› Fóruns › Específicos › Plataformas › Quadcoptero ? placa HK – ajuda
- Este tópico está vazio.
- setembro 12, 2011 às 8:35 pm
Pessoal,estou com um problema que não estou conseguindo resolver, estou com um quadcoptero com placa controladora da HK e não está respondendo aos comandos do radio, quando ligado se ouve os bibs normais e depois nada mais, nas configurações do radio apenas deixei o ATV dos 4 comandos em 50%, se tenar forçar a rotação manual nos motores percebe-se que estão levemente travados.
Já fiz um teste com o sistema separando a placa, usando apenas receptor, speed, motor e o motor em questão funciona perfeitamente, respondendo o comando de aceleração, ou seja, não é meu radio, não é o receptor e Tb não é speed.
As ligação estão idênticas ao manual, observando os polaridades, na placa observei um led smd que pisca apenas quando ligo o sistema e depois permanece apagado.
Pergunto se existe alguma configuração para fazer na placa para funcionar ou deveria ser plug em play ou ainda alguma dica que eu possa fazer para que funcione, estou desconfiado que a placa esteja com defeito.
- Replies
-
- setembro 16, 2011 às 6:14 pm
Tem alguma coisa errada. Você deve estar voando em 100% de ganho achando que é zero. Se colocar no Zero ele liga em modo de setar os end-point’s do ESC.Adriano W disse:
Rony, obrigado pela dica, o correto seria trocar o software mesmo, mas não tenho o gravador ai complica, o meu problema ta relacionado com o YAW, pois se coloca o trimpot dele em zero, o quad voa relativamente bem, a com ganho neste gyro ele nem voa. Eu acho que teria que voar com as helices tripás que tenho 8×4, a vibração praticamente é zero. Qual o gravador que voce usou…- setembro 16, 2011 às 6:54 pm
Não Vinicius, a placa veio original com a indicação de zero e 100% do ganho invertido em relação ao manual, depois eu inverti ele e ficou correto, vou zerar tudo hj a noite e começar novamente.- setembro 16, 2011 às 7:24 pm
Na terça eu regulei de um amigo, com 0 de ganho entra no modo de programação dos ESC’s (liga sem armar) e é impossivel voar. A minha KK do TRI esta funcionando perfeitamente. Abs- setembro 16, 2011 às 8:37 pm
Vinicius, tu quer dizer entrar na programação dos ESC e fazer os end point certo, isto ja fiz, mas sempre um motor fica para traz quando acelero com pouco motor, quero medir a rotação das helices com meio motor, acho que devem estar com a rotação no minimo muito parecido.- setembro 16, 2011 às 9:19 pm
Acho que descobri o problema, estava seguindo o manual que baixei na hk, mas achei outro manual na hk mesmo com o rotação dos motores diferente a que eu tenho, estou usando hj – M1 e M4 sentido anti-horario e M2 e M3 sentido horario, vou inverter para ver o que acontece. o M1 e o sentido do voo da placa.- setembro 17, 2011 às 11:58 am
Ontem zerei tudo e comecei do zero, tudo de acordo com o manual, tudo certo, porém que acontece, e visível e medi isto tb que a rotação das pás não é a mesma em todos os motores, por isto a decolagem sempre para um lado, até consegui voar com ele mas com o stick 75% picado e 75% leme para o lado esquerdo, se manter nesta posição ele até que vou um pouco, 20seg a um metro do chão. Consegui a mesma rotação em todos os motores, mexendo nos ganhos dos gyros, porem fica bom quando eles estão zerados, ai não tem como voar e tem coisa errada. Em anexo um vídeo, desculpe a imagem, fiz com o telefone e estava noite, mas da pra ver bem o que acontece.- setembro 17, 2011 às 4:45 pm
Não consigo ver o video no iPad se der para subir no Youtube 😉Bom, se você já equalizo os motores (ganho do Yaw no minimio depois Stick do motor no máximo, após o bip Stick no mínimo e aguarda a confirmação, depois desliga tudo e coloca todos os ganhos em 80%) na decolagem é normal estar fora de trimagem (um motor ligando antes que o outro) isso se resolve no trim e sub-trim mesmo. Aconteceu com as duas KK da HK que eu configurei. Outro detalhe importante é ver se o Gyro do Yaw esta verticalmente alinhado (nas duas estavam tortos).
Bom é basicamente isso. Outros fatores que influenciam é a rigidez dos braços (não ter torção) a forma que você prendeu a KK para absorver vibrações e os balanceamentos de motores, spiners e hélices.
Abs
- setembro 17, 2011 às 5:06 pm
Video no youtube – http://www.youtube.com/watch?v=EOS2cgn2Mrga equalização já foi feita sim, apenas achei que este procedimento equalizava a aceleração dos motores, não trimei nada, certamente é um dos fatores sim, a estrutura ta muito forte, sem torção alguma, tenho que balancear as hélices e fazer um amortecimento para a placa, o gyro do yaw tb estava torto, mas ja havia corrigido isto, acho que agora com alguns ajustes ele vai para o ar. Vou acertar (medindo com um tacometro) a rotação de todos com o ganho em 80%.
- setembro 17, 2011 às 10:34 pm
Allan, Rony e pessoal…Novamente estou reforçando a ídeia de mudar o firmware para versão 4.7.
Voce pode comprar o gravador do link abaixo que funciona perfeitamente.
http://www.ebay.com/itm/USBASP-USBISP-AVR-Programmer-USB-ATMEGA8-ATMEGA128-New-/370532286436?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item564571ffe4A placa kk com a nova versão 4.7 passa a ser uma placa totalmente diferente da original. Para saber do que se trata procure sobre controle PID no google.
Quanto aos potenciometros dos gyros na nova versão 4.7 passa a ter outras funções, não mais tem a ver com ganhos dos gyros roll, pitch, yaw e agora trabalha com ganhos P (Proporcional) e I (integral) veja detalhes aqui:
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=18609175&postcount=73
A calibração funciona muito bem com os trimpots em 50%, 0%, 50%, respectivamente roll, pitch e yaw. Voce deve regular os valores para a que a placa não entre em auto oscilação, seria um ganho muito alto, deverá abaixá-lo um pouquinho então.)
Aqui tem tudo que vc precisa:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1458663
Abraço
Ubiratã- setembro 18, 2011 às 3:03 am
Ola Ubirata
Ja estou usando esta versao,realmente é muito melhor.Qual a diferença da placa KK da HK?
Abs
Rony
- setembro 18, 2011 às 3:08 am
Vou comprar o gravador e experimentar. Vou aguardar apenas os correios normalizarem.Obrigado!
Ubiratã Ruza disse:
Allan, Rony e pessoal…Novamente estou reforçando a ídeia de mudar o firmware para versão 4.7.
Voce pode comprar o gravador do link abaixo que funciona perfeitamente.
http://www.ebay.com/itm/USBASP-USBISP-AVR-Programmer-USB-ATMEGA8-AT…A placa kk com a nova versão 4.7 passa a ser uma placa totalmente diferente da original. Para saber do que se trata procure sobre controle PID no google.
Quanto aos potenciometros dos gyros na nova versão 4.7 passa a ter outras funções, não mais tem a ver com ganhos dos gyros roll, pitch, yaw e agora trabalha com ganhos P (Proporcional) e I (integral) veja detalhes aqui:
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=18609175&postcoun…
A calibração funciona muito bem com os trimpots em 50%, 0%, 50%, respectivamente roll, pitch e yaw. Voce deve regular os valores para a que a placa não entre em auto oscilação, seria um ganho muito alto, deverá abaixá-lo um pouquinho então.)
Aqui tem tudo que vc precisa:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1458663
Abraço
Ubiratã- setembro 18, 2011 às 10:01 am
Olá Rony,Bem a diferença voce já descobriu, com uma voce conseguiu voar muito bem, mas com a outra…
Abraço
Ubiratã- setembro 18, 2011 às 7:23 pm
Tudo funcionando, mas vou comprar o gravador no ebay e vou fazer a troca do software, apenas vou alterar minhas helices para 8×4 e vou tirar minhas tripás, e com a nova versão acredito que o voo fique em X, fica melhor para filmagens, obrigado a todos pelas dicas, o problema era realmente na diferenca de velocidade, não sei o porque, (pois ja tinha feito) mas resolveu em fazer os end points, valeu.- setembro 18, 2011 às 7:33 pm
Alguém aqui teria um USBASP para vender? Ou pode indicar onde posso comprar? O link do ebay postado aqui não tem a opção de Brasil se tentarmos comprar como guest. Só aparece USA e Canadá como opções.
Obrigado,
Demétrio- setembro 18, 2011 às 8:23 pm
Ubiratã Ruza disse:
Olá Rony,Bem a diferença voce já descobriu, com uma voce conseguiu voar muito bem, mas com a outra…
Abraço
UbiratãEu vôo muito bem com a placa KK da HK.
Demétrio eu uso esse gravador do Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200904735-gravador-usb-avr-atmega8128168-_JM
- Você deve fazer login para responder a este tópico.