PPM – Breve explicação

Fóruns Específicos Base de conhecimento PPM – Breve explicação

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom, como existem muitas dúvidas, resolvi fazer este post para tentar explicar o que é um sinal PPM. Quero deixar bem claro que nao sou tecnico em eletrônica e nem trabalho na área, é apenas um hobby….entao qualquer besteira dita aqui, por favor me corrigir! Mas, vamos lá.

    PPM – Pulse Position Modulation – É uma forma de `codificar` os canais do seu rádio em uma frame, ou pacote de dados. Imagine como o código morse: vc tem apenas uma linha de comunicação (um som ou uma luz) e precisa passar vários dados por ela…como fazer isso? Criando uma sequencia pré-definida de dados!

    Quando o seu rádio enviar o sinal PPM para o transmissor (seja ele interno ou externo), ele envia um pacote com a posição atual dos canais (sticks) em um formato pré-definido. Um exemplo do que estou falando é esta figura:

    Esta imagem eu gerei pelo meu osciloscopio, capturando o sinal do meu rádio Futaba no modo de 8 canais PPM. Esta é a sequencia PPM que o rádio envia para o módulo. Se você reparar, existe uma linha e certos `quadrados` nesta linha. Cada quadrado deste é chamado de pulso e este representa um canal. Repare no número “1” do lado esquerdo da imagem. Imaginem que existe uma linha horizontal neste numero 1, esta linha representa 0v (zero volts). A linha amarela (o sinal do rádio), possui uma amplitude de 2,72v, como é informado no gráfico. Agora você me pergunta: como isso funciona? Simples: o sinal PPM nada mais é do que a variação entre 0v e 2.72v, no caso do meu rádio. Se você reparar, vai perceber que o rádio mantem SEMPRE o sinal como alto, ou seja, 2,72v. Quando vai começar a inserção de um canal especifico, o rádio baixa o sinal para 0v por exatamente 300us (micro-segundos, ou 0.3ms) e sobe novamente para 2,72v, mantendo este sinal `alto` de acordo com a posição do stick…..por esse motivo cada pulso da imagem tem um tamanho diferente.