› Fóruns › Equipamentos › PERDA DE SINAL, DRAGON LINK, DEFEITO NO RADIO OU NO RX DO AVIAO? AJUDA!
- Este tópico está vazio.
- janeiro 8, 2012 às 8:21 pm
Pessoal, nos ultimos 4 voos que eu fiz começou uns “espasmos” no aviao durante o voo, depois de pelo menos uns 15-20 min de voo. Percebi que o rx (dragon link) perdia o sinal com o radio. Isso durava 0,5 segundo +/-, depois aumenta para 1s ate uns 3s. No primeiro voo que comecou foi umas 2 vezes. Depois isso foi se agravando, no proximo voo aconteceu varias vezes e uma das vezes durou uns 2 segundos… por fim no ultimo voo que fiz e nao vou voar mais ate descobrir o que esta acontecendo, fez umas 20vezes. Vejam o video.
Detalhes: ate uns 1,5km de distancia nao tinha acontecido nada, depois começa. Isso para quando eu estou uns 500 metros na volta e consigo pousar numa boa.
Vejam o video que fica facil de entender o que estou dizendo. É a mesma coisa que se eu desligasse o radio. A camera vai para o centro do servo, que no caso visualiza a asa, o aviao acelera, cabra um pouco e vira aileron, pois perdeu o sinal.
Alguem ja passou por isso ?
Alguem pode dar um palpite do que esta acontecendo? Ja fiz muitos voos e nunca tive esse problema. Nao mudei a configuracao/posicao(tx, rx, antenas, ertc…) do aviao.
http://www.youtube.com/watch?v=kTki2Mxhijg&list=UUeSX2_QuXbLEt9g-LcDtrWA&index=1&feature=plcp
- Replies
-
- janeiro 9, 2012 às 11:29 pm
O cabo que vai para a ponta da antena tem um fio central e tem a malha que protege esse fio (terra) . A metade da antena que vai soldada no fio central vai pra cima, e a outra metade que vai soldada no terra pra baixo.
Por um acaso aquela vareta preta que segura a antena não seria de fibra de carbono não né?
- janeiro 9, 2012 às 11:41 pm
Legal Fabio, acho que entendi e vou verificar isso amanha… Sobre a vareta preta é um caninho de plastico e agora eu tirei o fio de dentro do caninho e coloquei ele maior ate embaixo, ou seja dos dois lados da antena e fixei a antena por fora desse cano…. ficou bem esticado para cima e para baixo, por fora do cano, mas nao me atentei para o ground apontando para baixo…
- janeiro 9, 2012 às 11:53 pm
Pietro , a ponta de cobre fica apontada para cima !! é basicamente isso o que está no “manual” deles… neste fds foi o meu primeiro voo com o DL, fui a 1200m de altura sem nenhum problema.
Espero ter ajudado abç
- janeiro 9, 2012 às 11:54 pm
Daniel, esse link que voce passou nao funciona, pode verificar por favor?
daniel rodrigues filho disse:
- janeiro 10, 2012 às 12:01 am
O Ground correto faz toda a diferença.
O ideal é você desconectar o conector que vai no receptor para medir se não está em curto e saber qual cabo é o ground (no meu eu coloquei um alfinete espetado em um dos fios da ponta e usei um multímetro para saber qual vinha do conector do centro (e deveria ficar para cima) e qual vinha da carcaça (da malha) (e deveria ficar para baixo).
Outra coisa, depois de verificar e, se for o caso, arrumar o ground, faça o range test (desligue o rádio, coloque aquela tampinha de metal que veio no kit do dragonlink no tx (desligado), ligue todo o equipamento e veja quantos passos você consegue ir até entrar em fail safe (coloque alguém segurando o avião, sabendo que ele vai ligar o failsafe ao perder o sinal).
Se for 30 passos, está muito bom.
(não esqueça que para colocar ou retirar as antenas ou tampinha, você tem que estar com o rádio desligado (ligar o tx sem antena é garantia de queimá-lo)
(E não pode ficar ligado com a tampinha por muito tempo, também. Só o tempo para o range test – uns 5 minutos, máx)
Abraço
- janeiro 10, 2012 às 1:36 pm
O Esc ou o Bec muito próximos do RX do DragonLink afetam a performance dele tb, mesmo com a antena longe de tudo.
- janeiro 12, 2012 às 9:32 pm
Pessoal, hoje consegui pegar o aviao e ver os fios da antena. Nao tinha visto o link “antenas” no site da dragon labs. que explica tudo. Porem o fio do centro (cobreado) esta certo, ou seja, para cima. e a malha prateada soldada na ponta que vai para baixo (terra). Uma dica: consegui ver isso com uma lanterna de led forte que atravessou a cola “transparente”.
Juverto, nesse final de semana vou fazer o range teste com a tampinha somente e contar os 30 passos. Se nao der failsafe eu estou certo de que estou com problemas no radio. Vou trocar esse radio. A proposito, voce sabe se com esse radio (link abaixo) o Dragon link funcional bem ? nao tem nenhuma restricao?
http://www.futaba-rc.com/systems/futj9150.html
valeu!
- janeiro 30, 2012 às 9:06 pm
Pessoal, so para encerrar o topico e agradecer a todos que me ajudaram, pois aprendi mais um pouco, a troca do radio foi a solução. Acho que meu radio estava com problemas internos, sei la o que, mas comprei um futaba 10cap, coloquei o dragon link e fiz esse final de semana um voo, sem abusar muito avansei uns 4 km e 25 min de voo e nada de problemas.
valeu!
- Você deve fazer login para responder a este tópico.