Quadcoptero ? placa HK – ajuda

Fóruns Específicos Plataformas Quadcoptero ? placa HK – ajuda

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Pessoal,estou com um problema que não estou conseguindo resolver, estou com um quadcoptero com placa controladora da HK e não está respondendo aos comandos do radio, quando ligado se ouve os bibs normais e depois nada mais, nas configurações do radio apenas deixei o ATV dos 4 comandos em 50%,  se tenar forçar a rotação manual nos motores percebe-se que estão levemente travados.

Já fiz um teste com o sistema separando a placa, usando apenas receptor, speed, motor e o motor em questão funciona perfeitamente, respondendo o comando de aceleração, ou seja, não é meu radio, não é o receptor e Tb não é speed.

As ligação estão idênticas ao manual, observando  os polaridades, na placa observei um led smd que pisca apenas quando ligo o sistema e depois permanece apagado.

Pergunto se existe alguma configuração para fazer na placa para funcionar ou deveria ser plug em play ou ainda alguma dica que eu possa fazer para que funcione, estou desconfiado que a placa esteja com defeito.

Visualizando 15 respostas - 46 até 60 (de um total de 75)
  • Replies
    dasf.all
    Membro
    none
    Obrigado, Vicícios. Caro, não? Nossa, o anúncio no Ebay postado aqui vende o mesmo por 8 e uns quebrados mais 3 de envio. Ou seja, não dá 15 dólares. Disso para 65 reais (preço mais envio) é muita grana. Alguém conhece algum lugar que aceite paypal e que mande?
    Da uma olhada nesse link do e-bay: http://www.ebay.com/sch/?_kw=usbasp&_clu=2&_fcid=31&_localstpos=&_sc=1&_sop=15&_stpos=&gbr=1

dasf.all disse:

Obrigado, Vicícios. Caro, não? Nossa, o anúncio no Ebay postado aqui vende o mesmo por 8 e uns quebrados mais 3 de envio. Ou seja, não dá 15 dólares. Disso para 65 reais (preço mais envio) é muita grana. Alguém conhece algum lugar que aceite paypal e que mande?
    dasf.all
    Membro
    none

Obrigado, Vinícios. Acabei comprando no E-bay. Ficou tudo por 12 dólares. Espera-se um pouco mais o quad vai demorar muito mais.

Até,
    Demétrio 

Rony Suplicy
    Membro
    none
    Segue meu video Teste com a frame quase destruido e placa HK V 4.7 em dia de MUITO vento.

http://www.youtube.com/watch?v=EhYPUYf2uE4?

Abs

Rony

Parabéns Rony

Fiquei muito contente ao ver o seu vídeo, para mim um quadri voando naquele vento é sensacional e prova que a placa hk com versão 4.7 não deixa nada a desejar… 

Abs

Ubiratã

Adriano W
    Membro
    none

Legal, belo vídeo, assim que chegar minhas hélices vou fazer um vídeo e posto ele. Pelo pouco que consegui voar antes de quebrar a hélice, tb achei pelo valor bem estável, para o meu propósito ta ótimo.

Rony Suplicy
    Membro
    none
    Vcs podem ver, tinham rajadas bem fortes, dentro de casa ou no jardim sem vento fica quase parado.

Como tenho um pouco de astigmatismo e miupia acabo me confundindo com os lados do quad, já que é tudo igual e só muda a cor, entao resolvi comprar uma placa Wii do Marcelo com acelerometro. Na dúvida é só soltar o stick.

Quando chegar posto o video.

Abs

Ola Rony,
    Acho que qualquer piloto iniciante em multirotores (eu me incluo ) tem dificuldades de saber a posição do frame, eu já tentei cores diferentes, hélices coloridas, fita de leds, mas o que realmente resolveu foi adicionar um objeto colorido com referência no quadri, isso resolve.
    Na foto o quadri menor está com placa HK 4.7 e o quadri maior está com FH-X46, tem gyros e acelerômetros e realmente é muito mais fácil de pilotar, apropriada para voos FPV, note que a bola amarela é a minha referência visual.
    Abs
    Ubiratã
    Rony Suplicy
    Membro
    none
    Ola Ubiratã,

Vou usar sua dica,do bola colorida.

Fora o acelerometro, a placa FH-X46 é mais estavel que a HK 4.7? é melhor pilotar x ou +?

Obrigado

Abs

Olá Rony,
    O assunto não cabe neste post, mas veja sobre a estabilidade da FH-X46 e voar em X é melhor para adaptar uma camera e o + mais acrobatico, mas aí é gosto e depende de cada um.

http://warthox.bplaced.net/?p=480

Abs
    Ubiratã

Rony Suplicy
    Membro
    none
    Novo video com placa HK 4,7 agora sem muito vento.

http://www.youtube.com/watch?v=ylxhZeFv9dM

Fiz um frame tabajara com trilho de cortina, tupperware (protege eletronicos) e bóia de piscina ( trem de pouso). Bem melhor que o original de madeira da HK.

Espero as peças do heli 450 para o projeto do novo frame do Fantini com tubos de cauda.

Quando aprender a pilotar colocarei o FPV nele.

abs

Adriano W
    Membro
    none
    Show de bola o video.
    Muito bom o video Rony, só faltou pousar no bilhar! rsrs

Parabéns!

Não é tão perto mais eu gosto de voar em Guaratuba (costa do sol) lá é bem vazio e a praia é bem grande!

Abs

Muito bom Rony, gostei muito do seu vídeo, acho que voce já está pilotando muito bem.

A propósito no video reparei que o motor frontal está vibrando um pouco, mas de forma geral as hélices contra-rotativas e os sinos dos motores normalmente não são bem balanceados. Caso queira aqui vai algumas dicas que adquiri com o tempo:
    Para balancear hélices rapidamente:
    – Com um pequena chave de fendas no furo central da hélice, verfique qual lado está mais pesada, então apoie em uma bancada, mesa, pedaço de madeira, chão etc, coloque-a de forma que a parte traseira fique virada para voce, então raspando com um estilete ou canivete afiado as costas da helice removendo material necessário da parte mais pesada até que ela se equalise, vá tirando material aos poucos e testando, logo voce pega o jeito e assim se torna super rápido balancear uma hélice.

– Para balancer o motor tem uma dica aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=OgvayWfey78&NR=1

– Outra coisa é o trilho que voce está usando como frame, pode ser que não tenha a rigidez necessária, provocando um pouco de torção e ai nesse a caso voce já resolveu adquirindo um frame novinho do Heli 450.

– Agora nunca deixe de conferir o aperto dos parafusos de fixação dos motores, eles se soltam facilmente com vibração…

Espero que possa aproveitar essas dicas.

Abs
    Ubiratã

Rony Suplicy
    Membro
    none
    Ola a Todos

Muito obrigado pelas dicas, graças a vcs o quad esta cada vez melhor.

Os helices que estão em uso sao aqueles da HK em que os helices “contra” apresentam uma falta de balanceamente incrivel, melhorei um pouco com fita adesiva por baixo, vou fazer a raspagem que o Ubiratã indicou. As APC estao a caminho. Tenho também vários jogos de GSW tripla para testar.

Os motores nao sao nada de especial, HK de U$ 10, semana pasada um o fio quebrou mas consegui soldar, ficou 95%, quando acelero com tudo o quad tende a ir para aquele lado, mas a reposição ja esta a caminho tb. Usei a dica e coloquei araldite nos fios, acho que ficou mais confiável.
    Nunca fiz o alinhamento deles, apenas dos helices.

Os parafusos soltam mesmo, é bom ficar de olho e colocar uma trava.

O trilho de cortina fico bem rigido, nao da para quebrar nem com a mão, está mais pesado em 80 gramas em comparação com o de madeira.

Agora a noite recoloquei o sistema de luzes, a telemetria de voltagem na tela pelo Frsky e tambem um segundo sistema de monitoramento de bateria com luzes e aviso sonoro no quad, este ajudou na pilotagem noturna pois deixei as luzes espia viradas p/ tras ( 3 verdes e 3 vermelhas). Acabou a preocupação de cair por falta de bateria.

Esta sendo um ótimo aprendizado, quando chegarem as peças remontarei tudo com mais cuidado.

Fantini aquela “era” uma mesa de bilhar, hoje é minha bancada de “trabalho” e hangar.

Abs

Visualizando 15 respostas - 46 até 60 (de um total de 75)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.