› Fóruns › Opções de recuperação de aeromodelos perdidos?
- Este tópico está vazio.
- novembro 1, 2011 às 11:23 pm
Pessoal,
Estava lendo um relato de perda de sinal e posterior perda do aeromodelo, de um dos amigos do forum.
Estava imaginando se existe uma lista de medidas para recuperar, assim pensei em listar as que me vêm à cabeça e vcs poderiam postar outras, sugerir melhoras, e ficar como dica pra que ainda não tem estas medidas…
Listando como me vem à cabeça, do mais simples ao mais complexo..
– uma etiqueta colada, com dizeres de recuperação, como “Equipamento de pesquisa – se encontrado, por favor contate (xx) xxxx-xxxx. – Recompensa” -> neste caso, um aeromodelo encontrado poderia ser recuperado dependendo da boa vontade de quem encontra, e se foi em local com movimento (diferente de uma floresta, por exemplo). Pra quem encontra pode ser um atrativo ter uma recompensa pequena.
– Leds piscantes – eu soube de um caso nos EUA que o dono do avião perdido voltou de madrugada à região onde tinha perdido o aeromodelo e depois de um tempo viu os leds piscando num topo de árvore. Era um daqueles throwies que consistem de um led e uma pilha de relógio, tipo de festa de casamento, barato e leve.
– Alarme de bateria baixa – tem um outro caso de o piloto retornar de noite para dar mais uma olhada na área onde tinha perdido o aero e ouviu um apito ao longe, que acabou descobrindo ser o alarme de bateria baixa…
– GPS Tracker – daqueles do mercado livre, do tamanho de uma caixa de fósforos, vai um chip gsm e pode responder a uma chamada de celular dando a localização em coordenadas geográficas. Tem o defeito de pesar um pouco (50g) e tem bateria para umas 24h somente. Pode interferir no resto do equipamento?
– RTH – se o seu equipamento tem RTH, configurar e testar, pode salvar seu aero.
– Transmissor fpv – depois da perda vc pode circular ao redor da ultima posição conhecida, em espiral, ou círculos concêntricos, observando no equipamento se percebe sinais de estar se aproximando do aero, tentar triangular, pelo sinal dá para ter uma idéia se está se aproximando ou afastando do aero caído, etc…
– RSSI – nos equipamentos que têm RSSI, será que dá para saber se estamos nos aproximando, ou afastando do aero caído?
Hmmm minhas idéias trancaram aqui, mais alguma? Alguma correção ou sugestão?
PS: sou novato, se estiver falando bobagem podem xingar também… ;-P
Rodrigo Boos!
- Replies
-
- novembro 4, 2011 às 8:09 am
Os buzzers que já usei tinham um consumo extremamente baixo, apesar do som ser bem alto. Logo deve ser desprezivel o consumo no aero, mesmo deixando ligado direto após a queda.
Dica para quem comprou o TK102 com bateria bichada: a bateria, modelo BL-5, é exatamente a mesma usada nos celulares da Nokia.
- novembro 4, 2011 às 4:17 pm
Olá Rodrigo,
Parabéns pela iniciativa, todas as ideias aqui postadas são muito boas.
É uma pena que vc não teve esta ideia antes, eu perdi o controle do meu quadricoptero e não tinha noção do que fazer se algo desse errado.
Abraço a todos!
José Luís
- novembro 12, 2011 às 12:54 pm
Soh pra constar, me lembrei de outra coisa que salva aeros…Quando vc monta ou “trima” seu aero, ao conectar os “rods”, pode sempre deixar o leme com leve tendencia de virar a esquerda, por exemplo.. Assim, se der o azar de perder sinal, a primeira reacao do aero eh iniciar uma leve curva a esquerda, criando um grande circulo, e em alguns minutos ele estara se aproximando de vc, e mesmo apontando emsua direcao por uns momentos;
Mesmo se vc soh perde-lo de vista (se nao estiver em fpv) vai estar seguro que ele vai retornar em algum momento…
Abracos, Rodrigo Boos.
- novembro 23, 2011 às 9:58 pm
Se vc tiver 4 obamas e paciência, aí está:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13064- novembro 23, 2011 às 10:02 pm
Mazza, tenho desse buzer aqui, depois me manda um e-mail e combinamos para pega-lo!!!Abs
Du
Mauricio Mazza disse:Olá senhores.
Este domingo uma hélice quebrou durante o vôo e o quad caiu no meio da plantação de atemoia. Eu tenho leds mas ele caiu em pé, ficou enterrado no meio do mato alto, ou seja, os leds nao adiantariam nesse caso. Eu tb tenho o TK102, mas dependendo da posição q o modelo cai, o GPS perde o sinal. Eu tb tenho um buzzer q apita quando a bateria esta acabando, mas nesse caso a bateria estava na metade. Eu encontrei ele depois de uma hora andando no meio do mato, mas naquele momento eu queria ter um buzzer q pudesse ser acionado do rádio ou por perda de sinal (eu desligaria o radio), assim eu teria encontrado ele em poucos minutos. Alguém sabe onde eu posso comprar um desses plug-and-play?
Valeu
Abs
Mzz
Geo disse:
Olá rodrigo.
Uso um buzzer que apita muito agudo qd está sem sinal do Transmissor (72.000 mHz). Já encontrei várias vezes minhas zagi na soja seguindo o som dele. O circuito bem simples foi baixado da web pelo amigo Jeffo que montou o aparelho.
Creio que a função fail safe dos novos 2.4gHz impeça o disparo do buzzer mas isso deve ser fácil de contornar. Ele poderia ser acionado por um canal livre só quando necessário economizando a bateria até o momento do resgate.
- novembro 24, 2011 às 2:23 am
Meu método é gravar os videos na estação de solo, mesmo se gravo pela gopro, assim tenho as coordenadas que aparece na tela, se cair é so ver a gravaçao, jogar as coordenadas no celular e ir a caça, rezando para não ter caido na água. Ainda bem que nunca tive que recorrer a isso 🙂
- novembro 24, 2011 às 9:43 am
Em um quadricoptero isso deve funcionar muito bem, pois ele cai praticamente reto.
Se estiver voando longe, deve ficar numa altura segura pra não perder o link. No caso de um avião ou planador, o mesmo poderá ir planando em direção ao solo, e poderá perder o link de video bem antes de chegar ao chão.. dai a última coordenada transmitida pode não ser suficiente.
Donnovan Gonçalves Pereira disse:
Meu método é gravar os videos na estação de solo, mesmo se gravo pela gopro, assim tenho as coordenadas que aparece na tela, se cair é so ver a gravaçao, jogar as coordenadas no celular e ir a caça, rezando para não ter caido na água. Ainda bem que nunca tive que recorrer a isso 🙂
- novembro 24, 2011 às 11:17 am
é, isso so vale se vc nao perder o link de video ate tocar o chão
- Você deve fazer login para responder a este tópico.