Perda de Sinal Dragon Link

Fóruns Equipamentos Perda de Sinal Dragon Link

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    ola, preciso sa ajuda de voces,  eu e meu amigo gutemberg compramos um dragon link. instalamos no Futaba 9c conforme o manual so produto, Fizemos o bind, no avião instalamos a antena do uhf no sendido vertical numa das pontas da asa conforme ele recomenda  no site dele. o link de video é da lawmate de 1,2 de 1000w que fica na calda do skywalker. nos ja voavamos com um modulo futaba 2.4ghz. trocamos para o uhf e agora o avião a mais de 10m vive entrando em failsafe … sei que o modulo uhf se configura o failsae quando deixamos o botão do Tx e ele grava a posição dos comandos do  avião … o bind é feito segurando o botão quando eu ligo o modulo depois eu ligo o Rx.   eu não entendi muito bem como faz o rang teste .. mas é tudo tão simples que eu não sei o que esta errado. O Aero vive entrando em fail safe ai não confio tem como desabilitar essa configuração futuramente pois pretendo colocar o Cyclope osd. se puder ajudar eu agradeço antes que eu reenvie o produto para o fabricante.
Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 20)
  • Replies

    Amigao,

     

    Teste de range do Dragon link.

     

    Retire a antena do trasmissor e coloque o Dummy (aquela porquinha que veio atarrachada alí quando veio da fabrica).

     

    Liguei o radio e o aviao. (peça pra alguem segurar o aviao, caso entre em failsafe ele nao vai sair voando).

     

    Se afaste do aviao aproximadamente 20m. Se tudo estiver certo, você ainda deve ter controle sobre os comandos e a recepção está boa.

     

    Agora retire o Dummy, coloque de volta a antena no transmissor.

     

    Desatarrache a antena do receptor no aviao e mantenha o conector pelo menos 5cm longe do receptor. Ligue tudo, se afaste 20m. Se tudo estiver certo, você continua com controle sobre os comandos e isso indica que a transmissão está boa.

     

    Se você não conseguir chegar a 10m de distancia em um dos casos, o problema é de instalação. Alguma coisa está gerando harmonicas.

     

    Certifique-se de que o receptor foi bindado direito.

     

    Certifique-se de que as antenas estão bem conectadas (não aperte muito, nao precisa).

     

    Não voe sem failsafe. A função já existe pra isso !!

     

    Não se esqueça de ligar o link de video e tudo que você tiver de eletronico quando fizer o range test, só assim você descobrirá o que está errado.

     

    Também não deixe seu transmissor de video ligado por mais de 3 minutos sem refrigeração. O transmissor precisa de um fluxo de ar de no mínimo 7km/h para refrigerar.

    Ah lembrei de outra coisa…

     

    Colocaram o resistor na hora de ligar no 9C ? O 9C só funciona com o resistor.

     

    A luz do módulo do Dragon link fica verde direto ?

    Sim, a antena original do DL eu uso na cauda, por ser mais fácil de instalar.

     

    O link de video geralmente coloco na ponta da asa, e o receptor de GPS em cima, na fuselagem.

     

    Se for muito ruim pra voce instalar a antena na cauda, tente fabricar essa antena que pode ser instalada em baixo da asa, colada com fita de pacote. O Fred me passou essa dica, eu fiz e funcionou ainda melhor que a original !

     

    http://www.youtube.com/watch?v=sCypz0ZeDdo

    Ta, mas perai…

     

    o de 10k e o de 1k são pra aplicações diferentes…

     

    O de 10k você instala entre o sinal PPM e o positivo do rádio.

     

    O de 1K você instala se quiser que a luzinha azul do sinal RF acenda quando você liga o rádio.

     

    Não invertesse ?

    ola ricardo,    foi isso mesmo que fizemos, como esta no manual.

     

    Entao faz o teste de range com a camera e o TX de video desligados.

     

    Depois faz o teste de range com eles ligados. Vai ligando e desligando as coisas alternadamente até achar o que está causando a interferência.

     

    Vai anotando em um papel pra não se perder.

    1 – vc tem dois receptores, certo? tenta fazer o teste com o outro receptor e nos diga o resultado. 

    2 – Outra coisa, por um acaso vc nao ligou o transmissor, sem querer, alguma unica vez sem a antena conectada? 

    3 – Faca o teste de alcance desligando TODO o seu equipamento de FPV, deixe somente ligado o transmissor (radio + DL) e no aviao somente o Receptor. 

     

    Poste os resultados. 

     

    abracos 

    Franco
    Membro
    none
    A GoPro também não gera um monte de ruído em 433??

    michell jesus disse:

    sim a luz do do dragon link fica acesa direto, e usei 2 resistores na instalação, um de 10k e outro de 1k conforme o manual. mas mesmo com a antena do radio instalada ele não passa de 20m .. só se eu fiz o bind errado, mas funcionou todos os comandos e é simplesmente ligar o radio com o botão apertado e o Tx vai piscar e é só ligar o receptor tão tem nenhum jumper.   andei lendo que existe algumas cameras ccd que dão interferencias  no 433. estou usando uma ccd enquando a gopro não chega tenho que ligar só o tx  e rx pra testar a configuração do meu aero deve estar errado estou usando a antena do rx radio na ponta da asa e o tx do video na calda do aero, reparei que todas as fotos eu vejo a antena do dragon link na traseira do avião. Abraços

    Ricardo Stein disse:

    Ah lembrei de outra coisa…

     

    Colocaram o resistor na hora de ligar no 9C ? O 9C só funciona com o resistor.

     

    A luz do módulo do Dragon link fica verde direto ?

    Gera sim, muita interferencia em 433… tem que deixar a GoPro o mais afastada possivel tanto do transmissor de Video quanto o receptor 433.

    Franco Ripoll Leite disse:

    A GoPro também não gera um monte de ruído em 433??

    michell jesus disse:

    sim a luz do do dragon link fica acesa direto, e usei 2 resistores na instalação, um de 10k e outro de 1k conforme o manual. mas mesmo com a antena do radio instalada ele não passa de 20m .. só se eu fiz o bind errado, mas funcionou todos os comandos e é simplesmente ligar o radio com o botão apertado e o Tx vai piscar e é só ligar o receptor tão tem nenhum jumper.   andei lendo que existe algumas cameras ccd que dão interferencias  no 433. estou usando uma ccd enquando a gopro não chega tenho que ligar só o tx  e rx pra testar a configuração do meu aero deve estar errado estou usando a antena do rx radio na ponta da asa e o tx do video na calda do aero, reparei que todas as fotos eu vejo a antena do dragon link na traseira do avião. Abraços

    Ricardo Stein disse:

    Ah lembrei de outra coisa…

     

    Colocaram o resistor na hora de ligar no 9C ? O 9C só funciona com o resistor.

     

    A luz do módulo do Dragon link fica verde direto ?

    Franco
    Membro
    none
    E ai amigo, conseguiu resolver o problema? Eu to tentando comprar um DL com o Mike, mas recebi aquele email automatico de férias..
    Franco
    Membro
    none
    Que bom que encontrou a solução. Eu só achei estranho esse diagrama mostrado no site do opto acoplador sem usar um resistor em série com o emissor.. talvez esteja simplificado na figura.
    JuvertoKR
    Membro
    none

    O Range test você faz usando aquela tampinha que vem junto (que espero que vc não tenha jogado fora, rsrs)

    Você coloca a tampinha e vai se afastando. Se chegar a 30 passos, você vai ter mais de 10 km de alcance.

    Você deve deixar os equipamentos de video e de rádio bem separados. Veja se as antenas estão bem separadas e se não estão em curto (teste com o multímetro para ver se o centro não está em curto com a parte externa do conector)

     

    Não ligue sem antena. E deixe pouco tempo ligado só com a tampinha, só o suficiente para o range test.

     

    Depois de bindar o modelo, você colocar os comandos na posição que você deseja para o fail safe (normalmente com o leme virado para um dos lados, o profundor um pouco cabrado e o motor com um pouco de aceleração), daí com os comandos nessa posição segura o botão do dragonlink por dois segundos que ele guarda a posição.

     

    No seu caso, está me parecendo mal contato em alguma parte ou curto em alguma das antenas, mesmo.

    Juverto, peguei emprestado com um amigo, um Dragon link, mas ele está com problema de alcance. Com a tampinha (carga fantasma) ou com a antena, o alcance é quase o mesmo. Estou achando que a antena do transmissor está com o fio ativo aberto. Quando coloco o multímetro na ponta da antena e no pino central do conector, não tem continuidade. A menos que esteja enganado, teria que ter continuidade. Voce, ou qualquer outro colega do forum, tem essa imformação para tirar minha dúvida ?

    Um abaraço,

    Antonio Lazaro

    JuvertoKR disse:

    O Range test você faz usando aquela tampinha que vem junto (que espero que vc não tenha jogado fora, rsrs)

    Você coloca a tampinha e vai se afastando. Se chegar a 30 passos, você vai ter mais de 10 km de alcance.

    Você deve deixar os equipamentos de video e de rádio bem separados. Veja se as antenas estão bem separadas e se não estão em curto (teste com o multímetro para ver se o centro não está em curto com a parte externa do conector)

     

    Não ligue sem antena. E deixe pouco tempo ligado só com a tampinha, só o suficiente para o range test.

     

    Depois de bindar o modelo, você colocar os comandos na posição que você deseja para o fail safe (normalmente com o leme virado para um dos lados, o profundor um pouco cabrado e o motor com um pouco de aceleração), daí com os comandos nessa posição segura o botão do dragonlink por dois segundos que ele guarda a posição.

     

    No seu caso, está me parecendo mal contato em alguma parte ou curto em alguma das antenas, mesmo.

    JuvertoKR
    Membro
    none

    Teste para ver se suas antenas não estão em curto (teste o centro e o terra com o multímetro)

    JuvertoKR
    Membro
    none

    Elas não podem ter continuidade entre o centro e o terra (ou a malha)

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 20)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.