e são as mais utilizadas pelos comerciantes, especialmente em vendas pela internet, em razão de seu menor custo. As mesmas encomendas poderiam ser remetidas, por exemplo, na modalidade E.M.S. (Express Mail Service), mais cara e mais rápida, cujo tratamento aduaneiro ocorre em São Paulo/SP.

    As encomendas do tipo Petit Paquet podem ser registradas ou não. Quando registradas, o destinatário pode acompanhar o estágio atual de tratamento da encomenda por meio dos correspondentes sites de internet tanto do Correio de origem como do brasileiro. Por outro lado, o petit paquet não registrado não pode ser rastreado, recebendo o tratamento de uma carta comum. É importante destacar que existem encomendas que, apesar de tratadas como sendo registradas pelo correio de origem, são recebidas no Brasil como encomendas não registradas, de modo que não poderão ser rastreadas após sua chegada ao país. É o caso, por exemplo, das encomendas com código de rastreamento iniciado por LC, LJ e LN, todas de procedência dos EUA, que são tratadas sem rastreamento brasileiro, apesar do rastreamento americano.

    Hoje são verificadas mais de 1.000.000 (um milhão) de pequenas encomendas por mês no recinto aduaneiro postal do Paraná, seja com uso de aparelhos de raios-x, seja com abertura física de volumes. O tratamento aduaneiro, em regra, das encomendas não selecionadas para tributação, é feito em período não superior a 30 (trinta) dias após sua apresentação à Receita Federal pelos Correios. Por outro lado, as encomendas selecionadas para tributação possuem um prazo médio de tratamento mais longo, em torno de 60 (sessenta) dias contados da seleção, haja vista a necessidade de emissão da Nota de Tributação Simplificada (NTS). Exceções a este prazo estão relacionadas a eventuais tratamentos adicionais, por exemplo, quando a encomenda necessita ser examinada por outros órgãos, como ANVISA, VIGIAGRO, Ministério do Exército, ou encomenda que pelo seu valor (acima de US$ 500,00) não possa ser tributada de forma simplificada, conjunto de situações que representa uma minoria.

    O Decreto nº 1789/96 que disciplina o intercâmbio de remessas postais internacionais e seu controle aduaneiro informa em seu artigo 25, inciso XIII, que cabe à Administração Postal [leia-se Correios] o “atendimento de reclamações e de pedidos de informações formulados pelo remetente ou destinatário salvo se disserem respeito a lançamento de tributo”.

    Assim, problemas relativos à localização ou falta de movimentação da encomenda em prazos superiores aos mencionados acima, deverão ser tratados junto aos CORREIOS no Paraná  no e-mail http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

    Se a encomenda já estiver tributada e a questão relacionar-se ao valor tributado, ou mesmo informação genérica sobre tributo, o assunto deverá ser tratado junto à RECEITA FEDERAL no Paraná no telefone:                         41 3332-4108             ou pelo e-mailpetit.paquet@receita.fazenda.gov.br. Para futuros contatos, Tenha sempre em mãos os números da NTS e/ou do controle postal (rastreamento).

    Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.

    Bom dia a tdos,

    Parece q a situação ta melhorando, muitas pessoas recebendo mercadorias sem tributo e a minha por ex, q estava em CWB em Transito p/ NTS dez do dia 18/04 foi liberada agora a noite, tributada mais liberada, vamos torcer para que estejem liberando tdo.

    RB426980650HK – Histórico do Objeto

    Data Local Situação
    28/05/2012 21:22 CTE CURITIBA – CURITIBA/PR Encaminhado
    Encaminhado para CTE BELO HORIZONTE – BELO HORIZONTE/MG
    18/04/2012 11:52 CTE CURITIBA/GEARA (ENC INTERNACIONAL) – CURITIBA/PR Encaminhado
    Em trânsito para RFB – TRIBUTADO – EMISSÃO NTS
    17/04/2012 15:07 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – CURITIBA/PR Conferido
    Recebido/Brasil

    Abraço a tdos
    Marcelo ottoni

    Liberado eu acredito q nao…uma vez aparecendo emissao de nts, com certeza sera taxado..fiquei sabendo tb q essa mensagem q recebi, muitos outors estao recebendo…

    mas oia !! num e q eu recebi a mesma coisa?

    r tasca disse:

    Sr(a) 

    Todas as pequenas encomendas postais internacionais, assim consideradas aquelas até 2 (dois) kg, conhecidas por petit paquet (“pequenas encomendas”), recebem o tratamento aduaneiro em Curitiba/PR, quando de sua entrada no país.

    Tais encomendas são as de custo mais baixo, possuem prazo maior de entrega e são as mais utilizadas pelos comerciantes, especialmente em vendas pela internet, em razão de seu menor custo. As mesmas encomendas poderiam ser remetidas, por exemplo, na modalidade E.M.S. (Express Mail Service), mais cara e mais rápida, cujo tratamento aduaneiro ocorre em São Paulo/SP.

    As encomendas do tipo Petit Paquet podem ser registradas ou não. Quando registradas, o destinatário pode acompanhar o estágio atual de tratamento da encomenda por meio dos correspondentes sites de internet tanto do Correio de origem como do brasileiro. Por outro lado, o petit paquet não registrado não pode ser rastreado, recebendo o tratamento de uma carta comum. É importante destacar que existem encomendas que, apesar de tratadas como sendo registradas pelo correio de origem, são recebidas no Brasil como encomendas não registradas, de modo que não poderão ser rastreadas após sua chegada ao país. É o caso, por exemplo, das encomendas com código de rastreamento iniciado por LC, LJ e LN, todas de procedência dos EUA, que são tratadas sem rastreamento brasileiro, apesar do rastreamento americano.

    Hoje são verificadas mais de 1.000.000 (um milhão) de pequenas encomendas por mês no recinto aduaneiro postal do Paraná, seja com uso de aparelhos de raios-x, seja com abertura física de volumes. O tratamento aduaneiro, em regra, das encomendas não selecionadas para tributação, é feito em período não superior a 30 (trinta) dias após sua apresentação à Receita Federal pelos Correios. Por outro lado, as encomendas selecionadas para tributação possuem um prazo médio de tratamento mais longo, em torno de 60 (sessenta) dias contados da seleção, haja vista a necessidade de emissão da Nota de Tributação Simplificada (NTS). Exceções a este prazo estão relacionadas a eventuais tratamentos adicionais, por exemplo, quando a encomenda necessita ser examinada por outros órgãos, como ANVISA, VIGIAGRO, Ministério do Exército, ou encomenda que pelo seu valor (acima de US$ 500,00) não possa ser tributada de forma simplificada, conjunto de situações que representa uma minoria.

    O Decreto nº 1789/96 que disciplina o intercâmbio de remessas postais internacionais e seu controle aduaneiro informa em seu artigo 25, inciso XIII, que cabe à Administração Postal [leia-se Correios] o “atendimento de reclamações e de pedidos de informações formulados pelo remetente ou destinatário salvo se disserem respeito a lançamento de tributo”.

    Assim, problemas relativos à localização ou falta de movimentação da encomenda em prazos superiores aos mencionados acima, deverão ser tratados junto aos CORREIOS no Paraná  no e-mail http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

    Se a encomenda já estiver tributada e a questão relacionar-se ao valor tributado, ou mesmo informação genérica sobre tributo, o assunto deverá ser tratado junto à RECEITA FEDERAL no Paraná no telefone: 41 3332-4108 ou pelo e-mail petit.paquet@receita.fazenda.gov.br. Para futuros contatos, Tenha sempre em mãos os números da NTS e/ou do controle postal (rastreamento).

    Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.


    Atenciosamente,

    Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

    eu sou mais um que recebeu a mensagem automática da ouvidoria. que droga heim!

    quer dizer que o jeito é sentar e esperar a encomenda levar uma era pra chegar?

    Vê só se não dá inveja e ódio mortal da burrocracia brasileira. Fiz essa compra na australia e entreguei nos EUA, para vir na bagagem.

    Saiu dia 30 e chegou lá em boston dia 01, sem imposto!

    Conhecimento Aéreo: xxxxxxxxx Recebido por: ohohohohoho
    Sexta-feira, Junho 01, 2012 em 15:57

    Área de Origem do Serviço:  BRISBANE – ELANORA – AUSTRALIA
    Área de Destino do Serviço:  BOSTON, MA – BOSTON – USA

    Sexta-feira, Junho 01, 2012 Localidade Hora  
    16 Envio entregue – Recebido por : Pohohohohoh BOSTON, MA – USA 15:57
     
    15 Envio em rota para entrega com o mensageiro DHL. BOSTON, MA – USA 09:44
     
    14 Chegou às instalações da DHL em BOSTON – USA BOSTON, MA – USA 08:23
     
    13 Saiu das instalações da DHL em CINCINNATI HUB – USA CINCINNATI HUB, OH – USA 05:28
     
    12 Processado em CINCINNATI HUB – USA CINCINNATI HUB, OH – USA 05:06
     
    11 Leitura de chegada do envio às instalações da DHL em CINCINNATI HUB – USA CINCINNATI HUB, OH – USA 03:28
     
    Quinta-feira, Maio 31, 2012 Localidade Hora  
    10 Saiu das instalações da DHL em LOS ANGELES GATEWAY – USA LOS ANGELES GATEWAY, CA – USA 18:43
     
    9 Processado em LOS ANGELES GATEWAY – USA LOS ANGELES GATEWAY, CA – USA 18:38
     
    8 Liberação alfandegária finalizada em LOS ANGELES GATEWAY – USA LOS ANGELES GATEWAY, CA – USA 11:39
     
    7 Leitura de chegada do envio às instalações da DHL em LOS ANGELES GATEWAY – USA LOS ANGELES GATEWAY, CA – USA 11:09
     
    6 Saiu das instalações da DHL em SYDNEY – AUSTRALIA SYDNEY – AUSTRALIA 08:25
     
    5 Processado em SYDNEY – AUSTRALIA SYDNEY – AUSTRALIA 08:21
     
    4 Leitura de chegada do envio às instalações da DHL em SYDNEY – AUSTRALIA SYDNEY – AUSTRALIA 06:03
     
    Quarta-feira, Maio 30, 2012 Localidade Hora  
    3 Saiu das instalações da DHL em BRISBANE – AUSTRALIA BRISBANE – AUSTRALIA 18:41
     
    2 Processado em BRISBANE – AUSTRALIA BRISBANE – AUSTRALIA 18:38
     
    1 Envio recolhido. BRISBANE – AUSTRALIA 14:35
     

      

    Um dia nos chegamos nestes padrões. Rsrsrsrrsrssss

    é impressão ou a ouvidoria saiu do ar?

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