QUADCOPTERO

Fóruns Específicos Plataformas QUADCOPTERO

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Talvez eu não tenha pesquisado o bastante mas não achei nada sobre inclinação para o centro dos motores instalados em quads ou multis.

O que eu vi foram aparelhos totalmente dependentes da eletronica e dedo para estabilização.

Á similaridade com os “asas duras”, o diedro das asas e o enflexamento do BA proporcionam ao avião estabilidade intrínseca em torno do eixo longitudinal. Porque não aplicar o princípio nos quad, ou seja, fazer um tilt dos motores para dentro, digamos 7° de modo que no caso de falha do estabilizador fique mais facil se salvar o modelo?.

Ele ficaria mais sensível a lufadas laterais? ( os aviões ficam ).

Alguem ja testou esse layout em quad ?.

Pretendo fazer “thrust in” de 7° no meu e se alguem ja testou e ajudar, agradeço.

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Replies

Lutero, nao faço a minima ideia se funcionaria com angulo para dentro. O que sei é que é altamente recomendavel um angulo, mas externo. O motivo do angulo nao é bem estabilização, mas sim para poder ter ‘comando’ o suficiente no ‘leme’ do multirotor.

Lutero Bueno
    Membro
    none

Sei não , Jonis.

A unica força que poderia diminuir a eficiência do “leme” do quad seriam os esforços de precessão dos quatro rotores-helices- que não estariam no mesmo plano e essa força ou melhor, momento se oporia à diferença de torque dos rotores que induzem mudança de proa.

Se 7° para fora ou para dentro a recessão seria a mesma logo afetariam da mesma forma o “leme’.

Um helice SF de 11″ com peso de 15g girando a 4000rpm e com thrust “in ou out”, geraria, com 7° e mudança de proa de 90° em 2 segundos, um torque contrario ao movimento de apenas dezenas de gcm.

O que eu gostaria mesmo seria ter informação se o “thrust in” dos helices melhoraria de modo sensivel a estabilidade ou não pois não tenho experiencia com multirotores.

Agradeço dicas no assunto antes de “colar as peças do quad”.

abraço

Lutero, tenho um pouquinho de experiência com este tipo de aeronave, não sei que tipo de estabilização você vai usar, mas já fiz varias experiências com ângulos nos motores e cheguei a conclusão que o melhor é deixa-los em 90° em relação as hastes, pois qualquer diferença mínima nesta angulação entre os motores, fará com que ele fique desequilibrado para um dos lados e a correção tenha que trabalhar mais ainda do que o normal, quanto ao leme (YAW), a controladora se incumbe de baixar a rotação de duas hélices para este fim, são usadas duas em sentido horário de duas em sentido anti-horário para a quebra do torque.

No caso de uma falha de um dos motores até o modelo de quatro hélices, normalmente é lenha, de seis em diante a conversa já é outra.

Lutero Bueno disse:

Sei não , Jonis.

A unica força que poderia diminuir a eficiência do “leme” do quad seriam os esforços de precessão dos quatro rotores-helices- que não estariam no mesmo plano e essa força ou melhor, momento se oporia à diferença de torque dos rotores que induzem mudança de proa.

Se 7° para fora ou para dentro a recessão seria a mesma logo afetariam da mesma forma o “leme’.

Um helice SF de 11″ com peso de 15g girando a 4000rpm e com thrust “in ou out”, geraria, com 7° e mudança de proa de 90° em 2 segundos, um torque contrario ao movimento de apenas dezenas de gcm.

O que eu gostaria mesmo seria ter informação se o “thrust in” dos helices melhoraria de modo sensivel a estabilidade ou não pois não tenho experiencia com multirotores.

Agradeço dicas no assunto antes de “colar as peças do quad”.

abraço

Acho que é mais fácil falhar um motor ou esc, do que a estabilização da controladora.

No meu os motores ficam na vertical, e a estabilidade é mto boa.

A MK já utiliza angulação nos motores no sentido do torque, justamente para quando for aplicado o comando do leme o sistema responda mais rápido e com menos perda de rotação nas hélices de sentido contrário. A DJI também apresentou no seu novo frame uma angulação de “diedro” ficando o CG mais baixo.

Este vídeo é interessante, um octo de voo plano: http://www.youtube.com/watch?v=tErvjPLyCYs

Abs

Vinicius, em relação ao ângulo dos motores em relação ao centro, existem benefícios quanto a estabilidade ,mas a um certo preço, a eficiência, pois de qualquer forma eles terão que neutralizar além do torque também o fluxo, a imagem abaixo serve para as duas situações, tanto em relação ao centro, como em relação aos próprios motores para compensar o YAW.

(haja relação.hehehe)

Veja, não sou nenhum expert, apenas estou expondo meu ponto de vista que pode estar completamente errado, graças aos amigos que fiz aqui aprendo cada dia mais.

As linhas em diagonal estão com 7°

Marcelo no caso esta angulação da 3 opção seria para ganho de estabilidade, porem se aplicada aos braços e não aos motores, baixando o centro de gravidade e melhorando o efeito “pendulo”. Já para compensar o YAW seria a inclinação vertical dos motores em relação ao braço, como no desenho abaixo (tosco de paint pois estou no servidor):

Entendi o que você falou, seria “pendular” como na imagem abaixo, isso eu ainda não experimentei.

Em relação ao YAW eu já fiz testes, como a diferença foi muito pequena em relação ao beneficio, deixei em 90° mesmo (é mais fácil.hehehe) 

Vinícius Fantini disse:

Marcelo no caso esta angulação da 3 opção seria para ganho de estabilidade, porem se aplicada aos braços e não aos motores, baixando o centro de gravidade e melhorando o efeito “pendulo”. Já para compensar o YAW seria a inclinação vertical dos motores em relação ao braço, como no desenho abaixo (tosco de paint pois estou no servidor):

Sim exato! Já vi alguns frames novos como na imagem, perde-se em manobrabilidade e ganha-se em estabilidade. Quando ao trust dos motores tambem só vi em equipamento de alta performace (> 6 motores) e com pouca inclinação (algo entre 4 e 8 graus)

Realmente é muita coisa para se experimentar!

Abs!

Lutero Bueno
    Membro
    none

Ok,Vinícius ja viu, Marcelo tambem. No esquema #3 aumenta algo na estabilidade e perde-se alguma coisa na manobrabilidade.

Vou fazer como no meu 1° esquema apresentado, sem torsão em relação ao braço, como para aumentar ou reduzir o yaw e sem abaixar o Cg.

A linha dos eixos dos motores convergentes acima em um ponto comum no eixo vertical.( hehehe. Essa precisão ninguem consegue mas se persegue )

Voces ja viram um avião asa alta ou cabana com 7° de diedro nas asas atender alerom??…

Num J-3 apenas um grauzinho por questão de estetica e num P-51ou P-40, etc, de 5 a 7 graus.

Obrigado a todos pelos esclarecimantos

abraços.

Vinícius se quiser eu corto uns para você. 

Com tudo isso de diedro, a resposta do aileron é bem retardada, só com curva de leme mesmo.  

“””Vocês já viram um avião asa alta ou cabana com 7° de diedro nas asas atender alerom??…”””

Lutero Bueno disse:

Ok,Vinícius ja viu, Marcelo tambem. No esquema #3 aumenta algo na estabilidade e perde-se alguma coisa na manobrabilidade.

Vou fazer como no meu 1° esquema apresentado, sem torsão em relação ao braço, como para aumentar ou reduzir o yaw e sem abaixar o Cg.

A linha dos eixos dos motores convergentes acima em um ponto comum no eixo vertical.( hehehe. Essa precisão ninguem consegue mas se persegue )

Voces ja viram um avião asa alta ou cabana com 7° de diedro nas asas atender alerom??…

Num J-3 apenas um grauzinho por questão de estetica e num P-51ou P-40, etc, de 5 a 7 graus.

Obrigado a todos pelos esclarecimantos

abraços.

Opa! Tenho interessi im Marcelo! Tenho um frame parado do 330X!

Como fazemos?

Entra em contato comigo pelo e-mail marcelo@avrbrasil.com.br

Um abraço

Vinícius Fantini disse:

Opa! Tenho interessi im Marcelo! Tenho um frame parado do 330X!

Como fazemos?

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.