Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

Fóruns Específicos Plataformas Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom pessoal, sei que para muitos aqui a minha experiência é cotidiana, mas hoje foi um dia especial.

    Esta semana eu terminei de montar o meu “primeiro quadricóptero” e  embarcamos nele a APM 2.0 + GPS + MiniOSD + Telemetria e fui visitar o Guto Santaella (da Ardupilot) na  casa dele e lá ele me ajudou configurar toda a eletrônica, trocar um  diodo que estava queimado e  fomos fazer os testes de configuração no Arduplanner !

    Primeiro: excelente a recepção, amizade, atendimento e atenção que o Guto nos deu ! Passamos o sábado na casa dele onde fomos muito bem recebidos e ele deu toda atenção que eu precisava e os ensinamentos daquilo que eu tinha dúvida;  e,

    Segundo: consegui voar o quadri numa boa e rapidamente pegamos os macetes de voar com o ArduCopter + Mission Planner ! Excelente a tecnologia e os resultados.

    – em stabilizi mode: o quadri decola firme e se mantém alinhado

    – em Alt. Hold.: o quadri se mantem na altitude deixada

    – em Loiter: ele se mantém na posição, firme; se deixar lá, fica até acabar a batria e naõ sai do lugar; EXCELENTE !

    Somente não testamos  o RTL (mas esta configurado) porque o final de tarde chegou rápido e já não dava mais para carregar bateria para testar; mas naõ tenho dúvida que vai funcionar.

    Seguramente, o Arducopter é o sistema mais preciso que eu vi voando até agora. Faz tudo que o DJI faz e visivemente melhor bem  como, ainda, tem uma infinidade de recursos, configurações, possibilidades e, acredito, que para nós modelistas, não esgotaremos todas as suas possibilidades.

    ESTOU MUITO FELIZ HOJE !

    Bom, a única parte da história que deu um FRIO NA BARRIGA,  foi o Guto decolar o Octoptero dele e do nada dar o rádio na minha mão e falar “.. pilota ai …” … ufa, quando consegui por o rádio na mão dele de volta …rs.. foi um alívio ! O cara é louco …. vai que eu derrubo ? Bom, passou !

    Setup:

    Frame: Turnigy Talon V2

    ESCs: Turnigy 20A com dissipador de metal

    Motores: Turnigy NTM 28-30 750kv

    Hélices:  Carbon fiber Propeller 10 x 4.7 SFP  Style

    Controladora:  Arducopter  APM 2.0 com Firmeware 3.0

    OSD:  MiniOSD 3DR

    Telemetria:  433 Mhz 3DR

    GPS:  jDrones GPS uBlox NEO6 Multicopter

    Rádio: FRSky2.4 modelo D8R-II Plus com telemetria

    Bateria: NanoTECH 3S 6.0 (será substituida por 5.0 ou 6.0 4S)

    Óculos: Atualmente, estou com dois óculos; um HeadPlay e um FatShark 5.8 Ghz predator; vou testar os dois e ver qual dos dois mais me agrada para decidir com qual vou ficar, definitivamente. 

    Estação de  solo: Notebook GateWaey (Acer) com 12 Gb de memória e esta rodando o Mission Planner em conjunto com o modem de Telemetria 433 Mhz; vai receber uma placa de captura para colocar a imagem recebida em solo na “tela Hudge” !

    Tempo estimado  de voo (fizemos hoje) com segurança: 15  minutos

     

    Agora, é treinar, treinar, treinar e “pegar dedo” para embarcar o resto da eletrônica: TX Immersion 5.8 Ghz 600 mW +  camera e iniciar os voos em FPV full immersion (com óculos).

     

     

     

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 87)
  • Replies
    Na verdade a APM sera para o Skywalker, pretendo continuar com a zero uav no multirotor, eu já estou ate mexendo no mission planner para configurar os radios da telemetria , o zero uav e pouco conhecido por aqui, não conheço outros que a tenha ( a minha WiFi custa 490 usd), e pode ter certeza que vale a pena cada centavo, mas e pesquisei um pouco sobre a APM e e suas potencialidades sao muito boas, principalmente os vôos por waypoint, presente em poucos osds. Já decolei o hexa aqui no bairro de dentro do quintal para um vôo por waypoint, o mesmo volta e pousa sozinho no mesmo lugar que saiu, fora a configuração que demora uns 5 minutos, mas a APM vai vir, terei um conjunto perfeito no multi e no aero.

    A APM permite  voce  configurar até 13 modos de voo, diferentes; no meu caso em particular, eu configurei somente 4:

    Chave ID0 -> voo Stabilize (voo estabilizado)

    Chave ID1 -> Alt. Hold (travar  a altitude)

    Chave ID2 -> Loiter (parar na posição e  aguardar comando)

    Chave ELE D/R: RTL (voltar e  pousar de onde decolou – onde armou os motores)

    Além destes, é possivel criar uma  “missão” (com inifinitos waypoints) e mandar executar a missão … ele vai executar a missão por completo e retornar de onde saiu ! Importante dizer que em cada waipoint voce pode definir a altitude que deseja, assim ele sobe, desce cumprindo o determinado.

    Enfim, existe um universo  de possibilidades e recursos  a serem explorados neste programa; eu estou explorando ele agora e já vi que vou ter diversão de estudo garantida por no mínimo  uns 4 meses !!!

    Roberto,

    eu já tenho uma placa destas que comprei faz um ano, mais ou menos ! Acabei não usando, primeiro porque eu ainda não tinha instalado a APM  e, também, porque muita gente fala que “a imagem capturada pela EasyCAP” no Mission Planner tem um “delay” muito grande !  Voce voa olhando essa imagem no seu computador ? Já usou uma TV do lado para ver  se  a diferença de imagens é mesmo significativa ?

     
    Roberto Bonfim disse:

    ……..

    Um aviso: Se for adquirir a placa EasyCap, observe que ela mudou para EZCAP, o fabricante alterou o nome pois estava havendo muitas cópias piratas. Esta é a placa mais recomendada para o Mission Planner…..

     

    Bom,

    para quem deseja ver a APM funcionando e o que ela faz, segue aqui uma relação de vídeos gravados pelo Marco Robustini, um piloto da 3DR, fabricante da APM e  outros produtos. Vale a pena ver !

    Leandro, existe sim um delay… mas nada grave!

    Creio que depende mais das características do PC/Note, pois tem gente que reclama e tem gente que defendo o uso.

    Leandro Chaves disse:

    Roberto,

    eu já tenho uma placa destas que comprei faz um ano, mais ou menos ! Acabei não usando, primeiro porque eu ainda não tinha instalado a APM  e, também, porque muita gente fala que “a imagem capturada pela EasyCAP” no Mission Planner tem um “delay” muito grande !  Voce voa olhando essa imagem no seu computador ? Já usou uma TV do lado para ver  se  a diferença de imagens é mesmo significativa ?

     
    Roberto Bonfim disse:

    ……..

    Um aviso: Se for adquirir a placa EasyCap, observe que ela mudou para EZCAP, o fabricante alterou o nome pois estava havendo muitas cópias piratas. Esta é a placa mais recomendada para o Mission Planner…..

     

    Guto,  a ideia nem seria um “manual brasileiro”, mas um “tutorial simplificado básico” para conduzir para  a migração tranquila,  com resultados positivos e minimizar a dificuldade no entendimento da tecnologia; até  ontem, apesar de ter lido muito, eu ainda tinha “uma nuvem negra na minha mente” que impedia ver a simplicidade e as possibilidades da  plataforma; depois de ver o que voce fez … parece que dispersou a nuvem negra e deu lugar para um  “desejo de aprofundar” nos conhecimentos.

    CLARO QUE VOCE esta convidado para trabalhar no projeto de “criação de  um material prórpio brasileiro” como um primeiro passo para “criar o desejo, desmitificar a plataforma, popularizar a  tecnologia e aumentar  a base de conhecimento”  e isso, com certeza, ajuda muito; quanto mais pessoas usam, mais pessoas descobrem “dicas e truques” e declara suas descobertas  e a comunidade se aproveita do todo; essa  é a magia e beleza das plataformas “Open Source”.

    Vamos ver como fazer  isso da melhor forma ! Precisa ser feito por aqui, com ampla divulgação e abertura para “palpites e informações adicionais”. Acho que funcionaria bem como um “GET (Grupo de Estudos e Trabalho)  responsável pela “compilação e redação do material” de maneira simples, prática e eficiente. Bom, de qualquer forma estudarei, porque naõ gosto de fazer o que naõ entendo … entra ai o “espírito de fuçador” ! eheheh

    Vamos em frente …

    Seria muito bom mesmo ter um tutorial para configurar a APM, pois a maioria das pessoas que pesquisam tem interesse em mudar de plataforma, porém tem o medo de não conseguir configurar corretamente e assim ficar pior que a plataforma utilizada anteriormente.

    Tipo que acostuma com Naza, para sair dessa plataforma é muito difícil, pois tudo perto dela parece difícil de configurar, visto que ela é só conectar no PC e definir, no mínimo, tudo como default que já voa muito bem.

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Bom acaba de nascer a criança com dois pais, sendo assim vamos ajudar na divulgação e esperar para ver como vai ser a coisa. Estou de pleno acordo com Leandro quando diz que precisamos de um manual simplificado básico e até entendo a preocupação do Guto no bypass do estudo, mais vcs podem ter certeza, tem que pegar na mão e conduzir, caso contrário a NAZA que saiu na frente vai continuar na frente. Este vídeo mostra um exemplo no meu ponto de vista o que é começar pelo início, http://www.youtube.com/watch?v=QAFdHnoae0s, o primeiro passo é fazer algo em português. Porque eles tem tudo e nos não temos nada??.  Dai é so seguir o rumo até o final da montagem, setup, configurações etc. Guto e Leandro podem estudar como fazer isso, seria um grande passo para clarear o APM…depois a turma se empolga e cada um colabora com um vídeo ou um tutorial….ABS

    Boa Capanema … isso ai !

    Vamos montar isso, então, como um “GET – Grupo de Estudo e Trabalho”; vou assumir a posição de “coordenador” para que possamos criar uma metodologia sistemática  de trablaho e assim, conseguirmos os resutlados desejados.

    Vamos lá, então !!

    Vamos  reunir pessoas com conhecimento e experiênica  na  plataforma / ou de trabalho para formar o GET

    Participantes:

    Leandro Chaves

    Guto Santaella

    Capanema

    Primeira missão: ahco que seria bom convidarmos o Roberto Bonfim que já esta usando a plataforma e pode ajudar com as “lições aprendidas”.

    Eu acho que com esse grupo conseguimos dar um start up e depois vamos avaliando eventuais novos candidados para o grupo; o  importante agora é “criar a metodologia” que  vamos usar e dar andamento e cada etapa cumprida, disponibilizamos para a Comunidade  FPVBrasil ! O que acham ?

    Capanema RJ disse:

    Bom acaba de nascer a criança com dois pais, sendo assim vamos ajudar na divulgação e esperar para ver como vai ser a coisa. Estou de pleno acordo com Leandro quando diz que precisamos de um manual simplificado básico e até entendo a preocupação do Guto no bypass do estudo, mais vcs podem ter certeza, tem que pegar na mão e conduzir, caso contrário a NAZA que saiu na frente vai continuar na frente. Este vídeo mostra um exemplo no meu ponto de vista o que é começar pelo início, http://www.youtube.com/watch?v=QAFdHnoae0s, o primeiro passo é fazer algo em português. Porque eles tem tudo e nos não temos nada??.  Dai é so seguir o rumo até o final da montagem, setup, configurações etc. Guto e Leandro podem estudar como fazer isso, seria um grande passo para clarear o APM…depois a turma se empolga e cada um colabora com um vídeo ou um tutorial….ABS

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Temos dois colegas nossos aqui no RJ o Idemir (DIDI) e o Celio que ja operam esta plataforma a algum tempo seria bom encontra-los aqui ou na Multirotores para saber se eles teriam algo a acrescentar. Leandro eu acho que ja comentei com vc , estou aposentado e tenho muito tempo disponível, mais moro muito longe do Guto e não tenho experiência nesta plataforma alem de boa vontade para aprender, caso contrário iria ajudá-lo a empurrar o projeto…ABS

    Capanema,

    vamos conduzir os trabalhos pela internet … relaxa … voce vai ter “alguma coisa para acrescentar” … fica  junto !

    Voce deve ter alguma habilidade ai, que vai ser útil.

     
    Capanema RJ disse:

    Temos dois colegas nossos aqui no RJ o Idemir (DIDI) e o Celio que ja operam esta plataforma a algum tempo seria bom encontra-los aqui ou na Multirotores para saber se eles teriam algo a acrescentar. Leandro eu acho que ja comentei com vc , estou aposentado e tenho muito tempo disponível, mais moro muito longe do Guto e não tenho experiência nesta plataforma alem de boa vontade para aprender, caso contrário iria ajudá-lo a empurrar o projeto…ABS

    Opa… se precisar de um estagiário é só falar!

    Posso contribuir sim, já utilizo a APM a um bom tempo e o período de quebrar a cabeça já passou! 

    Tenho um amigo que também utilizar aqui em Salvador (Morbeck) e temos muito material (vídeos, docs…) que poderemos disponibilizar.

    Um abraço!

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Opa mais dois na parada, não sei como será a estrutura de informações, no entanto tenho certeza que vão criar um espaço para estas informações e estes vídeos de forma compilada e de fácil manuseio…sejam bem vindos Roberto e Morbeck…ABS

    Roberto Bonfim disse:

    Opa… se precisar de um estagiário é só falar!

    Posso contribuir sim, já utilizo a APM a um bom tempo e o período de quebrar a cabeça já passou! 

    Tenho um amigo que também utilizar aqui em Salvador (Morbeck) e temos muito material (vídeos, docs…) que poderemos disponibilizar.

    Um abraço!

    Mas isso nem abala a APM… 

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 87)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.