› Fóruns › Específicos › Plataformas › Quadcoptero ? placa HK – ajuda
- Este tópico está vazio.
- setembro 12, 2011 às 8:35 pm
Pessoal,estou com um problema que não estou conseguindo resolver, estou com um quadcoptero com placa controladora da HK e não está respondendo aos comandos do radio, quando ligado se ouve os bibs normais e depois nada mais, nas configurações do radio apenas deixei o ATV dos 4 comandos em 50%, se tenar forçar a rotação manual nos motores percebe-se que estão levemente travados.
Já fiz um teste com o sistema separando a placa, usando apenas receptor, speed, motor e o motor em questão funciona perfeitamente, respondendo o comando de aceleração, ou seja, não é meu radio, não é o receptor e Tb não é speed.
As ligação estão idênticas ao manual, observando os polaridades, na placa observei um led smd que pisca apenas quando ligo o sistema e depois permanece apagado.
Pergunto se existe alguma configuração para fazer na placa para funcionar ou deveria ser plug em play ou ainda alguma dica que eu possa fazer para que funcione, estou desconfiado que a placa esteja com defeito.
- Replies
-
- outubro 4, 2011 às 12:22 pm
Rony, tb aprendi muito e continuo aprendendo, se não fosse dicas do pessoal, acredito que não teria conseguido fazer funcionar, troquei ontem as hélices, coloquei 10×4,7 ficou incrivelmente estável, (com a versão original, meu programador não chegou) isto que to usando a placa da HK, as hélices foram bem balanceadas e acredito que grande parte se deve a isto.Uma dica para ti, quando colocar fita (em sempre balanço hélices assim) coloca as fitas no lado de cima da hélice, tem menos efeito aerodinâmico.
Onde tu comprou tuas hélices APC, quero pegar de reserva, esta semana vou fazer um vídeo e vou postar aqui.
- outubro 4, 2011 às 12:56 pm
Eu não recomendo cortar ou passar fita nas hélices, use esmalte automotivo (ou comum) para balancear o lado mais leve. Cortar ou passar fita atrapalha a geometria da mesma.Abs!
Hélices APC eu compro na TowerHobbies.com
- outubro 4, 2011 às 1:20 pm
Olá Pessoal
Hé, parece que todo mundo tem um modo muito particular de balancear hélices, acho que dá para criar até um tópico espécifico rsrsrsr….
Bom defendendo o meu ponto de vista, se voce notar nas helices contra-rotativas mais encontradas no mercado, HK, himodel, etc verá que o lado das costas sempre é plano, por isso recomendo retirar material através de raspagem com estilete neste lado, mantendo a forma original da hélice, já que um lado está mais pesado ( desbalanceada ) significa que tem mais massa nele, então justifica remover massa e não acrescentar, assim acho que é mais prático e continua mantendo o perfil de asa (airfoil).Abs
Ubiratã- outubro 4, 2011 às 9:52 pm
Ola Adriano
Comprei as minhas na LowPrice RC:Title: APC 10×3.8 Slo-flyer Pusher Propeller
Qty: 4 Price: $3.23 USDTitle: APC 10×3.8 Slo-flyer Propeller
Qty: 4 Price: $2.16 USDAbs
- outubro 4, 2011 às 10:00 pm
Adriano W disse:
Rony, tb aprendi muito e continuo aprendendo, se não fosse dicas do pessoal, acredito que não teria conseguido fazer funcionar, troquei ontem as hélices, coloquei 10×4,7 ficou incrivelmente estável, (com a versão original, meu programador não chegou) isto que to usando a placa da HK, as hélices foram bem balanceadas e acredito que grande parte se deve a isto.Uma dica para ti, quando colocar fita (em sempre balanço hélices assim) coloca as fitas no lado de cima da hélice, tem menos efeito aerodinâmico.
Onde tu comprou tuas hélices APC, quero pegar de reserva, esta semana vou fazer um vídeo e vou postar aqui.
os giros são muito sensíveis a vibração e quanto menor a vibração melhor eles trabalham, resultando num quad mais estável…
- outubro 9, 2011 às 7:15 pm
Gente,
Acabei de montar meu quad (frame e placa da HK) e parece que tudo funciona legal. A menos de um ponto. Os motores estão rodando na mesma direção. Isto não está correto, certo? Pensando na forma +, os que estão na direção das setinhas da placa devem estar girando no sentido horário e os da direita e esquerda no anti-horário, correto? Alguém sabe como faço para inverter o sentido de rotação dos motores? Além disso, onde devo colocar as hélices reversas? Vi um diagrama em algum lugar que explicava isso tudo mas não consigo encontrar agora.
Obrigado,
Demétrio- outubro 9, 2011 às 11:18 pm
Demétrio, para inverter o sentido da rotação dos motores é só inverter dois dos três cabos que vão do esc para o motor.
No modo +, as hélices pusher ficam nos motores traseiros e dianteiros.
Ps. Faça os testes de direção sem as hélices!
Abraço e boa sorte!
dasf.all disse:
Gente,
Acabei de montar meu quad (frame e placa da HK) e parece que tudo funciona legal. A menos de um ponto. Os motores estão rodando na mesma direção. Isto não está correto, certo? Pensando na forma +, os que estão na direção das setinhas da placa devem estar girando no sentido horário e os da direita e esquerda no anti-horário, correto? Alguém sabe como faço para inverter o sentido de rotação dos motores? Além disso, onde devo colocar as hélices reversas? Vi um diagrama em algum lugar que explicava isso tudo mas não consigo encontrar agora.
Obrigado,
Demétrio- outubro 9, 2011 às 11:32 pm
Oi Demétrio
No manual da HK tem o esquema de qual direção os motores tem que girar. Para inverter o giro do motor você tem que trocar a posição dos conectores com o esc.
Boa sorte!!!
Paulo
dasf.all disse:
Gente,
Obrigado,
Demétrio- outubro 10, 2011 às 12:16 am
Perfeito, Gente. Funcionou. Muito obrigado. Só não descolei do chão porque só tenho aqueles pedaços de plástico preto que na HK eles chamam de hélices. Já encomendei umas APCs e estou esperando chegar.
Valeu!
Demétrio
- outubro 13, 2011 às 1:14 am
- outubro 13, 2011 às 3:17 pm
Após teste completo do quad relaciono abaixo o observado
OBS: O ajuste dos ganhos foi ajustado na posição em que o quad parava de balançar, ou seja , cerca de 50%
- Difícil estabilização, mesmo com a trimagem boa, quando bate um vento, a tendência dele é girar no eixo YAM.
- A triagem se altera conforme nível de carga da bateria, logo o vôo todo se passa tri mando, e mesmo que esteja com boa estabilização, em uma descida um pouco brusca ele balança bastante.
Ainda não fiz a atualização do software, pois o programado ainda não chegou, mas to achando um pouco complicado o vôo ficar tão mais estável a ponto de ser seguro por uma câmera nele com esta placa da King.
Pergunto, caso não resolva o meu problema, o que seria mais indicado para o controle do Quad, ai vou querer investir um pouco mais para não ter dor de cabeça e ter uma boa estabilização.
- novembro 4, 2011 às 8:16 pm
FB, no seu post do dia 15 set, voce postou um link para baixar o software para gravar anova versão na placa, meu gravador usb chegou e baixei no teu link, mas não entendi, exatamente como funciona, deixa eu ver se to fazendo a ordem certa.
1- instalo o driver do gravador usb
2- instalo o “teu” software (como ele roda, não achei o exe)
3- gravo a utlima versão na placa
confere isto…
- novembro 21, 2011 às 1:51 pm
Oi Adriano, esse software precisa do java para rodar. Aqui tem um tutorial: http://lazyzero.de/en/modellbau/kkmulticopterflashtool
- novembro 21, 2011 às 3:18 pm
só vi a mensagem hoje… o programa não é meu, é do LazyZero, eu só ajudei na tradução para português…
voce precisa do Java instalado e aí voce chama o kkMulticopterFlashTool.cmd que inicia todo o processo…
no programa voce escolhe qual o gravador a ser usado, qual a controladora e qual o firmware desejado…
última versão em http://www.lazyzero.de/_media/modellbau/kkmulticopterflashtool/kkmulticopterflashtool_0.40.zip
Adriano W disse:
FB, no seu post do dia 15 set, voce postou um link para baixar o software para gravar anova versão na placa, meu gravador usb chegou e baixei no teu link, mas não entendi, exatamente como funciona, deixa eu ver se to fazendo a ordem certa.
1- instalo o driver do gravador usb
2- instalo o “teu” software (como ele roda, não achei o exe)
3- gravo a utlima versão na placa
confere isto…
- Você deve fazer login para responder a este tópico.