Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

Fóruns Específicos Plataformas Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom pessoal, sei que para muitos aqui a minha experiência é cotidiana, mas hoje foi um dia especial.

    Esta semana eu terminei de montar o meu “primeiro quadricóptero” e  embarcamos nele a APM 2.0 + GPS + MiniOSD + Telemetria e fui visitar o Guto Santaella (da Ardupilot) na  casa dele e lá ele me ajudou configurar toda a eletrônica, trocar um  diodo que estava queimado e  fomos fazer os testes de configuração no Arduplanner !

    Primeiro: excelente a recepção, amizade, atendimento e atenção que o Guto nos deu ! Passamos o sábado na casa dele onde fomos muito bem recebidos e ele deu toda atenção que eu precisava e os ensinamentos daquilo que eu tinha dúvida;  e,

    Segundo: consegui voar o quadri numa boa e rapidamente pegamos os macetes de voar com o ArduCopter + Mission Planner ! Excelente a tecnologia e os resultados.

    – em stabilizi mode: o quadri decola firme e se mantém alinhado

    – em Alt. Hold.: o quadri se mantem na altitude deixada

    – em Loiter: ele se mantém na posição, firme; se deixar lá, fica até acabar a batria e naõ sai do lugar; EXCELENTE !

    Somente não testamos  o RTL (mas esta configurado) porque o final de tarde chegou rápido e já não dava mais para carregar bateria para testar; mas naõ tenho dúvida que vai funcionar.

    Seguramente, o Arducopter é o sistema mais preciso que eu vi voando até agora. Faz tudo que o DJI faz e visivemente melhor bem  como, ainda, tem uma infinidade de recursos, configurações, possibilidades e, acredito, que para nós modelistas, não esgotaremos todas as suas possibilidades.

    ESTOU MUITO FELIZ HOJE !

    Bom, a única parte da história que deu um FRIO NA BARRIGA,  foi o Guto decolar o Octoptero dele e do nada dar o rádio na minha mão e falar “.. pilota ai …” … ufa, quando consegui por o rádio na mão dele de volta …rs.. foi um alívio ! O cara é louco …. vai que eu derrubo ? Bom, passou !

    Setup:

    Frame: Turnigy Talon V2

    ESCs: Turnigy 20A com dissipador de metal

    Motores: Turnigy NTM 28-30 750kv

    Hélices:  Carbon fiber Propeller 10 x 4.7 SFP  Style

    Controladora:  Arducopter  APM 2.0 com Firmeware 3.0

    OSD:  MiniOSD 3DR

    Telemetria:  433 Mhz 3DR

    GPS:  jDrones GPS uBlox NEO6 Multicopter

    Rádio: FRSky2.4 modelo D8R-II Plus com telemetria

    Bateria: NanoTECH 3S 6.0 (será substituida por 5.0 ou 6.0 4S)

    Óculos: Atualmente, estou com dois óculos; um HeadPlay e um FatShark 5.8 Ghz predator; vou testar os dois e ver qual dos dois mais me agrada para decidir com qual vou ficar, definitivamente. 

    Estação de  solo: Notebook GateWaey (Acer) com 12 Gb de memória e esta rodando o Mission Planner em conjunto com o modem de Telemetria 433 Mhz; vai receber uma placa de captura para colocar a imagem recebida em solo na “tela Hudge” !

    Tempo estimado  de voo (fizemos hoje) com segurança: 15  minutos

     

    Agora, é treinar, treinar, treinar e “pegar dedo” para embarcar o resto da eletrônica: TX Immersion 5.8 Ghz 600 mW +  camera e iniciar os voos em FPV full immersion (com óculos).

     

     

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 87)
  • Replies

    Parabéns e bons voos……

    Parabéns, Leandro!

    Bem vindo ao time dos bem-aventurados usuários do ARDUPILOT.

    Depois de muita, muita leitura/aprendizado, quando bem montado e configurado o resultado é excelente realmente.

    Ainda me lembro do frio na barriga no primeiro voo autonomo (ainda sinto quando voando bvlos).

    Agora vc é, realmente, proprietário de um DRONE, UAV, VANT, RPAs ou seja lá a melhor definição.

    O Guto é o cara mesmo.

    Forte abraço!

    Olá Leandro, esta FC é impressionante!!

    Muitos recursos, e como foi dito acima: Após uma boa leitura e entendimento do sistema, o usuário irá perceber o quanto profissional é a APM + Mission Planner. Utilizo ela com o TBS Discovery… é show! O RTL funciona numa boa.

    Grande Roberto …  BELA  ESTAÇÃO  EQUIPAMENTO !

    Rapaz, quando iniciei meus estudos sobre o Arducopter  / Arduplanner, percebi logo que era um sistema muito rico  em recursos e possibilidades;  agora que embarquei  na  tecnologia, resolvi visitar o Camarada Guto da Ardupilot.com.br e vendo ele mexer (ele não serve de base … conhece muito) fiquei impressionado o “fefinamento” que se pode  dar nas trimagens e regulagens a  partir do  rádio e a partir do software !  Voce pode “praticamente personalizar” o sistema como um todo para atender necessidades pessoais. 

    Fiquei mesmo muito impressionado com a tecnologia embarcada e te confesso …. vai ser difícil abandonar essa tecnologia; em vista das outras, elas ficam muito, muito distante.

    O único “defeito” que vejo no sistema Ardupilot / Arducopter / Mission Planner é a  documentação das informações  que me parece  foram escritas “com muita preguiça dos autores”, mas,  aqui no fórum e no DIY tem bastante gente respondento uma questão aqui e ali, complementando o material e na falta, “vamos enxer o saco dos que sabem mais”.

    Eu estou vendo com o Marcelo Camargo, a possibilidade de “implementar um recurso” aqui no fórum  que se for possível, acho que vai ser possível criar um “digital book” no formato “Dicas, Truques e Lições  aprendidas” e talvez, oinaugural seja o sistema  Ardupilot / Arducopter / Mission Planner, para que possamos “aumentar o nível de conhecimento” sobre elas e assim, tirarmos mais proveito.

    Bom, queria te fazer uma pergunda: “esse note que aparecedo lado esquerdo tem duas telas ?” Gostei do brinquedo …rs.. seria MUITO TOP para ter na GS com teclado e mouse sem fio … eheheh;  vou testar depois no meu note um segundo monitor e se eu consigo, por exemplo, “tela  da telemetria em um monitor” e o “área de mapa e relógios” no segundo monitor. Acho que isso abriria um  UNIVERSO de informações para a GS (para  os telespectadores, já que quero voar no oculos).

     

    Roberto Bonfim disse:

    Olá Leandro, esta FC é impressionante!!

    Muitos recursos, e como foi dito acima: Após uma boa leitura e entendimento do sistema, o usuário irá perceber o quanto profissional é a APM + Mission Planner. Utilizo ela com o TBS Discovery… é show! O RTL funciona numa boa.

    Estou comprando uns componentes para colocar uma APM no aero,  eu gostaria de saber se eu terei que configurar cada paramentro manualmente ou ao escolher o modelo no M Planner já fica pre configurado, eu já tenho um zero uav X4, eagle tree, KK MCFC, quero saber se terei dificuldade., grato

    Jackson, a APM voce pode embarcar em qualqure modelo.  Naquela tela “Initial Setup” voce escolhe  a oção  “install firmeware” que o programa carrega uma “configuração básica”: que funciona perfeitamente para aquele  modelo escolhido;o  que voce vai fazer, depois, é buscar uma configuração mais personalizada. Voce pode querer um “comando mais rápido, mais lento, etc” e a APM faz isso para voce ! Ai, é “tentativa e erro / acerto”.

    A única sugestão que eu faria (e acabei fazendo esse upgrade ontem), foi colocar um uBlox GPS e desbilitar o GPS On Board da APM2.0 !  Só para voce ter uma ideia, ontem, quando usava o GPS on board, ele captava 2 ou máximo 3 Satélites;  quando colocamos o uBlox GPS, no mesmo local, ele captou , de imediato, 9 satélites e a velocidade de atualização das informações foram muito mais rápidas.

     

     

    meus parabens Leandro eu tambem estou me aventurando nessa, depois que vi varios videos pude perceber que ela e bem superior que a DJI, por isso que estou entrando nessa, eu estou aqui com um hexa tamanho 550 com a CRIUS 1 no momento so esta em modo estabilize, pois nao tive muito tempo ultimamente para configurar o GPS, vou tentar fazer isso essa semana, mas antes estou lendo sobre isso, e numa coisa voce tem razao, precisamos direcionar um topico ou algo desse tipo, para aprofundar-mos no APM, pois ele e muito rico, e boa sorte.

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Meus parabéns Leandro vc sabe escolher o material para um bom e sofisticado lazer. Estou operando com NAZA atualmente que é facílimo de configurar mais a algum tempo que venho namorando esta configuração que vc apresentou, sem no entanto ter coragem de me enfiar de cabeça, até pela maior complexidade. Caso vc consiga facilitar a vida de todos com um tópico mais detalhado sobre como operar “ APM 2.0 + GPS + MiniOSD + Telemetria” com certeza vai angariar muitos adeptos. ABS

    Capanema, viu lá em cima a solução do Roberto Bonfim ?

    Ele esta com um setup muito legal … gostei muito !

    Leandro, este laptop é um Acer Iconia 6120 (Dual Monitor). Ajuda muito para quem utiliza o Mission Planner, é possível deixar uma tela com gráficos e a outra com o HUD do FPV, utilizando um adaptador de vídeo p/ USB… uso o EZCAP. Já fiz um teste com o joystick no Mission Planner, é bem legal!

    Leandro Chaves disse:

    Grande Roberto …  BELA  ESTAÇÃO  EQUIPAMENTO !

    Roberto, gostei muito desse note  .. até dei uma fuçana na internet e tinha visto esse modelo !

    MAS … eu acabei de comprar um Note Gatway (da Acer) com 12 Gb de mémória para essa finalidade = Ground Station !

    Acontece que ele tem  uma saída para um segundo monitor e vendo a sua solução  me ocorreu de testar esse arranjo… uma tela no note e uma segunda tela no segundo monitor …

    Não sei como voce conseguiu fazer essa divisão e nem sei se eu consigo a divisão que desejo, mas eu gostaria assim :

    No monitor principal do note eu deixaria o “Hud”  na parte superior e na parte inferior aquela parte onde aparecem as informações, relógios, etc.

    No segundo monitor (externo): eu colocaria o google map ! Veja uma  imagem ilustrativa abaixo:

     Se isso for possível, vou coloar aquela placa  de captura USB EasyCAP para “jogar a imabem capturada pelo RX de vídeo” dentro da tela HUD !

    Como faço para “dividir as telas” do Mission Planner e jogar uma em cada monitor ?

    Forte abraço e obrigado pela atenção.

     

     

     

     

    Eu comprei este GPS, o sensor de corrente, e tenho o radio 3dr 433mhz, só falta a placa e o osd, tenho um AP zero uav ys x4 e compensa o preço que cobram, uso em um hexa 800mm e já tive outras placas e nunca vai algo tao confiável, vou atualizar a placa para a versão Navigator (sem limitações) e vou desmontar o hexa e fazer um quad, mais econômico e com maior autonomia, pois as câmeras que uso pesam no maximo 350 gramas e o quad levanta fácil, quero ver se faco vôos com mais de 1km com o quad que vo montar. Faco vôos com duas baterias no hexa, com o quad voarei com apenas uma.

    Leandro Chaves disse:

    Jackson, a APM voce pode embarcar em qualqure modelo.  Naquela tela “Initial Setup” voce escolhe  a oção  “install firmeware” que o programa carrega uma “configuração básica”: que funciona perfeitamente para aquele  modelo escolhido;o  que voce vai fazer, depois, é buscar uma configuração mais personalizada. Voce pode querer um “comando mais rápido, mais lento, etc” e a APM faz isso para voce ! Ai, é “tentativa e erro / acerto”.

    A única sugestão que eu faria (e acabei fazendo esse upgrade ontem), foi colocar um uBlox GPS e desbilitar o GPS On Board da APM2.0 !  Só para voce ter uma ideia, ontem, quando usava o GPS on board, ele captava 2 ou máximo 3 Satélites;  quando colocamos o uBlox GPS, no mesmo local, ele captou , de imediato, 9 satélites e a velocidade de atualização das informações foram muito mais rápidas.

     

     

     

    Jackson, perfeito …. mas só um detalhe na sua mensagem; voce comenta que tem um “AP zero uav ys x4″….. se voce embarcar a APM, pode deixar o seu AP na gaveta, porque ela faz o serviço sozinho e com muita precisão e com o GPS uBlox NE06 … a APM tem maior controle, com uma precisão interessante; se voce por exemplo aciona a chave para o modo de voo “loiter” o quadri para imediatamente na posição  e mantém a altitude e fica aguardando voce dar novos comandos: neste  modo de voo voce deixa o stick do acelerador no  meio e ai, quando diminui um pouco a velocidade, ela abaixa até a posição e o inverso é verdadeiro; aceita comando de cauda e ailerons …. sempre “permanecendo” na posição deixada ! E se estiver com pouco vendo ele  não se mexe e se o vento for forte, o GPS corrige a coordenada e a APM manten o modelo  na posição.

     

     
    Jackson Souza Lima disse:

    Eu comprei este GPS, o sensor de corrente, e tenho o radio 3dr 433mhz, só falta a placa e o osd, tenho um AP zero uav ys x4 e compensa o preço que cobram, uso em um hexa 800mm e já tive outras placas e nunca vai algo tao confiável, vou atualizar a placa para a versão Navigator (sem limitações) e vou desmontar o hexa e fazer um quad, mais econômico e com maior autonomia, pois as câmeras que uso pesam no maximo 350 gramas e o quad levanta fácil, quero ver se faco vôos com mais de 1km com o quad que vo montar. Faco vôos com duas baterias no hexa, com o quad voarei com apenas uma.
     

     

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Gostaria de entrar em contato com o Guto Santaella da Ardupilot Brasil não estou conseguindo achar o Email no site. Alguem sabe como posso encontrá-lo?? Gostaria de fazer uma avaliação de custos em relação a NAZA sem levar em consideração qual a melhor, para saber para que lado a balança pesa.

    Leandro, clique duas vezes na tela do HUD, ela vai “virar” uma segunda tela, daí vc arrasta para o outro monitor ou se vc quiser visualizar os sensores: vá na aba Action e acione o botão “RAW SENSORS VIEW” e vai aparecer uma tela auxiliar. No meu caso, vai um pouco além rsrsrs… pq utilizo um 3º monitor de 23″ e dá para navegar em 3 telas ao mesmo tempo… veja abaixo!

    Um aviso: Se for adquirir a placa EasyCap, observe que ela mudou para EZCAP, o fabricante alterou o nome pois estava havendo muitas cópias piratas. Esta é a placa mais recomendada para o Mission Planner.

    Não dá para separar os instrumentos da forma que vc mostrou acima!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 87)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.