- Este tópico está vazio.
- fevereiro 24, 2013 às 5:53 pm
Pessoal, hoje, entrei para o roll dos pilotos que foram obrigados a fazer um pouso forçado, com seu SW, por pura falta de atenção no pré-vôo. Minha história é a seguinte: Por volta de 13:00hs fiz um vôo com meu SW e tudo correu as mil maravilhas. Boa decolagem, bom vôo e bom pouso. Como estava rolando um churrasco no clube, dei um descanso para o SW e fui participar do evento. Mais tarde, resolvi que era hora de fazer outro vôo. Conversa vai, conversa vem, comecei a preparar o modelo para o vôo. Foi ai que a distração botou tudo a perder. Ao invés de colocar no avião a bateria carregada, coloquei a bateria do vôo anterior. O resultado ? Um belo pouso forçado a 1 km da pista. Na aviação tem um ditado que diz que todo acidente é precedido por pelo menos 03 erros. Vamos aos meus erros: 1º erro, deixar de separar a bateria descarregada das outras baterias, logo após o 1º vôo. 2º erro, ficar de conversa durante o pré-vôo. 3º erro, deixar de checar se a bateria estava mesmo carregada antes de decolar. 4º erro, após a decolagem a telemetria mostrava claramente que a bateria estava esgotada, (voltagem baixa) e não foi percebido por pura distração. O resultado dessa sequência de erros, só não foi pior, porque consegui um local que me permitiu fazer um pouso seguro. Meu SW pousou sobre um capinzal de mais se 1,5 m de altura e nem chegou a tocar o solo. De qualquer modo, fica ai um alerta para os colegas que voam FPV. Prestem muita atenção antes de um vôo, se não, pode acontecer com você o que acaba de acontecer comigo. Felizmente, no meu caso, meu SW voltou inteirinho para casa. Nota: Imaginem procurar um aeromodelo a 1km de distância, no meio de um matagal de 1,5m de altura. É ai que entra a gravação na retaguarda e não com o gravador no modelo. Como tenho o costume de gravar meus vôos na retaguarda, foi a maior moleza localizar o SW. Logo após o acidente, rodei o vídeo no gravador e pausei na tela, a imagem de uns 10 m de altura e uns 50 m do local do pouso. Daí foi só ir até o local, identificar alguns marcos (estrada de chão, arvore, casas) e pegar o modelo. Simples assim.
Veja o video
http://www.youtube.com/watch?v=6_YyEFoz76o
Abç
- Replies
-
- fevereiro 24, 2013 às 6:43 pm
Interessante. Vale a pena essas reflecções. Inclusive sua narração. Algumas questões: qual o seu OSD GPS? Se estivesse com um skywalker 1900 teria conseguido aproximação suficiente da pista? Qual o teu gravador de imagens na “ground station”?
- fevereiro 24, 2013 às 8:32 pm
Grande Lázaro! Parabéns pelo pouso bem sucedido.
Apesar de suas dicas serem totalmente pertinentes, gostaria de dar uma opinião também.
Já passei por esta mesma situação antes, porém consegui chegar até a pista, pois (imangino que daria pra vc fazer o mesmo) após o corte do motor pelo speed, esperei alguns minutos até que a tensão subisse um pouco (como vc mesmo disse no vídeo) e depois mantive aproximadamente 2A de consumo durante a descida. Este consumo baixo não chegava a baixar a tensão da bateria e foi o suficiente para percorrer mais de 1km até a pista, mesmo estando a uns 300m de altura.
Agora uma coisa que faço hoje é desabilitar a função de corte do motor com a tensão baixa. Prefiro perder uma bateria do que o avião inteiro.
Bons voos!!
- fevereiro 24, 2013 às 8:59 pm
isso aconteceu comigo tambem… Identico… Gostei muito do video com a narracao!
- fevereiro 24, 2013 às 10:50 pm
Alexandre, meu OSD é um Tiny II, da Skylark, sem opção de coordenadas. Por estar com pouca altitude e com vento de frente, um SW de 1900, também não chegaria até a pista. Para registrar meus vôos, uso um gravador PV700 da BevRc. Ele tem uma tela de 2,5″ e voce pode ver o vôo direto nele.
Saratiel, sua sugestão de esperar a bateria se recuperar um pouco e depois usar amperagem baixa foi usada, mas não funcionou, a bateria estava quase a zero. Dos 5000mAh coube 4600 mA na recarga. Outra coisa, quando o motor parou, o SW estava a 1600 metros da pista a 295 metros de altitude e com vento de frente. Se reparar no velocímetro, a velocidade era de 10 km/h. Dos erros mencionados no meu texto faltou mais um, voar a favor do vento. Geralmente decolo e vôo contra o vento para ter mais penetração na volta, mas como acreditava que estava com bateria para voar uns 30 minutos, relaxei e deu no que deu.
Guilherme, a coisa é feia, só quem já passou por isso é que tem idéia do sufoco.
Um abraço aos amigos e obrigado pelos comentários
Lazaro
- fevereiro 24, 2013 às 10:55 pm
Não é mole, não!
O Sufoco é grande, mas parabéns por não perder a calma.
Isso evitou, não só você não perder o aero, mas recuperar ele inteiro.
Abç e valeu a proeza.
- fevereiro 24, 2013 às 11:11 pm
Juverto, manter a calma nas horas de sufoco é muito importante, mas manter um registro do vôo (video) ajuda muito na hora de procurar o modelo.
Um abraço,
Lazaro
- fevereiro 25, 2013 às 12:23 am
Bacana Lazaro. Parabens pelo sucesso. Eu tb tive o mesmo problema de vc..Fui um dia testar o rth do meu eagle tree e gastei 1200mha no teste. Pousei e em vez de por a bateria pra carregar, voei de novo e fui tentar voar mais longe que eu conseguisse. Como o eagle tree nao armazena o gasta anterior da bateria, eu voei no segundo voo achando que eu tinha bateria cheia. Cai ha 2km do local q eu estava e pra minha sorte depois de 40 minutos procurando eu consegui recuperar ele. Segue o link do voo http://fpvbrasil.com.br/video/recorde-distancia-8-km
- fevereiro 25, 2013 às 1:57 am
Israel, ainda bem que conseguiu recuperar seu SW quase inteiro. Este planador é um trator voador. O meu, como voce deve ter visto, quase atingiu uma rede elétrica também. Foi pura sorte, passei por baixo dos fios sem vê-los.
- fevereiro 25, 2013 às 2:53 am
Muito bom esse video.
Deveria chamar o que fazer quando a bateria acabar ( pane seca).
Parabéns pelo sucesso no pouso de emergência .- fevereiro 25, 2013 às 3:17 am
Pelo jeito quem pratica aeromodelismo elétrico ou já passou ou passará por uma situação dessa. Exceto no caso abaixo em um dia de ensolarado;
“The first flight of the Queen bee flying wing, transformed on to a flying 50W solar panel.
20Ah of batteries on board”http://www.youtube.com/watch?v=ir_vfBTXM8E
Asa funcionando com placas de captação de energia solar.
Abraço a todos.
- fevereiro 25, 2013 às 3:24 am
muito boa essa lição….
atenção a todo momento. Parabéns pela edição do video no intuito de nos alertar e por ter recuperado seu SW ileso.
- fevereiro 25, 2013 às 3:26 am
É isso ai Dalton, ainda bem que deu tudo certo.
Dalton Caldeira Rocha disse:
Muito bom esse video.
Deveria chamar o que fazer quando a bateria acabar ( pane seca).
Parabéns pelo sucesso no pouso de emergência .- fevereiro 25, 2013 às 3:28 am
Leandro, obrigado pelo comentário.
Leandro Santos disse:
muito boa essa lição….
atenção a todo momento. Parabéns pela edição do video no intuito de nos alertar e por ter recuperado seu SW ileso.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.