OrangeRX – OpenLRS 433Mhz – ajuda e manual

Fóruns Específicos Base de conhecimento OrangeRX – OpenLRS 433Mhz – ajuda e manual

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Marcelo
    Membro
    none

    Galera, comprei um OpenLRS e agora vão começar as dúvidas…

    A primeira: onde tem um manual para explicar coisas básicas como:

    – bind;

    – range test;

    – RSSI para EagleTree;

    – demais confirgurações básicas.

    Quem puder ajudar, serei grato.

    Assim que tiver mais conhecimento, compartilho no tópico.

    Obrigado a todos.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 33)
  • Replies

    Bruno, eu acho qeu a primeira vez é super legal …rs… mas já  imaginou isso toda vez que ligar o rádio ? Eu acho que lá pela quinta ou sexta vez, eu acabaria abatendo o rádio a tiros !!!!

    Bruno222
    Membro
    none

    Sim ahaha ta doido! Poxa, tem programador que é genio, que usa a inteligencia pro progresso do mundo…Agora esse ai que fez o Imperial March… Praaaa que gastar neurônio com isso?

    Bom, ja que o assunto aqui é OpenLRS, hoje eu achei essa thread aqui sobre o DTH UHF. É um estudante do Canada que ta fazendo o TX e o RX com OpenLRS.. Inclusive um dos programadores mais ativos do OpenLRS ta “suportando” o projeto dele (que nao é o mesmo programador do Imperial March, rss)… O TX desse estudante tem 1W e o post dele tem chamado atenção dos gringos… Nao achei um video de “Range Test” ainda… Mas é legal ficar de olho… o IBCrazy parece que comprou um KIT dele então logo mais deve sair um review sobre esse equipamento… 

    To lendo bastante pra dar meu próximo passo para vôos baixos e entres objetivos/arvores com meu Quad… Nao queria pagar 200 doletas por um DL ou RMilec…E os OpenLRS eu nao sei… Vejo mais problemas que solucoes… To bem afim de ser um pouco, ignorante/pão duro, e comprar logo um boost 1W 2.4ghz de 40 dolares. Vou conseguir voar entre arvores sem tanto medo… Hoje o RSSI do meu FrSky beepa quando estou voando a 1m de altura e a 500m de distancia… Dizem que conseguem 2km com FrSky mas quem faz esse teste faz voando bemm alto né.

    Leandro Chaves disse:

    Bruno, eu acho qeu a primeira vez é super legal …rs… mas já  imaginou isso toda vez que ligar o rádio ? Eu acho que lá pela quinta ou sexta vez, eu acabaria abatendo o rádio a tiros !!!!

    Marcelo
    Membro
    none

    Estou passando por um apuro aqui sem explicação…estou fazendo o flash com ajuda do Henrique. Fui a casa dele, fizemos o flash e tudo funcionou. Chego aqui em casa e o motor não dá sinal de vida…já mudei de motor, de ESC, de RX…mas nada…tudo funciona, exceto o motor (ele não faz o protocolo inicial do ESC…). Ideias???

    a ideia é a mais  absurda do mundo, mas muito provável … verificao conector de ligação do ESC no RX ! Se o ESC não se conectar corretamente ao RX (por mal contato, por ruptura de  um  dos fios, etc… ), ele não controla o motor. Boa sorte.

    Marcelo
    Membro
    none
    Infelizmente não eh isso. o esc está alimentando o rx… os servos funcionam. ..eo esc não faz aquele beep procurando sinal. Beepa apenas uma vez e mais nada. Vou refazer o flash. Mas não sei o que eh. ..

    Leandro Chaves disse:

    a ideia é a mais  absurda do mundo, mas muito provável … verificao conector de ligação do ESC no RX ! Se o ESC não se conectar corretamente ao RX (por mal contato, por ruptura de  um  dos fios, etc… ), ele não controla o motor. Boa sorte.

    Boa noite pessoal, conforme comentado, abri a antena e realmente ela é de 433mhz pois é bobinada, segue a foto da mesma:

    Eu fiz o teste de distancia com aero sem osd então não posso precisar a distancia exata mas o aero de teste tem 1,10m de envergadura e perdeu controle relativamente próximo em torno de 250m. Como tenho varios cabos (RGC-58) montados com conector SMA, cortei um pedaço de uns 50cm e desencapei ele a 17cm da ponta cortada, removendo a capa, malha e cobertura aluminizada(condutora) ficando somente o dieletrico de espuma para ajudar a afirmar e o vivo. refiz o teste de distancia e até onde consegui saber que ele estava subindo, tive controle dele, creio que uns 600 metros, ele parecia um resistor smd…….rsrsrsrs.

    Portanto fica a dica para o pessoal que tem esses orange 433mhz, troquem ao menos a antena do RX, ja que a do TX a estoria é outra e não vou entrar em detalhes.

    Continuo com o firmware original, amanhã vou pegar um FTDI mas ainda não sei se vou atualizar, meu único interesse seria o aviso do radio que o sinal esta fraco, vocês sabem como funciona?

    Eu li o topico do RC groups quase inteiro sobre esse tx/rx.

    O firmware que vc precisa atualizar é o OpenLRSng, que pode ser baixado aqui:

    https://github.com/openLRSng/openLRSng

    Vc tem a opção de habilitar ou não a telemetria, em caso de habilitado o rx ficará escutando e respondendo devolta para o tx. Quando há perca de 2 pacotes seguidos do tx então o tx começa a apitar. Nessa hora vc tem de 200 a 400 metros de alcance antes de entrar em failsafe.

    Outra coisa importantíssima é que o TX e RX não podem ser alimentados por 5V senão queimam! Então programe o seu FTDI para 3,3V. NUNCA retire as antenas mesmo atualizando o software, apenas com o rx/rx desligados.

    Após atualizar o tx sempre deve-se fazer o rebind do(s) RX(s).

    Por fim, de acordo com a lista as antenas originais do TX/RX devem ir imediatamente para o lixo. O mais barato e melhor é fazer um par de antenas DIPOLO para o TX/RX, com isso você consegue ao redor de 2,5Km de distância (Antena dipolo de meia onda – Half wave).

    Como fazer antenas: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1159968

    Para o melhor alcance usa-se uma moxon no TX, que é uma antena direcional de faixo de 180 graus e no TX a antena dipolo. Para fazer uma antena moxon olhe aqui: http://www.moxonantennaproject.com/

    Basicamente é isso que lembro. Ainda não recebi minhas unidades, estou estudando por enquanto…

    Alessandro Rutkoski disse:

    Boa noite pessoal, conforme comentado, abri a antena e realmente ela é de 433mhz pois é bobinada, segue a foto da mesma:

    Eu fiz o teste de distancia com aero sem osd então não posso precisar a distancia exata mas o aero de teste tem 1,10m de envergadura e perdeu controle relativamente próximo em torno de 250m. Como tenho varios cabos (RGC-58) montados com conector SMA, cortei um pedaço de uns 50cm e desencapei ele a 17cm da ponta cortada, removendo a capa, malha e cobertura aluminizada(condutora) ficando somente o dieletrico de espuma para ajudar a afirmar e o vivo. refiz o teste de distancia e até onde consegui saber que ele estava subindo, tive controle dele, creio que uns 600 metros, ele parecia um resistor smd…….rsrsrsrs.

    Portanto fica a dica para o pessoal que tem esses orange 433mhz, troquem ao menos a antena do RX, ja que a do TX a estoria é outra e não vou entrar em detalhes.

    Continuo com o firmware original, amanhã vou pegar um FTDI mas ainda não sei se vou atualizar, meu único interesse seria o aviso do radio que o sinal esta fraco, vocês sabem como funciona?

    veja o video do firmware atualizado

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F2lsU4FQIQM

    veja o review que diz que ele e melhor que Dragon link

    Marcelo
    Membro
    none

    Bom, vamos lá com as primeiras impressões: 

    Fazer o flash é extremamente simples (tanto usando o Arduino quanto o Chromus – esse é ainda mais fácil, mas prefiro o primeiro).

    Começando pelos programas.

    O Arduino é super simples. É preciso apenas um pouco de atenção e um mínimo de noção de linguagem de programação (basicamente, precisa saber que // transforma linha de comando em texto simples; assim, para habilitar ou desabilitar um comando, conforme a necessidade, basta acrescentar ou retirar o //).

    O Chromus roda dentro do Google Chrome e faz a atualização quase que automaticamente. Ele escolhe a última versão do firmware e instala sem permitir personalização.

    Prefiro o Arduino pela possibilidade de escolher parâmetros mínimos como forma de personalização (potência de transmissão, frequência, taxa de dados, e uma infinidade de outras coisas mais).

    Durante a instalação é preciso máxima atenção com a voltagem o FTDI: 3.3V!!! Coloque 5V e já era o seu TX/RX…

    A instalação é super fácil e rápida e não tem muita complicação.

    Superada a fase de instalação, passemos ao uso.

    A princípio o sistema é extremamente comum. Não há diferenças significativas se comparado aos demais sistemas de rádio.

    Percebi apenas uma baixa resolução de servos, o que vem ocasionando variações menos harmoniosas dos comandos. Mas nada que prejudique o voo do aeromodelo.

    Outro ponto importante são as antenas. É de suma importância substituir as originais por DIY de qualidade ou por outras antenas 433mhz prontas. As que vem no sistema são horríveis.

    Mesmo usando as antenas originais, consegui 3km de sinal com algumas falhas em um teste em solo com o vídeo de 1.2ghz 500mW funcionando normalmente no aero. Acredito que com antenas de qualidade seja possível voar além dos 5km com total segunça.

    O sistema de RSSI foi instalado e está funcionando normalmente, o que garante uma segurança a mais. A ligação é super simples. E como recomendado, fiz o filtro: um resistor de 100ohms e um capacitor de 100n. Nada muito complicado, pelo contrário (basta procurar fotos na internet). Está funcionando normalmente. 

    Estou passando por alguns problemas com meu sistema, mas principalmente por ser a primeira montagem. Assim que estiver funcionando como esperado, posto mais informações e novidades.

    Caso haja dúvidas, ajudarei a medida do possível.

    Abraços e bons voos a todos.

    Marcelo
    Membro
    none

    Boa noite. Procurei rapidamente na sua página e não encontrei o review. Onde ele está? Hehe

    mateus oliveira freitas disse:

    veja o video do firmware atualizado

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F2lsU4FQIQM

    veja o review que diz que ele e melhor que Dragon link

    Marcelo
    Membro
    none

    Eu acabei comprando esse sistema em função dos comparativos feitos pelo Ibcrazy em parceria com o Flite Test. No final o Ibcrazy fala que ficaria com o EzUHF ou com o OpenLRS, mas que optaria pelo OpenLRS pelo universo a explorar…

    O Ibcrazy tem moral no segmento…se ele disse, está dito! kkk O cara tem peso…ai fui na dele e agora estou fazendo testes…mas realmente acredito que o sistema promete.

    Para os que se interessarem por ver:

    http://www.youtube.com/watch?v=dNJzDeYqCSM

    (Não estou conseguindo inserir o vídeo do Youtube…se algum moderador estiver lendo, poderia dar uma olhada nisso…ponho para inserir o video, mas ele apenas copia a URL da página aqui, sem mudar nada…)

    mateus oliveira freitas disse:

    veja o video do firmware atualizado

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F2lsU4FQIQM

    veja o review que diz que ele e melhor que Dragon link

    Marcelo
    Membro
    none

    Mandei essa mesma mensagem para o Hamilton, mas copio aqui no tópico para ver se alguém consegue me ajudar, ou mesmo somar conhecimento para resolvermos esse problema…

    Há alguns dias tenho travado uma briga cruel com meu rádio. Atualmente uso um Turnigy 9XR com ER9X atualizado e dois TX OpenLRS OrangeRX HK (um de 100mw e outro mais novo de 1W). Ambos estão me dando uma surra…Completando a informação, os RX são OrangeRX e uso a última versão do openLRSng (sempre atualizado pelo Chrome).

    Tudo ia muito bem com meu 100mW até que eu resolvei recarregar a bateria do rádio (lipo 3S) por completo. Foi só espetar ela no rádio que o módulo parou de cantar…o buzzer não fazia mais barulho e o TX não parecia funcionar mais…Levei a um amigo e submeti a testes: fizemos uma leitura de nível de sinal e a indicação era de que ele havia queimado. Acabei encostando ele e comprando o outro (versão nova de 1W).

    Chegado o novo, não me lembro mais por que motivo, resolvi testar o velho (“queimado”) e refiz o flash. Para minha surpresa, ele funcionou perfeitamente (não sei como, porque já havia tentado isso antes…). 

    Façamos uma pequena pausa para comentários diversos: essa não foi a última vez que uma coisa queimada ressurgiu das cinzas…Nos testes com o OpenLRS eu “queimei” um ESC e um RX porque deixei um parafuso acidentalmente entrar em contato com os conectares do RX. O ESC derreteu o isolante do cabo que ia para o RX (5V) e o RX parou de funcionar. Encostei o RX para tirar peças e guardei o ESC sei lá por que. Um belo dia resolvi “testar” o RX. Refiz o flash e nada…ai refiz o bootloader. Pronto!!! Ele ressuscitou. Depois de muito tempo, simplesmente resolvi ligar o ESC derretido (com medo de por fogo na bateria…kkk). E para minha surpresa, ele também funcionou…Putz!!! Esse sistema OpenLRS não morre fácil mesmo!!!!kkkk

    Voltado a história: tudo ia bem com meu ressuscitado 100mW até que, mais uma vez (sei que errar é humano e repetir…) recarreguei a bateria toda do rádio e o meu TX foi novamente para o saco…Só que dessa vez já testei de tudo…e nada…ele insiste em permanecer morto…Já refiz flash, bootloader, já usei FTDI, AVR, Chrome, Arduino…tudo…mas nada faz ele voltar ao normal…

    Depois de alguns testes em voo (com quedas a menos de 100m), resolvi testar mais (ainda no avião), mas dessa vez com ele na mão. 

    Instalei 4 tipos diferentes de profile (nem sabia que tinha como fazer isso, o que achei depois o máximo). Desde máximo datarate até o mínimo, com variações de potência. Depois de alguns testes, conclui que ele funcionava bem com 9600 e 4800. Cheguei a fazer testes com mais de 3km com o rádio dentro do carro, atrás do painel e o avião a 1,5m do chão e o sinal pegando normalmente. 

    Pensei: ufa, meu sistema voltou a funcionar. Ledo engano… Coloquei ele para voar e mais uma vez o sistema insistiu em falhar: menos de 400m de distância e o buzzer ligava, o sinal sumia e tudo dava errado…

    Coloquei outro RX, e nada. Continua não funcionando adequadamente. 

    Nesse meio tempo, fiz testes também com meu 1W (que também foi ligado com 3S carga total…) e ele está com o mesmo problema do 100mW (basicamente o mesmo alcance ridículo: só consigo voar um quad dentro de uma gramado de no máximo 100m de distância…).

    Já não sei mais o que fazer, e começo a duvidar das configurações do meu próprio rádio (do Turnigy 9XR com ER9X v.812). Não sei se seria um daqueles setups como PPM ou PPMSIM ou PPM16, ou se seria com filtro ligado em FILTER, ADC, ou sei lá o que; se seria PROTO qualquer coisa, ou 22,5uSec…

    Preciso de qualquer ajuda que possam me dar. Gostaria muito de voltar a voar nas núvens, como tanto fiz com o mesmo hardware que hoje não me deixa sair do jardim de casa…

    Se alguém puder me informar quais configurações de sinal usa no rádio, poderei copiá-las para o meu e testar para ver se faz diferença…

    Se puderem me ajudar, serei muito grato.

    Obrigado.

    Eu usei e uso OpenLrs.

    A “conta” é simples: Troque as antenas originais! Construa uma antena dipolo em casa mesmo com a própria antena que veio.

    No tx use uma antena do RMILEC (compra-se na bevrc e hk por +- US$15). A antena do tx e a do rx devem ficar na VERTICAL, isso é MUITO MUITO importante (eu não achava até comprovar por mim mesmo).

    Pronto, simples.

    Marcelo
    Membro
    none
    Seria bom se fosse tao simples. Fiz antenas tunadas para a freqüência exata que uso…com elas voei quase 5km e mais de 1200m de altura sem falhar sinal em momento algum…

    Alem disso, tenho antenas dragonlink e nagoya…mas não eh isso.

    Obrigado pela tentativa.

    Fabiano Kureck disse:

    Eu usei e uso OpenLrs.

    A “conta” é simples: Troque as antenas originais! Construa uma antena dipolo em casa mesmo com a própria antena que veio.

    No tx use uma antena do RMILEC (compra-se na bevrc e hk por +- US$15). A antena do tx e a do rx devem ficar na VERTICAL, isso é MUITO MUITO importante (eu não achava até comprovar por mim mesmo).

    Pronto, simples.

    Pessoal,

    Apesar de ser possível fazer o reflash e configurar com o software de desenvolvimento do Arduino, recomendo que vocês usem a extensão do Google Chrome para configuração de módulos Open LRS:

    https://chrome.google.com/webstore/detail/openlrsng-configurator/focgpgmpinbadijfcdimbdkgnpndjnkl

    Feita a ligação com FTDI ou USBASP fica tranquilo de fazer o reflash e de configurar TX e RX depois. Sem dizer nas ferramentas para avaliar o sinal e ruídos.

    []s

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 33)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.