Pensando em voltar pro FPV – Precisarei de ajuda

Fóruns Principal Pensando em voltar pro FPV – Precisarei de ajuda

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    krekrek
    Membro
    none

    Estou pensando em voltar a voar FPV. Mas novamente cheio de duvidas, pois nao quero perder equipamento, qualquer que seja, hehehe.

    Downlink:

    Video de 1.2Ghz 1W 4 canais com antenas ommini de 6dbi tanto no chao quanto a bordo

    Radio: 2.4Ghz DX6i spektrum com receptor AR6200, mas pensando em pegar um AR7000

    Tenho 05 receptores spektrum que uso em meus avioes e heli e ate hoje nao caiu nenhum que nao tenha sido por causa do meu dedo

    Tambem tenho o material para montar o DAKAR (dip) incluindo GPS, porem por falta de tempo nao montei. Nao tenho RTH, mas procuro algo confiavel

    Ja voei antes com aviao eletrico mas no maximo a 300mts (somente 08 vôos) e por medo de perder o sinal, resolvi dar um tempo no FPV e talvez montar um GASSER para ir mais longe com tanque maior

    Gostei da opção do sistema UHF. Mas estou cheio de duvidas. Tem algum review?

    Onde consigo mais informaçoes sobre ele e onde comprar atualmente? Fiz busca aqui e so encontrei topicos de venda antigos. Muitos topicos…

    Como uso um spektrum, entao vou ter que trocar o radio, ou dedicar um radio exclusivamente ao FPV, para usar o sistema UHF?

    Estou vendo com um amigo talvez um radio FUTABA 9 canais com modulo spektrum, no lugar de apenas acrescentar o receptor AR7000

    Mas se for usar Dragonlink ou o Chainlink tenho que comprar outro receptor ou ele tem o proprio?

    Pelo que entendi nao vou precisar de um receptor para o radio pois o DL ou CL tem um. Estou certo?

    O sistema DL ou CL tem OSD? Se nao tem, o DAKAR é compativel?

    Precisarei de MUITA ajuda para voltar. Alguem se habilita?

    Brigadão

Visualizando 10 respostas - 1 até 10 (de um total de 10)
  • Replies
    Fabio A.
    Membro
    none

    Opa Amigo, Fuja do Spektrum, mesmo com módulos UHF ele tem la seus problemas técnicos.

    Todo módulo UHF tem seu respectivo receptor, nesse caso o seu radio vira apenas uma interface que gera sinais PPM.

    Para ter total segurança, vc precisa de um OSD que tenha RETURN TO HOME e estabilizador , caso perca o sinal de radio ou video, o OSD vai trazer seu avião de volta.

    Como só posso comentar do equipamento que tenho, indico o OSD EagleTree + o guardian expander para estabilização, Dragon Link para o controle e Lawmate 1.2 para o video sendo uma antena de baixo ganho no transmissor e uma patch de 8 Dbs na recepção.

    Acho que é o que a maioria do pessoal ta usando.

    Abraço.

    krekrek
    Membro
    none

    Opa, a plataforma nao esta definida ainda. Mas talvez algum desses que estao mais proximos da mao:

    – sticão a gasolina 20cc com 1.6m a 1.8m de envergadura

    – eletrico como o starfly e 1.6m de envergadura

    – eletrico bimotor ainda nao definido o modelo

    Mauricio Mazza disse:

    Em qual modelo vai instalar? Video 1.2 com radio 2.4 fica tenso mesmo.

    Os módulos UHF têm seus próprios RX, precisa comprar. Não vai usar os RX JR ou Spektrum.

    Se o rádio for modulado é só plugar o UHF. Senão eu recomendo um rádio dedicado exclusivo.

    Não sei nada quanto OSD e Dakar.

    Abs

    krekrek
    Membro
    none

    O que tem o spektrum. Voce ja teve problemas com ele usando UHF ou os problemas foram desde antes do UHF?

    O que é e onde acho o Lawmate 1.2?

    Li em algum lugar que um desses dois, dragon link ou chainlink, facilita para quem nao tem o RTH. Que é o meu caso. Por isso gostaria de maiores informações sobre eles

    Obrigado a voces dois pela ajuda

    Fabio A. disse:

    Opa Amigo, Fuja do Spektrum, mesmo com módulos UHF ele tem la seus problemas técnicos.

    Todo módulo UHF tem seu respectivo receptor, nesse caso o seu radio vira apenas uma interface que gera sinais PPM.

    Para ter total segurança, vc precisa de um OSD que tenha RETURN TO HOME e estabilizador , caso perca o sinal de radio ou video, o OSD vai trazer seu avião de volta.

    Como só posso comentar do equipamento que tenho, indico o OSD EagleTree + o guardian expander para estabilização, Dragon Link para o controle e Lawmate 1.2 para o video sendo uma antena de baixo ganho no transmissor e uma patch de 8 Dbs na recepção.

    Acho que é o que a maioria do pessoal ta usando.

    Abraço.

    Fabio A.
    Membro
    none

    O DragonLink pega o sinal PPM do seu radio e esse sinal no Spektrum é super baixo na porta trainer e dentro do radio tb. Nos radios JR vc precisa pegar o sinal de dentro ja que parece que na porta trainer tb é baixo.

    O DL é bom mas não é infalível, eu recomendo vc comprar um OSD que tenha Return To Home, para trazer seu avião em caso de problemas com o radio, receptor, perda de video e etc.

    Não quero gerar polêmica na questão do avião nem discussões de qual é melhor se Glow ou Elétrico, mas eu não iria de combustão pelos seguintes motivos:

    A vibração alta vai prejudicar o funcionamento do estabilizador de voo como o Guardian, Fy20 entre outros.

    Por mais calibrado que o motor esteja, as chances de apagar em voo são altas, e ai ja era

    São aviões pesados, não da pra voar em qualquer lugar.

    O melhor avião custo/benefício hoje em dia é o SkyWalker da Bevrc, muita gente ta usando, leva o peso extra do FPV tranquilo, motor fica para tras, vc pode filmar o voo tranquilamente, tem bastante espaço.

    Se fosse um carro seria uma Tucson 🙂

    Krekrek, se nao presisa de mais que 4 canais, eu estou vendendo meu Futaba T4YF completo, esta ali em Compra e Venda.

    Ele é 72Mhz, tem um alcance maior do que 2.4ghz e custo é baixo, é um otimo radio.

     

    krekkrek,
    Algumas pessoas deixam de curtir o FPV porque pensam em voar longe e ter equipamento sofisticado. Eu iniciei com apenas câmera, óculos, Link de 500 mW e um treinador glow 40 convertido para elétrico. E me diverti muito.

    A primeira pergunta que você tem de responder é onde voará normalmente, qual é a distancia que pretende voar e se voará apenas para hobby?

    Em muitos casos voar a 500m de distância é mais que suficiente para descarregar a adrenalina semanal e você pode resolver com seu radio atual, Link desejado e qualquer OSD.

    Realmente o Dakar não tem os recursos dos outros OSDs, mas ele foi o primeiro DYI compartilhado a custo zero para todos os interessados. Na versão 3.0 tem inclusive a função RTH (leme para casa) que comanda o leme até o local onde ele foi ligado. Claro que há OSD muito mais sofisticados no mercado e dependendo da aplicação serão os mais indicados.

    O DL é uma solução interessante, mas será que é necessário neste momento? Será que precisamos investir tão alto no inicio? Normalmente investimos devagar de acordo com o prazer ou retorno que teremos.

    Resumindo: muitas vezes menos é mais. Estou nesta modalidade a 4 anos e meu OSD, para hobby, ainda é o Dakar porque me atende bem nesta aplicação.

    Volte a voar e curta a modalidade e depois vá investindo.aos poucos, pois FPV é modular.

    krekrek
    Membro
    none

    É, mas estava pensando em algo para recomeçar, se possivel com o que tenho e gastando menos possivel. Porém sem perder o foco principal que é a segurança do vôo.

    Estou buscando inicialmente algo para que possa voar tranquilo sem perder o equipamento que ja possuo. Para que num caso de perda de sinal, o avião possa voltar para casa, por exemplo.

    Depois já gostaria de ver se aumento o alcance, mesmo que infelizmente tenha que usar um radio somente para isso. Se o spektrum funcionasse com o Dragonlink ou o Chainlink, seria uma otima opção, pois eu nao teria que comprar outro receptor spektrum.

    Nos sites dos vendedores que achei, nao dizia incompatibilidade com spektrum, mas papo de vendedor existe no mundo todo e confio mais em quem ja experimentou.

    Se nao quegastar muito com rádio e vai comprar o DL, recomendo o 9X (hobbyking) + DL.

    Uso com um A9, porém motei um para um amigo com o turnigy 9x. O dele ficou show de bola também só que bem mais barato. O unico cuidado que tive foi o de refazer as soldas das chaves.

    O legal tb foi a utilização da placa do módulo original, que é barata, para colocar a fiação do dragon. Desliguei os fios do módulo original e soldei os fios do DL no conector do módulo. Ou seja, não ficou um “buraco” no fundo do rádio e melhorou a conecção do DL com o rádio. Show de bola!

    krekrek
    Membro
    none

    Ja que o spektrum nao vai virar, eu vi um Futaba 9cap com um amigo por um bom preço.

    Mas ele é 72Mhz e aceita modulo para 2.4.

    Pensei primeiro em gastar no radio deixando-o definitivo para FPV e um gasolina que tenho e depois acrescentar um DL ou CL. Preciso mudar o radio do meu avião gasolina e assim ja fazer dois em um.

    Quem conhece o radio e ja usou essa configuração, gostaria de saber se ficou boa e quanto ja conseguiu de alcance?

Visualizando 10 respostas - 1 até 10 (de um total de 10)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.