primeiro projeto asa FPV

Fóruns Equipamentos primeiro projeto asa FPV

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Bruno Caczan
    Membro
    none

    Ja venho pesquisando a um bom tempo, mas ainda tenho algumas duvidas!

    pretendo ter um alcance de 5 a 10 km com bastente qualidade

    Setup que pretendo usar com base em minhas pesquisas:

    -plataforma- asa para fpv 1,4m(2 baterias de 2200mha)

    -video- RC72mhz /Video 900mhz ou 1,2 LAWMATE ou RANGEVIDEO(bateria independente para sistema de video)

    -tela de lcd com alto brilho e tela anti-reflexo

    -OSD- eagle tree

     

      Vejo na maioria dos melhores pilotos de FPV falando dos radios de 72mhz é a melhor opção para FPV, devido ao longo alcance , e tambem as limitaçoes dos radios 2,4 por interferencia com obstaculos.isso confere com relacao a distancia e obstaculos? tendo em vista que moro num vale.

     Qual seria a combinação de video”perfeita” com o radio de 72mhz?

     

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 53)
  • Replies
    Rony Suplicy
    Membro
    none

    Ola Bruno

    Ficaria com o segundo ou terceiro motor, o primeiro ficará fraco.

    Ja que vc esta comprando no Brasil peça ajuda do Gaba, dono da loja. Com certeza entende mais que eu.

    Não esqueça de observar o suporte que usará no motor, pois os 2 motores são diferentes. Escolha um que nao precise inverter o eixo, já que esta comprando um motor bom para não danificá-lo.

    Se vc observar no link acima, verá que o motor que uso tem um acessório que permite montar ele ao contrário sem inverter o eixo. 

    Abs

     

    Cara, eu tenho uma asa igual a essa. To usando pra fpv tb. So pra vc ter uma ideia de peso, a minha esta 850 gramas, pronta pro voo. Isso usando uma 3s de 2200 e uma 500Ma, uma camera de 12 gramas e tx de 500Ma, so!. Meu motor nao e o ideal, estou usando um pra quebrar um galho. Interessante para sua configuraçao seria o ntm 3536 de 1400kv, q deve ser o motor q o andre tem recomendou. Cuidado com a posicao dos servos … Ela é meio chata de acertar o cg, achomq vc vai apanhat um pouco usando 2 baterias. Tem uma foto dela aqui no site, se nao achar eu boto aqui.

    Ps: o doca-sp tem esse motor q falei.

    Abs

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    Fala Gustavo , que bacana , voce tem algum video dessa asa? qual as manhas para colocar as longarinas de fibra na parte central?qual sua autonomia com essa bateria de 2200? e qual o tempo de duraçao do sistema de tx de video com essa bateria de 500ma?

    o motor que o Andre me recomendou foi um motor 3530 com 1000Kv, hélice 10×6, esse que voce me falou de 1400kv nao teria um consumo muito alto?

    sobre o CG entao acho melhor pegar uma bateria só de 5000mah ou 5400mah né? como esta ajustado seu CG?

    Bruno, responde la no chat !

    Franco
    Membro
    none

    800g? Meu aero de 1,6m env, usando 2 baterias dessas de 2200mah, e toda a tralha de FPV ficou com 2Kg!

    Cada bateria dessas pesam 200g…

    Bruno Caczan disse:

     

    Bom galera , minha asa já chegou ,1,4M envergadura, muito bonita e bem cortada, ja lixei, agora estou esperando para chegar os servos e alguns materiais como epoxy ,tenho uma previsão media de 800gr


     

    Bruno Caczan
    Membro
    none

    Sim franco , na verdade sao 174gr as de 2200mah, mas ja vi que vai passar de 1kg facil , so de bateria eu conto quase 600gr, fora todo resto , acho que vai dar 1,5 kg isso sim rsrs!!

    Franco Ripoll Leite disse:

    800g? Meu aero de 1,6m env, usando 2 baterias dessas de 2200mah, e toda a tralha de FPV ficou com 2Kg!

    Cada bateria dessas pesam 200g…

    Bruno Caczan disse:

     

    Bom galera , minha asa já chegou ,1,4M envergadura, muito bonita e bem cortada, ja lixei, agora estou esperando para chegar os servos e alguns materiais como epoxy ,tenho uma previsão media de 800gr


     

    eu comprei o 3536 1100kv, ele é mais economico que o 1400… pessoal falou muito bem dele, vê com o gustavo, talvez em asa tbm fica bom

    Bruno Caczan disse:

    Fala Gustavo , que bacana , voce tem algum video dessa asa? qual as manhas para colocar as longarinas de fibra na parte central?qual sua autonomia com essa bateria de 2200? e qual o tempo de duraçao do sistema de tx de video com essa bateria de 500ma?

    o motor que o Andre me recomendou foi um motor 3530 com 1000Kv, hélice 10×6, esse que voce me falou de 1400kv nao teria um consumo muito alto?

    sobre o CG entao acho melhor pegar uma bateria só de 5000mah ou 5400mah né? como esta ajustado seu CG?

    Ricardo, é esse aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16230  ?

    Esse vai ficar fraco pra ele, a nao ser q pense em usar baterias 4s e helices com mais de 2 pás. Pra vc ter uma ideia, Um cara q postou um dos reviews usou um wattimetro para ver a potencia. Para conseguir 360w em bats 3s, ele teve q usar uma helice 10×6 com 4 pás ! Acho q pro peso teorico q asa dele deve ter, é melhor pegar algo mais forte. O lance do consumo cara, é do dedo. Oq é melhor, andar a full throttle em um motor de 200 watts, gastando uns 20 amps/h  ou andar com meio motor em um motor de 400 watts gastando os mesmo teoricos 20 amps/h ? Melhor a segunda opçao, o conjunto vai rodar frio, e caso precise, vai ter margem.

    Talvez esse aqui seja interessante: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16092

    Vai forcer 500 watts usando uma helice 10×7.

    Foto da asa do Gustavão !!!

    http://fpvbrasil.com.br/photo/asa-do-gustavo?context=popular

    um abraço de Goat !!!! ehehe

    Gustavo, não é esse ai não… é esse aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3886

     

    outro que é bom, mas acho que é exagero:  http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16092

    Olha os tests do primeiro link, o turnigy 3536C:

    Master Airscrew 10×8

    519.1 watts

    44.91 amps

    Master Airscrew 11×7

    505.9 watts

    43.88 amps

    Parkzone Messerschmitt BF-109  3-blade 10.6×7.8

    716.5 watts !

    65.02 amps !

    Master Airscrew 3-blade 10X7 (little worn)

    523 watts

    46.58 amps

    Master Airscrew 12×7

    651.8 watts

    59.02 amps

    Parkzone prop 9.5×7.5

    460.1 watts

    39.84 amps

    E-flite 11×8

    538.9 watts

    47.57 amps

    materia completa http://www.jasonweb.net/rc/parkzone-corsair-f4u-turnigy-3536c-motor-results/

     

    Ricardo, o segundo q vc botou é o mesmo q postei o link :). Acho q deve ficar bem legal. O seu ainda vai ficar fraco pra asa dele. Provavelmente ficaria interessante na minha, q é bem mais leve. A asa dele deve ficar pelo menos com 1,5kg.

    Tenho uma asa FPV, com 1,6m que ficou com 900g RTF, também com uma bateria 3S 2200.

    Minha experiência com motores é a seguinte:

    O primeiro motor que coloquei nela foi um NTM Prop Drive Series 35-36A 1400Kv / 550W (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14342). Ela voava cerca de 30min, com bem menos de 1/2 stick e qdo precisava, tinha força suficiente para subir na vertical.

    Posteriormente tive um problema com esse motor (entrou uma pedra e arruinou as bobinas) acabei comprando outro 35-36, mas o de 1100KV e 380W.

    O que posso dizer… voou? Voou! Mas a asa tinha que ser muito bem lançada e precisava de mais de meio stick para ficar firme.

    Por que? Porque uma asa não precisa de torque, ela tem baixo arrasto, ela precisa é de pitch speed. Com o motor de 1100KV ela passou a desperdiçar energia com torque que não era necessário, e exigia maior aceleração para andar na velocidade ideal.

    Resultado: como agora ela recebeu o peso extra de um FY117 e um FY21AP, não pensei duas vezes e voltei para o 3536 de 1400KV. E não troco por nada. Na minha opinião 30min são mais do que suficientes e o desempenho é excelente.

    Fica a dica.

    Aqui um vídeo dela e de um dos vôos

    http://www.youtube.com/watch?v=mSBoiYpXPcg

    Rafael, valeu pela ajuda e por compartilhar as experiencias com os motores. Vc esta usando rth na asa ou so estabilizacao? Queria trocar uma ideia com alguem q estivesse usando o rth para entender como ele funciona na asa.

    Abs

    Gustavo, na verdade ainda não testei, mas a idéia é utilizar o rth sim.

    Já andei trocando umas idéias com o pessoal, mas a impressão que tenho é que ninguém usou ainda o FY21AP em uma asa. No manual diz que funciona sem problemas, portanto irei tentar.

    Minha maior dúvida ainda com relação ao FY21 é que leio relatos de pessoas que instalam e sai tudo funcionando perfeito e de outras que juram que o negócio nõa funciona de jeito nenhum.

     

    Vi um vídeo do Alishan Mao, por exemplo, onde ele diz que não funciona em um aero de FPV da HobbyKing, e inclusive lenha o aero no vídeo.

    Aí pra ter certeza, só testando mesmo… infelizmente meu Aurora 9 ainda não chegou, e já vendi meu antigo DX6i, portanto, não tenho como fazer os testes ainda.

    Rafael, e quanto ao easyflite, sera que o 1400kv seria melhor tbm? o Carlos da mrmodelismos recomendou o 1100 para o easyflite e o 1400 para o tucano 27.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 53)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.