› Fóruns › Equipamentos › Qual melhor solução para dissipar um VTx Lawmate 1.2GHZ 1W ?
- Este tópico está vazio.
- julho 22, 2013 às 1:35 am
Amigos, tenho um projeto de um robô explorador e pretendo instalar nele um sistema de FPV, tenho aqui um VTX Lawmate 1,2GHZ 1W e muitos dissipadores de alumínio retirados de computadores.
O VTX não ficará exposto, por isso pensei em colocar um cooler além do dissipador, pois ele ficará dentro de um chassi fechado.
Segue uma foto do VTX e dos dois dissipadores que tenho a disposição para usar, os outros que tenho são muito grandes. O cooler que pretendo usar é um de 50mm de diâmetro.
- Replies
-
- julho 22, 2013 às 1:59 am
Nao entendi o problema… coloca o cooler ligado direto sem parar encima do dissipador…
Acho que é bom colocar ligado na fonte do tx, dessa forma sempre que o tx ligar o cooler liga tambem…- julho 22, 2013 às 3:06 am
Vou usar ele dentro de um robô explorador, o Tx é de 1W, esquenta muito, então preciso de um dissipador maior e um cooler para ajudar a resfriar.
Vou fazer dessa forma, porém gostaria de saber qual dos dissipadores seria melhor, além de saber sobre o material, se é melhor usar Alumínio ou Cobre para dissipar..
- julho 29, 2013 às 5:15 pm
com o cooler, qualquer um vai resolver bem. talvez nem precise do dissipador com o cooler, mas como peso nao é problema, não custa colocar, né. só tenta dar uma limpada nessa ferrugem do vTx, aconselho até pintar ele para proteger (depois de raspar toda a ferrugem).
mas lembre-se que o ar ainda precisa circular, não adianta colocar dissipador e cooler e depoois fechar tudo dentro de um tupperware hermeticamente fechado!
- julho 29, 2013 às 5:32 pm
Outra coisa, coloque uns ferrites nos cabos, provavelmente voce terá um ruido (PWM) no video devido o motor do cooler !
E a dica da saida de calor de dentro do chassi é muito importante !
- julho 30, 2013 às 12:40 pm
o cobre dissipa melhor que aluminio, voce pode fazer pequenos rasgos na estrutura do seu robo e deixar as aletas de refrigeração pra fora (se for conveniente), talvez um sistema na faixa de 900 mhz ou menos seja mais interessante, devido a a maior penetração do sinal nos obstaculos em terra. Ai vai depender da distancia que se quer chegar, pois no chão sempre tem obstáculo para sinal de RF.
- julho 30, 2013 às 2:28 pm
O problema deste transmissão é em relação ao regulador de tensão, pois o transistor de potência de RF nem esquenta tanto, você pode retira-lo do transmissor e usar um regulador chaveado para os 8V , com isso você economiza a energia que era dissipada em calor.
Não tenho como postar imagens agora, pois estou sem internet fixa.
- julho 31, 2013 às 12:52 am
Já coloquei um anel de ferrite no cabo de positivo, porém acho que não vai dar esse ruído pois a alimentação vai ser ligada em um filtro com capacitores e indutores, além de ter o ferrite.
Marcelo “Cmte. Fox” disse:
Outra coisa, coloque uns ferrites nos cabos, provavelmente voce terá um ruido (PWM) no video devido o motor do cooler !
E a dica da saida de calor de dentro do chassi é muito importante !
- julho 31, 2013 às 12:58 am
tentei usar o dissipador de cobre, porém o mesmo é 50% mais pesado que o de alumínio e a queda de temperatura foi praticamente a mesma. Fiz furos no chassi onde irei fixar o cooler por dentro e assim ele terá uma vazão de ar.
Cogitei usar um sistema de 900mhz, porém ele é mais sujeito a interferência que o sinal de 1,2 GHZ, a distância tem que ser no máximo de 500m com visada e uns 100m entre paredes.
Jackson Souza Lima disse:
o cobre dissipa melhor que aluminio, voce pode fazer pequenos rasgos na estrutura do seu robo e deixar as aletas de refrigeração pra fora (se for conveniente), talvez um sistema na faixa de 900 mhz ou menos seja mais interessante, devido a a maior penetração do sinal nos obstaculos em terra. Ai vai depender da distancia que se quer chegar, pois no chão sempre tem obstáculo para sinal de RF.
- julho 31, 2013 às 1:01 am
Mais uma dúvida:
– Coloco o cooler tirando o Ar do dissipador ou jogando ar para o dissipador ?
Parece boba, porém não consegui fazer os testes e não achei ninguém falando se aqueles coolers que já vem nos transmissores de 1,5W da China jogam o ar para fora ou impurram o ar para dentro.
- julho 31, 2013 às 1:58 am
Só para esclarecer, cobre é um difusor ele conduz bem o calor mas é um péssimo dissipador, já o alumínio sim é ótimo dissipador principalmente se for anodizado.
Rafael Coelho Destefani disse:
tentei usar o dissipador de cobre, porém o mesmo é 50% mais pesado que o de alumínio e a queda de temperatura foi praticamente a mesma. Fiz furos no chassi onde irei fixar o cooler por dentro e assim ele terá uma vazão de ar.
Cogitei usar um sistema de 900mhz, porém ele é mais sujeito a interferência que o sinal de 1,2 GHZ, a distância tem que ser no máximo de 500m com visada e uns 100m entre paredes.
Jackson Souza Lima disse:
- agosto 1, 2013 às 1:26 am
Raspei a ferrugem, passei um esmalte no lugar onde tava ela, passei pasta térmica de computador e depois prendi no dissipador com lacres de nylon.
No dissipador eu marquei o tamanho do transmissor e furei em volta dele com uma broca de 4mm para passar as abraçadeiras.
Não sei se vou continuar usando esse transmissor, pois estou pensando em comprar um micro de 10mW, mais por via das dúvidas, ele já está preparado até com o conector de servo.
- agosto 1, 2013 às 1:41 am
Esse tx de 10mW acho que nao vai lhe atender em 500m em solo, muito menos 100m com paredes. Nao espera muito disse potência.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.