Posição da antena 433mhz

Fóruns Principal Posição da antena 433mhz

• Este tópico está vazio.
    Boa noite,

Tenho um rádio turnigy com módulo 1w orange uhf e antena nagoya 771, no quad fiz uma antena inverted vee para substituir a original, porém, gostaria em saber qual o posicionamento das antenas, tanto no rádio, quanto no quad.

A princípio utilizo o módulo + antena nagoya na vertical em relação ao rádio, mas minha dúvida é, no quad eu coloco a antena que fiz “fazendo” um V ou <, ou no rádio coloco a nagoya horizontal e no quad coloco a antena que fiz em V ou <.

Fiz um desenho no paint para demonstrar mais ou menos.

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Replies

As polarizações das antenas devem ser sempre iguais, vertical/vertical ou horizontal/horizontal, nunca diferentes entre se, perde-se até 20db , ou seja 100 vezes quando em polarizações diferentes entre se. No caso do quad, e preferivel usar um dipolo simples, pois ele estará em varias posições , frente , costas e de lado. Eu usaria com certeza polarização VERTICAL.

se o quad for de carbono, acho melhor colocar antena na vertical com as pontas para baixo,saindo do frame,porque o carbono bloqueia o sinal.Dependendo da altitude, o frame de carbono pode fazer sombra na recepção, ou emissão dos sinais.

Sim,mas se você assistiu,vai ver o Alexandre falando que o principio é o mesmo para QUALQUER frequencia.
    E quem não o conhece,ele é o alexmag do evoo.
    As informações do video coincidem com o site dragonlink,onde este fabricante recomenda posicionar a antena do receptor na vertical,assim como no 2.4ghz…e logicamente a antena do radio nunca apontada na direção do aeromodelo.
    Mas se observar os gráficos das ondas emitidas pelas antenas,vai ver que o video do alexandre é perfeitamente lógico.

Kkk conheço essa discussão,…

O correto é sempre na vertical, sempre, principalmente se for um elemento. Em nosso caso Mazza que temos diversity, deixamos ligeiramente deslocadas para lados opostos, pois se o quad mudar de atitude uma das antenas ainda capta com um ganho razoável. Talvez se deixassemos um antena na vertical e outra 90 graus seria o melhor caso, mas que ficaria estranho ficaria (esteticamente).

Alexmag sabe muito bem do que esta falando. E se analisar no analisador de espectro o ganho de recepção a medida que muda a posição das antenas verá exatamente o que ele diz.

Mas já te disse uma vez, esse negócio de RF é magia negra. Sexta faço um teste para você ver isso tudo.

Alessandro

hoje fiz um teste colocando uma antena vertical e outra na horizontal e perdi o sinal a cerca de 150metros com 2.4ghz,mesmo usando uma antena de 5dbi no radio..Então eu coloquei as duas antenas do ar6100 na vertical, sendo uma pra cima e outra para baixo(orientação do site dragonlink) e não perdi mais o sinal.

No meu caso, a posição vertical das duas antenas foi melhor que  a indicada no video em questão.

video da perda de radio.

https://youtu.be/c5D0vSyX1cs

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.