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- fevereiro 16, 2015 às 11:49 pm
Boa noite a todos,
Instalei e configurei meu APM numa asa FX-61.Na bancada estava tudo ok,tudo calibrado e devidamente configurado.
Hoje fiz o primeiro voo dela com o APM,estava ventando muito,não sei se influenciou,mas quando eu passava para o modo estabilizado a asa fazia uma curva repentina e em seguida entrava em um mergulho.
Não sei se o vento influenciou(ela voava quase parada) ou se ela fez algum comando brusco.
Alguem já passou por isso e pode me dar uma luz?
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- fevereiro 17, 2015 às 12:35 am
Cara, ja voei com muito vento e rajado ainda (coisa de 38km/h) e a minha se comportou tranquila…se possivel mande o log do voo para darmos uma olhada…abcs
- fevereiro 17, 2015 às 6:35 pm
pergunta besta, mas voce conferiu a atitude dos comandos quando aciona o Stabilize ? se estavam compensando para a direção correta quando inclina o aviao pra cima para baixo, e para os lados ? Porque acabei de instalar uma APM em um aviao PenguinFPV e nos testes iniciais, quando eu levantava o nariz do aviao, a resposta do stabilize era de continuar subindo, assim como fazia descer ainda mais quando apontava o nariz para baixo. O mesmo ocorreu quando eu rolava o aviao para esquerda, e ela fazia o aviao continuar no mesmo sentido. Ou seja , se eu tentasse voar assim ia pro chão com certeza.
Ainda sou novato em APM em aviao, nao sei se tem mais algum detalhe a ser observado antes de voar.
Pretendo executar um autotune em vôo, caso funcione regularmente.
- fevereiro 17, 2015 às 11:56 pm
Boa lembrança checar tudo… quanto ao autotune, no meu aero fiz com level 6, no 5(defaut) fica muito lento…funciona muito bem…outra coisa que gosto mas que é mais perigosa e deve ser usada com cautela é o autolevel…ajuda e muito no alinhamento do aero…
Marcelo “Cmte. Fox” disse:
pergunta besta, mas voce conferiu a atitude dos comandos quando aciona o Stabilize ? se estavam compensando para a direção correta quando inclina o aviao pra cima para baixo, e para os lados ? Porque acabei de instalar uma APM em um aviao PenguinFPV e nos testes iniciais, quando eu levantava o nariz do aviao, a resposta do stabilize era de continuar subindo, assim como fazia descer ainda mais quando apontava o nariz para baixo. O mesmo ocorreu quando eu rolava o aviao para esquerda, e ela fazia o aviao continuar no mesmo sentido. Ou seja , se eu tentasse voar assim ia pro chão com certeza.
Ainda sou novato em APM em aviao, nao sei se tem mais algum detalhe a ser observado antes de voar.
Pretendo executar um autotune em vôo, caso funcione regularmente.
- fevereiro 18, 2015 às 4:37 am
Amigos,
Descobri o que ouve ,foi falta de atenção minha rsrsrs Como o marcelo indicou,o Roll estava invertido no Stabilize ,por isso a tal curva repentina rs.
Hoje refiz o voo,trimei e fui testar o modo Stabilize …No inicio ,o avião entrava num movimento de sobe e desce repentino ,e depois de alguns segundos o avião estabilizava,mas não aceita comando nenhum de Roll,alem de apresentar uma tendencia de picar.
Pelo que li no guia,esse movimento de sobe e desce significa que os valores de P do pitch estão altos,confere?
Agora não encontrei nada a respeito de não conseguir usar o roll durante o Stabilize,o que pode ser?
Outra coisa que achei estranho foi o modo autotune.Fui tentar voar nesse modo,porem o avião repete o comportamento que apresentou durante o stabilize.ê bichin marrento
P.S:Por algum motivo,esses voos de hoje não gravaram LOG…
Stefano Cicatelli disse:
Boa lembrança checar tudo… quanto ao autotune, no meu aero fiz com level 6, no 5(defaut) fica muito lento…funciona muito bem…outra coisa que gosto mas que é mais perigosa e deve ser usada com cautela é o autolevel…ajuda e muito no alinhamento do aero…
Marcelo “Cmte. Fox” disse:
pergunta besta, mas voce conferiu a atitude dos comandos quando aciona o Stabilize ? se estavam compensando para a direção correta quando inclina o aviao pra cima para baixo, e para os lados ? Porque acabei de instalar uma APM em um aviao PenguinFPV e nos testes iniciais, quando eu levantava o nariz do aviao, a resposta do stabilize era de continuar subindo, assim como fazia descer ainda mais quando apontava o nariz para baixo. O mesmo ocorreu quando eu rolava o aviao para esquerda, e ela fazia o aviao continuar no mesmo sentido. Ou seja , se eu tentasse voar assim ia pro chão com certeza.
Ainda sou novato em APM em aviao, nao sei se tem mais algum detalhe a ser observado antes de voar.
Pretendo executar um autotune em vôo, caso funcione regularmente.
- fevereiro 18, 2015 às 5:22 am
Atualização:Consegui baixar o log do ultimo Voo,ai está.
- fevereiro 18, 2015 às 12:21 pm
Bom Dia Thiago,
No autotune ele entra basicamente num voo manual, onde ele fica analizando seus comando de sticks e salvando a cada 30s ( se não me falhe a memoria), ou seja como no próprio tutorial do ardupilot, quanto mais tempo vc voar no autotune, mais ele ira aprender( aconselho a voar pouco mais de 1min, desligar a chave e religar, para ir sentido as alterações)…. no inicio e realmente ruim o autotune mais depois de uns 3 minutos voando neste modo o aero já começa a ficar show…como vc mencionou a falta de comando no roll pode ser devido ao excesso de correção…então o fato de vc voar no Autotune exigindo o roll dele, ele ira aprender que precisa liberar mais roll…agora cuidado que isso mudara a velocidade de atuação do roll, contudo existe uma config que limita o angulo max de inclinação no aero, ou seja ele jamais ira “deitar” mais que essa configuração, por defaut se não me engano e 25 graus….na minha opnião e pouco, eu voo com 45 graus de limite …o nome da config é LIM_ROLL_CD é bom que vc cheque isso antes do autotune, pois já vi pessoas achando que o autotune faria o aero curvar mais, o que não acontecia por esse limite!
Outra….estava olhando seu LOG o seu Compass está descalibrado…cuidado pq num RTL isso pode dar problema….se tiver calibrado…cuidado com a proximidade de outros equipamentos, prinicipalmente RF, tive esse tipo de problema uma vez com a propria antena do MAVlink..
Thiago Couto disse:
Atualização:Consegui baixar o log do ultimo Voo,ai está.
- fevereiro 18, 2015 às 12:28 pm
Qual valor que eu tenho que corrigir pra diminuir esse excesso de correção?- fevereiro 18, 2015 às 12:46 pm
Seu log ta com o limite de inclinação me 5 graus !!! 5 graus vc não vai nem ver o aero virando….aumente o angulo se quiser que o aero curve de aileron quando estabilizado..LEVEL_ROLL_LIMIT
- fevereiro 18, 2015 às 5:01 pm
Sobre o compasso, eu achei estranho também, pois os valores que a calibração encontra pra declividade sempre são bem distantes,todos bem distantes do valor fornecido naquele site pra minha região,.não sei se isso é influência dos cabos da bateria próximos do APM
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