Pouso FPV Forçado, Sem Pista e Sem profundor

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    De repente, num vôo FPV o profundor falha,estamos perto do chão, mas a calma é preciso nessa hora. Estou em FPV e não tenho a visualização do aero, Vamos pensar rápido…

    Olha o que temos disponível nesse local, é muito pouco espaço, ma nem tudo está perdido, é só rodear a favor do vento e aproveitar o leme um pouco torto, e continuar a manter a calma.

    Ainda bem que o modelo é estável, diminuindo a velocidade e ele pica um pouco, acelerando ele cabra, hummmm, mas só tenho uma chance, não dá pra retornar mais, mas vamos lá… (pensamento de um piloto tentando manter a calma)…
    Tem que dar… calma + calma + calma…
    descontrolou um pouco, tirei muito o acelerador, picou demais…
    Opa!  Uma luz no fim do túnel.
    Opa! acelerei demais… calma, está terminando…
    Hummmmmm…
    Foi !!!!, A velocidade está parecendo mais do que a realidade,ele não estava muito rápido, então nada quebrado, nem câmeras, nem aero. Final feliz, graças à calma. Quando cheguei no local tinha muita gente esperando os OVNIS descerem da nave. Moral da história: CALMA!!!
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    kamikaze4206
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    Esse acontecido foi com o o WARP C3? Me corrija se estiver citando o modelo errado, mas podeira postar a planta do modelo? Estive analizando as fotos e creio que seja realmente estável e como as últimas peças de meu setup chegaram  estou pesquisando um bom modelo fpv para montagem e creio que esse seria o ideal ao tipo de voo que pretendo executar.

    Emerson Ribeiro disse:

    Mas Marcelo, não tinha outro jeito, se me enervasse ali, era babau. Também tem outra coisa, o vídeo cumpriu sua missão até o fim apesar dos obstáculos, do contrário não daria pra pousar.

    Marcelo Gomes disse:

    Sangue frio, hein? Parabéns pelo pouco…

    Um abraço!

    O Warp é um modelo muito grande, eu não queria chamar a atenção no local onde estava voando, então fui com o Lunmix que é quase tão estável e pode pousar em pequenos espaços por não estolar, mas não adiantou nada, chamou a atenção como eu não queria. Vou colocar aqui a foto dele daqui a pouco pra ti; a planta eu não tenho, mas posso ajudar a quem queira fazer um igual, esse não é tão difícil de fazer como o WarpAc3.

    kamikaze4206 disse:

    Esse acontecido foi com o o WARP C3? …

    Aqui estão algumas fotos do Lunmix, com rabo desmontável, meia antena do receptor pra fora e suporte para gravador, e também  a comparação de tamanho com relação ao Lunna. Mesmo pequeno, ele desce na vertical totalmente estabilizado, igual ao Lunna e o Warp.

    Com o gravador pronto no suporte

    Gustavo
    Membro
    none

    Nessa ultima foto, o que é esse negócio que parece um controle de portão? Ali no bico na esquerda da foto, sobre a peça cinza?

     

    A “peça cinza” é um suporte imantado regulável do gravador de vídeo (chaveiro espião); basta encostar ali e já está preso (veja o detalhe na segunda foto – sem o gravador)

    ué emerson, se o aero é v-tail e sem aileron, como vc conseguiu controlar leme e não profundor? é mixado mecanicamente? até onde eu sei, com apenas 1 servo funcionando ele faz dois movimentos junto (sobe e vira pra um lado, desce e vira pro outro), de forma a ser, pelo menos teoricamente, razoavelmente controlável…se for mixado mecanicamente, tá explicado.

    É o seguinte, Mayer, ele é mixado etetrônicamente mesmo com dois servos, um do leme e outro do profundor  (correspondente ao mixer do rádio). Na hora eu percebi que com um servo (o que corresponde ao leme no rádio), o modelo não respondia bem quando eu movia o stick pra qualquer direção, profundor ou leme, ele não respondia bem, então mantive tudo parado numa certa posição, mas eu conseguia com muito cuidado e leveza algum movimento lateral mantendo tudo “torto”, como relato no segundo texto. Então o mesmo movimento que desmantelava o profundor abruptamente, ajudava levemente no leme, desde que eu compensasse na aceleração toda vez que muito levemente (com receio até de melar tudo) em tentava fazer uma curva. A posição que o servo quebrou ajudou um pouco.  

    kamikaze4206
    Membro
    none

    Lembro que a algum tempo atrás, postou fotos deste modelo da foto abaixo parecido com esse das fotos que postou agora (warp ac3)que é o que me referi.  Poderia passar alguns dados como envergadura, perfil, corda, comprimento, angulo do poliedro e diedro, se tiver, distancia do ponto de fixação da asa outros dados que julgar relevantes. 

    Emerson Ribeiro disse:

    O Warp é um modelo muito grande, eu não queria chamar a atenção no local onde estava voando, então fui com o Lunmix que é quase tão estável e pode pousar em pequenos espaços por não estolar, mas não adiantou nada, chamou a atenção como eu não queria. Vou colocar aqui a foto dele daqui a pouco pra ti; a planta eu não tenho, mas posso ajudar a quem queira fazer um igual, esse não é tão difícil de fazer como o WarpAc3.

    kamikaze4206 disse:

    Esse acontecido foi com o o WARP C3? …

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Isto me fez lembrar uma idéia que tivemos aqui no clube onde dou instrução de helis, em fazer uma camiseta com as respostas as seguintes perguntas que são feitas por todos que se aproximam : QUAL A DISTANCIA QUE VOA, QUANTO TEMPO DE VOO E QUANTO CUSTA ? Imediatamente virariamos de costas e la estariam as perguntas respondidas facilitando de muito nosso trabalho;;kkkkk

    Emerson Ribeiro disse:

    Nesse caso foi o seguinte: Aqui no nosso clube (Ninho das Águias) é um lugar que venta muito forte por quase todo o ano, tão forte que por vezes chega a derrubar algum aero que esteja na bancada pra limpeza ou reparo, por isso normalmente costumamos deixar tudo no chão. Na véspera desse pouso aí ele levou um tombo feio da bancada, e justamente o rabo bateu no chão. Na hora verificamos e parecia estar tudo bem, e não voamos mais por causa do vento muito forte. mas a pancada deve ter quebrado algum dente. Nesse episódio (dia seguinte) foi feito o teste antes da decolagem e testes de segurança, tudo ok, mas lá em cima o defeito apareceu com os movimentos do servo. Isso normalmente não acontece, a gente conta certo que não acontece esse tipo de defeito no ar, isso foi algo à beira do inédito. O outro caso citado (do leme) foi quase a mesma coisa, eu havia sido solicitado pra procurar um aero perdido na Barra da Tijuca num dia de ventos fortes, e num turbilhão de vento o pouso bateu o rabo. Dias depois, no dia do ocorrido, lá no Hodeluã, eu estava cheio de gente curiosa em volta, perguntando isso e aquilo, respondia um aparecia outro, que tortura na cabeça…    não dava pra raciocinar os procedimentos de decolagem, por isso aquela placa nos ônibus “FALE COM O MOTORISTA SOMENTE O NECESSÁRIO”, deveríamos ter isso na nossa camiseta. Levantei vôo com a coisa já quebrada, como o motoplanador sobe muito estável, quando dei pela coisa já estava lá em cima, e sem alarde fiquei rondando e ondeando no vento por uns 4 ou 5 minutos até encontrar um jeito de pousar. Fica o alerta: bateu alguma coisa, faça uma revisão profunda do modelo, sobretudo dos servos (nunca lembramos deles nas pancadas)

    Impressionante o que você está dizendo, como as perguntas são sempre as mesmas em todo lugar, aí também, é? Impressionante…  agora, mas impressionante ainda é a idéia MA-RA-VI-LHO-SA que vocês tiveram, ehehehehehe   é só dar as costas…  muito bom, cara!  Certamente vou copiar eheheheeeeeeeeeeeeee  eta idéia boa sô. Brigadão, Capanema.

    Capanema RJ disse:

    Isto me fez lembrar uma idéia que tivemos aqui no clube onde dou instrução de helis…

    Kamikaze, eu realmente não tenho a planta, mas te prometo que envio pra ti ainda esta semana as medidas do Warp que você me solicitou. 

    kamikaze4206 disse:

    Lembro que a algum tempo atrás, postou fotos deste modelo…

    Marcelo Camargo
    Participante
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    kamikaze4206
    Membro
    none

    Obrigado! Fico no aguardo então!

    Emerson Ribeiro disse:

    Kamikaze, eu realmente não tenho a planta, mas te prometo que envio pra ti ainda esta semana as medidas do Warp que você me solicitou. 

    kamikaze4206 disse:

    Lembro que a algum tempo atrás, postou fotos deste modelo…

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