Problema modo Estabilizado APM

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    Thiago Couto
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    Boa noite a todos,

    Instalei e configurei meu APM numa asa FX-61.Na bancada estava tudo ok,tudo calibrado e devidamente configurado.

    Hoje fiz o primeiro voo dela com o APM,estava ventando muito,não sei se influenciou,mas quando eu passava para o modo estabilizado a asa fazia uma curva repentina e em seguida entrava em um mergulho.

    Não sei se o vento influenciou(ela voava quase parada) ou se ela fez algum comando brusco.

    Alguem já passou por isso e pode me dar uma luz?

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    Cara, ja voei com muito vento e rajado ainda (coisa de 38km/h) e a minha se comportou tranquila…se possivel mande o log do voo para darmos uma olhada…abcs

    pergunta besta, mas voce conferiu a atitude dos comandos quando aciona o Stabilize ? se estavam compensando para a direção correta quando inclina o aviao pra cima para baixo, e para os lados ? Porque acabei de instalar uma APM em um aviao PenguinFPV e nos testes iniciais, quando eu levantava o nariz do aviao, a resposta do stabilize era de continuar subindo, assim como fazia descer ainda mais quando apontava o nariz para baixo. O mesmo ocorreu quando eu rolava o aviao para esquerda, e ela fazia o aviao continuar no mesmo sentido. Ou seja , se eu tentasse voar assim ia pro chão com certeza.

    Ainda sou novato em APM em aviao, nao sei se tem mais algum detalhe a ser observado antes de voar.

    Pretendo executar um autotune em vôo, caso funcione regularmente.

    Boa lembrança checar tudo… quanto ao autotune, no meu aero fiz com level 6, no 5(defaut) fica muito lento…funciona muito bem…outra coisa que gosto mas que é mais perigosa e deve ser usada com cautela é o autolevel…ajuda e muito no alinhamento do aero…

    Marcelo “Cmte. Fox” disse:

    pergunta besta, mas voce conferiu a atitude dos comandos quando aciona o Stabilize ? se estavam compensando para a direção correta quando inclina o aviao pra cima para baixo, e para os lados ? Porque acabei de instalar uma APM em um aviao PenguinFPV e nos testes iniciais, quando eu levantava o nariz do aviao, a resposta do stabilize era de continuar subindo, assim como fazia descer ainda mais quando apontava o nariz para baixo. O mesmo ocorreu quando eu rolava o aviao para esquerda, e ela fazia o aviao continuar no mesmo sentido. Ou seja , se eu tentasse voar assim ia pro chão com certeza.

    Ainda sou novato em APM em aviao, nao sei se tem mais algum detalhe a ser observado antes de voar.

    Pretendo executar um autotune em vôo, caso funcione regularmente.

    Thiago Couto
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    Amigos,

    Descobri o que ouve ,foi falta de atenção minha rsrsrs Como o marcelo indicou,o Roll estava invertido no Stabilize ,por isso a tal curva repentina rs.

    Hoje refiz o voo,trimei e fui testar o modo Stabilize …No inicio ,o avião entrava num movimento de sobe e desce repentino ,e depois de alguns segundos o avião estabilizava,mas não aceita comando nenhum de Roll,alem de apresentar uma tendencia de picar.

    Pelo que li no guia,esse movimento de sobe e desce significa que os valores de P do pitch estão altos,confere?

    Agora não encontrei nada a respeito de não conseguir usar o roll durante o Stabilize,o que pode ser?

    Outra coisa que achei estranho foi o modo autotune.Fui tentar voar nesse modo,porem o avião repete o comportamento que apresentou durante o stabilize.ê bichin marrento

     P.S:Por algum motivo,esses voos de hoje não gravaram LOG…

    Stefano Cicatelli disse:

    Boa lembrança checar tudo… quanto ao autotune, no meu aero fiz com level 6, no 5(defaut) fica muito lento…funciona muito bem…outra coisa que gosto mas que é mais perigosa e deve ser usada com cautela é o autolevel…ajuda e muito no alinhamento do aero…

    Marcelo “Cmte. Fox” disse:

    pergunta besta, mas voce conferiu a atitude dos comandos quando aciona o Stabilize ? se estavam compensando para a direção correta quando inclina o aviao pra cima para baixo, e para os lados ? Porque acabei de instalar uma APM em um aviao PenguinFPV e nos testes iniciais, quando eu levantava o nariz do aviao, a resposta do stabilize era de continuar subindo, assim como fazia descer ainda mais quando apontava o nariz para baixo. O mesmo ocorreu quando eu rolava o aviao para esquerda, e ela fazia o aviao continuar no mesmo sentido. Ou seja , se eu tentasse voar assim ia pro chão com certeza.

    Ainda sou novato em APM em aviao, nao sei se tem mais algum detalhe a ser observado antes de voar.

    Pretendo executar um autotune em vôo, caso funcione regularmente.

    Thiago Couto
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    Atualização:Consegui baixar o log do ultimo Voo,ai está.

    Bom Dia Thiago, 

    No autotune ele entra basicamente num voo manual, onde ele fica analizando seus comando de sticks e salvando a cada 30s ( se não me falhe a memoria), ou seja como no próprio tutorial do ardupilot, quanto mais tempo vc voar no autotune, mais ele ira aprender( aconselho a voar pouco mais de 1min, desligar a chave e religar, para ir sentido as alterações)…. no inicio e realmente ruim o autotune mais depois de uns 3 minutos voando neste modo o aero já começa a ficar show…como vc mencionou a falta de comando no roll pode ser devido ao excesso de correção…então o fato de vc voar no Autotune exigindo o roll dele, ele ira aprender que precisa liberar mais roll…agora cuidado que isso mudara a velocidade de atuação do roll, contudo existe uma config que limita o angulo max de inclinação no aero, ou seja ele jamais ira “deitar” mais que essa configuração, por defaut se não me engano e 25 graus….na minha opnião e pouco, eu voo com 45 graus de limite  …o nome da config é LIM_ROLL_CD é bom que vc cheque isso antes do autotune, pois já vi pessoas achando que o autotune faria o aero curvar mais, o que não acontecia por esse limite!

    Outra….estava olhando seu LOG o seu Compass está descalibrado…cuidado pq num RTL isso pode dar problema….se tiver calibrado…cuidado com a proximidade de outros equipamentos, prinicipalmente RF, tive esse tipo de problema uma vez com a propria antena do MAVlink..

    Thiago Couto disse:

    Atualização:Consegui baixar o log do ultimo Voo,ai está.

    Thiago Couto
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    Qual valor que eu tenho que corrigir pra diminuir esse excesso de correção?

    Seu log ta com  o limite de inclinação me 5 graus !!! 5 graus vc não vai nem ver o aero virando….aumente o angulo se quiser que o aero curve de aileron quando estabilizado..LEVEL_ROLL_LIMIT

    Thiago Couto
    Membro
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    Sobre o compasso, eu achei estranho também, pois os valores que a calibração encontra pra declividade sempre são bem distantes,todos bem distantes do valor fornecido naquele site pra minha região,.não sei se isso é influência dos cabos da bateria próximos do APM
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