primeiro projeto asa FPV

Fóruns Equipamentos primeiro projeto asa FPV

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Bruno Caczan
    Membro
    none

    Ja venho pesquisando a um bom tempo, mas ainda tenho algumas duvidas!

    pretendo ter um alcance de 5 a 10 km com bastente qualidade

    Setup que pretendo usar com base em minhas pesquisas:

    -plataforma- asa para fpv 1,4m(2 baterias de 2200mha)

    -video- RC72mhz /Video 900mhz ou 1,2 LAWMATE ou RANGEVIDEO(bateria independente para sistema de video)

    -tela de lcd com alto brilho e tela anti-reflexo

    -OSD- eagle tree

     

      Vejo na maioria dos melhores pilotos de FPV falando dos radios de 72mhz é a melhor opção para FPV, devido ao longo alcance , e tambem as limitaçoes dos radios 2,4 por interferencia com obstaculos.isso confere com relacao a distancia e obstaculos? tendo em vista que moro num vale.

     Qual seria a combinação de video”perfeita” com o radio de 72mhz?

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 53)
  • Replies

    Não tenho muitos conhecimentos na área de long range, mas creio que para 5Km não há necessidade de sistema UHF. Deve ser possível com um booster no rádio e antena patch para o vídeo.

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    como uso meu futaba 2,4 nos meu aeros normais,e eu nao gostaria de fazer modificações nele,acredito que vou comprar um radio futaba 6ch FM PCM ate mesmo usado só para a pratica de FPV, porque ai posso modificar antenas e tambem quero um sistema 72mhz para o FPV, pois pretendo ir aumentando a capacidade.

    Ja encomendei minha asa FPV, e so estou esperando chegar!

     

     

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    nao seria o tempo de duração , e sim a distancia!

    daniel rodrigues filho disse:

    O Israel usou 4 lipos de 5.000 miliampéres para longo tempo de duração ! troque uma idéia com ele !

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    no Brasil rssrs e vc?

    Rafael disse:

    Onde você pretende voar 10 km?

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    Bom galera , minha asa já chegou ,1,4M envergadura, muito bonita e bem cortada, ja lixei, agora estou esperando para chegar os servos e alguns materiais como epoxy ,tenho uma previsão media de 800gr

    ja estou montando uma lista de produtos para comprar

     

    FPV

     

    TX e RX (video)

    -Lawmate 1,2 ghz

     

    Para long range do sistema de RC

    -chain link

     

    sistema OSD

    -Complete OSD PRO 100A 10 Hz GPS and Auto-Pilot system w/ wire leads – V4

     

    câmera

    -550 linhas very high definiton 

     

    óculos 

    -Fat shark

     

    sistema long range video

    -ainda nao decidi

     

     

    ASA

     

    -Radio Futaba pcm ppm 7 uap( ja comprado)

     

    -2 servos 3003 Futaba (ja comprado)

     

    -2 baterias 3s 11,1v de 2200mha, ou uma de 5400mha para motor e servos

     

    -1 bateria de 11,1v 1300 mha 3s para sistema de video(ja comprada)

     

    -1esc 60A(ja comprado)

     

    -motor ( ja comprado)

    http://www.gabahobby.com/item/align+450l+brushless+motor(1000kv)+rcm-bl450l+kx850119c

     

    -Helices

    10×5   ou 9×7,5

     

     

    gostaria que alguém me ajudasse na escolha do sistema long range de video, estou pesquisando mas ainda estou nas duvidas a respeito de qual antena usar no solo e se uso a original mesmo na asa.

    outra duvida é se o sistema OSD é ligado diretamente no receptor do chainlink?

    alguém conhece uma loja nos EUA que tenha todos esses itens?nao precisa entregar aqui no Brasil!


     

    JuvertoKR
    Membro
    none

    O Chain link é muito bom, porém se você não precisar de muita mobilidade há boosters para 72mhz que não são muito portáteis, mas são mais baratos que os de 433 mhz e te dão um alcance muito bom.

    Com uma antena patch no solo e a original que vem com o lawmate nele você já voa 10km.

    O OSD é ligado à câmera e ao tx de video, ao receptor (seja qual for) e ao BEC ou bateria auxiliar (normalmente)

    Uma loja muito boa nos EUA é a Hobbywireless

    Duas dúvidas, porém:

    – Esse motor só produz 150W como diz no site? Talvez esteja enganado, mas parece pouco para uma asa com equipo de FPV completo.

    –  Onde você comprou essa asa?

    Boa Sorte,

     

    Rony Suplicy
    Membro
    none

    Realmente este motor é pequeno para esta asa, ele pesa só 58 gramas. 150 w  e 15 amperes é muito pouco. O ideal seria o dobro para vc ter segurança se  pegar um vento. Com este motor pequeno acho que ela não sobe nem soltando com elástico.

    Abs

     

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    Ola JuverKR , me passa um link de algum booster desse mais barato , para 72mhz pra eu dar uma olhada

    antena pach de quanto voce se referiu?

    sobre o motor , segui a indicação do dono da iguaçu hobby que foi onde eu comprei essa asa, segundo ele a asa precisa de um motor de 1000 kv , para levar ate 1 kg.

    Rony Suplicy
    Membro
    none

    Bruno, cuidado p não confundir rotação do motor com potência.

     

    Abs

    JuvertoKR
    Membro
    none

    Bruno, o Rony está certo, KV não tem nada a ver com potência. Melhor ler à respeito para evitar gastar dinheiro à toa.

    Já ví motores de  mais de 5.000kv com redução que sustentam modelos de menos de 50 gramas, voando no limite.

    Um emax 2822 tem 170 Watts com cerca de 900kv e neste caso serve para modelos de cerca de 700 gramas. 

    Um motor de 150 W levar 1kg. Acho meio complicado.

    Se o dono da Iguaçu, lhe falou (acho que isso já responde minha pergunta de onde que você comprou a Zagui), ele não deve estar mentindo. Só pergunto se você informou que você iria usar ela para FPV quando pediu orientação da motorização.

    O FPV significa um payload adicional de 300-600 gramas em média e isso é pelo menos uns  50-100 watts ADICIONAIS.

    Para ter uma idéia, meus 3 modelos para FPV tem respectivamente 300 – 450 e 700 Watts de potência.

    Quanto ao booster de 72mhz, tem o link em algum dos tópicos do site, eu lembro de ter lido, mas não tenho gravado o link, como você, teria que procurar.

    Então, boa sorte na busca e boa sorte com sua Zagui. Tomara que o motor seja suficiente, pois isso lhe garantiria um vôo bem econômico, situação muito desejável para vôos de longo alcance.

    A antena patch de 8dbi já lhe dá esse alcance (para 1.2ghz) e com um ângulo de abertura superior a 60 graus tanto vertical quanto horizontal.

    Vlw

    Rony Suplicy
    Membro
    none

    Bruno

    Na minha Zagi 1,20 metros  uso este motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3885

    que voa com folga.   Vc precisa de no minimo isto p voar a sua, 340 watts.

     

     

    Input Voltage : 7.4V~14.8V (2~4S Li-po)
    KV : 1700 rpm/V within 10%
    Dimentions : 35mm X 30mm / 1.38in X 1.18in
    Shaft diameter : 4mm / 0.16in
    Weight : 77g / 2.72oz
    Number of poles/magnets : 14
    Recommended model weight : 600~1300g / 21~45oz
    Power equivalent : .12,2stroke
    Stator Dimentions: 28-08
    Power: 340W

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    Certo Rony , obrigado! eu nunca entendi muito bem essa relação kv com potencia e helice! sempre dei uma viajada nesse assunto,pra mim é igual truco e xadrez,parece que nunca vou entender, rsrsrsrs, mas vou procurar ler um pouco a respeito

    Rony Suplicy disse:

    Bruno, cuidado p não confundir rotação do motor com potência.

     

    Abs

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    Certo Juverto, como disse no post acima eu nao manjo nada dessa parte de relação peso potência, e sempre peço auxilio de amigos.

    quanto ao dono da iguaçu ele me indicou um motor 35 alguma coisa com 1000 kv , ai eu achei que pudesse comprar qulquer motor de 1000 kv , mas vi que estou enganado, mas em relaçao ao motor eu ja peguei mas tenho certeza que posso troca-lo pois ainda não tirei da caixa.

    Vou procurar os links de booster de 72mhz, e quando eu der seguimento na montagem da asa ou tiver minha lista de compra completa eu posto aqui de novo,  muito obrigado pelas dicas amigo.

    JuvertoKR disse:

    Bruno, o Rony está certo, KV não tem nada a ver com potência. Melhor ler à respeito para evitar gastar dinheiro à toa.

    Já ví motores de  mais de 5.000kv com redução que sustentam modelos de menos de 50 gramas, voando no limite.

    Um emax 2822 tem 170 Watts com cerca de 900kv e neste caso serve para modelos de cerca de 700 gramas. 

    Um motor de 150 W levar 1kg. Acho meio complicado.

    Se o dono da Iguaçu, lhe falou (acho que isso já responde minha pergunta de onde que você comprou a Zagui), ele não deve estar mentindo. Só pergunto se você informou que você iria usar ela para FPV quando pediu orientação da motorização.

    O FPV significa um payload adicional de 300-600 gramas em média e isso é pelo menos uns  50-100 watts ADICIONAIS.

    Para ter uma idéia, meus 3 modelos para FPV tem respectivamente 300 – 450 e 700 Watts de potência.

    Quanto ao booster de 72mhz, tem o link em algum dos tópicos do site, eu lembro de ter lido, mas não tenho gravado o link, como você, teria que procurar.

    Então, boa sorte na busca e boa sorte com sua Zagui. Tomara que o motor seja suficiente, pois isso lhe garantiria um vôo bem econômico, situação muito desejável para vôos de longo alcance.

    A antena patch de 8dbi já lhe dá esse alcance (para 1.2ghz) e com um ângulo de abertura superior a 60 graus tanto vertical quanto horizontal.

    Vlw

    Rony Suplicy
    Membro
    none

    Bruno  Tb demorei p entender,  para  vc nao errar algumas dicas:

    1000 kv é a rotação. (no teu caso melhor entre 900 a 1200) pois menos rotação normalmente consome menos bateria.

    Quanto menor a rotação maior  o helice. (para escolher o helice, veja tb o passo, quanto menor rotacao, maior o passo), normalmente no manual do motor ja tem especificado qual helice indicado.

    watts  é potência e tb oconsumo (de 350 a 600 watts p vc) ,

    A Amperagem é quanto ele consome de acordo com o numero de celulas(volts) que vc usará. Normalmente é o máximo, com este valor acrescenta 50 %  para ter uma segurança e compra o ESC

    Na duvida use tambem o peso: (de 80g a 130g p vc) , um motor de 55g nunca vai ter esta potência.

    Se estiver errado por favor me corrijam.

    Abs

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 53)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.