Posicionamento antena TX vídeo

Fóruns Equipamentos Posicionamento antena TX vídeo

• Este tópico está vazio.
    Boa tarde pessoal,

sou novo no FPV, então tenho algumas dúvidas aos quais vão surgindo com os vôos.

Bom, eu tenho o tx e rx da Boscam 5.8Ghz 200mW, estou usando a antena do TX de vídeo conforme a posição da foto abaixo,

Minha pergunta, não seria melhor colocar ela na parte de baixo do avião, virada para o chão? (ao contrário do que esta agora)?

Obrigado!

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies

Anderson, em primeiro lugar eu, de cara, aconselho vc a se livrar dessas antenas, com essa aí vc não passa de 200, 300mts chiando mais que mulher qdo vc esquece o aniversário de casamento. Coloca duas antenas, rx e tx, com polarização circular, uma cloverleaf no tx e uma helicoidal no rx que vc vai se surpreender com esse tx de 200mw.

Escolha uma frequência no seu tx e compre duas antenas específicas para esta frequência que vc escolheu, o ganho é enorme quando vc usa antenas tunadas. 

Um bom lugar onde vc encontra um conjunto legal de antenas é a brdrones.com.br. Eles fazem antenas para qualquer frequência, basta você escolher.

Em segundo lugar, sim, se você colocar a antena, principalmente quando falamos de 5.8ghz, virada para baixo, você elimina possíveis barreiras entre tx e rx, no caso o avião, de interferência já que 5.8ghz tem poder de penetração muito menor em relação às outras frequências  usadas para o fpv. Lembrando que vc tem que respeitar o sentido da polarização, vc não pode por exemplo, colocar a antena no aero virada para baixo e usar a antena do rx, virada para o lado. Por outro lado vc pode usar a antena do tx virada para baixo e a do rx virada para cima.

Obrigado pelo esclarecimento Rodrigo,

vou dar uma melhorada nesse conjunto de antenas então, hj consegui 400m com as originais, dava umas falhadas de vez em quando, ate mesmo quando estava perto, mas no mais, td certo…

será que com estas antenas turbinadas, consegue-se atingir 1km com este conjunto?

abraços

Anderson, apesar do preço essa antena aí não vai te ajudar muito, como eu disse, o ideal é vc pegar um conjunto de antenas tunadas, por exemplo, você vai ter muito mais resultado se colocar o seu boscam no canal correspondente a frequência 5885mhz, e comprar duas antenas dessa aqui:

O que eu aconselho, e estou falando por experiências e contato com amigos, é você colocar uma clover no tx e uma helicoidal no rx, ambas tunadas para a mesma frequência correspondente ao seu tx da boscam. Com essa mesma configuração que a sua, um amigo meu voa frequentemente a 1,5km / 2 sem ruído, e eu usando um tx immersion 600mW voei 1km com um quad só que mais por falta de espaço, dava pra ir mais.

Outra coisa, antes de comprar, verifica se a entrada do tx e do rx são macho ou fêmea, se tem aquele pino central ou não, se vc comprar errado tome gambiarra pra adaptar…

A antena helicoidal, usada no rx em conjunto com a clover ou spw no tx, é uma antena com muito mais ganho, ou seja, ela pode te dar muito mais alcance e com qualidade, porém, por ela ser uma antena direcional vc precisa estar o tempo todo apontando para o seu aero/quad, o que popularmente nós chamamos de “cabeça tracker”, se vc usa óculos tem que ficar apontando sua cabeça pra onde o aero estiver ou usar uma antena tracker, mas pra 5.8 eu acho demais já que vc não voa longas distâncias usando 5.8.

Anderson, seria legal vc se informar bem, pesquisar bem antes de comprar pra não ter desgosto, que foi o meu caso e aprendi no erro.

Obrigado pela ajuda Rodrigo,

irei ver com eles então pra colocar essas antenas em meu equipamento..

uma pergunta, a antena helicoidal, por ser direcional, qual a posição correta dela em relação ao tx?

obrigado!

A helicoidal tem que estar apontada para o aero o tempo todo, isso significa que a posição dela vai variar. A SPW ou Clover que vc vai colocar no tx, se você conseguir colocar ela perpendicular virada para baixo, melhor, já que com o aero voando ela ficará sem nenhuma barreira física em relação a heli. O angulo de abertura de uma helicoidal de 5 espiras se eu não me engano é de 48 graus, então pensa que quanto mais longe estiver o seu aero, maior é o feixe.

entendi,

vou providenciar essas novas antenas e coloco aqui os resultados! 

obrigado pelos esclarecimentos Rodrigo!

abraço

JuvertoKR
    Membro
    none

Faça uma antena tunada, como falou o Rodrigo, que o desempenho do seu equipamento vai aumentar significativamente.

Abç

Rodrigo sempre disposto a ajudar. Tudo super explicado, só faltou desenhar 🙂

Anderson, para ver como um heli + cl é outro nível, tenho um kit 5.8GHz de 1.5W e com as antenas originais com 2km já falhava. Com essas novas, já voei 4km liso, sem sustos.

Sobre posicionamento da antena, vou testar essa nova posição (apontada para baixo) num skyhunter que tenho que achar tempo para montar. Depois posto o resultado.

Boa sorte!

No caso de link de 1.2Ghz 1000mW lawmate em um skywalker. O que acham de opção de antena tunada?

Abraço a todos.

Ecodrones, já me ajudaram muito aqui e ainda não sei muito, não custa nada perder 5 minutos do dia e ajudar quem está começando!

E essa yagi aí, já testou?

abs

ECODRONES disse:

Rodrigo sempre disposto a ajudar. Tudo super explicado, só faltou desenhar 🙂

Anderson, para ver como um heli + cl é outro nível, tenho um kit 5.8GHz de 1.5W e com as antenas originais com 2km já falhava. Com essas novas, já voei 4km liso, sem sustos.

Sobre posicionamento da antena, vou testar essa nova posição (apontada para baixo) num skyhunter que tenho que achar tempo para montar. Depois posto o resultado.

Boa sorte!

Uma vez que vc usou uma antena tunada é difícil voltar atrás, o ganho é imenso. Pra 1.2 a mesma coisa, não sei exatamente quantos % de perda vc tem usando uma frequência no tx muito diferente da antena mas eu sei que é grande, se alguém tiver essa info exata seria bom…

Alexandre Batista L. Nascimento disse:

No caso de link de 1.2Ghz 1000mW lawmate em um skywalker. O que acham de opção de antena tunada?

Abraço a todos.

Pessoal,

e caso for fazer uma antena dessas? quais os pontos que vocês consideram críticos para a fabricacao destas?

link com as dimensões de acordo com a frequencia especifica:

http://competefornothing.com/5-8ghz-channel-frequencies-cloverleaf-wire-lengths-diy-antenna/

abracos

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.