Qual a relação entre Motores(Kv) e Hélices???

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    Boa noites amigos, gostaria da opinião dos senhores sobre esse tema muito importante para os apaixonados pelo aeromodelismo. Qual a relação entre Motores(Kv) e Hélices???, ou seja, o que proporcionaria melhor desempenho e autonomia de voo a um quadricópetro por exemplo? Quatro motores de 900 Kv com hélices 10:45 ou motores de 540 Kv com hélices 12? Porque? Já agradeço a todos que colaborarem comigo e com muitos outros respondendo a essa pergunta. 

Visualizando 7 respostas - 1 até 7 (de um total de 7)
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    Guilherme
    Membro
    none

    Olá Geovane,

    Vou tentar te ajudar no ponto de vista elétricoe físico, ja que este site virou mercado livre de aeromodelismo e ninguém ajuda, somente leem e não compartilham seus conhecimentos.

    Bom, vamos lá,

    Motores de 540kv apresentam enrolamento com mais espiras em cada estator que os de 900kv, isso significa que eles apresentam uma maior resistencia.

    Aplicando a Lei de Ohm:  U=R.I

    Mantendo sempre o mesmo valor de U, no caso 12,6v, se voce aumenta a resistencia, a corrente diminui consequentemente.

    E tem outro fator, motores com menor Kv usam hélices maiores, gerando um deslocamento de ar maior que os motores de maior kv com menor hélice.


    Portanto, os motores com menor Kv tendem a ser mais eficientes, porém o voo do seu quadricoptero será mais lento( terá menor velocidade) e terá respostas mais lentas, pois girar uma hélice grande é mais difícil que uma hélice menor.

    Qualquer dúvida, avise.

    Abraços.

    Na verdade mais coisas influem na escolha da hélice.  existe um site bem legal que te ajuda a calcular o conjunto:

    http://www.ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt

    Guilherme disse:

    Olá Geovane,

    Vou tentar te ajudar no ponto de vista elétricoe físico, ja que este site virou mercado livre de aeromodelismo e ninguém ajuda, somente leem e não compartilham seus conhecimentos.

    Bom, vamos lá,

    Motores de 540kv apresentam enrolamento com mais espiras em cada estator que os de 900kv, isso significa que eles apresentam uma maior resistencia.

    Aplicando a Lei de Ohm:  U=R.I

    Mantendo sempre o mesmo valor de U, no caso 12,6v, se voce aumenta a resistencia, a corrente diminui consequentemente.

    E tem outro fator, motores com menor Kv usam hélices maiores, gerando um deslocamento de ar maior que os motores de maior kv com menor hélice.


    Portanto, os motores com menor Kv tendem a ser mais eficientes, porém o voo do seu quadricoptero será mais lento( terá menor velocidade) e terá respostas mais lentas, pois girar uma hélice grande é mais difícil que uma hélice menor.

    Qualquer dúvida, avise.

    Abraços.

    Boa noite Guilherme, antes de mais nada quero agradecer pela sua boa vontade e visão diferenciada aqui no site de não retendo o seu conhecimento. Entendi o que você falou em relação ao tamanho das hélices em relação a quantidade de giro do motor, mas gostaria de saber qual dos dois me traria uma maior autonomia, o de 900KV ou o de 540KV? E porque um tem que usar hélice pequena e o outro hélice maior? Mais uma vez obrigado.   

    Felipe Alberto Verza Ferreira disse:

    Na verdade mais coisas influem na escolha da hélice.  existe um site bem legal que te ajuda a calcular o conjunto:

    http://www.ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt

    Boa noite Felipe obrigado pela dica, o site para calculo e complexo e terá grande utilidade.

    Boa Noite Geovane,

    Quero dar minha humilde contribuição de quem está a menos de 1 ano no aeromodelismo (Multirotores).

    O ponto de partida deve ser a finalidade de seu equipamento, como o colega já colocou baixo Kv o seu equipamento será mais lento, com menos giros (rpm) e com isso menos consumo de energia resultando maior autonomia, outro ponto importante é a capacidade de carga que é bem superior aos motores de alto Kv. Os motores de baixo Kv por serem mais eficientes, por utilizar mais matéria prima, são bem mais caros e ideais para fotografia aérea com câmeras pesadas, irrigação, inspeção de prédios, torres. Podem muito bem ser utilizados para FPV porém seu projeto além de mais caro deve ser desenvolvido de forma que fique mais compacto e prático.

    Eu entendi mais fácil a relação das hélices visualizando os motores, pois como os motores de baixo Kv são maiores, mais pesados, e os de alta velocidade são bem menores comecei entender que não fazia sentido colocar uma hélice grande em um motor pequeno e vice-versa, além de toda explicação técnica que o Guilherme já mencionou.

    É importante você observar na descrição do motor a tabela da relação hélice com a bateria, pois o fabricante poderá recomendar hélices de tamanhos diferentes conforme a bateria utilizada de 3S, 4S, 5S e 6S.

    Se você utilizar um motor de alta velocidade com uma hélice muito grande além da recomendação do fabricante o motor provavelmente vai esquentar além do normal podendo queimar.

    Por fim não esquece de verificar antes de comprar a compatibilidade dos motores e ESC com o número de células da bateria (3S, 4S, 5S, 6S).

    Espero ter ajudado um pouco!

    Gease

    Gease Oliveira da Rosa disse:

    Boa Noite Geovane,

    Quero dar minha humilde contribuição de quem está a menos de 1 ano no aeromodelismo (Multirotores).

    O ponto de partida deve ser a finalidade de seu equipamento, como o colega já colocou baixo Kv o seu equipamento será mais lento, com menos giros (rpm) e com isso menos consumo de energia resultando maior autonomia, outro ponto importante é a capacidade de carga que é bem superior aos motores de alto Kv. Os motores de baixo Kv por serem mais eficientes, por utilizar mais matéria prima, são bem mais caros e ideais para fotografia aérea com câmeras pesadas, irrigação, inspeção de prédios, torres. Podem muito bem ser utilizados para FPV porém seu projeto além de mais caro deve ser desenvolvido de forma que fique mais compacto e prático.

    Eu entendi mais fácil a relação das hélices visualizando os motores, pois como os motores de baixo Kv são maiores, mais pesados, e os de alta velocidade são bem menores comecei entender que não fazia sentido colocar uma hélice grande em um motor pequeno e vice-versa, além de toda explicação técnica que o Guilherme já mencionou.

    É importante você observar na descrição do motor a tabela da relação hélice com a bateria, pois o fabricante poderá recomendar hélices de tamanhos diferentes conforme a bateria utilizada de 3S, 4S, 5S e 6S.

    Se você utilizar um motor de alta velocidade com uma hélice muito grande além da recomendação do fabricante o motor provavelmente vai esquentar além do normal podendo queimar.

    Por fim não esquece de verificar antes de comprar a compatibilidade dos motores e ESC com o número de células da bateria (3S, 4S, 5S, 6S).

    Espero ter ajudado um pouco!

    Gease

    Boa tarde Gease, com certeza você ajudou muito, obrigado pela sua contribuição, será útil não só para mim, mas para qualquer um que quiser aprender sobre o assunto. Apesar de estar a um pouco mais de tempo no aeromodelismo(Multirotores) do que você eu procuro ler e ter opiniões de outros entusiastas. Costumo comparar a relação entre motores de de alto e baixo KV com as marchas de um carro, onde subir uma grande ladeira em terceira marcha seria forçar demasiadamente o motor do carro, seria como colocar uma hélice 12 em um motor de 900KV, é um trabalho de força e não de velocidade, precisaria da 2 ou 1 marcha no caso do carro, e motor de baixo KV no caso do multirotor, e quando fosse necessário velocidade ai sim sim um motor de alto KV com hélices menores, o que inclusive seria bom para a estabilidade do conjunto. Acho que a minha visão esta paralela a sua, certo?     

    Boa Noite Geovane,

    Perfeito, boa comparação…

    Abraço

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