Oportunidade de trabalho (Aerofotogrametria)

Fóruns Principal Oportunidade de trabalho (Aerofotogrametria)

• Este tópico está vazio.
    Pessoal estou com uma proposta para levantamento aerofotografico (fotogrametria) de duas pequenas cidades. Nao faço fotos aereas ainda mas ja estou acabando um Vision para fotos aereas que estava mexendo a algum tempo.

Preciso da ajuda e dicas de colegas que ja fazem fotos aereas se é possivel fazer com aeromodelo ou preciso de um Quad ou um Hexa para fazer o Serviço?

O pessoal que me ofereceu o serviço trabalha com georeferenciamento e pediram se poderia fazer o serviço para eles ate se precisar comprar o equipamento eles compram. Por isso conto muito com a ajuda de voces.

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Replies
    Precisa saber qual o tamanho da area…e qual o angulo das fotos que eles precisam….
    E aí Cristian,
    O equipamento que voce vai usar depende muito da área estudada, o tamanho da mesma e a precisão que o produto precisa ter no final (erros podem variar de centímetros até metros). Em extensões muito grandes não vale a pena pois nesses casos as imagens de satélite saem mais em conta.
    Importante salientar que a parte de levantamento das imagens é apenas a primeira etapa. Para aerofotogrametria voce precisa calibrar a camera, corrigir distorções geométricas, georreferenciar, corrigir altitudes do modelo digital do terreno etc…..
    Estou terminando minha especialização em geoprocessamento e o tema é justamente levantamento aerofotogramétrico com imagens de pequeno formato em vant´s.
    Qualquer coisa estamos aí.
    Abraço
    Alexandre a cidade é bem pequena e pelo que a pessoa me falou nao precisa ser assim muito muito exato.eu so vou tirar as fotos e passar pra eles o resto é com eles pois eles trabalham com georeferenciamento e pegaram uma licitaçao de milhoes que era gereferenciar so por GPS agora eles pegaram essas mais pequenas.
    Minha ideia era usar um quadcopter xaircraft x650
    http://www.allerc.com/xaircraft-x650-carbon-fiber-quadcopter-kit-with-camera-mount-p-6271.html
    Ele vem de fabrica completo com camera mount. Ai minha ideia é colocar a camera pra tirar as fotos exatamante de cima de algumas quadras ai passa pra outro setor pois depois é feito a montagem das fotos por eles fazendo uma só.
    Voce tem ideia de quanto cobrar por esse serviço?
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

Licitação de milhões, para realizar um serviço que não precisa ser muito exato!?

Estranho 🙂

Cara eu tentei fazer isso na fabrica da 3M aqui na minha cidade e nao consegui montar as fotos e olha tirei mais de 500 fotos, mais é impossivel montar, pelo seguinte: Altitude diferente – inclinação do aeromodelo – posição das imagens….

O certo era fazer isso muito alto, ou ver com alguem que tenha um ultraleve….aqui na cidade o pessoal voa, como são parceiros, eles fizeram um voo comigo e fiz a foto. só assim. Ah e a fabrica tinha de frente 1km por uns 600 metros de fundo.

Vale a dica.

Acho mais fácil fazer com um ultra-leve, trike ou até parapente.
    Foi o que eu fiz aqui, ja que ele cita milhoes ai, o que seria um voo panoramico tirando fotos…..

Vinícius Fantini disse:

Acho mais fácil fazer com um ultra-leve, trike ou até parapente.
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

Quando se fala em aerofotogrametria, as imagens são apenas um dos elementos.

Independente da plataforma ou da câmera utilizada, as imagens necessitam de muitas outras informações para serem conectadas.

É possível realizar um ótimo trabalho de aerofotogrametria utilizando plataformas menores, seja helicóptero, multicóptero ou aeromodelo (avião), desde que toda foto esteja vinculada a dados de posicionamento espacial, entre eles, latitude, longitude, altitude (e altura), ângulo de inclinição, proa magnética, etc… E isso é apenas o começo.

Existem bons softwares para criação do mosaico, mas geralmente são caros.

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Tópico aqui no FPVBrasil que fala sobre criação de mapas por mosaico

http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/cria-o-de-mapas-por-mosaicos

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Um vídeo que também já foi discutido por aqui…

É isso mesmo Marcelo… É possível fazer em plataformas melhores mas tem que seguir uma série de especificaçoes antes e preparar todo o ambiente para no final ter condições de usar as imagens. Para gerar modelos tridimensionais como os do video é necessário haver sobreposição entre as fotos e assim criar o efeito de estereoscopia. Alguns autores recomendam usar 60% de sobreposição superior e 30% lateral. Existem softwares para juntar as imagens com base em posições geográficas (ArcGIS, ENVI, GRASS, QGIS…) e outros que usam pontos em comum nas imagens para tentar colocar cada uma no seu lugar e gerar o mosaico (o photoshop faz isso). 

Além disso tudo a foto tem q ser tirada em 90graus com relacao ao solo. Mais um problema, pois mesmo os sistemas inerciais mais robustos nao conseguem compensar perfeitamente o movimento da aeronave e o resíduo dessa compensação é utilizado nos softwares para correção da imagem final. Cameras como a Canon 5D são de pequeno formato neste assunto. Em aerofotogrametria feita de aviões as cameras possuem resoluções superiores a 80megapixels. 

Outra solucao pro Cristian é usar pipa se não quiser pagar um voo. Procure por KAP (KITE AERO PHOTO..)

O cara do video de baixo chegou a resultados bons com o hexa e um gps de precisão em solo. Mas note que a área é bem pequena.

Abraço

http://www.youtube.com/watch?v=57SBTRl9D_c&feature=channel_video_title

So nao confundao sfm com aerofotogrametria estrutura de movimento pode ser tirado de qualquer angulo de qualquer camera como eh mostrado no video do marcelo, mas pra gerar mds nao ortofotos, se nao as empresas de fotogrametria como a esteio base aerocarta etc… Nao pagariam a bagatela de quase 400 mil somente na camera. Cara gostaria muito de conhecer estes terceirizados dos terceirizados que de dizem … verba milionaria, produto lixo sem precisao. Quero saber quem sera o eng responsavel que ira assinar pelas imagens. So outra coisa, mesmo uma ortofoto tendo resolucao espacial de 1mm nao substitui a ida a campo, pois como vc ira mensurar os vertices de um imovel que nao possui um muro ou possui arvores com copaz enormes impossibilitanto a visualizacao. Quero ver na hora de gerar o iptu, vai mexer com o bolso do consumidor. Sei que vc nao tem nada a ver com isso mais se pretende trabalhar ou oferecer produtos desta escala eh melhor que saiba o q vai oferecer
    Pessoal Obrigado pela ajuda como eu ja imaginava o negocio é dificil.
    Com respeio a verba de milhoes foi de um servi’vo que falei que eles fizram com GPS que Foi somente mapear com GPS. Que foi um Georeferenciamento (em solo com os GPS`s). Agora pegaram 2 cidades para fazer e que precisa de fotos aereas que ele me ofereceu e tambem fazer o referenciamento no solo, uma ele me falou o valor do serviço total de 160,00 mil.por isso que to achando que nao é tanta frescura assim porque sei que o negocio é complicado.

Cristian não que o negocio seja dificil, porem nao da pra “achar” que: Vou pegar uma plataforma radio controlada e vou sair tirando foto vertical depois junto tudo, existem processos, etapas, equipamentos para realização do mesmo, o que intriga é que as pessoas (os caras que te ofereceram serviço, nao voce) que acham que pode fazer qualquer coisa com um gps e uma foto aerea, isso é que implica.

Agora se eu fosse vc contrataria uma pessoa que tivesse esse equipamento e conseguisse salvar os parametros de voo, calibrar e obter os parametros internos da camera, e outra que trabalhasse as imagens em um softwarer de fotogrametria, para ai sim gerar um produto cartografico mensuravel. Isso sim é possivel.

Faça um orçamento destas etapas com profissionais habilitados e coloque seu percentual e repasse a quem te contratou.

Um Abraço

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.