› Fóruns › Projetos DIY › Projeto doido, enfiar um dragon link dentro do Rádio JR9503
- Este tópico está vazio.
- setembro 30, 2013 às 1:34 pm
Oi pessoal, alguém já tentou algo similar antes ? acredito que seja possível, o JR9503 tem um espaço não utilizado na parte de trás que seria para o módulo de rádio, estou pensando em serrar por dentro com uma micro retifica e colocar dentro a placa do dragonlink usando uma extensão sma e substituir a antena original pela do dragon link. Olhe a foto mostrando o tamanho dá se for feito corretamenteo corte, minha dúvida é se esquenta muito a placa do dragonlink.
a caixa preta é oca, sem nada dentro, a placa vermelha é a do dragonlink..
- Replies
-
- setembro 30, 2013 às 3:19 pm
alguém aqui do fórum já modificou um turnigy 9x. coube, mas pelo que me lembro precisou blindar o dragonlink e os cabos. dá uma busca no fórum que você acha!
- setembro 30, 2013 às 5:17 pm
foi o Rafael (amigo do Laércio) Rio quem fez a modificação…- setembro 30, 2013 às 5:28 pm
Estou procurando o tópico, não achei ainda, ele detalhou, sabe em que época mais ou menos foi ? Vc também tem esse rádio ainda guilherme ? Cria coragem não ? Acabei de cortar a #@3!!! toda com a retifica, coube a placa como uma luva..
Não sobrou quase nada, passei fita isolante na parte de trás da placa do dragonlink para “isolar os contatos”que vai ficar face a face com a parte de trás da placa do rádio (a que aparece na foto, não vai encostar, vai ficar 5mm mais menos uma da outra.. Minha dúvida é se sem a case metálica o dragonlink funciona normalmente, ou se ela além de proteger para as placas não ficarem expostas tinham alguma função no sinal, e se a alta potência pode interferir com algo no controle, além de claro, temperatura, será que a placa esquenta muito ? Ví que o consumo é de 200ma, então beleza nesse ponto..
- outubro 1, 2013 às 12:48 pm
Felipe, procura melhor que tem mais detalhes nesse topico do Rafael. eu lembro que ele cobriu o dl com fita isolante e depois blindou com papel aluminio, mas sei que tinha mais coisa lá, vários probleminhas que ele achou a solução, e podem servir pra você!
- outubro 1, 2013 às 2:54 pm
Achei o tópico, o papel aluminio foi a palavra chave para achar.. Porém todas imagens estão fora do ar, realmente um pena…
Ricardo Affonso disse:
Felipe, procura melhor que tem mais detalhes nesse topico do Rafael. eu lembro que ele cobriu o dl com fita isolante e depois blindou com papel aluminio, mas sei que tinha mais coisa lá, vários probleminhas que ele achou a solução, e podem servir pra você!
- outubro 1, 2013 às 8:31 pm
Pessoal, vou tentar fazer, o corte interno para acomodar a placa já está feito, o fio com o sinal PPM também já está soldado (é o 4 pino embaixo do plug que sai com vários pinos na placa verde), agora terei que achar uma fonte de energia que me dê os 9.6v que alimentam o rádio, porém não posso puxar direto da bateria, visto que a placa ficaria ligada o tempo inteiro, teria que ligar somente quando o rádio também liga.. Alguma dica ?
- outubro 1, 2013 às 9:58 pm
o – você puxa de qualquer lugar, o lugar mais fácil pra achar o + é logo depois da chave on/off!
- outubro 2, 2013 às 7:00 am
Consegui, Segue novas fotos com quase tudo pronto, ficou perfeito a placa dentro do rádio, por fora não dá para perceber que o rádio é modificado e mesmo por dentro quase não se percebe, a placa ficou escondida.. Espero não haver interferências, consegui “capturar” a alimentação do controle que liga o dragonlink apenas com o rádio ligado, estou com os 3 fios prontos: Positivo, negativo e PPM, é só soldar o fio no dragonlink, ainda não fiz a conexão pois vou ter que comprar uma extensão de antena SMA de 5cm, consegui achar no ebay um cara com extensões com bom preço e com excelente qualidade, aparentemente é a mesma usada internamente no dragonlink, semi-rigida, RG402, segue link: http://www.ebay.co.uk/itm/290383966953
Sem a antena conectada não posso ligar o dragonlink, é isso que eles recomendam no site falando que pode queimar o dragonlink, não estou afim de arriscar por pura ansiedade afinal estamos falando de quase 800 dólares (JR9503 + Dragonlin).. Vou ter que ter paciencia e esperar..
Uma dúvida para quem usa o dragonlink, tem que deixar o radio em modo slave desligando o controle para poder usar o dragonlink ou pode ficar no master mesmo ? Caso fique no master, vai ficar transmitindo 2.4 ghz junto com dragonlink ?
vou fazer furos perto da antena, vai ficar como se fosse original mesmo, um furo de cada lado para colocar o led de funcionamento do dragonlink e o botão, porém só vou fazer isso após tudo funcionar perfeitamente..
Por enquanto não coloquei o papel alúminio para “isolar” o dragonlink, só vou faze-lo se não funcionar corretamente nos testes, ta ficando bem legal.
Alguem sabe o nome daquela conexão de antena minuscula, é um formado de circulo de uns 2mm com uma cavidade no meio ? Gostaria de comprar um adaptador daquilo para SMA femea, ai vou ter 2 suportes para antena no radio a do dragonlink vai ficar onde está a 2.4 hoje em dia fixa, podendo ser removida e uma um pouco ao lado que só vou usar para 2.4 quando for voar com 2.4, comprar receiver para helicoptero da dragonlink é quase 100 dólares, ai complica..
A maioria do uso é para FPV, porém de vez em quando vou usar para heli..
Outra coisa, alguem indica alguma bateria para substituir a original niMH de 1500mh, falaram que o melhor é LIFEPO4, pois a minha bateria original é de 9,6v, portanto colocar uma 3S é arriscado pois quando a carga ta cheia, a voltagem chega ficar 12,6v.. Vou precisar da bateria extra pois pelos meus calculo o rádio vai consumir o dobro do normal por causa do dragonlink, se antes tinha autonomia de 8 vou ter apenas 4 horas, ví que existe uma de 2100mah que dá 15 horas, o que seria maio ou menos 7 com dragonlink, um tempo bem rasoavel visto que só voo final de semanas e os voos duram no máximo 30/40 minutos..
Segue fotos
- outubro 2, 2013 às 12:38 pm
muito bacana!
se quiser ligar pra testar, o dragonlink tem que estar com a antena ou aquela tampinha de carga fantasma (não tenho dl, mas já li em vários lugares).
o conector que você tá procurando é o uFL (microFL, não achei o simbolo certo aqui), e as antenas 2.4 são RP-SMA.
- abril 28, 2014 às 2:58 am
Ola.
comprei um DragonLink.. esta chegando essa semana… mas andei lendo e acho q terei problemas pois uso radio JR 9503..
alguém sabe como posso instalar nesse radio..
obrigado
- Você deve fazer login para responder a este tópico.