Pensando minha plataforma para 2013 – Aguardando opiniões dos amigos

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    Buenas pessoal!!!!

    Ao longo de 2010 e 2011 estudei, comprei equipamentos, joguei dinheiro fora, testei, enfim, aprendi o pouco que sei sobre plataformas de FPV. 

    Montei slow stick, Zagi, um Predator e, por último, um Easy Flite da MR Modelismo. A conclusão que cheguei é que para setups básicos (short range com OSD simples) um stick é uma excelente plataforma. Já meu último setup para medium range com FY21AP e dragon link ficou excelente no Easy Flite de 1,9m.

    No início deste ano tive que me desfazer de tudo por problemas financeiros (separacao), e acredito que no início de 2013 (talvez finalzinho deste ano) eu comece a montar tudo de novo.

    MASSSSSS… tenho pensado se deveria montar outro aero ou se deveria investir em um helicoptero ou quadricoptero, pois não disponho de muito tempo para deslocamento ou espaço para decolar e pousar. E aí é que gostaria de saber a opinião de vocês.

    Para vôo recreativo, quais seriam as limitacoes do quad? Posso pensar em grandes altitudes ou distâncias com ele, ou para isso preciso mesmo de um aero? A idéia seria investir em um Gaui 500x e num sistema de estabilização e RTH FY91Q. E o heli? Como fica em comparação com o quad?

    Valeu a todos. Um abraço!

    Rafael Ritter

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 26)
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    kleber
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    eu começei com o biexler e agora tenho o SW mais ultimamente montei um quadri que esta me agradando muito pois consigo fazer alguns videos muito bons … mais uma coisa nao substitui a outra!!! se vc quer um voo relaxante e maior autonomia te indico o SW pois o quadri (na minha opnião) na hora que começa a ficar bom a bateria acaba e entao tenho que pousar…

    abraço

    Kleber Moraes

    FPVCuritiba
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    Olá Rafael,

     

    Voce já viu esse projeto?

     

    http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/projeto-abequarr-seu-vant

     

    Abraço

     

    FPVCuritiba

    Sistemas para estabilização de heli são mais caros que para multirotores. Eu saí do quad para o hexa e gostei bastante.

    FPVCuritiba, eu vi o tópico logo que ele começou, depois me afastei um pouco. É um projeto interessante do ponto de vista da mobilidade. Costumo usar mais ônibus e trem do que o carro, portanto facilidade de transporte com certeza é uma das minhas prioridades.

    Do ponto de vista do comportamento em vôo, me pareceu bastante semelhante ao que eu experimentei com o Easy Flite, não posso dizer, é claro, se é melhor ou pior, mas por este aspecto daria para trabalhar este modelo também para que fosse desmontavel (tenho uma boa experiência em construções).

    O que ficaria faltando ainda seria a possibilidade de desfrutar do (caro) equipamento de FPV em locais que não dispõem de espaço para decolagem horizontal, e eis que novamente volto minha mente aos quadricópteros.

    Johnnie, a diferença do FY31AP pro FY91Q não é tanta que inviabilize a opção por um ou por outro, mas sigo me perguntando se o prazer (e despreocupação) oferecido por um quad é o mesmo de passear com um avião suave e super estável como o Easy Flite.

    E aproveitando já que mencionaste, qual a diferença perceptiva entre um quad e um hexa?

    Obrigado a todos!

    FPVCuritiba
    Membro
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    Olá Rafael,

     

    Compreendi seu ponto de vista, mas me permita mais algumas considerações. A plataforma Abequar foi concebida para ser uma plataforma FPV. Toda sua engenharia seja de espaço interno, posição para camera, motor traseiro e conexões das peças, foi pensada para facilitar a utilização. Qualquer modelo pode ser “adaptado” para isso, mas o Abequar está pronto para a função.

     

    A decolagem do Abequar ao ser lançado da mão ocorre em menos de 5 metros e o pouso em 60 metros ou menos (com flap), como pode ser visto no video. Se o espaço disponível para decolagem é menor do que isso provavelmente voce estará voando em região com inumeras restrições para a prática de FPV. Caso seu propósito seja foto e filmagem aérea em locais densamente povoado, sem dúvidas de que voce vai precisar de um multi rotor.

     

    Nos casos de multi rotores voce terá o desejado VTOL ( vertical take off and landing ), mas terá restrição de autonomia de vôo. Pense nos multi rotores como uma aeronave que utiliza apenas o torque dos helices para voar, pois não podem nem mesmo serem considerados como “asas rotativas” (helicópteros), onde em caso de falha ainda há uma possibilidade de planeio caso o operador seja habilidoso. Sem dúvida que seu nível de preocupação ao voar um multi rotor é maior do que voar um avião.

     

    Abraço

     

    FPVCuritiba 

    Rafael, tenho helis e quad. Quad tem limitação com vento, ventos abaixo de 20 km/h muito bom; heli já tolera ventos com velocidades bem superiores. Estou com o mesmo problema de identificar um aero que voe bem long range por volta de 3,5 Kg.

    Com relação ao sistema de estabilização do quad, tenho o wkm dji, e na minha opinião não compraria outro sistema sem ser da dji. Inclusive esta previsto o Naza para Heli. 

    FPVCuritiba, pois então, a idéia é justamente poder decolar do meu quintal. É um bairro residencial, sem prédios, apenas casas, e com ampla visão. Mas pra avião não dá. E se for depender das (raras) oportunidades de ir pra pista, aí não compensa gastar 2 ou 3 mil num equipamento desses.

    Mas obrigado pelas considerações. Pelo tópico tinha entendido que o Abequar não estava a venda, se está gostaria sim de receber cotações. Minha idéia é justamente buscar o máximo de informaçòes para investir no melhor equipamento para minha situação, que pode não ser a mesma da maioria.

    Henrique, valeu, é sempre bom ler impressões de quem teve os equipamentos. Já fica claro que um quad não é a solução definitiva para tudo, hehehehe

    Abraços!!!

    pois é, andei dando uma lida. A autonomia é em torno de 8min… aí complicou. E o heli que teria maior autonomia acaba ficando inviável pelo custo de sistemas com RTH…

    será que esse preço cai para uns 300 dolares até janeiro? ehehehehehehehehe

    Acho tudo muito bom!!!! cada qual na seu area ,o heli e maravilhoso reponde bem aos comandos ,poremmmmm e muiiittttoooo perigoso ,o Quad tem um voo suave mas lerdo de comando , e bem menos perigoso!

     o pessoal esta mudando seus equipamnetos por causa de tempo e espaço pra voo   e “alguns” estao esquecendo da segurança!!! ja vi por ai pessoas fazendo fpv na rua de casa, em praças do setor com “quad” ! cheio de casa predios ,fius de força,pessoas carros , tudo…. queria deixar a msg pare q pense nisso abraco a todos  

    kleber
    Membro
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    heli so se for em area aberta pois e muito perigoso voar perto de pessoas e casas …

    o quad ou hexa e bem mais seguro voar em locais habitados mais nao deixa de ter certo perigo tb pois pode machucar alguem em uma possivel colisão …

    Heli para voar para longe, só à gasolina, mas como disseram, é muito perigoso, e mais difícil de voar que um multi.

    Multi é mais fácil que o heli, mas tem o alcance muito limitado.

    Avião é mais fácil, tem boa autonomia, mas não tem flexibilidade de locais pequenos para pousos e decolagens… O ideal, era ter um de cada… Rs…

    Quanto à FY91Q, tem que que ver direito, pois muita gente teve problemas com ela.

    Franco
    Membro
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    Ae Rafael, tudo bem? O teu quintal tem espaço pra lançar um aero  pequeno com a mão e pousar de barriga? O ruim de aero pequeno é que só da pra levar o essencial de equipamento FPV.. mas aeromodelo pequeno é mais seguro que Quad se tem casas em volta..

    Oi Gabriel, segurança é um assunto amplo. Aqui em Porto Alegre criei o fórum AERS com o objetivo inicial de amenizar a fuzarca que estava acontecendo. Hoje existe o sentimento de vôo consciente e a maioria se sente bem para cobrar dos novatos a mesma atitude.

    Voar um copterx 450 com gyro hk401b numa praça pública é uma coisa. Agora, um quad com sistema de estabilizacao, piloto automático e rth, num local onde pretendo voar é mais inofensivo do que jogar bola no meio da rua.

    Mas vai de cada um ter bom senso de saber o que quer fazer, como fazer e assumir os riscos, afinal, as consequencias tanto físicas quanto legais se algo der errado podem ser enormes.

    gabriel sosnoski cabral disse:

    Acho tudo muito bom!!!! cada qual na seu area ,o heli e maravilhoso reponde bem aos comandos ,poremmmmm e muiiittttoooo perigoso ,o Quad tem um voo suave mas lerdo de comando , e bem menos perigoso!

     o pessoal esta mudando seus equipamnetos por causa de tempo e espaço pra voo   e “alguns” estao esquecendo da segurança!!! ja vi por ai pessoas fazendo fpv na rua de casa, em praças do setor com “quad” ! cheio de casa predios ,fius de força,pessoas carros , tudo…. queria deixar a msg pare q pense nisso abraco a todos  

    Oi Johnnie, pois é, eu voei com a FY21AP no Easy Flite e adorei, por isso minha primeira escolha seria o 91Q, mas já vi outros falando mal. Problema é que o FY21AP comprei em uma oportunidade mesmo vendo muitos reclamarem e para mim foi uma maravilha. Vai saber tb….

    Johnnie Walker disse:

    Heli para voar para longe, só à gasolina, mas como disseram, é muito perigoso, e mais difícil de voar que um multi.

    Multi é mais fácil que o heli, mas tem o alcance muito limitado.

    Avião é mais fácil, tem boa autonomia, mas não tem flexibilidade de locais pequenos para pousos e decolagens… O ideal, era ter um de cada… Rs…

    Quanto à FY91Q, tem que que ver direito, pois muita gente teve problemas com ela.

    Oi Franco, comé que tá. Pois entao. Fazer FPV sem sistemas de apoio é FPV com dias contados, na minha opinião. Por isso descartei um aero pequeno apenas com câmera e transmissor. Nada está descartado, claro, mas o problema é que só consegui voar tranquilo qdo coloquei o FY21AP a funcionar. E precisei dele váááárias vezes, principalmente quando me perdia…

    Franco Ripoll Leite disse:

    Ae Rafael, tudo bem? O teu quintal tem espaço pra lançar um aero  pequeno com a mão e pousar de barriga? O ruim de aero pequeno é que só da pra levar o essencial de equipamento FPV.. mas aeromodelo pequeno é mais seguro que Quad se tem casas em volta..

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