QUAD para teste de Controladoras

Fóruns Específicos Plataformas QUAD para teste de Controladoras

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Olá pessoal, como muitos vem perguntado qual a melhor placa controladora, resolvi montar um frame de Quad para testar todas que tenho disponível e pretendo pegar emprestado ou comprar as que eu não tenho. 

    Separei por 4 categorias: 

    1- Giroscópio: KK HK V1, KK HK V2, KK BlackBoard, GU344.

    2- Giroscópio e acelerômetro: FY90Q, FY90QPRO, FY91Q, KK Flycam, MK, MultiWii (Arduino), FH-X46, DJI. 

    3- Giroscópio, acelerômetro e Barômetro (AH*): FY91Q, FY91Q, MK, KK Flycam, MultiWii (AVR Brasil), DJI. 

    4- Giroscópio, acelerômetro e GPS (PH** e RTH***): FY91Q, KK Flycam , MK, MultiWii (AVR Brasil), DJI. 

    Destas plataformas eu não tenho disponível: FH-X46, FY90QPRO, GU344.

    Pretendo comprar: DJI, MultiWii (AVR Brasil), MK. 

    Tenho disponível: KK HK V1, KK HK V2, KK BlackBoard, FY90Q, FY91Q, MultiWii (Arduino), KK Flycam. 

    *AH = Altitude Hold 
    **PH = Position Hold 
    ***RTH = Return to Home 

    Algumas fotos da montagem do frame: 

     
     
     
     
     
     
     

    PropSaver Invertido 

     
     

    KK’s: 

     

    Se alguém tiver alguma sugestão de controladora sera bem vinda! 

    Abs

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 22)
  • Replies

    Wilson estou usando o 2213N, Hélices 10X4.5 MK e ESC Plush 18A.

    Bom até hoje todas as KK que eu vi se comportaram da mesma forma, ainda não testei a BlackBoard que tem Gyros SMD, somente os tradicionais Murata.

     

    Luiz, vou ver se consigo uma GU344 emprestada para incluir também! Tudo sera filmado e documentado!

     

    Abs!

    eu tenho um gaui com o GU344, as unicas coisas que eu realmente nao gosto é que:

     

    1 – ele sacode na hora que voce desce vertical com velocidade, esse seria um bom teste pra aplicar com todas plataformas.
    2- o controle de altitude é só no dedo do piloto… ele estabiliza super bem, mas a altitude é no dedo mesmo…

    3 – comportamento no vento, dependendo do vento, por não ter controle de passo nas helices, o gaui não vai muito bem.

     

    lembrando que nenhuma das coisas acima tira o prazer de brincar com a maquininha nos fins de semana, esses são pontos que eu gostaria de corrigir com uma controladora melhor no futuro.

     

    Mais algumas fotos do frame: 

     
     
     
     
     
     
     
     
     

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Esse é um tópico que merece atenção e acompanhamento…

    Parabéns pela ideia, Vinícius… 

     

    Tópico destacado!

    Wagner
    Membro
    none

    Vinicius, uma sugestão quanto ao uso do prop-saver, devido ao uso da borracha a probabilidade de vibração é bem maior do que você usar o adaptador de hélice.

    Sim Wagner, eu sempre uso. Estou aguardando chegar.

    Abs

    Vinicius, tranquilidade ?

    Eu fiquei na duvida no cabo turnigy q vc usou para passar dentro do braço do quad.

    Ele nao deveria ser exatamente o mesmo AWG do cabo do motor ?

    Digo isso pq estou tendo varios problemas com isso no meu quad. Fica falhando d vez enquando e da tipo um pulo no ar do nada perdendo o controle. Acho que isso só pode ser o cabo.

    Qual seria o AWG do fio do seu motor ? Pelas fotos o do esc e do fio q vc usou para estender ambos são 14 awg ?

    []s

    Vinícius Fantini disse:

    Sim Wagner, eu sempre uso. Estou aguardando chegar.

    Abs

    Fala Vinícius, os fios do motor são mais finos, devem ser AWG 20 ou 22. Eu estou usando AWG 14, o fio não pode ser igual, tem que ser mais grosso, pois com o alongamento a resistência sobe. 

     

    No meu Quad XL eu usei fio de 1.5mm de cobre e não tive problemas. Inclusive fiz uns vôos ontem e os Motores são de 250W.

     

    E Claro, sempre enrolados dentro do tubo, nunca paralelos!

     

    Abs!

    Agora, no meu gaui com motores scorpion o fio é bem fino q saem dos motores. Vc saberia me responder qual cabo(AWG) seria mais indicado pra ligar nele?  

    Vinicius (Nadai) disse:

    Entendi. Otima informacao!!!

    vlw

    Vinícius Fantini disse:

    Fala Vinícius, os fios do motor são mais finos, devem ser AWG 20 ou 22. Eu estou usando AWG 14, o fio não pode ser igual, tem que ser mais grosso, pois com o alongamento a resistência sobe. 

     

    No meu Quad XL eu usei fio de 1.5mm de cobre e não tive problemas. Inclusive fiz uns vôos ontem e os Motores são de 250W.

     

    E Claro, sempre enrolados dentro do tubo, nunca paralelos!

     

    Abs!

    Com os Scorpion 2208 da Gaui da para usar AWG 16 ou 18, os motores tem 150W, isso para uma distancia de até uns 40cm, maior que isso recomendaria o AWG14 mesmo.

    Show.. vlw!!!

    Vinícius Fantini disse:

    Com os Scorpion 2208 da Gaui da para usar AWG 16 ou 18, os motores tem 150W, isso para uma distancia de até uns 40cm, maior que isso recomendaria o AWG14 mesmo.

    Olá pessoal, novidades! 

    Bom ontem eu testei a KK BlackBoard e a Flycan pela possibilidade de desabilitar a Flycan e voar só com a KK para testes. 

    Bom a primeira impressão da KK BlackBoard é boa, ela se comportou bem, deu para deixar o ganho quase no máximo, porem não senti diferença do Gyro MEMS. 

    Quando a Flycan estabilizou bem o Quad, porem não consegui usar o GPS, ele não armava direito, quando eu ativava o Quad ia para o outro lado e não firmava no HOLD, hoje vendo o site da KK ele lançaram um HotFix para este Bug e tambem o Ground Station! 

    Vou atualizar e fazer os videos. 

    FlyCam NaviBoard v1.2 (GPS Bug Fixed) 

    http://www.kkmulticopter.kr/index.html?modea=navi_firmware 

    FlyCamNavi v1.2 (2011.10.22) http://www.kkmulticopter.kr/naviboard/firmware/FlyCamNavi_v1_2.zip 

    FlyCam Ground Station v1.0 

     
     
     

    Como esta plataforma é bem avançada, vou deixar este tópico somente para o comparativo e abrir outro somente para ela. 

    Abs, 

    Vinícius

    Olá Vinicius,

     

    vi que vc está vendendo o FY-91Q, teve chance de fazer um test drive nele usando essa plataforma de testes? Tenho certeza que esses testes com uma mesma plataforma serão uteis para novatos escolhendo um quad.

     

    Abs,

     

    Antonio Santos

    Fiz sim Antônio, estou preparando o material ainda. Não vou mais utilizar a FY-91Q por isso estou vendendo preciso de estabilização de gimbal.

    Abs

    fala vinicius, eu estou com uma placa mult wii ainda estou regulando ela, coloquei no meu tricopter, depois se vc quiser testar ela para colocar aqui .

    falou

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 22)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.