› Fóruns › Específicos › Plataformas › Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner
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- setembro 7, 2013 às 11:09 pm
Bom pessoal, sei que para muitos aqui a minha experiência é cotidiana, mas hoje foi um dia especial.
Esta semana eu terminei de montar o meu “primeiro quadricóptero” e embarcamos nele a APM 2.0 + GPS + MiniOSD + Telemetria e fui visitar o Guto Santaella (da Ardupilot) na casa dele e lá ele me ajudou configurar toda a eletrônica, trocar um diodo que estava queimado e fomos fazer os testes de configuração no Arduplanner !
Primeiro: excelente a recepção, amizade, atendimento e atenção que o Guto nos deu ! Passamos o sábado na casa dele onde fomos muito bem recebidos e ele deu toda atenção que eu precisava e os ensinamentos daquilo que eu tinha dúvida; e,
Segundo: consegui voar o quadri numa boa e rapidamente pegamos os macetes de voar com o ArduCopter + Mission Planner ! Excelente a tecnologia e os resultados.
– em stabilizi mode: o quadri decola firme e se mantém alinhado
– em Alt. Hold.: o quadri se mantem na altitude deixada
– em Loiter: ele se mantém na posição, firme; se deixar lá, fica até acabar a batria e naõ sai do lugar; EXCELENTE !
Somente não testamos o RTL (mas esta configurado) porque o final de tarde chegou rápido e já não dava mais para carregar bateria para testar; mas naõ tenho dúvida que vai funcionar.
Seguramente, o Arducopter é o sistema mais preciso que eu vi voando até agora. Faz tudo que o DJI faz e visivemente melhor bem como, ainda, tem uma infinidade de recursos, configurações, possibilidades e, acredito, que para nós modelistas, não esgotaremos todas as suas possibilidades.
ESTOU MUITO FELIZ HOJE !
Bom, a única parte da história que deu um FRIO NA BARRIGA, foi o Guto decolar o Octoptero dele e do nada dar o rádio na minha mão e falar “.. pilota ai …” … ufa, quando consegui por o rádio na mão dele de volta …rs.. foi um alívio ! O cara é louco …. vai que eu derrubo ? Bom, passou !
Setup:
Frame: Turnigy Talon V2
ESCs: Turnigy 20A com dissipador de metal
Motores: Turnigy NTM 28-30 750kv
Hélices: Carbon fiber Propeller 10 x 4.7 SFP Style
Controladora: Arducopter APM 2.0 com Firmeware 3.0
OSD: MiniOSD 3DR
Telemetria: 433 Mhz 3DR
GPS: jDrones GPS uBlox NEO6 Multicopter
Rádio: FRSky2.4 modelo D8R-II Plus com telemetria
Bateria: NanoTECH 3S 6.0 (será substituida por 5.0 ou 6.0 4S)
Óculos: Atualmente, estou com dois óculos; um HeadPlay e um FatShark 5.8 Ghz predator; vou testar os dois e ver qual dos dois mais me agrada para decidir com qual vou ficar, definitivamente.
Estação de solo: Notebook GateWaey (Acer) com 12 Gb de memória e esta rodando o Mission Planner em conjunto com o modem de Telemetria 433 Mhz; vai receber uma placa de captura para colocar a imagem recebida em solo na “tela Hudge” !
Tempo estimado de voo (fizemos hoje) com segurança: 15 minutos
Agora, é treinar, treinar, treinar e “pegar dedo” para embarcar o resto da eletrônica: TX Immersion 5.8 Ghz 600 mW + camera e iniciar os voos em FPV full immersion (com óculos).
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- setembro 15, 2013 às 2:21 am
A estação de solo, como um todo, está um “primor” .. eheheh
Dá aquela inveja boa, né ?
- setembro 16, 2013 às 11:30 am
Gabriel, muito prático mesmo este Notebook. Tenho tanto apego, que pouco sai de casa! rsrsrss
Gabriel Rigolao disse:
muito lindo esse note de duas telas heim!
- setembro 16, 2013 às 12:08 pm
Bom, eu acho que a semana foi proveitosa e muito falamos nesse tópico; acho que chegamos em um overview interessante, mas agora VAMOS TRABLAHAR ?
Acho que esta na hora de começarmos “definir uma métrica de trabalho” para fazer o “tal do artigo que vai esclarecer, passo a passo, cada equipamento do sistema APM, as suas ligações e configurações”.
Assim sendo, minha sugestão seria “encontros no Skype” ! Ai pergunto:
Leandro: já tem skype
Guto: já tem skype
o Roberto e o Morbeck já tem skype ? Se tiverem, me manda em mensagem privativa, por favor, para eu adicionar e assim, podemos “agendar” um bate papo por lá onde devemos tirar os trablahos; a medida que tirarmos o consenso, eu escrevo o material e submeto para aprovação; aprovado, vem para dentro do FPV na rev. 1.0 até chegar em um material final e completo que somente vai sofrer alterações necessárias, quando deveremos fazer as novas revisões.
Guto, Roberto e Morbeck : CONVOCADOS !
Depois de iniciados os trabalhos, vamos convocando outros dentro de suas especialdiades.
- setembro 16, 2013 às 6:05 pm
Olá Guto, pode sim!
Eu mesmo já havia divulgado na página de fotos do meu usuário.
Sds.
Guto Santaella disse:
Roberto, posso mostrar a sua ground station no forum DIYDrones?
Eu também zelaria muito por um aparelho como esse…rsrsrs
- setembro 16, 2013 às 7:54 pm
Leandro, excelente ideia essa do Digital Book. Precisamos ter o conhecimento mais organizado para facilitar a vida de quem está aprendendo/ensinando
- setembro 17, 2013 às 12:10 am
Guto,
O projeto ArduPilotMega é um projeto de código aberto! Por essência um projeto de código aberto disponibiliza os fontes para qualquer interessado em contribuir ou mesmo em reproduzir.
Conheço apenas um “CLONE”, a ArduFlyer da RCTIMER, que tem exatamente os mesmos componentes da contraoladora da 3DR. Na minha opinião os (como você chama) “CLONES” tem sim o mesmo hardware do que você chama de “ORIGINAL”. Acho difícil enveredarmos pela seara como são testados pois não temos fatos que sejam conclusivos se são testados, quanto mais se são bem ou mal testados, isso vale para os dois!
Não consegui identificar o que o fato que você relatou tem a ver com os “CLONES”. Pelo que entendi as duas APMs eram “ORIGINAIS”. Na minha opinião os problemas foram causados por imperícia de uma pessoa, sem conhecimento técnico.
Concordo que o ponto mais indicado para alimentar uma APM é o conector do PM, porém em nada influencia se esta alimentação está vindo do PM ou de um uBEC. A única influência que existe é a qualidade do uBEC que se esta usando. Tecnicamente não existe nada que desabone a utilização de um uBEC de qualidade no lugar do PM. Afinal o PM nada mais é que um uBEC de qualidade integrado a um sensor de corrente e a um circuito que mede tensão.
Concordo novamente que confeccionar um manual de referência é de uma grande responsabilidade e devemos acima de tudo expor todas as opções existentes tomando o cuidado de manter a imparcialidade.
Abraço!!!
Morbeck
Guto Santaella disse:
Primeira informação de suma importância:
Os CLONES do APM “NÃO TEM O MESMO HARDWARE DO ORIGINAL”!! e sua qualidade é dubitável (como testam? que método usam?)
Vou relatar aqui fato que aconteceu a um cliente meu com dois APMs ORIGINAIS, o primeiro deixou de comunicar com o mission planner e ele me relatou que os LEDs da placa não piscavam, estavam estáticos e o diodo de proteção danificado. Então ele adquiriu outro Kit comigo e no final de semana passado ele me liga dizendo: “Estou com algum problema com minhas ligações pois o APM novo deu exatamente o mesmo problema”.
Com isso lhe pedi que enviasse ambas as placas para análise e também detalhasse todo o seu sistema em um diagrama, foi aí que vi onde estava o erro. No desenho apareciam dois UBCs que alimentavam: o primeiros os servos(estava montado num avião) e o outro alimentando o receptor “e o” APM via linha INPUT, e uma coisa me chamo a atenção, os dois fios do power module que alimentavam a placa(com precisos 5,37V) estavam cortados para que somente o UBEC fornecesse a potência.
Explicando tecnicamente, olhem para a figura abaixo que consta no manual OFICIAL do APM:
Se tentarmos alimentar o APM pela linha input estamos “bypassando” o diodo de proteção e principalmente o fusível interno que protege contra sobrecargas, e tem coisa ainda pior por detrás disso, a tolerância de tensão do APM é de 0,25V acima disso alguns de seus componentes não toleram e são danificados permanentemente.
Agora outra pergunta é, por que meu cliente resolveu fazer isso?
Resposta:
Ele “se informou” em fóruns pela internet onde relatavam que “Power Module as vezes não tinha potência suficiente” e a placa congelava/resetava, daí a “brilhante dica” de cortar os fios de alimentação do PM e usar um uBec separado.
O motivo do congelamento de clones entre tantas respostas que se podem dar já foi dada e aqui repito: “Os clones não tem a mesma qualidade do original e, principalmente, os clones não possuem as últimas alterações na placa e circuito feita pelos fabricantes em seus desenhos oficiais para produção.”
RESUMINDO AINDA MAIS:
SEMPRE ALIMENTE O SEU APM PELO POWER MODULE!!!!!
Se este tivesse alguma deficiência não seria o produto que faz parte do kit para evitar que o cliente tente comprar uma fonte de tensão não adequada e lhe cause problemas
Olhe o tamanho da nossa responsabilidade com nosso manual de referencia rápida…
Abraço a todos,
Guto Santaella
- setembro 17, 2013 às 11:03 am
Acompanhando:)- setembro 17, 2013 às 11:34 am
Morbeck,
concordo com voce em parte e discordo em outra.
Sim, de fato, um produto de código aberto “deixa transparente” para quem desejar o conhecimento daquela tecnologia; mas de alguma forma, “os processos construtivos” naõ são explicitados, porque isso faz parte do “segredo industrial” de um determinado produto. É ai que entra o diferencial de um e outro produto, mais ainda, a aplicação de “peças, partes e componentes” de melhor qualidade ou especifica e exclusivamente produzidas para um fabricante.
Tenho hoje um grande conhecimento e relacionamento com indústrias na china e te digo que ela é hoje muito mais qualificada, capacitada e pronta para atender os mercados em diversos segmentos com produtos de qualidade; mas ainda, naõ tem a capabilidade e know how necessário para produzir um produto em paridade com outro; por exemplo, a china produz hoje excelentes relógios, mas ainda naõ fabrica um “clone” de um Rolex, Bvlova, com a mesma qualidade ! Aparentemente sim, são muito parecidos, mas se desmontar e olhar a qualidade final dos produtos, a montagem, etc… claro, deixa muito a desejar.
Não digo com isso que os “clones” naõ funcionam ! Sim, eles funcionam, mas certamente, existe um diferencial entre os produtos.
Focando no exemplo, eu posso fabricar uma placa APM igualzinha, com os “componentes iguais”, cor, disposição, e etc… mas a “qualidade dos componentes” utilizados poderão ser diferentes e ai entra o segredo produtivo. Posso ter um fornecedor que fabrica componentes com “vida útil” de um ano … por isso 30% mais barato e a 3DR usar componentes de excelente qualidade com “vida útil de 5 anos” e bem por isso custou mais caro. Por isso as “réplicas custam R$ 300 / 500 e um original chega custar R$ 23 mill !”.
Entra ai a decisão de comprar um “clone” ou uma “oringinal”; se for para comprar um clone para economizar 10%, 20% até 30%, com certeza eu não compraria um clone; porque o que eu penso é que “se eu tiver uma aeronave de boa qualidade e um equipamento embarcado que chega custar no total até uns R$ 5 mil + uma maquina DSR de 4 mil + uma lente de R$ 2.000… eu vou arriscar perder tudo para economizar 500 (30% de um conjunto APM + OSD + Telemetria + GPS ?
De outro lado, claro, nós devemos manter a imparcialidade, até desprezando esse tema (qualiade do produto) que naõ é o foco do nosso trabalho (que na verdade é o conhecimento do que e como organizar uma plataforma com base no Ardupilot).
Não sei se eu consegui me expressar corretamente … mas, enfim, falei como ex-dretor de ex-multinacional onde o tema era diariamente debatido com as reuniões de produção onde produziamos “bens de capital” de valor muito elevado em uma planta com mais de 600 funcionários; essa vivência de fábrica, faz dentro da nossa cabeça um divisor de águas muito interessante.
Vamos em frente com o nosso trabalho.
- setembro 17, 2013 às 12:13 pm
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Relaxa Guto …
as vezes os limões dosados com água e açúcar ou uma boa pinga e açúcar, nos dá excelentes bebidas !
isso aqui mais me parece um brainstorm de trabalho onde, as vezes, a temperatura sobe e as divergências provocam os instintos, mas, sempre, do calor se tira um proveito: abre os olhos para o que naõ esta visto e exige pensar 360º. Tenho certeza que podemos fazer um belo trabalho que vai trazer um excelente resultado para a comunidade FPVista e aqueles que optarem por uma plataforma Ardupilot, terão material técnico, visual (imgens), vídeos, etc. para colaborar em suas montagens, configurações e uso “do danado”. Eu sou usuário viciado na Ardupilot por diversas razões e não escondo a minha preferência, mas somente me convenci totalmente dela, quando eu passei conhecer tecnicamente o que ela é e o que ela tem de valor agregado (culpa sua Guto, que ficou horas e horas me ensinando .. agora me aguenta….).
Não pula do barco, Marujo Véio … eu te puxo pelas pernas e vc vai bater a cana na borda do barco e tomar um caldo, mas te arrasto para dentro DE NOVO !
Como dizem os guris: “tamo junto e misturado”.
Aprendi com o velho Onassis (aquele pobretão): “Eu naõ sei fazer nada; mas eu sei quem sabe fazer; sei um jeito dele fazer para as minhas empresas e ainda ficar feliz com o que foi feito. Por isso a minha vida deu certo !”
- setembro 17, 2013 às 1:12 pm
Guto,
eu participo lá do Grupo Ardupilot, aqui dentro do FPVBrasil.
Como o assunto é “específico” se voce autorizar, “nóis embaca o projeto lá dentro” e desenvolvemos o material e disponibilizamos dentro do Grupo, que é parte do FPV, ou seja, fica “tudo junto e misturado de novo”.
E, do mais, fica como “incentivo” para outros grupos, outras plataformas, fazerem o mesmo; acho até que fica mais organizado e a informação fica “centralizada” onde a pessoa encontra o que deseja, em grupo específico.
Éu só quero fazer o material, disponibilizar e todo mundo ter acesso …. esse é o meu objetivo.
Eu só naõ sei ainda, como vamos fazer esse material; pelos atuais recursos do FPVBrasil, nós não temos como fazer um Wiki e assim, acho queo correto seria criar um POST onde dentro dele ficaria “o Indice Geral” e assim, a medida que cada assunto for desenvolvido, o arquivo vai para um servidor de arquivos em pdf e fica lá e o link dentro do FPVBrasil, assim, quando a pessoa clicar no arquivo, faz o download e os debates ficam dentro do post !! Acho que é essa a solução, por enquanto … depois a gente se organiza se surgir nova opção. Mas para isso dar certo, nós precisamos planejar muito bem antes de escrever o post principal, porque depois não teremos a opção de “editar” ele, quando expirar aquele prazo de 15 minutos ! Tem que ser TIRO CERTO !
- setembro 30, 2013 às 2:48 am
Mais um grande projeto com a plataforma “APM + Mission Planner”… tudo montado e testado. Mas não deu para fazer o voo inaugural dentro de casa (como os outros multirotores) o “monstrinho” é muito grande! O kit da APM foi adquirido na Ardupilot Brasil e o suporte do GPS foi uma cortesia do camarada Guto Santaella que fabricou na impressora 3D… ficou show! Próxima semana ele irá voar e postarei o vídeo!
- setembro 30, 2013 às 3:32 am
Parabens Roberto … o equipamento esta muito bonito; conhecendo a APM, o voo inaugural já é sucesso !
Um abraço … boa sorte !
- setembro 30, 2013 às 11:09 am
Bom dia Leandro, cade o passo a passo do APM, o pessoal deixou de lado a ideia de desenvolver um tutorial de como instalar o APM + acessórios necessários ??? Entristeceram ???
- setembro 30, 2013 às 12:39 pm
Não Capanema … não foi isso. A verdade é que sobreveio um assunto mais sério e acabou me absorvendo nele ! A Regulamentação do uso de Drones e Voos FPV. Eu até noticiei isso aqui no forum e foi criado um grupo e trabalho para tentar fazer um documento que se pretende enviar para a ANAC e tentar colocar “o nosso ponto de vista” na questão, pois, pelo que se escuta pelos bastidores, existe uma forte possibilidade de vir uma regulamentação e, conhecendo as autoridades brasileiras, se eles naõ conhecem exatamente o que e como fazemos, pode vir uma “proibição” da prática.
Enfim, acabei me absorvendo nos estudos da legislação e conversando com outras pessoas para ver se conseguimos compilar um “conjunto de regras e procedimentos” ! Enfim, apesar de todaboa vontade, não é garantido que o documento seja sequer lido, mas pelo menos temos que fazer alguma coisa.
Foi esse o motivo !
- setembro 30, 2013 às 1:12 pm
Relaxa Leandro, não te conheço pessoalmente mais observando a sua postura correta, tinha quase certeza que esta seria sua resposta, o assunto do passo a passo da APM pode esperar tranquilamente. Vai em frente nesta nova empreitada pq é de suma importância, embora eu particularmente ache que ficar mexendo muito em certos assuntos pode dificultar muito as coisas. Leandro espero que vc se posicione, defendendo os hobistas em primeiro lugar e depois caso aja espaço, de uma força aos que querem faturar com as filmagens. Insisto em dizer que nós hobistas preferimos voar em lugares tranquilos que a chance de criarmos problemas é muito menor do que ao contrário dos profissionais do ramo, que escolhem os eventos e muitas vezes são pressionados pelos executores em tomar atitudes de maior risco…pronto falei…ABS
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