Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

Fóruns Específicos Plataformas Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom pessoal, sei que para muitos aqui a minha experiência é cotidiana, mas hoje foi um dia especial.

    Esta semana eu terminei de montar o meu “primeiro quadricóptero” e  embarcamos nele a APM 2.0 + GPS + MiniOSD + Telemetria e fui visitar o Guto Santaella (da Ardupilot) na  casa dele e lá ele me ajudou configurar toda a eletrônica, trocar um  diodo que estava queimado e  fomos fazer os testes de configuração no Arduplanner !

    Primeiro: excelente a recepção, amizade, atendimento e atenção que o Guto nos deu ! Passamos o sábado na casa dele onde fomos muito bem recebidos e ele deu toda atenção que eu precisava e os ensinamentos daquilo que eu tinha dúvida;  e,

    Segundo: consegui voar o quadri numa boa e rapidamente pegamos os macetes de voar com o ArduCopter + Mission Planner ! Excelente a tecnologia e os resultados.

    – em stabilizi mode: o quadri decola firme e se mantém alinhado

    – em Alt. Hold.: o quadri se mantem na altitude deixada

    – em Loiter: ele se mantém na posição, firme; se deixar lá, fica até acabar a batria e naõ sai do lugar; EXCELENTE !

    Somente não testamos  o RTL (mas esta configurado) porque o final de tarde chegou rápido e já não dava mais para carregar bateria para testar; mas naõ tenho dúvida que vai funcionar.

    Seguramente, o Arducopter é o sistema mais preciso que eu vi voando até agora. Faz tudo que o DJI faz e visivemente melhor bem  como, ainda, tem uma infinidade de recursos, configurações, possibilidades e, acredito, que para nós modelistas, não esgotaremos todas as suas possibilidades.

    ESTOU MUITO FELIZ HOJE !

    Bom, a única parte da história que deu um FRIO NA BARRIGA,  foi o Guto decolar o Octoptero dele e do nada dar o rádio na minha mão e falar “.. pilota ai …” … ufa, quando consegui por o rádio na mão dele de volta …rs.. foi um alívio ! O cara é louco …. vai que eu derrubo ? Bom, passou !

    Setup:

    Frame: Turnigy Talon V2

    ESCs: Turnigy 20A com dissipador de metal

    Motores: Turnigy NTM 28-30 750kv

    Hélices:  Carbon fiber Propeller 10 x 4.7 SFP  Style

    Controladora:  Arducopter  APM 2.0 com Firmeware 3.0

    OSD:  MiniOSD 3DR

    Telemetria:  433 Mhz 3DR

    GPS:  jDrones GPS uBlox NEO6 Multicopter

    Rádio: FRSky2.4 modelo D8R-II Plus com telemetria

    Bateria: NanoTECH 3S 6.0 (será substituida por 5.0 ou 6.0 4S)

    Óculos: Atualmente, estou com dois óculos; um HeadPlay e um FatShark 5.8 Ghz predator; vou testar os dois e ver qual dos dois mais me agrada para decidir com qual vou ficar, definitivamente. 

    Estação de  solo: Notebook GateWaey (Acer) com 12 Gb de memória e esta rodando o Mission Planner em conjunto com o modem de Telemetria 433 Mhz; vai receber uma placa de captura para colocar a imagem recebida em solo na “tela Hudge” !

    Tempo estimado  de voo (fizemos hoje) com segurança: 15  minutos

     

    Agora, é treinar, treinar, treinar e “pegar dedo” para embarcar o resto da eletrônica: TX Immersion 5.8 Ghz 600 mW +  camera e iniciar os voos em FPV full immersion (com óculos).

     

     

     

Visualizando 12 respostas - 76 até 87 (de um total de 87)
  • Replies

    obrigado pela ajuda Roberto, estou aguardando o cabo novo da telemetria. por enquanto está excluída a possibilidade de interferência desta fonte.. uma vez que retirei ela da equação do problema.

    Os modos de vôo não alteram durante a operação do quadri, testado!

    O CG está fora do padrão, vou refazer a distribuição de peso dele, e fazer mais uns testes, logo posto resultados.

    abraço

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Ok Roberto se vc fizer esta adaptação gostaria de pegar uma carona e fazer igual. Ja tinha desistido deste GIMBAL e ia oferecer no ML mais se vc acha que ainda da caldo, vou esperar vc e comprar o que vc me indicar e tentar fazer igual, ja que tenho um frame QAV500 e este é justamente bom para frames deste tipo igual ao seu tb

    http://www.multirotores.com.br/photo/novo-qav-500-gimbal?context=user

    No momento ja vendi esta camera HD e estou com uma GOPRO.

    Roberto Bonfim disse:

    Obrigado pelo elogio, se precisar de ajuda é só compartilhar as dúvidas por aqui, os amigos do fórum poderão sempre cooperar!

    Capanema, fiz adaptação apenas na instalação, mas gimbal com servo acoplado direto (sem redução por engrenagem ou correia) é muito ruim! Ajuda na estabilização e serve para uma primeira experiência, mas não se compara ao gimbal com motor brushless.

    Já estou com o material para adaptar os motores brushless neste gimbal e utilizar o software e a placa do Martinez, que já uso no Xaircraft e no F800 (clone DJI S800). Nos últimos dias tenho me dedicado mais ao F800 e deixado de lado o TBS…mas utilizo em todos eles a APM 2.5, desta forma me mantenho sempre na mesma plataforma (hardware e software) e cada dia aprendo um pouco mais.

    Prezados, recentemente vi esse post e muiittto me interessa a troca de informações a respeito da APM. Acho ela muito promissora e pretendo adquirir uma. Assim, gostaria de ver deslanchar um tutorial/manual em português que possa nós auxiliar na instalação e configuração dessa placa. 

    Abraços

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Prezado colega, o próprio Leandro criou um grupo para desenvolver um tutorial e tudo sobre a APM, mais infelizmente não saiu da intenção…..eu mesmo ia embarcar nesta mais achei que era muito tiro para pouco pombo ja que uma NAZA resolvia perfeitamente o que eu queria para o FPV, no entanto pelo pouco tempo que eu me interessei pude constatar que é uma exelente controladora, mais como disse vc tem que ter saco para ajustar todos os parâmetros que envolvem este dispositivo. Te digo com toda a certeza que a NAZA LITE tem um custo igual ao que vc vai gastar para ter esta APM com todos os dispositivos necessários… Boa sorte

    claudio bastos martins disse:

    Prezados, recentemente vi esse post e muiittto me interessa a troca de informações a respeito da APM. Acho ela muito promissora e pretendo adquirir uma. Assim, gostaria de ver deslanchar um tutorial/manual em português que possa nós auxiliar na instalação e configuração dessa placa. 

    Abraços

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Gostaria de concordar com esta afirmação do colega (Resumidamente é: quem quer se divertir com FPV Naza basta, quem precisa de um Vant(ou UAV, UAS…etc.) não vai encontrar isso com ela, aí só APM, Pixhawk, PX4, VR-Brain… (se referindo às plataformas open source, tem pago também como o micropilot) como no meu caso é so divertimento mesmo, não me interessei em avançar muito em relação a APM, agora quanto ao fato da turma estar esperando a receita do bolo me pareceu que ele justamente montou a plataforma a que vc se refere, para passar esta receita embora com certeza ele gostaria que todos dessem alguma ajuda, até mesmo para ele adicionar a “receita do bolo”  mais como não aconteceu a coisa desandou, mais deixa quieto, valeu a intenção…..ABS

    Eu comprei uma APM (dessas clones mesmo) para divertir com e sem FPV.

    Não achei nenhum bicho de 7 cabeças a configuração. Em pouco tempo o quad já estava voando sem configurar nenhum PID. Depois fiz o autotune mas não vi muita diferença, já que estava muito bom.

    O que eu fiz de diferente foi colocar LEDs, mas foi bem tranquilo também.

    Tem o canal do Fernando Galha no youtube que tem muita coisa sobre a APM: https://www.youtube.com/channel/UCEb9AiDDBinNNWNe4BZ68pA

    Abraços.

    É eu vi esse material do Fernando…. Ajuda bastante…

    As clones parecem funcionar bem também….

    Alguém pode opinar sobre a clone da Hobbyking ou da RCTimer?

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Bom gente para finalizar a minha participação no meu caso em especial não me interessei em dar continuidade na APM no momento, pois quero o mais simples operacional possível. Montar muita tralha me incomoda uma vez que muitas vezes voo sozinho e não tenho ninguem para ficar tomando conta dos equipamentos se eu estiver de óculos por exemplo. Ficar igual a mosca de padaria em clube estou fora, posto um videozinho que fiz com um QAV500, me divirto neste nível talvez depois quem sabe suba um degrau.Hehehehe

    https://www.youtube.com/watch?v=0jNmlj_CWS0&feature=youtu.be

    Cambio, desligo

    Israel Cunha
    Membro
    none

    Ola amigos..

    estou com uma apm com telemetria 433.. porem não uso a telemetria pois meu radio é dragonlink 433.. 

    minh pergunta é.. se eu usar vai interferir um no outro?

    obrigado

    Olá Israel, eu tive este mesmo problema com o link 433MHz da Immersion. Más antes de testar em voo, fiz um teste com o IRC Tools (Immersion) e ele mostrava no gráfico a interferência do link 433 da telemetria da APM. Tive que trocar a telemetria para 915MHz.

    Israel Cunha disse:

    Ola amigos..

    estou com uma apm com telemetria 433.. porem não uso a telemetria pois meu radio é dragonlink 433.. 

    minh pergunta é.. se eu usar vai interferir um no outro?

    obrigado

    Sugestão:
    Rádio operando em 2.4

    Com downlink de 5.8 use telemetria 433 mhz / ou 900 mhz

    Com downlink de 433 use 900 mhz

    OBS. se vai voar em local onde tem muita incidência de indústiras e portões eletrônicos o 433 é a frequencia em uso dessas atividades; se vai voar muito perto de torres de celulares, o 900 mhz é a frequencia dessas torres !

    Israel Cunha
    Membro
    none

    ok obrigado leandro..

    abs

Visualizando 12 respostas - 76 até 87 (de um total de 87)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.