› Fóruns › Equipamentos › primeiro projeto asa FPV
- Este tópico está vazio.
- outubro 25, 2011 às 3:35 pm
Ja venho pesquisando a um bom tempo, mas ainda tenho algumas duvidas!
pretendo ter um alcance de 5 a 10 km com bastente qualidade
Setup que pretendo usar com base em minhas pesquisas:
-plataforma- asa para fpv 1,4m(2 baterias de 2200mha)
-video- RC72mhz /Video 900mhz ou 1,2 LAWMATE ou RANGEVIDEO(bateria independente para sistema de video)
-tela de lcd com alto brilho e tela anti-reflexo
-OSD- eagle tree
Vejo na maioria dos melhores pilotos de FPV falando dos radios de 72mhz é a melhor opção para FPV, devido ao longo alcance , e tambem as limitaçoes dos radios 2,4 por interferencia com obstaculos.isso confere com relacao a distancia e obstaculos? tendo em vista que moro num vale.
Qual seria a combinação de video”perfeita” com o radio de 72mhz?
- Replies
-
- outubro 25, 2011 às 4:03 pm
Não tenho muitos conhecimentos na área de long range, mas creio que para 5Km não há necessidade de sistema UHF. Deve ser possível com um booster no rádio e antena patch para o vídeo.
- novembro 13, 2011 às 9:22 pm
como uso meu futaba 2,4 nos meu aeros normais,e eu nao gostaria de fazer modificações nele,acredito que vou comprar um radio futaba 6ch FM PCM ate mesmo usado só para a pratica de FPV, porque ai posso modificar antenas e tambem quero um sistema 72mhz para o FPV, pois pretendo ir aumentando a capacidade.
Ja encomendei minha asa FPV, e so estou esperando chegar!
- novembro 14, 2011 às 1:24 pm
nao seria o tempo de duração , e sim a distancia!
daniel rodrigues filho disse:
O Israel usou 4 lipos de 5.000 miliampéres para longo tempo de duração ! troque uma idéia com ele !
- novembro 14, 2011 às 1:32 pm
no Brasil rssrs e vc?
Rafael disse:
Onde você pretende voar 10 km?
- novembro 30, 2011 às 4:14 pm
Bom galera , minha asa já chegou ,1,4M envergadura, muito bonita e bem cortada, ja lixei, agora estou esperando para chegar os servos e alguns materiais como epoxy ,tenho uma previsão media de 800gr
ja estou montando uma lista de produtos para comprar
FPV
TX e RX (video)
-Lawmate 1,2 ghz
Para long range do sistema de RC
-chain link
sistema OSD
-Complete OSD PRO 100A 10 Hz GPS and Auto-Pilot system w/ wire leads – V4
câmera
-550 linhas very high definiton
óculos
-Fat shark
sistema long range video
-ainda nao decidi
ASA
-Radio Futaba pcm ppm 7 uap( ja comprado)
-2 servos 3003 Futaba (ja comprado)
-2 baterias 3s 11,1v de 2200mha, ou uma de 5400mha para motor e servos
-1 bateria de 11,1v 1300 mha 3s para sistema de video(ja comprada)
-1esc 60A(ja comprado)
-motor ( ja comprado)
http://www.gabahobby.com/item/align+450l+brushless+motor(1000kv)+rcm-bl450l+kx850119c
-Helices
10×5 ou 9×7,5
gostaria que alguém me ajudasse na escolha do sistema long range de video, estou pesquisando mas ainda estou nas duvidas a respeito de qual antena usar no solo e se uso a original mesmo na asa.
outra duvida é se o sistema OSD é ligado diretamente no receptor do chainlink?
alguém conhece uma loja nos EUA que tenha todos esses itens?nao precisa entregar aqui no Brasil!
- novembro 30, 2011 às 5:00 pm
O Chain link é muito bom, porém se você não precisar de muita mobilidade há boosters para 72mhz que não são muito portáteis, mas são mais baratos que os de 433 mhz e te dão um alcance muito bom.
Com uma antena patch no solo e a original que vem com o lawmate nele você já voa 10km.
O OSD é ligado à câmera e ao tx de video, ao receptor (seja qual for) e ao BEC ou bateria auxiliar (normalmente)
Uma loja muito boa nos EUA é a Hobbywireless
Duas dúvidas, porém:
– Esse motor só produz 150W como diz no site? Talvez esteja enganado, mas parece pouco para uma asa com equipo de FPV completo.
– Onde você comprou essa asa?
Boa Sorte,
- novembro 30, 2011 às 5:23 pm
Realmente este motor é pequeno para esta asa, ele pesa só 58 gramas. 150 w e 15 amperes é muito pouco. O ideal seria o dobro para vc ter segurança se pegar um vento. Com este motor pequeno acho que ela não sobe nem soltando com elástico.
Abs
- novembro 30, 2011 às 5:49 pm
Ola JuverKR , me passa um link de algum booster desse mais barato , para 72mhz pra eu dar uma olhada
antena pach de quanto voce se referiu?
sobre o motor , segui a indicação do dono da iguaçu hobby que foi onde eu comprei essa asa, segundo ele a asa precisa de um motor de 1000 kv , para levar ate 1 kg.
- novembro 30, 2011 às 5:58 pm
Bruno, cuidado p não confundir rotação do motor com potência.
Abs
- novembro 30, 2011 às 7:26 pm
Bruno, o Rony está certo, KV não tem nada a ver com potência. Melhor ler à respeito para evitar gastar dinheiro à toa.
Já ví motores de mais de 5.000kv com redução que sustentam modelos de menos de 50 gramas, voando no limite.
Um emax 2822 tem 170 Watts com cerca de 900kv e neste caso serve para modelos de cerca de 700 gramas.
Um motor de 150 W levar 1kg. Acho meio complicado.
Se o dono da Iguaçu, lhe falou (acho que isso já responde minha pergunta de onde que você comprou a Zagui), ele não deve estar mentindo. Só pergunto se você informou que você iria usar ela para FPV quando pediu orientação da motorização.
O FPV significa um payload adicional de 300-600 gramas em média e isso é pelo menos uns 50-100 watts ADICIONAIS.
Para ter uma idéia, meus 3 modelos para FPV tem respectivamente 300 – 450 e 700 Watts de potência.
Quanto ao booster de 72mhz, tem o link em algum dos tópicos do site, eu lembro de ter lido, mas não tenho gravado o link, como você, teria que procurar.
Então, boa sorte na busca e boa sorte com sua Zagui. Tomara que o motor seja suficiente, pois isso lhe garantiria um vôo bem econômico, situação muito desejável para vôos de longo alcance.
A antena patch de 8dbi já lhe dá esse alcance (para 1.2ghz) e com um ângulo de abertura superior a 60 graus tanto vertical quanto horizontal.
Vlw
- novembro 30, 2011 às 8:04 pm
Bruno
Na minha Zagi 1,20 metros uso este motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3885
que voa com folga. Vc precisa de no minimo isto p voar a sua, 340 watts.
Input Voltage : 7.4V~14.8V (2~4S Li-po)
KV : 1700 rpm/V within 10%
Dimentions : 35mm X 30mm / 1.38in X 1.18in
Shaft diameter : 4mm / 0.16in
Weight : 77g / 2.72oz
Number of poles/magnets : 14
Recommended model weight : 600~1300g / 21~45oz
Power equivalent : .12,2stroke
Stator Dimentions: 28-08
Power: 340W- novembro 30, 2011 às 8:42 pm
Certo Rony , obrigado! eu nunca entendi muito bem essa relação kv com potencia e helice! sempre dei uma viajada nesse assunto,pra mim é igual truco e xadrez,parece que nunca vou entender, rsrsrsrs, mas vou procurar ler um pouco a respeito
Rony Suplicy disse:
Bruno, cuidado p não confundir rotação do motor com potência.
Abs
- novembro 30, 2011 às 8:57 pm
Certo Juverto, como disse no post acima eu nao manjo nada dessa parte de relação peso potência, e sempre peço auxilio de amigos.
quanto ao dono da iguaçu ele me indicou um motor 35 alguma coisa com 1000 kv , ai eu achei que pudesse comprar qulquer motor de 1000 kv , mas vi que estou enganado, mas em relaçao ao motor eu ja peguei mas tenho certeza que posso troca-lo pois ainda não tirei da caixa.
Vou procurar os links de booster de 72mhz, e quando eu der seguimento na montagem da asa ou tiver minha lista de compra completa eu posto aqui de novo, muito obrigado pelas dicas amigo.
JuvertoKR disse:
Bruno, o Rony está certo, KV não tem nada a ver com potência. Melhor ler à respeito para evitar gastar dinheiro à toa.
Já ví motores de mais de 5.000kv com redução que sustentam modelos de menos de 50 gramas, voando no limite.
Um emax 2822 tem 170 Watts com cerca de 900kv e neste caso serve para modelos de cerca de 700 gramas.
Um motor de 150 W levar 1kg. Acho meio complicado.
Se o dono da Iguaçu, lhe falou (acho que isso já responde minha pergunta de onde que você comprou a Zagui), ele não deve estar mentindo. Só pergunto se você informou que você iria usar ela para FPV quando pediu orientação da motorização.
O FPV significa um payload adicional de 300-600 gramas em média e isso é pelo menos uns 50-100 watts ADICIONAIS.
Para ter uma idéia, meus 3 modelos para FPV tem respectivamente 300 – 450 e 700 Watts de potência.
Quanto ao booster de 72mhz, tem o link em algum dos tópicos do site, eu lembro de ter lido, mas não tenho gravado o link, como você, teria que procurar.
Então, boa sorte na busca e boa sorte com sua Zagui. Tomara que o motor seja suficiente, pois isso lhe garantiria um vôo bem econômico, situação muito desejável para vôos de longo alcance.
A antena patch de 8dbi já lhe dá esse alcance (para 1.2ghz) e com um ângulo de abertura superior a 60 graus tanto vertical quanto horizontal.
Vlw
- novembro 30, 2011 às 9:58 pm
Bruno Tb demorei p entender, para vc nao errar algumas dicas:
1000 kv é a rotação. (no teu caso melhor entre 900 a 1200) pois menos rotação normalmente consome menos bateria.
Quanto menor a rotação maior o helice. (para escolher o helice, veja tb o passo, quanto menor rotacao, maior o passo), normalmente no manual do motor ja tem especificado qual helice indicado.
watts é potência e tb oconsumo (de 350 a 600 watts p vc) ,
A Amperagem é quanto ele consome de acordo com o numero de celulas(volts) que vc usará. Normalmente é o máximo, com este valor acrescenta 50 % para ter uma segurança e compra o ESC
Na duvida use tambem o peso: (de 80g a 130g p vc) , um motor de 55g nunca vai ter esta potência.
Se estiver errado por favor me corrijam.
Abs
- novembro 30, 2011 às 11:34 pm
Valeu Rony, ja me clareou legal , ja fiz uma pesquisa em cima do que voce me passou e vi 3 motores.
http:/http://www.gabahobby.com/item/e-flite+park+480+brushless+outrunner+motor,+1020+kv+eflm1505
http://www.gabahobby.com/item/e-max+gt+brushless+2812-09+1060kv
esse achei muito pesado 155gr
http://www.gabahobby.com/item/o.s.+.25+2-stroke+brushless+motor+51011004
- Você deve fazer login para responder a este tópico.