OrangeRX – OpenLRS 433Mhz – ajuda e manual

Fóruns Específicos Base de conhecimento OrangeRX – OpenLRS 433Mhz – ajuda e manual

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Marcelo
    Membro
    none

    Galera, comprei um OpenLRS e agora vão começar as dúvidas…

    A primeira: onde tem um manual para explicar coisas básicas como:

    – bind;

    – range test;

    – RSSI para EagleTree;

    – demais confirgurações básicas.

    Quem puder ajudar, serei grato.

    Assim que tiver mais conhecimento, compartilho no tópico.

    Obrigado a todos.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 33)
  • Replies

    Boa noite

    Temos o manual no site HobbyKing. acredito que tenha as informação que o amigo precise.

    Espero ter ajudado.

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/956951843X141269X5…

    tem que instalar o firmware,,,,,  tem um tópico meu sobre o assunto. não consegui ainda.

    Marcelo
    Membro
    none

    Por quê? Não posso usar o stock mesmo? Quais os reais benefícios e qual a melhor firmware? Vi um pessoal comentando a V3.0…mas só achei a v1.12…não entendi ainda como funciona efetivamente…

    Qual antena usar no TX (já que as originais parecem péssimas)? Tem algum projeto DIY para antenna 433mhz de TX – não achei um específico…não queria seguir os gerais…?

    Achei interessante o procedimento de bindagem…ligo ele pressionando o bind. Ele fica vermelho e faz bip; em seguida passa para o azul, antes mesmo de soltar o bind. O RX binda imediatamente (na verdade nem tenho certeza se fui eu mesmo que bindei, de tão rápido que foi…). Mas está funcionando e consegui setar o failsafe.

    Quanto ao RSSI para EagleTree: preciso de algum resistor ou alguma ligação distinta? Qual fio do RSSI devo ligar? Ligo o sinal do RSSI ao “+” do ET, como no DragonLink?

    Obrigado a todos.

    Hamilton Callado disse:

    tem que instalar o firmware,,,,,  tem um tópico meu sobre o assunto. não consegui ainda.

    Cara era isso que eu precisava!!

    Um transmissor de 433Mhz de baixo custo com failsafe, compatível com o Turnigy 9X!!

    Valeu hehehehehe

    Marcelo
    Membro
    none
    Vai trocar por qual firmware? Onde temos repositorios? Apenas no google code?

    Quando fizer o flash, se possível, poste o passo a passo.

    Talvez eu faça isso hoje a noite. Se fizer, posso aqui.

    Vinicius Piedade de Souza disse:

    Eu tenho um. Com as antenas stock e firmware stock funcionou perfeitamente num tri com distancia de até 1km (linha de visão, sem fpv). Mas vou trocar o firmware pois a resolução do movimento servo tá bem ruim…

    Marcelo disse:

    Por quê? Não posso usar o stock mesmo? Quais os reais benefícios e qual a melhor firmware? Vi um pessoal comentando a V3.0…mas só achei a v1.12…não entendi ainda como funciona efetivamente…

    Qual antena usar no TX (já que as originais parecem péssimas)? Tem algum projeto DIY para antenna 433mhz de TX – não achei um específico…não queria seguir os gerais…?

    Achei interessante o procedimento de bindagem…ligo ele pressionando o bind. Ele fica vermelho e faz bip; em seguida passa para o azul, antes mesmo de soltar o bind. O RX binda imediatamente (na verdade nem tenho certeza se fui eu mesmo que bindei, de tão rápido que foi…). Mas está funcionando e consegui setar o failsafe.

    Quanto ao RSSI para EagleTree: preciso de algum resistor ou alguma ligação distinta? Qual fio do RSSI devo ligar? Ligo o sinal do RSSI ao “+” do ET, como no DragonLink?

    Obrigado a todos.

    Hamilton Callado disse:

    tem que instalar o firmware,,,,,  tem um tópico meu sobre o assunto. não consegui ainda.

    acompanhando …. 

    Qual o propósito de regravar o flash? Porque o que vem junto com ele não tem um controle preciso dos servos?

    Configuração Orange 433MHz
    Pessoal. Ainda não consegui instalar o sistema. Vou colocar o passo-a-passo até onde cheguei. Se alguém viu um erro até onde fui, favor comentar…

    1. Compra dos equipamentos:

    a. TX Orange 433MHz ? http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=27095
    b. RX Orange 433MHz – http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__27096__OrangeRx_Open_LRS_433MHz_9Ch_Receiver.html
    c. Programador de ATMEGA ? USBasp – http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21321__USBasp_AVR_Programming_Device_for_ATMEL_proccessors.html .  
    d. Antena de 433MHz – http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25646__RMILEC_433MHz_SRC771_1_2_Wave_Length_UHF_Antenna_FPV.html

    2. Dowload dos sistemas necessários:

    a. Firmware do fabricante ? Versão 1.12 ? Site: http://code.google.com/p/openlrs/downloads/list;
    b. Drive do USBasp:  http://www.fischl.de/usbasp/
    c. Sistema do Arduino ? Versão 0023 ? Site: http://arduino.googlecode.com/files/arduino-0023.zip

    3. Instalação dos sistemas no computador:

    a. Instalar o drive do USBasp ? Após o download, extrair as pastas do zip para uma pasta conhecida. Em seguida, colocar o USBasp em uma porta USB. Ir para ?Gerenciador de Dispositivo?. Deve aparecer um drive com uma interrogação amarela. Clicar nele e mandar localizar o drive. Selecionar localizar drive no seu computador. Selecionar a pasta em que o drive foi salvo. Agora é só esperar….
    b. Arduino: A versão 0023 do arduino não precisa instalar. Basta extrair em uma pasta conhecida e clicar no ícone. Ele irá abrir sem necessidade de instalar.

    4. Preparação do cabo para ligar o USBasp no TX e RX

    a. Segue a pinagem do RX e TX. 

    5. Carregamento do firmware no RX

    a. Abrir o Arduino versão 0023 e seguir o esquema abaixo:

    b. Selecionar: Arduino Pro or Pro Mini (5v, 16MHz) w/ Atmega 328
    c. Clicar em ?Upload Using Programmer? e selecionar a pasta do RX (a que vc retirou do ZIP na versão 1.12). Selecionar ?OpenLRS_RX.pde?.
    d. Mandar compilar.
    e. Mandar carregar… (é ai que está dando erro)… Vou parar aqui e quando conseguir coloco a dica e continuo….

    Beleza pessoALL:

    – usei este firmware: https://github.com/openLRSng/openLRSng

    – para o tx: descomente a linha #define COMPILE_TX.

    – para rx: comente a linha  #define COMPILE_TX.

    #define RX_BOARD_TYPE 5 para #define RX_BOARD_TYPE 3

    atualize e seja feliz. Bom tome cuidado com a voltagem o FTDI tem que ser 3,3v ou blau blau  já fiz um voo de teste com lawmate 1.2 . Não fui longe por medo mas em momento algum houve perda de sensibilidade ou sinal.

    Existem outras opções para serem alteradas, parei nestas, estou agora convertendo o turnigy 9xr para telemetria frsky para poder usar a telemetria do orangelrsNG 2 way compatível com frsky.

    Olá pessoal

    Tambem tenho um TX e dois RX orange 433mhz, fiz um teste só para ver se funcionava e de alcance deu menos que o 2.4ghz orange.

    Fiquei com uma duvida, uma antena whip(stock) deveria ter no minimo(sem bobina) 1/4 de onda, logo, algo em torno de 17cm, porem a antena é bem menor que isso, será que eles não estão enviando com antena  de 2.4ghz por ser mais barato e facil de ser encontrado? Não tive coragem de fazer uma cirurgia nela para descobrir.

    Acho que esse final de semana, se o tempo ajudar, vou colocar ele e o orange para fazer testes.

    Outra preocupação é que vi alguns videos e relatos que após atualizado o firmware, o modulo não bindou mais com o RX, alguem tem alguma informação?

    Abraço

    Marcelo
    Membro
    none
    O seu led azul do tx e vermelho do rx piscam? Qual versão você está usando?

    Fiz o flash no meu com a última versão do openlrsng do kh4.

    O meu funciona tudo, exceto o throttle… parece que i rx não envia sinal para o esc.

    Pode me ajudar?

    Frederico Sales disse:

    Beleza pessoALL:

    – usei este firmware: https://github.com/openLRSng/openLRSng

    – para o tx: descomente a linha #define COMPILE_TX.

    – para rx: comente a linha  #define COMPILE_TX.

    #define RX_BOARD_TYPE 5 para #define RX_BOARD_TYPE 3

    atualize e seja feliz. Bom tome cuidado com a voltagem o FTDI tem que ser 3,3v ou blau blau  já fiz um voo de teste com lawmate 1.2 . Não fui longe por medo mas em momento algum houve perda de sensibilidade ou sinal.

    Existem outras opções para serem alteradas, parei nestas, estou agora convertendo o turnigy 9xr para telemetria frsky para poder usar a telemetria do orangelrsNG 2 way compatível com frsky.

    Marcelo
    Membro
    none
    A antena dele eh muito pequena mesmo. Vou trocar por outras diy.

    O perigo maior do flash eh não atentar para os 3V…

    Assim que fizer 100%, posto tido aqui.

    Alessandro Rutkoski disse:

    Olá pessoal

    Tambem tenho um TX e dois RX orange 433mhz, fiz um teste só para ver se funcionava e de alcance deu menos que o 2.4ghz orange.

    Fiquei com uma duvida, uma antena whip(stock) deveria ter no minimo(sem bobina) 1/4 de onda, logo, algo em torno de 17cm, porem a antena é bem menor que isso, será que eles não estão enviando com antena  de 2.4ghz por ser mais barato e facil de ser encontrado? Não tive coragem de fazer uma cirurgia nela para descobrir.

    Acho que esse final de semana, se o tempo ajudar, vou colocar ele e o orange para fazer testes.

    Outra preocupação é que vi alguns videos e relatos que após atualizado o firmware, o modulo não bindou mais com o RX, alguem tem alguma informação?

    Abraço

    Fiz o teste de funcionamento mas não reparei no led do tx, lembro que no RX ele pisca muito rapido. Como chegou meu segundo RX, vou destruir uma antena esse fim de semana…….rsrsrsrs

    O firmware que estou usando é o que vem gravado nele, ainda não tive coragem de trocar pelo motivo que escrevi antes, fiquei com medo de não bindar e eu não conseguir reverter depois.

    Marcelo disse:

    A antena dele eh muito pequena mesmo. Vou trocar por outras diy.

    O perigo maior do flash eh não atentar para os 3V…

    Assim que fizer 100%, posto tido aqui.

    Alessandro Rutkoski disse:

    Olá pessoal

    Tambem tenho um TX e dois RX orange 433mhz, fiz um teste só para ver se funcionava e de alcance deu menos que o 2.4ghz orange.

    Fiquei com uma duvida, uma antena whip(stock) deveria ter no minimo(sem bobina) 1/4 de onda, logo, algo em torno de 17cm, porem a antena é bem menor que isso, será que eles não estão enviando com antena  de 2.4ghz por ser mais barato e facil de ser encontrado? Não tive coragem de fazer uma cirurgia nela para descobrir.

    Acho que esse final de semana, se o tempo ajudar, vou colocar ele e o orange para fazer testes.

    Outra preocupação é que vi alguns videos e relatos que após atualizado o firmware, o modulo não bindou mais com o RX, alguem tem alguma informação?

    Abraço

    me manda a sua conf por MP pode ser que voce tenha errado na hora de escolher o modelo de RX

    Bruno222
    Membro
    none

    O legal do OpenLRS é que toca Imperial March…. http://www.youtube.com/watch?v=wF71xjjF944 – hahah 🙂

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 33)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.