Quadricóptero para FPV TBS Discovery

Fóruns Equipamentos Quadricóptero para FPV TBS Discovery

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Depois de fazer um trambolho que voa(um FH-H800 com 6 motores) e se arrepender do tamanho e do peso, baterias, etc… eu resolvi montar um menor. Principalmente porque quero viajar com ele, então a premissa é que de para carregar sem desmontar(só tirando as hélices) e caber em uma mala comum de fibra.

    Escolhi o frame TBS Discovery da Team Black Sheep com motores T-Motor MT4006-13 e ESC T-Motor de 30A(18A daria numa boa) com todos os fios de energia desligados para não jogar voltagem suja no APM, optei por colocar um BEC linear de 5V dedicado. Bateria Nano-tech 4S 4500mah. O frame é espetacular, muito simples de ser montado com espaço para colocar tudo o que vc precisa e mais um pouco.

    A controladora é uma APM(ardupilot mega) genérica mais conhecida como Arduflyer da RCTimer. GPS MT3329(vou fazer o upgrade para o UBlox LEA-6H quando chegar). Ta com módulo de telemetria 433Mhz e rádio original futaba(T8FG + R617FS). Ainda não tenho LRS por isso do rádio original mesmo. O arduflyer está montado com 4 “pads” de gel nas extremidades entre 2 dupla-face para isolar a vibração e coloquei elásticos cruzados por cima da placa e no frame para evitar de descolar. Uma mudança que também fiz, por não ter uma simetria de ângulos entre os braços, eu editei o AP_MotorsQuad.cpp ao invés de 45/135 graus eu coloquei:

    add_motor(AP_MOTORS_MOT_1,   62, AP_MOTORS_MATRIX_MOTOR_CCW, 1);

    add_motor(AP_MOTORS_MOT_2, -133, AP_MOTORS_MATRIX_MOTOR_CCW, 3);

    add_motor(AP_MOTORS_MOT_3,  -62, AP_MOTORS_MATRIX_MOTOR_CW,  4);

    add_motor(AP_MOTORS_MOT_4,  133, AP_MOTORS_MATRIX_MOTOR_CW,  2);

    O sistema de vídeo é um ImmersionRC 5.8Ghz 600MW com câmera fatshark RCV622 ligado no minimosd(escolhi para não precisar de 2 GPS e ter na telemetria e no vídeo o consumo de bateria). Óculos fatshark dominator com RX 5.8Ghz embutido tudo com antena original por enquanto. Bateria do VTX readymaderc 3S 450mah. A gopro está lá apenas para fazer a filmagem em HD.

    AUW(All up weight) de 1780g.

    ECalc: http://www.ecalc.ch/xcoptercalc_e.htm?ecalc&weight=1780&calc=auw&rotornumber=4&elevation=500&airtemp=25&batteries=lipo_4500mah_-_25/35c&s=4&p=1&chargestate=normal&esc=max_30a&motor=tiger_motor&type=mt4006-13&propeller=apc_slowfly_sf&diameter=10&pitch=4.5&blades=2

    Apenas fiz um vôo de teste no térreo do meu prédio e parece voar muito bem, está tudo funcionando só não tive coragem de fazer FPV numa área de 70m2 😀

    Fotos abaixo. Final de semana se tiver tempo bom, vou estrear FPV com ele.

    []s

    Wagner Sartori Junior

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 20)
  • Replies
    Muito bonito este frame da TBS, tu já sabe qual a autonomia de vôo?
    Pelo ecalc, 12min. de hover, mas ainda não sei na prática. Eu voei uns 7 minutos no meu prédio e voltei com 52% de bateria.
    kleber
    Membro
    none

    muito bom esse frame

    Wagner voçê esta usando TBS CORE dessa placa?

    ainda nao tenho coragem de voar com gopro sem caixa estanque  pois ja caiu algumas vezes e sempre ralou o case go pro..

    outro problema que enfrento e que quando voo sem a go pro o peso fica sobrecarregando mais os motores de traz pois o cg não ajuda muito. tenho colocado a bateria embaixo preso com braçadeira de velcro para melhorar isso..

    abs

    Não to usando o core, achei muito caro para o que oferece, e o sistema de video ja tava montadinho.

    Sobre o case, eu comprei uma proteção que é só para a lente, comprei no getfpv estou esperando chegar.

    O CG tem que ser levado a sério neste frame pela disposição dos braços dele, mesmo que tiver que colocar um saquinho de areia ou pedra no lugar da gopro.

    Bota umas fotos do seu aí para eu dar uma olhada 😀

    Olá Wagner, também utilizo este frame TBS, no princípio achei ele meio pesado mas depois acabei acostumando. Achei muito caro o CORE e como uso o Fat Shark, acabei embutindo tudo atrás da Gopro. Uso a Gopro 3 com um suporte mais leve e ai dá para ajustar o CG com a bateria 3S 5000mA. Meus motores são de 900KV e 200W, bem menores que os seus, com hélices SF 10×4,5… a autonomia chega até 13 minutos.

    Mas gostei dos seus motores… devem ser bem robustos.

    Utilizo a CRIUS AIOP V1…muito boa para este frame. Peguei uma promoção na 3DRobotics a uns 10 dias atrás e comprei um kit: APM 2.5+GPS+3DR+Sensor de Bateria… com 25% de desconto pois eles estão abrindo uma nova WebShop.

    Fala galera,

    Mais um para o time!

    Config:

    Naza + GPS;

    ESC`s HK F-30A (SimonK);

    Motores RCTimer 2830 850KV (Breve T-Motor 900KV);

    Hélices Graupner 9×5;

    Bateria 4S 4000mAh;

    Gopro 2 com PU Adhesive Gel da Align para remover o efeito “Jello”.

    Para o FPV vou usar a frequencia 5.8Ghz. TX (600mW) e RX da ImmersionRC. Antenas Cloverleaf DIY, e como fonte de vídeo vou usar a gopro de início. Só estou esperando o TX chegar.

    Quanto tiver tudo instalo mando mais fotos!

    Roberto, “vamo vuá?”

    Este quadri eu conheço… o RTH da naza dele funcionou direitinho…

    Filipe comprei mais dois frames TBS (um para Morbeck) e pretendo montar com a APM 2.5 + 3DR para testar o funcionamento com joystick e o Mission Planner.

    Essa lente para a Gopro funciona mesmo? Pega na gopro3?

    Cara não vou poder voar este fim de semana…estou em Guiné (África)…assim que retornar eu te aviso!

    Já faz um bom tempo que estou tentando comprar este frame, mas não consigo finalizar a compra no site do TBS pq sempre aparece uma mensagem dizendo que “falta 1 dia para aceitarem novos pedidos”. 

    Como foi seu processo de compra? quanto pagou de frete?

    Comprei no getfpv.com paguei muito caro no frete pela UPS, mas valeu a pena.

    Muito obrigado. Já ajudou muito.

    Roberto,

    Morbeck tá doido já esperando esse frame, rsrs.

    Essa lente que estou usando eh da case da gopro… fiz uns armengues para usá-la assim. Não sei se vc conhece: http://www.getfpv.com/layerlens-for-gopro3.html 

    Roberto Bonfim disse:

    Este quadri eu conheço… o RTH da naza dele funcionou direitinho…

    Filipe comprei mais dois frames TBS (um para Morbeck) e pretendo montar com a APM 2.5 + 3DR para testar o funcionamento com joystick e o Mission Planner.

    Essa lente para a Gopro funciona mesmo? Pega na gopro3?

    Cara não vou poder voar este fim de semana…estou em Guiné (África)…assim que retornar eu te aviso!

    Fiz o vôo ontem. Deu 11 minutos de vôo e sobrou 22% na bateria, então vou voar 11 minutos mesmo. Vou editar o vídeo e aí coloco ele aqui.

    Ele voa espetacularmente bem, tem uma potência boa, 100% de throttle e ele parece um foguete. eu não balanceei nem os motores nem as hélices APC e no video da gopro ficou com ZERO de vibração, a qualidade ficou muito boa.

    Testei do APM o alt. hold, que nesta nova versão nova ele usa os dados do acelerômetro para “amaciar” os dados do barômetro. Acabou que vc liga o negócio e ele não varia nem 3cm para cima e para baixo, fiquei impressionado. O pos. hold(loiter no APM) funcionou meia boca, provavelmente por causa do GPS(mediatek 3329) e por não ter tunado o PID do loiter/navegação, ele fica variando bastante e “tremendo” para voltar ao ponto do GPS quando dava rajadinha de vento.

    Eu voei em uma área com torres de alta tensão de um lado(com 50m de altura) e poste com fios do outro lado, por isso não tive coragem de testar o RTL ali.

    Próximos passos:

    – colocar hélices graupner balanceadas

    – balancear os motores

    – tunar o PID do loiter

    – trocar o GPS pelo ublox quando chegar

    – testar o RTL

    – testar uma missão simples

    Não é prioridade mas estou pensando em trocar os motores pelo A2830-14 da rctimer e também comprar rolamentos de cerâmica ABEC5. isso deve me dar +3 minutos de vôo.

    Filipe, já enviei dois emails para a tbs pedindo informação sobre o rastreio do material e pediram para eu ver com o correio…mas quem enviou foram eles e solicitei que eles verificassem.

    Vou testar este “artifício técnico” com a gopro 3.

    Filipe Perrucci disse:

    Roberto,

    Morbeck tá doido já esperando esse frame, rsrs.

    Essa lente que estou usando eh da case da gopro… fiz uns armengues para usá-la assim. Não sei se vc conhece: http://www.getfpv.com/layerlens-for-gopro3.html 

    Roberto Bonfim disse:

    Este quadri eu conheço… o RTH da naza dele funcionou direitinho…

    Filipe comprei mais dois frames TBS (um para Morbeck) e pretendo montar com a APM 2.5 + 3DR para testar o funcionamento com joystick e o Mission Planner.

    Essa lente para a Gopro funciona mesmo? Pega na gopro3?

    Cara não vou poder voar este fim de semana…estou em Guiné (África)…assim que retornar eu te aviso!

    Wagner, uma coisa que observei foi que como o quadri é pesado um pouco, quando acionava o RUD (leme) ele tendia a perder altura daí fiz um mix com o RUD e o THROTTLE para sempre que acionar o leme aumentasse um pouco a aceleração e mantenha o quadri na mesma altura.

    Wagner Sartori Junior disse:

    Fiz o vôo ontem. Deu 11 minutos de vôo e sobrou 22% na bateria, então vou voar 11 minutos mesmo. Vou editar o vídeo e aí coloco ele aqui.

    o meu não deu este problema não, os comandos estão 100% normais.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 20)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.