› Fóruns › Equipamentos › Quadricóptero para FPV TBS Discovery
- Este tópico está vazio.
- março 15, 2013 às 2:57 am
Depois de fazer um trambolho que voa(um FH-H800 com 6 motores) e se arrepender do tamanho e do peso, baterias, etc… eu resolvi montar um menor. Principalmente porque quero viajar com ele, então a premissa é que de para carregar sem desmontar(só tirando as hélices) e caber em uma mala comum de fibra.
Escolhi o frame TBS Discovery da Team Black Sheep com motores T-Motor MT4006-13 e ESC T-Motor de 30A(18A daria numa boa) com todos os fios de energia desligados para não jogar voltagem suja no APM, optei por colocar um BEC linear de 5V dedicado. Bateria Nano-tech 4S 4500mah. O frame é espetacular, muito simples de ser montado com espaço para colocar tudo o que vc precisa e mais um pouco.
A controladora é uma APM(ardupilot mega) genérica mais conhecida como Arduflyer da RCTimer. GPS MT3329(vou fazer o upgrade para o UBlox LEA-6H quando chegar). Ta com módulo de telemetria 433Mhz e rádio original futaba(T8FG + R617FS). Ainda não tenho LRS por isso do rádio original mesmo. O arduflyer está montado com 4 “pads” de gel nas extremidades entre 2 dupla-face para isolar a vibração e coloquei elásticos cruzados por cima da placa e no frame para evitar de descolar. Uma mudança que também fiz, por não ter uma simetria de ângulos entre os braços, eu editei o AP_MotorsQuad.cpp ao invés de 45/135 graus eu coloquei:
add_motor(AP_MOTORS_MOT_1, 62, AP_MOTORS_MATRIX_MOTOR_CCW, 1);
add_motor(AP_MOTORS_MOT_2, -133, AP_MOTORS_MATRIX_MOTOR_CCW, 3);
add_motor(AP_MOTORS_MOT_3, -62, AP_MOTORS_MATRIX_MOTOR_CW, 4);
add_motor(AP_MOTORS_MOT_4, 133, AP_MOTORS_MATRIX_MOTOR_CW, 2);
O sistema de vídeo é um ImmersionRC 5.8Ghz 600MW com câmera fatshark RCV622 ligado no minimosd(escolhi para não precisar de 2 GPS e ter na telemetria e no vídeo o consumo de bateria). Óculos fatshark dominator com RX 5.8Ghz embutido tudo com antena original por enquanto. Bateria do VTX readymaderc 3S 450mah. A gopro está lá apenas para fazer a filmagem em HD.
Apenas fiz um vôo de teste no térreo do meu prédio e parece voar muito bem, está tudo funcionando só não tive coragem de fazer FPV numa área de 70m2 😀
Fotos abaixo. Final de semana se tiver tempo bom, vou estrear FPV com ele.
[]s
Wagner Sartori Junior
- Replies
-
- março 18, 2013 às 3:44 am
ola wagner.
estou sem camera para tirar fotos do meu equipamento
olha um video que fiz gravado em solo com informaçoes do core TBS , voei mais de 12 min com 3100 mha consumidos (bateria turnig 4s 4000mha)
http://fpvbrasil.com.br/video/testando-tbs-discovery
lembrendo que coloquei a bateria embaixo do quad e prendi com braçadeira de velcro para poder ajustar o CG sem necessidade de colocar go pro
abraço
- abril 1, 2013 às 1:00 am
parece ser legal e barato 😀 veja se vem os braços e se eles são originais. tem uns braços clones por aí que são moles e aumentam a vibração a ponto de não dar para voar.
- abril 1, 2013 às 1:13 pm
Aí galera , mais um para o time, vamos promover uma revoada de Discoverys, optei por voar 3s e hélice 9”, por isso montei;
Ntm 35/30 1100kv 3s 6000mha Naza gps.
Frsky rc, 9X open , Immersion 5.8ghz, Fatshark.
Não estou usando osd, estou com sensor de voltagem e rssi do Frsky.
Está dando 12min com sobra de 15% alimentando tudo, Leds, Vtx, e gopro. Coloquei ferrite em tudo e o video está perfeito.
Testei as Graupner e as Rctimer de carbono, na mesma medida e perdeu rendimento, na meu setup as Apc trabalham melhor.
Uso a Gopro no Fpv, no espaço da camera coloquei esse farol de Leds pra curtir a noite ficou bem legal.
Abraço a todos.
- abril 2, 2013 às 7:25 am
Opa! Parabéns pela máquina Wagner! Estou em um duvida cruel sobre TBS ou QAV500!
Alguém tem alguma consideração ou observação a fazer? Gostaria muito de poder ver e testar os dois antes de decidir hauhauha
Abraços!
- abril 2, 2013 às 9:37 am
Bom dia a todos!
Segue uma informação importante para quem está montando este tipo de frame. Pelo menos para mim, solucionou um pequeno problema que eu havia percebido e não havia ainda encontrado uma ilustração que me orientasse quanto a isso: CoT e CoG no frame TBS Discovery.
Quando eu ajustava o peso dos acessórios no frame TBS, considerando a marcação (que eu achava que era o CoG) ao voar o quadri sempre tendia a ir para trás, ai eu ajustava a bateria um pouco para frente para resolver isso. Na figura baixo, podemos identificar qual é o problema.
Diagrama TBS Discovery CoT e CoG:
Aqui está um simples ilustrações mostrando o “Center of Thrust” e o “Center of Gravity” para o Discovery TBS.
CoT – formada pelo ponto médio das diagonais entre os motores.
CoG – formada pela mediana dos lados do trapézio.
Isto mostra claramente por que é recomendado colocar o CoG 15 mm de frente da marca CoT no frame inferior (mais precisamente 13-14 milímetros baseado na ilustração). A marca no frame inferior é o CoT, o CG não está marcado.
O CoG (linha verde) é o ponto em que o peso do quadri deve ser equilibrado para melhor desempenho. Isto significa mover componentes (principalmente a bateria) ao redor até que equilibre perfeitamente o quadri em ambos os eixos (linhas verdes).
Maiores informações AQUI !
- Você deve fazer login para responder a este tópico.