› Fóruns › Perda de controle
- Este tópico está vazio.
- setembro 30, 2011 às 2:08 pm
Olá pessoal,Eu gostaria de compartilhar com vc´s o que aconteceu comigo ontem.
Fui fazer meu 1o. voo FPV e perdi meu quadricoptero. Até agora não sei ao certo o que pode ter acontecido. Levantei voo sem o óculos para evitar perda de orientação e só depois disso coloquei o óculos, um amigo ao meu lado monitorando o voo visual e pelo monitor auxiliar. Cheguei a uma distância de aproximadamente 200m a frente a uma altitude + ou – de 25 metros. Após eu fazer um giro de 180 graus e tentar voltar para o ponto de partida já voando FPV notei que o vento levava o quad para longe e os controles não funcionavam mais ou seja ele já estava voando por conta própria e sendo carregado pelo vento para longe e para o alto.
Imagino que deve ter ocorrido alguma falha eletrônica porque não acredito ser possível perder o controle a 200 metros de distância. Uso futaba T10CAG e rx R6008FS, a antena estava em configuração V, uma antena na vertical e outra na horizontal na parte traseira do quad.
O mais triste foi poder acompanhar ele indo embora pelo óculos/monitor e não poder fazer nada.Alguém poderia dar alguma sugestão de mais algumas possibilidade do que pode ter acontecido?
Será que quando virei ele de frente (nose-in) perdi o controle pq o frame de alumínio bloqueou o sinal?
Ou estou com problemas no TX?
Qual seria a melhor posição para a instalação da antena do RX?Obrigado
José Luís
- Replies
-
- setembro 30, 2011 às 8:24 pm
Oi José, eu tive problema semelhante usando radios 2.4……. infelizmente o 2.4 não funciona bem com FPV…Tem gente que fala que voa tranquilamente, mas a maioria das pessoas toma uns sustos cabulosos como eu, ou acabam lenhando o equipamento.
Alguns dias eu consegui voar a 900m de distancia e em outros dias eu não conseguia passar de 200m
Minha sorte é que meu avião tem Return To Home e quando eu perdia o sinal o OSD trazia de volta.Tem varios tópicos aqui no forum que explicam os problemas mais clássicos do pq da perda de sinal: distancia do tx de video e do rx do aero, colocar ferrites, blidar cabos e por ai afora.
Aconselho vc dar uma boa lida em tudo, pq infelizmente FPV não é plug and play, vc precisa saber como contornar várias picuínhas que só muita leitura ou um amigo bem experiente pode te ajudar.
Abraço 🙂
- setembro 30, 2011 às 8:30 pm
Muito obrigado Fabio, vou dar uma verificada no forum se perdi algum detalhe.Abraço
- outubro 1, 2011 às 1:39 am
José não tinha OSD?
O FailSave não estava regulado para cortar ou diminuir os motores?
O receptor estava bloqueado (não estava nem em cima nem em baixo do frame livre 360º)?
Em qual local estava voando? Não dava para ir atras? Qual era o equipamento?
Abs,
Vinícius
- outubro 1, 2011 às 11:40 am
Olá Vinícius, comprei o OSD da eagletree mas está parado no correio por isso estava voando sem OSD.
O FailSave estava configurado sim diminuir os motores para 20% o que já é suficiente para uma descida bem rápida, mas não sei porque não funcionou.
O Receptor não estava livre 360º (pode ser este meu erro) instalei o receptor na parte superior do quad com uma aste da antena na vertical e outra na horizontal mas na parte de traz, por isso imagino ter perdido o controle no momento que fiz a manobra de 180º e tentei voar com o nariz vindo de frente.
Eu estava voando em casa ao lado de uma área de reserva natural em vinhedo e infelizmente não dava para ir atras a coisa foi muito rápida e logo perdi de vista o aparelho. O equipamento era um quadricoptero, o frame de alumínio feito por mim, controladora de voo da Hoverfly, um TX de video Mondo Stinger 5.8GHz, CCD 1/3″ Sony 520 lines, camera canon point and shot 7Mp instalada em um gimbal feito por mim, 4x esc 60A turnigy, 4x brushless Emax 2826.
Total do prejuízo por volta de $1.500 USD.
Na próxima vez vou ter um gravador para registrar a imagem da CCD(pelo vídeo daria para ter ideia onde caiu), não voar sem OSD(com OSD eu teria a coordenada e seria de fácil localização), instalar o RX controle livre 360º e antes de tudo fazer um “range test”.
Muito obrigado Vinícius
Abraço,
José Luís
- outubro 2, 2011 às 12:17 pm
Oi Laercio,
Sim Hoverfly é uma ótima placa mesmo agora eles estão com GPS e muito fácil de ajustar, tudo pelo radio através do ganho.
Até 200m era a minha intenção de voo, mas após perder o controle o vento e não sei o porque o quad foi subindo tão rápido que o perdi de vista, não dava para ir procurar.
Abraço
José Luís
- outubro 2, 2011 às 10:02 pm
- outubro 3, 2011 às 12:56 am
lições aprendidas:1 – antena em V deve ser virada para a frente para ter sinal maior na volta do que na ida…
2 – voar com OSD com no mínimo RSSI e tensão da bateria
3 – voar com OSD+GPS+gravador de video para ter as coordenadas da queda
4 – voar com rastreador GPS- outubro 3, 2011 às 9:45 am
2.4Ghz é brabo.. lenhei meu aero 1 semana atras.
talvez estava meio baixo demais. quanto mais longe menos rasante dá pra voar.. O estranho é que nem quando ele subiu com o vento vc conseguiu retomar o controle. Outro problema do 2.4GHz: as vezes quando perde a comunicação ela não volta mais…- outubro 3, 2011 às 10:59 am
Olá amigo, tive um problema semelhante com o seu… o meu rádio Futaba perdeu sinal a cerca de 100 mts do aeromodelo…e descobri em testes de bancada que o meu equipamentos de FPV de 2.4ghz, e dependendo da posição que eu estava em relação ao equipamento, chegava a inibir completamente o sinal entre o receptor e o rádio, isso sempre depois de alguns minutos em funcionamento, por isso não percebia antes, mas também fiz testes com telefones sem fio (2.4Ghz) e descobri que interferia significativamente no sinal entre o FPV, tb fiz testes com modens de internet sem fio de 2.4GHZ, e o efeito foi o mesmo, sempre depois de alguns minutos funcionando o modem perdia o sinal entre o pc e derrubava a rede.- outubro 3, 2011 às 11:26 am
Oi Carlos, ainda não utilizou equipamento de FPV pois estou aprendendo a voar. Notei a interferência do rádio Turnigy em minha rede Wi Fi. Ele boqueia totalmente o rádio que opera como repetidora. O tablet perde o sinal em qualquer situação, mesmo bem perto do modem principal.
- outubro 3, 2011 às 11:57 am
Ricardo Stein disse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192156559-gps-tracker-locali…Nao decole sem ele =)
Não conhecia este produto, já está na minha lista de compras!
Muito bom mesmo…ObrigadoAbraço
José Luís- outubro 3, 2011 às 12:02 pm
FB disse:
lições aprendidas:1 – antena em V deve ser virada para a frente para ter sinal maior na volta do que na ida…
2 – voar com OSD com no mínimo RSSI e tensão da bateria
3 – voar com OSD+GPS+gravador de video para ter as coordenadas da queda
4 – voar com rastreador GPSOi FB,
Obrigado por compartilhar suas perolas.
Não decolarei mais sem OSD… sobre a antena faz sentido volta-la para frente, rastreador já na “wish list” 🙂Abraço
José Luís- outubro 3, 2011 às 12:12 pm
Franco Ripoll Leite disse:
2.4Ghz é brabo.. lenhei meu aero 1 semana atras.
talvez estava meio baixo demais. quanto mais longe menos rasante dá pra voar.. O estranho é que nem quando ele subiu com o vento vc conseguiu retomar o controle. Outro problema do 2.4GHz: as vezes quando perde a comunicação ela não volta mais…Oi Franco,
Perder o controle e retoma-lo já havia acontecido uma vez, mudei a posição da antena porque eu achei estranho a 100mts perder o controle, daquela vez foi possível retomar o controle, sai correndo salvei o quad.
Penso em fazer um teste em terra de alcance mas como você mencionou dependendo do ângulo que o aparelho estiver e altura os resultados vão ser diferentes. Vou adotar instalar a antena em V na parte da frente como sugerido pelo FB assim quando tentar retornar pra casa o sinal será mais forte.Abraço
José Luís- outubro 3, 2011 às 12:16 pm
Veja se alguem da tua região pode fazer um sobrevoo ( aviao, quad, qq modelo FPV ) gravado perto da area onde acha que caiu. Muita gente teve sorte com este metodo.- outubro 3, 2011 às 12:26 pm
Carlos Hernani – ITU disse:
Olá amigo, tive um problema semelhante com o seu… o meu rádio Futaba perdeu sinal a cerca de 100 mts do aeromodelo…e descobri em testes de bancada que o meu equipamentos de FPV de 2.4ghz, e dependendo da posição que eu estava em relação ao equipamento, chegava a inibir completamente o sinal entre o receptor e o rádio, isso sempre depois de alguns minutos em funcionamento, por isso não percebia antes, mas também fiz testes com telefones sem fio (2.4Ghz) e descobri que interferia significativamente no sinal entre o FPV, tb fiz testes com modens de internet sem fio de 2.4GHZ, e o efeito foi o mesmo, sempre depois de alguns minutos funcionando o modem perdia o sinal entre o pc e derrubava a rede.Olá Carlos,
Foi por isso que tomei a precaução de escolher o TX de video 5.8Ghz, Tx de controle (futaba T10cag 2.4Ghz) mas pequei no local de instalação acredito eu. O TX de vídeo (mondo 500mw 5.8ghz) foi instalado também na parte de traz do quad com a antena na vertical que por sua vez estava muito próxima de uma das antenas do RX. Pode ter ocorrido uma interferência por harmônicas justificando a perda de sinal que ocasionou a perda do quad.
Wifi, telefone sem fio etc… no meu caso estavam fora de questão mas deve-se tomar cuidado sim, frequências muito próximas se não bloquear ao menos interferem o suficiente para reduzir o alcance.Abraço
José Luís
- Você deve fazer login para responder a este tópico.