Quadcoptero ? placa HK – ajuda

Fóruns Específicos Plataformas Quadcoptero ? placa HK – ajuda

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Pessoal,estou com um problema que não estou conseguindo resolver, estou com um quadcoptero com placa controladora da HK e não está respondendo aos comandos do radio, quando ligado se ouve os bibs normais e depois nada mais, nas configurações do radio apenas deixei o ATV dos 4 comandos em 50%,  se tenar forçar a rotação manual nos motores percebe-se que estão levemente travados.

Já fiz um teste com o sistema separando a placa, usando apenas receptor, speed, motor e o motor em questão funciona perfeitamente, respondendo o comando de aceleração, ou seja, não é meu radio, não é o receptor e Tb não é speed.

As ligação estão idênticas ao manual, observando  os polaridades, na placa observei um led smd que pisca apenas quando ligo o sistema e depois permanece apagado.

Pergunto se existe alguma configuração para fazer na placa para funcionar ou deveria ser plug em play ou ainda alguma dica que eu possa fazer para que funcione, estou desconfiado que a placa esteja com defeito.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 75)
  • Replies

Amigo, vc precisa armar a placa. Stick do acelerador para baixo e para a esquerda. Caso não arme tente o inverso, stick do acelerador para baixo e direita. Com a placa armada, O led ficará aceso. Com o procedimento contrário, direita ou esquerda, a placa será desarmada novamente. 

Abraço

Adriano W
    Membro
    none
    Ok, Allan, vou tentar fazer a noite, valeu pela dica.
    Pelo que vc disse, é quase que certo que seja isso. Qual esc e motor está usando?
    Adriano W
    Membro
    none

Esc – http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6457

Motor – http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8622

Deve ser sim, por que não fiz este procedimento e certamente ele está desarmada, amanha posto o resultado, valeu

Rony Suplicy
    Membro
    none

Abaixo a direita por 5 segundos para armar (acende led), abaixo a esquerda p desarmar (apaga led).

Aproveitando tambem tenho uma placa desta e meu quad nao para de girar,  se fosse um heli nao trava a cauda, ja tentei de tudo na placa e no radio, alguma idéia ? Piloto Helis e nao consigo travar o quad.

Abs

Olá Rony,

Voce precisa inverter o gyro do yam, existe uma forma de fazer isso pelo radio, veja o manual.

Caso seja o firmeware original da hobbyking, aconsenho que experimente a versão 4.7 do kapteinkuk, link abaixo, ela é super estável, como ele mesmo diz faz o quadri voar sobre trilhos. Siga exatamente toda a configuração, muito importante tipo da helice, na posição certa, rotação certa, ESC do motor na placa posição correta 1,2,3,4, não tem como errar se seguir sempre a receita de bola, ou seja o manual da placa com o firmeware usado.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1458663

Leia todas as informações previamente.

Espero ter ajudado.

Ubiratã

Oi Rony, além das recomendações do Ruze, verifique se os motores estão bem alinhados. Isso ocorreu comigo após uma queda que torceu um pouco o braço.

Rony Suplicy disse:

Abaixo a direita por 5 segundos para armar (acende led), abaixo a esquerda p desarmar (apaga led).

Aproveitando tambem tenho uma placa desta e meu quad nao para de girar,  se fosse um heli nao trava a cauda, ja tentei de tudo na placa e no radio, alguma idéia ? Piloto Helis e nao consigo travar o quad.

Abs

Oi Ruza, vou testar esse firmware. O que vc está utilizando para gravação?

Vou comecar a construção de um novo frame, e quero testar esta versão.

Abraço!

Ubiratã Ruza disse:

Olá Rony,

Voce precisa inverter o gyro do yam, existe uma forma de fazer isso pelo radio, veja o manual.

Caso seja o firmeware original da hobbyking, aconsenho que experimente a versão 4.7 do kapteinkuk, link abaixo, ela é super estável, como ele mesmo diz faz o quadri voar sobre trilhos. Siga exatamente toda a configuração, muito importante tipo da helice, na posição certa, rotação certa, ESC do motor na placa posição correta 1,2,3,4, não tem como errar se seguir sempre a receita de bola, ou seja o manual da placa com o firmeware usado.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1458663

Leia todas as informações previamente.

Espero ter ajudado.

Ubiratã

Adriano W
    Membro
    none
    Problema resolvido, realmente era apenas a inicialização da placa, dentro de 3 dias devo fazer o teste final, estou a espera dos spiner dos motores, valeu a ajuda.
    Rony Suplicy
    Membro
    none

Ruza e Allan

Vou testar esta semana as dicas e depois posto aqui. Obrigado pela ajuda

Rony Suplicy
    Membro
    none

Ruza e Allan

Coloquei a versão 4.7, ficou showwww…   agora consegui voar…ficou fácil.  Nunva voei outro quad, mas não acredito que outros que são bem mais caros sejam tão melhores do que ficou o meu.

Ainda nao entendi as funções dos potenciometros muito bem : Roll/Pitch/YAW.   Elas alteram a sensibilidade?  Acabei usando algumas  configurações que vi no forum…mas com todas voam. Antes nao voava com nada, só rodava e caia.  Testei agora a noite no jardim, com vento e garoando…amanha farei novas configurações.

Apliquei cola quente na placa para pilotar na praia.

Valeu

Abs

Rony

Oi Rony, bom saber. Qual gravador você está utilizando para gravar o firmware?

Estes potenciometros servem para você ajustar o ganho de cada um dos giroscópios.

Abs 

FB
    Membro
    none
    eu uso um gravador USBasp (do eBay) e a ferramenta do LazyZero para gravar o firmware… fui eu que fiz a tradução para PT-Br… 😉

http://lazyzero.de/_media/modellbau/kkmulticopterflashtool/kkmulticopterflashtool_0.32.zip

Rony Suplicy
    Membro
    none
    Usei o usbasp comprado no ebay tb, custou u$10 ,costumo usá-lo para atualizar o programa do meu radio turnigy.

Gravei usando sua tradução. Foi de primeira, até estranhei,rsss. Onde encontro o manual,pode ser em ingles,deste novo softerware?

Hoje em dia nao consigo pensar em aeromodelismo sem um Usbasp. Praticamente tudo é reprogramável.

Sou novo no hobby( 1 ano), gosto de comprar equipamentos baratos e “tuná-los”.

Neste ultimo ano aprendi muito de eletronica, melhorei minha concentração e tambem minha auto-estima. Afinal dá um prazer danado fazer várias maquinas diferentes voarem,sem contar as filmagens e o fpv.

Abs

Rony

Adriano W
    Membro
    none
    Amigos, como sou “marinheiro de primeira viagem em quad” aparecem algumas duvidas que podem parecer simples mas as vezes impedem de voar e até podem se transformar em quedas infantis.
    Estou tentando voar com o quad, e a tendência dele é sempre ir para um lado, já fiz diversas regulagens nos trimpots e quando arruma um lado estrago o outro, e a tendência dele é girar no eixo, por mais que se ajuste o Yaw, já chegou no fim da regulagem e continua o giro.
    A ultima tentativa que fiz foi tentar deixar a mesma rotação em todas as hélices medindo isto, não voei depois disto, vou testar.
    Como não tem nenhum quad na minha região, fica a falta de experiência como meu principal adversário, se alguém puder me dar alguma dica é bem vinda.
Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 75)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.