Opções de recuperação de aeromodelos perdidos?

Fóruns Opções de recuperação de aeromodelos perdidos?

• Este tópico está vazio.
    Pessoal,

Estava lendo um relato de perda de sinal e posterior perda do aeromodelo, de um dos amigos do forum.

Estava imaginando se existe uma lista de medidas para recuperar, assim pensei em listar as que me vêm à cabeça e vcs poderiam postar outras, sugerir melhoras, e ficar como dica pra que ainda não tem estas medidas…

Listando como me vem à cabeça, do mais simples ao mais complexo..

– uma etiqueta colada, com dizeres de recuperação, como “Equipamento de pesquisa – se encontrado, por favor contate (xx) xxxx-xxxx. – Recompensa” -> neste caso, um aeromodelo encontrado poderia ser recuperado dependendo da boa vontade de quem encontra, e se foi em local com movimento (diferente de uma floresta, por exemplo). Pra quem encontra pode ser um atrativo ter uma recompensa pequena.

– Leds piscantes – eu soube de um caso nos EUA que o dono do avião perdido voltou de madrugada à região onde tinha perdido o aeromodelo e depois de um tempo viu os leds piscando num topo de árvore. Era um daqueles throwies que consistem de um led e uma pilha de relógio, tipo de festa de casamento, barato e leve.

– Alarme de bateria baixa – tem um outro caso de o piloto retornar de noite para dar mais uma olhada na área onde tinha perdido o aero e ouviu um apito ao longe, que acabou descobrindo ser o alarme de bateria baixa…

– GPS Tracker – daqueles do mercado livre, do tamanho de uma caixa de fósforos, vai um chip gsm e pode responder a uma chamada de celular dando a localização em coordenadas geográficas. Tem o defeito de pesar um pouco (50g) e tem bateria para umas 24h somente. Pode interferir no resto do equipamento?

– RTH – se o seu equipamento tem RTH, configurar e testar, pode salvar seu aero.

– Transmissor fpv – depois da perda vc pode circular ao redor da ultima posição conhecida, em espiral, ou círculos concêntricos, observando no equipamento se percebe sinais de estar se aproximando do aero, tentar triangular, pelo sinal dá para ter uma idéia se está se aproximando ou afastando do aero caído, etc…

– RSSI – nos equipamentos que têm RSSI, será que dá para saber se estamos nos aproximando, ou afastando do aero caído?

Hmmm minhas idéias trancaram aqui, mais alguma? Alguma correção ou sugestão?

PS: sou novato, se estiver falando bobagem podem xingar também… ;-P

Rodrigo Boos!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 23)
  • Replies
    JuvertoKR
    Membro
    none

Excelentes idéias.

Penso em adotar essa dos LEDS.

Pois na maioria das quedas, o sistema não transmite por desconexão das baterias

Gostaria de saber como achar com a triangulação de antenas

Abç

Daniel FPV
    Membro
    none

Em relação ao GSM Tracker, não tive boa experiência com este: http://www.lukone.com/allegro/TK102/002.jpg

Comprei na Deal Extreme. Nunca consegui fazer ele enviar as coordenadas para algum site de track. Mas até aí, tudo bem, já que ele enviava as coordenadas por mensagem de texto.

Porém, agora nem isso. Não durou mais de 1 mês. E eu nem cheguei a testar no aero. A bateria do meu não durava 24 horas.

Não recomendo o Xenun TK 102 (ou algum clone dele). Mas existem outros que funcionam normalmente. E assim que puder, comprarei de outra marca, pois considero muito importante na localização do aero, ainda mais pra quem voa perto de mata fechada.

O alarme de baixa voltagem da bateria é importante, mas só ajuda quando o aero cai não muito longe.

Uma possibilidade é decolar com outro aero que possua câmera (de preferência com sistema FPV) e filmar perto da área da queda.

Abraço.

eu uso um tracking desses que vc se refere e estou satisfeito até o momento, e posso afirmar que a bateria em standby dura pelo menos 7 dias, já esqueci de recarregar e quando fui ver ainda tinha mais de 30 por cento de bateria

Daniel FPV
    Membro
    none

Gutemberg,

Você consegue fazer o track em tempo real, em sites do tipo orange.gps-trace.com?

Abraço.

O gps tracker que tenho (TK 102) manda um sms de resposta, e ao clicar no link que ele envia (testei no iphone/ipad e no pc) abre no mapa o local, e no pc abriu no google earth… ele pode ser setado para enviar updates a cada 2s, 3s, 5s, 30s, etc… neste caso é legal que, se alguém encontra o aero e não devolve, vc o acharia da mesma forma… ele também atende a ligação, e vc ouve o que está acontecendo em volta, tipo: “nossa, dei sorte, achei um aeromodelo, vou vender no mercado livre”…

Sobre os leds, ganhei num casamento (há dois anos atrás) aqueles colarezinhos com luzes piscantes, são 3 leds em cada, que piscam alternadamente. Tirei o invólucro de silicone, e sobrou uma cápsula plástica do tamanho de uma moeda de 50 centavos, e ainda tem um botão liga-desliga, assim é fácil de embutir no aero…

Daniel, se o problema do seu tracker é com a bateria, já pensou em tirar a original, soldar um fio com conectores e usar uma externa? Deve dar para adaptar uma bateria de celular, ou 1S, pois deve ser 3.6 ou 3.7V.
    Franco
    Membro
    none

O problema de ligar fios pra alimentar o GPS Tracker é justamente que na queda pode romper / desconectar e dai ja era.

Eu tenho mantido o meu com a bateria original mesmo por causa disso.

O ruim é o peso, na verdade o meu tem mais de 60 gramas. Tenho medo de interferencia, dai coloquei na ponta de asa. mais 60 g na outra ponta pra balancear.. total 120 grams 🙁 a mais…

Ele tem um GPS dentro, logo nao deve ficar perto do TX de video ou camera ou pode nao funcionar.. Por outro lado é um celular, tambem não deve ser legal instalar perto do RX / antena do receptor. dai sobram poucas opcoes, e o peso dele nao é desprezivel.  Alguem tem uma solucao de instalacao desses rastreadores??

Franco…

Vi que eles tiram a carcaça, deixam ele meio ‘esqueleto’ para diminuir o peso, mas acho que a carcaça é levinha, não deve fazer muita diferença…

Ah, pensei outra coisa… se a pessoa não tem nenhuma medida destas (de recuperação de aero), pelo menos poderia escrever o número do seu celular (com caneta de retroprojetor) num cantinho, afinal, pode acontecer com qualquer aero, seja fpv ou não…

Uso o Tracker 102 Verdadeiro..existem vários clones, o da Deal Extreme é péssimo..o GSM e o GPS.

Já recuperei meu Easy Star a 9 kms semana passada , ….deslocou a asa..ficou impossível voltar…

E um Quadricóptero dentro de um milharal GIGANTE…

Uso um GPS Garmin Tracker 60GSX , margem de 3mts de erro, ou seja, vai achar o modelo.

Fiz um ‘”mod” no GPS dele para receber o sinal com o modelo caído em qualquer posição.Confio nele 100% …CUIDADO !! Vai começar a abusar quando percebe que tem “seguro”do modelo 🙂

O meu está pesando 28 gramas e não saio do chão sem eles.

Leds ……bem legal e também uso, usem as tiras de leds alimentado por uma bateria indivídual.

Também tenho um Buzzer localizador auto-alimentado ( trabalho do Marco Antônio.

Já se foram desde 1993  …SETE modelos…depoiis do Tracker instalado nenhum mais !! Vôo tranquilo.

Não está interferindo com.

1.2 lawmate
    RMILEC  UHF ( fantástico equipo UHF ..produto de primeira linha, desde a a apresentação e desempenho )
    GoPro

Finalmente encontrei um equipamento  100% a contento…sem filtros passa-baixa…tudo simples , limpinho e e confiável.

RTH só funciona pra Inglês ver ..mostrar aos amigos como é legal…só..neste meu último caso por exemplo ele ia ficar lá com RTH ou sem….sou contra voar com um equipo parra se divertir e colocar lá dentro um equipo caro e que não vai trazer o modelo em 100% dois casos, fora os incontáveis terminais que entram e saem dele , terminal = mal contato….

Abs
    FRED 

Fred, como eu sei que o Tk102 é original???

Opa Edu.

Vou abrir um dos meus , tirar fotos e do outro para podermos ter registrada a  referência 😉 

Passo o link de onde comprei também..uns 78 dólares e não 50 e poucos como na Deal Extreme. ME COBRE SE NÃO SSAR EDU !!!

OFFTOPIC :

Os Chinas se copiando não é novidade, o negócio funciona , eles “chupam ‘ o circuito e programação do Main Chip e mandam ver , as vezes até melhoram , ou pioram.,,,,só nós Ocidentais de beta-testers deles , hoje isso meio que virou até diversão devido ao preço que custam estes ‘ troços ” hoje podemos comprar pra conferir !! Meu irmão me mostrou uma lanterna que comprou na Deal Extreme , coisa de 20 / 25 dólares , um único led de uns 1.5mm x 1.5mm , fiquei bobo de ver a potência .. quanto a qualidade , IMPECÁVEL , anodizada , gravada a laser um show , disse que a Americana que copiaram custava US$ 300.00 !! 

No Hobby :

Vi estes dias na HobbyKing Carregadores , pois com alguns problemas com a Lipos  G3 da Hyperion , constatei que um carregador preto com detalhes em marron da Turnigy é assasino de baterias !! Lendo os reviews vi que a maioria dos modelos estão dando pau , no RCgroups estão falando disso .. jogar a coisa no mercado sem testar : http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1532594 .

Oferecem  ” I-Max B6 ‘ .ORIGINAL a um valor e o CÓPIA  por uns dólares a menos !!

Hoje fiz 6 Vôos com meu QUAD Lunar Lander FPV 🙂 Delícia !! LM 1.2 + RMILEC UHF + TK102 + 600 Lines SONY CAM  ….todos  problemas com equipos , conflitos , antenas, frequências e distribuição dos equipamentos resolvidos ..só diversão..

Abs !!
    FRED

Franco
    Membro
    none

Fred, comprei meu TK102 em loja mas suspeito que não seja original.. Além das fotos para diferenciar o original da copia você podia tirar fotos da instalação no modelo? Precisou afastar ele de algum equipamento? Abraços

Daniel FPV
    Membro
    none

Fred,

Como você falou, o TK 102 da Deal Extreme é ruim mesmo. O meu veio de lá, nunca funcionou no tracking online, mas pelo menos enviava as coordenadas. Agora só abre o monitor e nada mais. 50 dólares jogados fora.

Na verdade, tem produto da Deal Extreme que funciona bem até hoje, por exemplo, o Holux Logger, mas com o TK 102 clone não deu certo.

Se você puder informar onde acho um TK 102 que não seja clone, eu agradeço.

Quanto ao RTH, não possuo ainda, mas gostaria de saber porque você não recomenda.

Já teve algum problema ao utilizar?

Abraço.

Daniel.

Geo
    Membro
    none

Olá rodrigo.

Uso um buzzer que apita muito agudo qd está sem sinal do Transmissor (72.000 mHz). Já encontrei várias vezes minhas zagi na soja seguindo o som dele. O circuito bem simples foi baixado da web pelo amigo Jeffo que montou o aparelho.

Creio que a função fail safe dos novos 2.4gHz impeça o disparo do buzzer mas isso deve ser fácil de contornar. Ele poderia ser acionado por um canal livre só quando necessário economizando a bateria até o momento do resgate.

UPDATE!!! Olhem só este pdf… tem uns micro-transmissores para rastrear animais, pets, pessoas com Alzheimer, e aeromodelos.. pesam entre 2 e 5 gramas e alcance entre 20 e 30km… link: PDF com micro-transmissores de resgate

continuando…

Boa.. O meu tk102 funciona bem, mas também não sei se é original…

Fred, vc alimenta o seu tk102 pela bateria original, ou modificou para usar a do aero? sei que dá pra alimentar pelo 5v na entradinha USB… ?

Outra curiosidade… vc deixa ele enviando a posição de tempo-em-tempo, ou “liga” pra ele (pro tk102) quando precisa?

Geo.. o buzzer é uma boa, seria legal ter um daqueles micro-transmissores que usam em biologia, para rastrear pequenos animais… daí o alcance ficaria multiplicado, em relação ao buzzer…

abraços…

PS: esta e usar uma tira de led também é uma boa!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 23)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.