Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

Fóruns Específicos Plataformas Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom pessoal, sei que para muitos aqui a minha experiência é cotidiana, mas hoje foi um dia especial.

    Esta semana eu terminei de montar o meu “primeiro quadricóptero” e  embarcamos nele a APM 2.0 + GPS + MiniOSD + Telemetria e fui visitar o Guto Santaella (da Ardupilot) na  casa dele e lá ele me ajudou configurar toda a eletrônica, trocar um  diodo que estava queimado e  fomos fazer os testes de configuração no Arduplanner !

    Primeiro: excelente a recepção, amizade, atendimento e atenção que o Guto nos deu ! Passamos o sábado na casa dele onde fomos muito bem recebidos e ele deu toda atenção que eu precisava e os ensinamentos daquilo que eu tinha dúvida;  e,

    Segundo: consegui voar o quadri numa boa e rapidamente pegamos os macetes de voar com o ArduCopter + Mission Planner ! Excelente a tecnologia e os resultados.

    – em stabilizi mode: o quadri decola firme e se mantém alinhado

    – em Alt. Hold.: o quadri se mantem na altitude deixada

    – em Loiter: ele se mantém na posição, firme; se deixar lá, fica até acabar a batria e naõ sai do lugar; EXCELENTE !

    Somente não testamos  o RTL (mas esta configurado) porque o final de tarde chegou rápido e já não dava mais para carregar bateria para testar; mas naõ tenho dúvida que vai funcionar.

    Seguramente, o Arducopter é o sistema mais preciso que eu vi voando até agora. Faz tudo que o DJI faz e visivemente melhor bem  como, ainda, tem uma infinidade de recursos, configurações, possibilidades e, acredito, que para nós modelistas, não esgotaremos todas as suas possibilidades.

    ESTOU MUITO FELIZ HOJE !

    Bom, a única parte da história que deu um FRIO NA BARRIGA,  foi o Guto decolar o Octoptero dele e do nada dar o rádio na minha mão e falar “.. pilota ai …” … ufa, quando consegui por o rádio na mão dele de volta …rs.. foi um alívio ! O cara é louco …. vai que eu derrubo ? Bom, passou !

    Setup:

    Frame: Turnigy Talon V2

    ESCs: Turnigy 20A com dissipador de metal

    Motores: Turnigy NTM 28-30 750kv

    Hélices:  Carbon fiber Propeller 10 x 4.7 SFP  Style

    Controladora:  Arducopter  APM 2.0 com Firmeware 3.0

    OSD:  MiniOSD 3DR

    Telemetria:  433 Mhz 3DR

    GPS:  jDrones GPS uBlox NEO6 Multicopter

    Rádio: FRSky2.4 modelo D8R-II Plus com telemetria

    Bateria: NanoTECH 3S 6.0 (será substituida por 5.0 ou 6.0 4S)

    Óculos: Atualmente, estou com dois óculos; um HeadPlay e um FatShark 5.8 Ghz predator; vou testar os dois e ver qual dos dois mais me agrada para decidir com qual vou ficar, definitivamente. 

    Estação de  solo: Notebook GateWaey (Acer) com 12 Gb de memória e esta rodando o Mission Planner em conjunto com o modem de Telemetria 433 Mhz; vai receber uma placa de captura para colocar a imagem recebida em solo na “tela Hudge” !

    Tempo estimado  de voo (fizemos hoje) com segurança: 15  minutos

     

    Agora, é treinar, treinar, treinar e “pegar dedo” para embarcar o resto da eletrônica: TX Immersion 5.8 Ghz 600 mW +  camera e iniciar os voos em FPV full immersion (com óculos).

     

     

     

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 87)
  • Replies

    esta progredindo, e com isso minha ansiedade.

    Eu nõa uso e nunca tive oportunidade de ver uma DJI Naza voando do meu lado; mas pelo que eu leio e pelos vídeos que eu assisto no youtube, eu não consigo me convencer a razão “de comprar um equipamento com limitações” e ainda por cima caro !  Acho que a DJI Naza esta agindo como  “as pessoas que se acreditam estelas e insubstituíveis” e, ai esta o perigo !

    Lembram  daquelas marcas famosas de fotocopiadoras, telemensagem, carros … que se sentiam inatacáveis ? Pois é … o mercado mostrou o contrário !
     
    Capanema RJ disse:

    Sabia que isso iria acontecer, questão de tempo….

    http://www.multirotores.com.br/forum/topics/atualizacao-naza-m-4-0-…

    Bela iniciativa, Leandro! Acredito que não é tão fácil criar um manual completo, visto que as alterações são constantes. De qualquer forma é muito bom ter um grupo de usuários brasileiros, mas infelizmente isso nunca vai substituir o fórum americano completamente.

    Posso tentar contribuir com alguma coisa também, tenho quase 2 anos de experiencia com a apm, mas infelizmente não tô tendo tempo pra nada!

    Ricardo,

    sim, a proposta nem é substituir o forum americano, até porque; o objetivo é “criar material simplificado” para os usuarios darem os primeiros passos e, depois, com a experiência eles “beberão da mesma fonte (forum americano)” mas com uma base de conhecimento melhor esclarecida ao ponto de compreenderem as informações lá constantes.

    É uma proposta …. estamos procurando o melhor caminho para fazer isso … quero fazê-lo dentro do forum e de maneira aberta para todos aproveitarem das informações.

    Aliás, a APM é uma primeira arrancada … e quem sabe podemos fazê-lo com outros equipamentos e assim, criamos um “corpo de conhecimento” e com isso, melhoramos nossas técnicas, equipamentos e experiências. Aliás, é essé o objetivo.

     
    Ricardo Affonso disse:

    Bela iniciativa, Leandro! Acredito que não é tão fácil criar um manual completo, visto que as alterações são constantes. De qualquer forma é muito bom ter um grupo de usuários brasileiros, mas infelizmente isso nunca vai substituir o fórum americano completamente.

    Posso tentar contribuir com alguma coisa também, tenho quase 2 anos de experiencia com a apm, mas infelizmente não tô tendo tempo pra nada!

    Morbeck
    Membro
    none

    Muito boa esta iniciativa!

    Com toda certeza estou dentro desse projeto!!!

    muito legal a experiencia com equipamentos e assim aprendemos mais, valeu

    Para animar a galera um pouco!

    Fiz esta edição já traduzindo para o português e adicionei a APM com o setup que utilizo aqui. Está faltando o OSD e pequenos detalhes que já adicionei no meu TBS como LED, gimbal, etc… depois que tinha terminado o desenho.

     

    Roberto,

    eu venho estudando muito para achar “o melhor projeto integrado” e o TBS me parece um dos melhores até o momento; tem uma plataforma bem equilibrada, limpa, profissional e, ao meu ver, só falta em breve uma “carenagem” com um designe arrojado e focado no “UAV” !

    Voce esta voando com esse quadri ? Show de bola !

     
     
    Roberto Bonfim disse:

    Para animar a galera um pouco!

    Fiz esta edição já traduzindo para o português e adicionei a APM com o setup que utilizo aqui. Está faltando o OSD e pequenos detalhes que já adicionei no meu TBS como LED, gimbal, etc… depois que tinha terminado o desenho.

    Leandro, utilizo o TBS, o XAircraft 650 e estou montando um Hexa F800… todos com a APM. Mas cada um gera uma sensação diferente ao pilotar… fica difícil me desfazer deles. Mas acredite, o TBS não precisa de carenagem, é muito bem bolado o frame e instalei quase tudo dentro dele! Se por carenagem, vai ficar parecendo o IRIS da 3DR.

    Bom dia Guto, a ideia é mostrar uma visão macro dos componentes a serem instalados no TBS e na APM2.5+… não é gerar um Diagrama de Interligações, visto as diversas características que cada equipamento possui e espaço no desenho.

    Informações sobre as conexões devem ser consultadas diretamente no fornecedor 3DR!!!

    Mas nada impede que façamos um Diagrama da APM (De / Para) já traduzido para o português.

    Sds.

    Guto Santaella disse:

    Bom dia Roberto, desculpe querer criticar o trabalho mas figura que mandou, se for olharmos como um layout de ligações estaria errada, os cabos não se conectam no APM nos locais indicados na figura, fica só o alerta para quem olhar na figura te-la como referencia de “bill of material” e não como localização dos conectores. 😉

    Eu creio que o TBS tenha melhor performance até que o IRIS pelas suas dimensões.

    @Leandro, não precisa de carenagem ou bolha ou outra coisa no TBS, ele foi concebido assim mesmo e só para fazer justiça ao “Team Black Sheep”, foram eles que desenvolveram esse tipo de frame/quad com as hastes dos motores mais abertas na frente com a sacada de utilizar a bateria para acertar o CG, esse frame com um brushless gimbal é tudo que qualquer praticante de FPV sonharia…rsrsrs

    Abraço a ambos..

    Roberto Bonfim / Guto Santaella, ach que seria uma boa oportunidade para fazer uma revisão nas interligações da APM no TBS e deixar o desenho visual-didático  para todos; e, mesmo que a pessoa naõ venha instalar no TBS, já vai ter uma visão correta das conexões para qualquer sistema.

    Seria possível a atuação conjunta de voces dois nessa missão e postar aqui um “material final revisado” ! Achei fantástica a diagramação feita pelo Roberto e acho que poderiamos aproveitar o momento para uma “revisão” e “postagem final revisada” !  Esse tipo  de trabalho “é  muito bom e remete o usuário para uma solução segura, sem a necessidade de recorrer a muito material escrito e separado em diversos posts”. Depois, com o uso e interesse, o usuário vai pesquisando mais, vai compreendendo mais, sente a necessidade de aprender e o conhecimento vem por acréscimo.

     

    Leandro / Guto, farei a revisão no desenho já instalando o OSD, GIMBAL, LED, BUZZER e SONAR… depois emito o desenho por e-mail para vc´s colaborarem com sugestões. Após a revisão “aprovada” poderemos disponibilizar aqui no fórum e todos acompanham. Tenho que pegar com Morbeck um desenho de uma placa auxiliar (Shield) que ele fez, para não ser preciso fazer “gambiarra” na hora de instalar os LEDs de navegação na APM.

    Valeu!

    Estou muito interessado neste tópico, pois quero mudar da KK.2 para uma placa de verdade. Gostaria de pedir para os mais experiente, que coloque quais os modelos de placa com melhor custo beneficio e onde podem ser encontradas no exterior e aqui no brasil, já ajudaria os iniciantes. Valeu!!

    Morbeck
    Membro
    none

    Vou preparar o material sobre a “APM Conect” para postar aqui?

    muito lindo esse note de duas telas heim!

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 87)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.