Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

Fóruns Específicos Plataformas Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom pessoal, sei que para muitos aqui a minha experiência é cotidiana, mas hoje foi um dia especial.

    Esta semana eu terminei de montar o meu “primeiro quadricóptero” e  embarcamos nele a APM 2.0 + GPS + MiniOSD + Telemetria e fui visitar o Guto Santaella (da Ardupilot) na  casa dele e lá ele me ajudou configurar toda a eletrônica, trocar um  diodo que estava queimado e  fomos fazer os testes de configuração no Arduplanner !

    Primeiro: excelente a recepção, amizade, atendimento e atenção que o Guto nos deu ! Passamos o sábado na casa dele onde fomos muito bem recebidos e ele deu toda atenção que eu precisava e os ensinamentos daquilo que eu tinha dúvida;  e,

    Segundo: consegui voar o quadri numa boa e rapidamente pegamos os macetes de voar com o ArduCopter + Mission Planner ! Excelente a tecnologia e os resultados.

    – em stabilizi mode: o quadri decola firme e se mantém alinhado

    – em Alt. Hold.: o quadri se mantem na altitude deixada

    – em Loiter: ele se mantém na posição, firme; se deixar lá, fica até acabar a batria e naõ sai do lugar; EXCELENTE !

    Somente não testamos  o RTL (mas esta configurado) porque o final de tarde chegou rápido e já não dava mais para carregar bateria para testar; mas naõ tenho dúvida que vai funcionar.

    Seguramente, o Arducopter é o sistema mais preciso que eu vi voando até agora. Faz tudo que o DJI faz e visivemente melhor bem  como, ainda, tem uma infinidade de recursos, configurações, possibilidades e, acredito, que para nós modelistas, não esgotaremos todas as suas possibilidades.

    ESTOU MUITO FELIZ HOJE !

    Bom, a única parte da história que deu um FRIO NA BARRIGA,  foi o Guto decolar o Octoptero dele e do nada dar o rádio na minha mão e falar “.. pilota ai …” … ufa, quando consegui por o rádio na mão dele de volta …rs.. foi um alívio ! O cara é louco …. vai que eu derrubo ? Bom, passou !

    Setup:

    Frame: Turnigy Talon V2

    ESCs: Turnigy 20A com dissipador de metal

    Motores: Turnigy NTM 28-30 750kv

    Hélices:  Carbon fiber Propeller 10 x 4.7 SFP  Style

    Controladora:  Arducopter  APM 2.0 com Firmeware 3.0

    OSD:  MiniOSD 3DR

    Telemetria:  433 Mhz 3DR

    GPS:  jDrones GPS uBlox NEO6 Multicopter

    Rádio: FRSky2.4 modelo D8R-II Plus com telemetria

    Bateria: NanoTECH 3S 6.0 (será substituida por 5.0 ou 6.0 4S)

    Óculos: Atualmente, estou com dois óculos; um HeadPlay e um FatShark 5.8 Ghz predator; vou testar os dois e ver qual dos dois mais me agrada para decidir com qual vou ficar, definitivamente. 

    Estação de  solo: Notebook GateWaey (Acer) com 12 Gb de memória e esta rodando o Mission Planner em conjunto com o modem de Telemetria 433 Mhz; vai receber uma placa de captura para colocar a imagem recebida em solo na “tela Hudge” !

    Tempo estimado  de voo (fizemos hoje) com segurança: 15  minutos

     

    Agora, é treinar, treinar, treinar e “pegar dedo” para embarcar o resto da eletrônica: TX Immersion 5.8 Ghz 600 mW +  camera e iniciar os voos em FPV full immersion (com óculos).

     

     

     

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 87)
  • Replies

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Capanema .. é isso mesmo .. tem que falar o que pensa ! Deve existir respeito entre nós, mesmo nas opiniões divergentes, até porque, da divergência nasce o debate  e dele o consenso.

    Eu sou hobbysta .. como todos !  Naõ tenho nenhuma atividade comercial em relação ao nosso hobby; mas no caso da regulamentação, não vejo como “separar um do outro” e, se separar, a visão que se tem é:

    Hobby: um bando de velhos adolescentes (hoje já tem até nome: acho que é androlescente) que ficam brincando de aviaosinho.

    Atividade Comercial: geradora de receita = base de calculo para imposto = arrecadação

    Enfim, vivemos no pais do “buraco sem fundo” na arrecadação e se pagar, dane-se a segurança ! Tanto é verdade que toda lei só fala em “multa” e quem cuida de prisão e reponsabilidade é o Código Penal e Código Civil; se observar, o cara atropela, mata, paga  fiança, responde em liberdade, paga as multas de transito e está livre para matar de novo ! Enfim, vamos deixar  esse assunto para lá ..rs.. ele gera muita polêmica.

    Sobre o grupo de trabalho eu “sou mais um” que esta dando palpite e debatendo; o que sair desse grupo, será consenso e tenho certeza, será “filho órfão” .. não terá autoria definida; é um trabalho de grupo … estou lá … querendo ajudar, ,mas as vezes atrapalho com as minhas opiniões contrárias aos interesses de muitos.

    Leandro, só prá confirmar, o quad não levou Gopro nem tx de video ? Estou querendo ter uma ideia de peso versus tempo de voo versus capacidade da bateria. 

    Angelo,

    sim, estava embarcado com o TX de vídeo (Immersion 600 mw); não estva embarcada a GoPro ! Mas, com a  força que ele saiu do chão, mesmo usando uma 3S 6.0 … dá para ver que ele estava “bem leve”   e  já fiz voos com até 12 minutos, tranquilamente … pousando com ele “com a mesma força da subida”; eu evito descer quando os motores já começam dar “sinal de perda de potencia” (esgotamento da bateria).

     

    ANGELO E G OLIVEIRA disse:

    Leandro, só prá confirmar, o quad não levou Gopro nem tx de video ? Estou querendo ter uma ideia de peso versus tempo de voo versus capacidade da bateria. 

    Obrigado, Leandro. Estou começando a montar um quad e a bateria que comprei foi 3S 4000 (35c). Creio que me dará 10 minutos com tranquilidade.

    Boa noite, Desculpe moderador se estiver no tópico errado.

    Estou precisando de ajuda com as configurações da minha APM

    possuo o seguinte equipamento:

    Setup:

    Quad Frame: sk 450
    ESCs: Turnigy plush 30A com dissipador de metal
    Motores: RC Timer BC2826/13 1000kv
    Hélices: 9 x 4.7 SF
    Controladora: Arducopter APM 2.5 com Firmeware 3.0
    Telemetria: 433 Mhz 3DR.
    GPS: jDrones GPS uBlox LEA – 6.
    Rádio: TG9x 2.4 + Dragon Link 433 MHz + antena de longo alcance
    Bateria: NanoTECH 3S (3.0 / 4.0 / 4.5 / 5.0)
    Óculos: FatShark 5.8 Ghz ATITUDE.
    Estação de solo: Notebook, rodando o Mission Planner em conjunto com o modem de Telemetria 433 Mhz, easycap para captura de vídeo, receptor de vídeo lawmate 1.2Ghz
    Downlink de vídeo: lawmate 1w, + cam 600 linhas, com antena original
    Tempo estimado de voo com segurança: 7 a 9 minutos

    Vamos ao problema:

    Já montei e desmontei o quadri umas 3 vezes, já troquei o GPS e a APM de posição nessas vezes, já consegui compass offsets dentro dos esperados, antes de instalar o dragon link ele chegou a funcionar uma vez perfeitamente, modos loiter e rtl, mas não me perguntem o que eu fiz, apenas liguei e ele voou lindamente, isso foi em ibirá-sp. depois da instalação do dragon link, e de recalibrar tudo… acc, compas, radio. (nunca fiz o compassmot). o quadri não trava mais…

    Ele começa a sair de lado e se não tirar o modo de vôo – crash!

    A APM, está acima do nível dos motores, na tentativa de eliminar a influência de campo magnético, apesar de ter o GPS externo, o GPS está acima da placa, e acima do nível das hélices…

    Não sei mais onde olhar, nem o que mudar. Desde o vôo em ibirá, não mudei nada nas PID, na configuração inicial estão marcadas as caixas, compass enable, e autodec. o GPS fixa e mostra minha localização no mapa perfeitamente.

    Em modo stabilize ele é um doce! já cheguei a 1km de distância com ele tendo sinal de vídeo limpo e cristalino, mas é ativar o loiter, loiter simple, ou rtl que ele fica maluco!

    Obrigado a quem puder ajudar…

    Quem puder me ajudar, eu agradeço de antemão.

    Morbeck
    Membro
    none

    Alexandre, vi que o seu 3DR é de 433MHz. Se estiver usando ao mesmo tempo que usa o DragonLink vai dar interferência!

    Alexandre Gabas disse:

    Boa noite, Desculpe moderador se estiver no tópico errado.

    Estou precisando de ajuda com as configurações da minha APM

    possuo o seguinte equipamento:

    Setup:

    Quad Frame: sk 450
    ESCs: Turnigy plush 30A com dissipador de metal
    Motores: RC Timer BC2826/13 1000kv
    Hélices: 9 x 4.7 SF
    Controladora: Arducopter APM 2.5 com Firmeware 3.0
    Telemetria: 433 Mhz 3DR.
    GPS: jDrones GPS uBlox LEA – 6.
    Rádio: TG9x 2.4 + Dragon Link 433 MHz + antena de longo alcance
    Bateria: NanoTECH 3S (3.0 / 4.0 / 4.5 / 5.0)
    Óculos: FatShark 5.8 Ghz ATITUDE.
    Estação de solo: Notebook, rodando o Mission Planner em conjunto com o modem de Telemetria 433 Mhz, easycap para captura de vídeo, receptor de vídeo lawmate 1.2Ghz
    Downlink de vídeo: lawmate 1w, + cam 600 linhas, com antena original
    Tempo estimado de voo com segurança: 7 a 9 minutos

    Vamos ao problema:

    Já montei e desmontei o quadri umas 3 vezes, já troquei o GPS e a APM de posição nessas vezes, já consegui compass offsets dentro dos esperados, antes de instalar o dragon link ele chegou a funcionar uma vez perfeitamente, modos loiter e rtl, mas não me perguntem o que eu fiz, apenas liguei e ele voou lindamente, isso foi em ibirá-sp. depois da instalação do dragon link, e de recalibrar tudo… acc, compas, radio. (nunca fiz o compassmot). o quadri não trava mais…

    Ele começa a sair de lado e se não tirar o modo de vôo – crash!

    A APM, está acima do nível dos motores, na tentativa de eliminar a influência de campo magnético, apesar de ter o GPS externo, o GPS está acima da placa, e acima do nível das hélices…

    Não sei mais onde olhar, nem o que mudar. Desde o vôo em ibirá, não mudei nada nas PID, na configuração inicial estão marcadas as caixas, compass enable, e autodec. o GPS fixa e mostra minha localização no mapa perfeitamente.

    Em modo stabilize ele é um doce! já cheguei a 1km de distância com ele tendo sinal de vídeo limpo e cristalino, mas é ativar o loiter, loiter simple, ou rtl que ele fica maluco!

    Obrigado a quem puder ajudar…

    Quem puder me ajudar, eu agradeço de antemão.

    No momento estou sem a telemetria, quebrou o cabo de comunicação com a placa, e já fiz e refiz toda a calibragem com o lawmate 1.2GHz de 1w de vídeo ligado e desligado para ver se poderia ser por influência dele também, sem alteração . . . ou seja . . . Não importando se o downlink de vídeo está ou não conectado, os modos de vôos dependentes do GPS continuam oscilantes (não trava posição). Vou ver se consigo postar fotos do equipamento, se for preciso documento também o problema em vídeo para postagem posterior.

    Estou realmente sem idéias.

    Obrigado.

    Parabéns Leandro!

    Agora eu estou me animando em trocar a DJI por uma Arducopter.

    E quanto ao tempo de voo, como ficou?

    Estou pensando e montar um quad tipo TBS Discovery, agora quero partir para equipamentos com  ais autonomia de voo. No meu hexa consigo no máximo 6 min de voo com segurança e isso para FPV não tem graça. Estou pensando em algo com mais de 12 minutos de voo com uma GoPro.

    Belo equipamento Roberto.

    Pode por favro me exlicar o que são as 3 telas?

    Roberto Bonfim disse:

    Olá Leandro, esta FC é impressionante!!

    Muitos recursos, e como foi dito acima: Após uma boa leitura e entendimento do sistema, o usuário irá perceber o quanto profissional é a APM + Mission Planner. Utilizo ela com o TBS Discovery… é show! O RTL funciona numa boa.

    Olá Alexandre, bem vindo ao mundo “APM”… rsrsrs

    Eu considero a APM uma super plataforma… não é só plugar e voar! Sei que isso assusta (desanima) alguns e empolga outros, pois nos permite explorar os recursos de uma FC até o limite dela.

    Mas devemos lembrar que estamos configurando um microcontrolador ATMEGA 2560…com muitos recursos. 

    Bom, o que vc vê na esquerda é um notebook com tela dupla touch-screen “rodando” duas telas do Mission Planner. No outro lado (direita) um tablet “rodando” o Droid Planner. Os dois utilizam link 3DR 433MHz, recebendo ao mesmo tempo as informações do link 433MHz instalado no quadri.

    Legal,

    Eu não sabia que existia note de duas telas.

    Pretendo fazer minha estação baseada em um hardware dedicado rodando Linux. Estes aplicativos para o APM rodam em Linux? Tenho uma placa para fazer isso que tem saída HDMI, estou a procura de um monitor com esta entrada.

    Qual a autonomia que vc consegue com seu Quad?

    Alexandre, segundo informações no fórum do MP funciona sim!

    (Eu não entendo nada de Linux!)

    – Is there any version of this that would work with linux?

    – To make it work with Linux you just have to use mono. It’s preinstalled on Ubuntu. Download the .zip-file of the MissionPlanner (as you would do using Windows), extract it, make ArdupilotMegaPlanner?.exe executable, and enter “mono ArdupilotMegaPlanner?.exe” in the console.

    https://code.google.com/p/ardupilot-mega/wiki/Mission

    Meu quadri (TBS Discovery) tem autonomia de +/- 13min… bateria 4S e 5000mA

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Roberto ja vi que vc é o cara, parabens, um detalhe que não tem nada a ver com APM, eu vou comprar uma mais por enquanto estou com outras prioridades. O seu GIMBAL funciona bem??? Eu tenho um igual ao seu e meu amigo, que decepção ele vibra muito, acho que devido ao fragil contato atravez da engrenagem do servo. Todo o sistema fica pesando neste ponto. Vc fez alguma adaptação ????Não esta dando para ver direito….O que vc acha???

    Roberto Bonfim disse:

    Alexandre, segundo informações no fórum do MP funciona sim!

    (Eu não entendo nada de Linux!)

    – Is there any version of this that would work with linux?

    – To make it work with Linux you just have to use mono. It’s preinstalled on Ubuntu. Download the .zip-file of the MissionPlanner (as you would do using Windows), extract it, make ArdupilotMegaPlanner?.exe executable, and enter “mono ArdupilotMegaPlanner?.exe” in the console.

    https://code.google.com/p/ardupilot-mega/wiki/Mission

    Meu quadri (TBS Discovery) tem autonomia de +/- 13min… bateria 4S e 5000mA

    Obrigado pelo elogio, se precisar de ajuda é só compartilhar as dúvidas por aqui, os amigos do fórum poderão sempre cooperar!

    Capanema, fiz adaptação apenas na instalação, mas gimbal com servo acoplado direto (sem redução por engrenagem ou correia) é muito ruim! Ajuda na estabilização e serve para uma primeira experiência, mas não se compara ao gimbal com motor brushless.

    Já estou com o material para adaptar os motores brushless neste gimbal e utilizar o software e a placa do Martinez, que já uso no Xaircraft e no F800 (clone DJI S800). Nos últimos dias tenho me dedicado mais ao F800 e deixado de lado o TBS…mas utilizo em todos eles a APM 2.5, desta forma me mantenho sempre na mesma plataforma (hardware e software) e cada dia aprendo um pouco mais.

    Olá Alexandre Gabas, faça o seguinte teste: Retire as hélices, conecte o Mission Planner via o link 3DR 433MHz e pelo rádio “arme” o quadri e acelere um pouco. Vá para a tela de SETUP e acione a aba FLIGHT MODE… veja se fica mudando sozinho: STABILIZE>>ALTHOLD>>LOITER. Observe também se o GPS demora muito para identificar os satélites.

    Baixe a aceleração e não “desarme” o quadri, observe se ele vai acionar algum motor sozinho.

    Como Morbeck citou, deve estar havendo interferência sobre o Dragon Link, e a APM está recebendo informações erradas pelo Rx. Tive o mesmo problema com o Tx/Rx EzUHF 433MHz e tive que alterar a faixa de frequência que ele trabalha. O 3DR pode trabalhar entre 414 e 454 MHz, mas veja na Resolução 365 ANATEL as faixas que você poderá está trabalhando e/ou tendo interferências. Observe também qual a faixa de frequência que o Dragon Link trabalha.

    Veja se o Dragon Link oferece algum software para análise, como este da Immersion RC.

    Alexandre Gabas disse:

    No momento estou sem a telemetria, quebrou o cabo de comunicação com a placa, e já fiz e refiz toda a calibragem com o lawmate 1.2GHz de 1w de vídeo ligado e desligado para ver se poderia ser por influência dele também, sem alteração . . . ou seja . . . Não importando se o downlink de vídeo está ou não conectado, os modos de vôos dependentes do GPS continuam oscilantes (não trava posição). Vou ver se consigo postar fotos do equipamento, se for preciso documento também o problema em vídeo para postagem posterior.

    Estou realmente sem idéias.

    Obrigado.

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 87)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.