Orange OpenLRS 433 MHz da HobbyKing

Fóruns Equipamentos Orange OpenLRS 433 MHz da HobbyKing

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Marcos Braga
    Membro
    none

    Pessoal, estou criando este tópico para saber a opinião de vocês.

    Trata-se de um LRS que a HK “copiou” da Flytron. Algumas características:

    • Serial Port for firmware upload and telemetry application
    • 3.3v FTDI support for Arduino
    • PWM output as RSSI output
    • RFM22B transceiver module including Si4432 chip with configurable 0-100mW output, frequency hopping capability and hundreds of features
    • 16 MHz Atmega328 processor with Arduino Pro Mini compatible bootloader
    • Frequency: 433 MHz
    • 9 channel servo output

    O transmissor custa na HK U$ 29,99 e o receptor custa U$ 19,99. Como a eletrônica é a mesma tanto no RX como no TX, é possível configurar um RX como TX, programar telemetria, etc. Eu já comprei dois RX, estou aguardando chegar para começar os testes de alcance. Há relatos que já se conseguiu o alcance em torno de 2km com o firmware e antenas originais, sem booster. O que vocês acham?

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 26)
  • Replies

    Também estou curioso.

    Será a solução para os problemas de interferência com 1.3, 1.2 e 2.4 se funcionar bem.
    Bruno222
    Membro
    none

    Será que nao tem mais ninguém aqui no forum usando?

    Queria saber o range desse cara.

    Valeu abs!

    O ruim só q e de baixa potência (W) !!!na minha opinião 

    Bom dia!

    Ele serviria no Turnigy 9XR, será que tem conector para antena na parte de trás dele?

    Acho que 100mW nessa frequência é muito bom, sim. Com meu RFD900 (918mHZ) já alcancei 13,5km.

    EDIT:

    Fui procurar e vi que não tem:

    Mas já estão adaptando:

    Moust
    Membro
    none

    Marcelo, a foto do produto da HobbyKing está errada então? Pois nela há um conector SMA para colocar a antena

    Marcos Braga
    Membro
    none

    E aí pessoal!

    Minha compra chegou já faz um tempo, comprei dois RX. (Um para programar como TX).

    Confeso que estou decepcionado com ele, após programá-los não obtive sucesso nenhum. Já tenho alguma experiência na programação dos ATMEGA/Arduino, mas esses estão me dando uma baita dor de cabeça.

    Mas ainda não desisti deles, quando tiver um pouco mais de tempo, tentarei programá-los novamente e ver o que está acontecendo. Tenho acompanhado no fórum RCGroups que o pessoal também está reclamando demais desses módulos, seja proproblemas de alcance, falta de controle de qualidade, etc…

    Marcelo Gomes, quanto a saída de antena, o módulo de TX tem saída sim de antena, acredito que nas imagens que você postou foram adaptações para usar outra antena que não é a que vem com ele ou posicioná-la em um local mais apropriado.

    Um abraço!

    Marcos Braga

    Moust, sim ele tem o SMA na frente.

    Mas no 9XR o módulo se conecta a antena na parte de trás, entendeu?

    Por isso o pessoal está fazendo essas adaptações.

    Os módulos “Plug and Play” pro 9XR tem que ser assim:

    Moust disse:

    Marcelo, a foto do produto da HobbyKing está errada então? Pois nela há um conector SMA para colocar a antena

    Bruno222
    Membro
    none

    Obrigado pela resposta Marcos! Eu tbm to acompanhando o RCGroups e nao senti confiança. Se você conseguir bom rendimento com ele você nos avisa aqui, por favor?

    Eu vou dar um upgrade no meu kit FPV (vou pegar um Lawmate 500mw 1.2Ghz) por 2 objetivos:

    1) Acabar com as interferencias que o 5.8Ghz tem quando existe uma arvore/casa entre o TX e RX2)

    2) ir um pouco mais longe, 1km com confiança pra mim tá excelente, hoje eu consigo uns 300m ~ 500m e já começa a chuviscar muito a imagem… Nao preciso de um Lawmate 1W… 500mw acho que tá show pra conseguir 1km com antenas CL/CP.

    Aí pra pegar a distancia de 1km com o Turnigy 9X por sí só também nao é confiável né… Uns dizem que pega, outros que ñ pega… Eu mesmo já perdi o sinal a uns 200m (bom, tava do lado de uma antena de celular).. Enfim, to procurando bastante uma solução pra aumentar o RANGE do Turnigy 9x com um preço bom pra pegar 1km no Turnigy com confiança (excluindo então as opções DragonLink, ezUHF, etc… nao queria pagar mais de U$ 100 nisso) … A minha dúvida era se eu pegava um ORANGE 933Hz ou o FRSKY DIY (clique pra ver). Acho que vou acabar pegando esse FRSKY DIY mesmo né?

    (tenho dúvidas também em comprar um BOOST 2.4ghz 1W pra colocar no Turnigy… O pessoal aqui fala mal mas no RCGroups tem gente falando bem…)

    Abs!

    Marcos Braga disse:

    Confeso que estou decepcionado com ele, após programá-los não obtive sucesso nenhum. Já tenho alguma experiência na programação dos ATMEGA/Arduino, mas esses estão me dando uma baita dor de cabeça

    Marcos Braga
    Membro
    none

    Olá Bruno!

    Bruno disse:

    Eu vou dar um upgrade no meu kit FPV (vou pegar um Lawmate 500mw 1.2Ghz) por 2 objetivos:

    1) Acabar com as interferencias que o 5.8Ghz tem quando existe uma arvore/casa entre o TX e RX2)

    2) ir um pouco mais longe, 1km com confiança pra mim tá excelente, hoje eu consigo uns 300m ~ 500m e já começa a chuviscar muito a imagem… Nao preciso de um Lawmate 1W… 500mw acho que tá show pra conseguir 1km com antenas CL/CP.

      O Lawmate é espetacular, eu tenho um de 1W 1.2 GHz, não tenho do que reclamar, mas quero melhorar meu link de controle, hoje eu uso um Spektrum DX6i com receptor Orange com satélite. Fiz um teste com ele aqui em Brasília, um amigo subiu na torre de TV com o rádio e eu fiquei no chão com o avião, chegamos a 4.1 Km tendo controle pleno. Mas mesmo assim não me sinto confiante em colocar para voar a longas distâncias pois tecnicamente o DSM2 tem algumas falhas. O máximo que voei até hoje foi em torno de 600m. A minha intenção em adquirir esse sistema LRS da Hobbyking é que teoricamente, o alcance é o mesmo ou um pouco melhor mas tem algo que acho fundamental para FPV que é o RSSI, hoje, trabalhando com o DSM2 eu não tenho.

    Bruno disse:

    (tenho dúvidas também em comprar um BOOST 2.4ghz 1W pra colocar no Turnigy… O pessoal aqui fala mal mas no RCGroups tem gente falando bem…)

      Quanto ao problema do boost é que a curtas distâncias você pode saturar o receptor, uma analogia simples é como se alguém estivesse ditando um texto para você GRITANDO, vai ter momentos que você não vai entender ou vai ficar com problemas de audição. A mesma coisa acontece no rádio, pode funcionar perfeitamente para aumentar as distâncias, mas em curtas distâncias você pode perder sinal (o receptor não entende pois será saturado), bem como pode ser uma fonte de interferência para quem está em sua volta. Talvez seja por isso que tenha gente falando mal por aqui, além da legislação na ANATEL não permitir essa potência em 2.4 GHz.

      Já ouvi falar muito bem sobre o FrSky, parece realmente uma boa solução e tem o RSSI no receptor. Caso eu não consiga sucesso mesmo com o OrangeLRS o FrSky será uma opção.

      Meu sonho de consumo é mesmo o DragonLink, mas atualmente não tenho condições de adquirir um.

    Marcelo Gomes disse:

    Mas no 9XR o módulo se conecta a antena na parte de trás, entendeu?

    Por isso o pessoal está fazendo essas adaptações.

    Os módulos “Plug and Play” pro 9XR tem que ser assim:

    Marcelo, eu acho que esse sistema da conexão de RF interna é para usar a própria antena do rádio, não?

    Abraço!

    Marcos Braga

    Moust
    Membro
    none

    Obrigado pela info Marcelo 😉

    Bruno222
    Membro
    none

    Show obrigado Marcos!

    Não vou comprar o Boost então.

    Vou segurar umas 2 semanas antes de comprar o FrSky, se conseguires dar jeito no OrangeUHF me da um toque por favor pra eu comprar ele e nao o FrSky.

    Obrigado de novo Marcos! Abs!

    se for pegar o FrSky pegA esse aqui, com telemetria:

    http://hobbyking.com/hobbyking/store/__17205__FrSky_DHT_8ch_DIY_Telemetry_Compatible_Transmitter_Module.html

    é possível expandir depois, mais já vem de fábrica com o sensor rssi, e começa a bipar quando o sinal cai pra 50%. se não quiser arriscar, é bom voltar assim que começar a apitar, ou tentar melhorar a posiçao da antena pra ir mais longe.

    Bruno222
    Membro
    none

    Oi Ricardo!

    To na duvida de qual combinação RX/TX eu tenho que usar pra ter RSSI no FrSky, você pode me dar uma mão? To com duvida em qual opção abaixo eu escolho (ou se tiveres uma melhor, por favor!)

    Opcao 1: 

    Falamos desse RX abaixo que ainda temos que instalar no Turnigy9X:

    http://hobbyking.com/hobbyking/store/__17205__FrSky_DHT_8ch_DIY_Telemetry_Compatible_Transmitter_Module.html

    Esse RX tem RSSI também? Sabe é o melhor TX pra ele?

    Opcao 2


    Esse módulo abaixo acho que é mais facil pra instalar né? Acho que inclusive ele é mais barato que a Opção 1 porque já vem junto um TX… Esse TX é bom? Tem RSSI nele?

    http://hobbyking.com/hobbyking/store/__14349__FrSky_DJT_2_4Ghz_Combo_Pack_for_JR_w_Telemetry_Module_V8FR_II_RX.html

    Upgrade de Antena

    Independente se irá ser Opcao1 ou Opcao2, acho que essa Antena vale a pena comprar pra colocar no Receptor né?

    http://hobbyking.com/hobbyking/store/__16666__FrSky_Receiver_antenna_15_cm.html

    Valeu meu amigo. To com essas dúvidas de qual combo escolher, já pesquisei no site da FrySky mas só fiquei mais confuso.

    Obrigado Ricardo!

    Ola bruno.

    O modulo da frsky são muito bons. Hoje estou voando com um modulo frsky e um link 5.8 de 200 mw, e já fui a 1200 metros de distancia, quando RTH ligou. Hoje vou só até 1000 metros e retorno só pro não abusar, ja encomendei uma antena de 7 dbi para o modulo,e duas antenas para o tx e rx de vídeo  Quero ver se consigo atingir uns 1500 metros com segurança. Sabe ouvi muitos falarem que aos transmissores de 5.8 200 mw não chegavam aos 300, mais o que acontece e que existem diversas combinações de canais. Eu fui testando um por um até chegar a um sinal mais solido, e claro sempre voo em áreas afastadas da cidade, pois existe interferências. Por isso não pretendo sair do 5.8, futuramente vou comprar um de 1W, porem vou ter que trocar o modulo do radio.   

    Bruno disse:

    Oi Ricardo!

    To na duvida de qual combinação RX/TX eu tenho que usar pra ter RSSI no FrSky, você pode me dar uma mão? To com duvida em qual opção abaixo eu escolho (ou se tiveres uma melhor, por favor!)

    Opcao 1: 

    Falamos desse RX abaixo que ainda temos que instalar no Turnigy9X:

    http://hobbyking.com/hobbyking/store/__17205__FrSky_DHT_8ch_DIY_Tel…

    Esse RX tem RSSI também? Sabe é o melhor TX pra ele?

    Opcao 2


    Esse módulo abaixo acho que é mais facil pra instalar né? Acho que inclusive ele é mais barato que a Opção 1 porque já vem junto um TX… Esse TX é bom? Tem RSSI nele?

    http://hobbyking.com/hobbyking/store/__14349__FrSky_DJT_2_4Ghz_Comb…

    Upgrade de Antena

    Independente se irá ser Opcao1 ou Opcao2, acho que essa Antena vale a pena comprar pra colocar no Receptor né?

    http://hobbyking.com/hobbyking/store/__16666__FrSky_Receiver_antenn…

    Valeu meu amigo. To com essas dúvidas de qual combo escolher, já pesquisei no site da FrySky mas só fiquei mais confuso.

    Obrigado Ricardo!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 26)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.