› Fóruns › Equipamentos › Qual o melhor desempenho: Cloverleaf ou inverted vee?
- Este tópico está vazio.
- novembro 28, 2011 às 10:57 am
Aproveitando o tópico do Leandro, surgiu uma dúvida: qual o melhor tipo de antena para long range, uma inverted Vee ou uma Cloverleaf?
Eu sei que a inverted vee é mais direcional…..dependendo da posição do avião o sinal será perdido (dependendo da distancia tb, é claro)…..porém, vi que a Cloverleaf tem um ótimo desempenho!
Dai a dúvida: qual a melhor para long range?
PS1: Comparando antenas de Tx, 1.2Ghz
PS2: Usando a mesma antena de Rx na comparação….no caso, uma atch 8db
PS3: Sim, eu sei que uma zag seria melhor….mas quero comparar o desempenho de antenas p/ Tx e não o conjunto que proporciona maior distancia.
Obrigado
- Replies
-
- dezembro 13, 2011 às 12:03 am
vc nao faz e vende uma pra mim nao???e me explica como ela é montada.
- dezembro 13, 2011 às 1:29 am
Te mandei uma solicitação de amigo, depois me add no msn que te explico por la. abraço.
- dezembro 13, 2011 às 2:23 am
Para o Tracking vc precisa de 2 servos de metal que girem pelo menos 180º um “U” de preferencia de aluminio, o resto vai da criatividade, esse é o meu, a caixa é uma comprada em casa de armarinho, usada para artesanato, usei um eixo que é um parafuso, travei ele no serco com arame de linkagem e cola quente, o peso da antena nao deve ficar sobre o servo , para isso usei um roplamento, porcas e ruelas.
Acho que a Yagi é a mais direcional de todas, essa precisa memso de um tracking, acho legal montar o tracking com a patch e a yagi, vai ficar bem legal.
- janeiro 23, 2012 às 2:33 am
Amigos, com essas antenas padrão dos tx e rx, é possivel conseguir qual distancia aproximada? a antena que me refiro é a rubber duck. Nunca fui mais que 1km pois ela começava a chiar e melhorava, quando o video estar a perder o sinal completo ele simplesmente apaga ou vai desaparecendo aos poucos? no meu caso piorava depois voltava..
- janeiro 23, 2012 às 2:39 am
Oi João, beleza? ja vi gente ir a 4km com a rubber duck, mas a pessoa estava com uma patch de 8dbs em solo. De qualquer forma, toda antena linear perde uns bons Dbs quando vc faz curva de aileron que o avião inclina bastante.
Se você estiver usando a rubber duck no receptor também, pode estar ai seu problema.
No próximo voo repare se essas perdas de sinal se dão nas curvas ou voando nivelado mesmo. Abraço.
- janeiro 23, 2012 às 2:49 am
Vou reparar isso que vc falou, Fabio, é melhor usar ela paralela ao solo ou apontada para o céu(vertical ao solo)? no caso de eu querer apenas uns 4km entao posso usar a rubber no aviao e a patch na base? um abraco e obrigado pela atencao..
- janeiro 23, 2012 às 1:22 pm
Opa João, no caso da rubber duck é melhor usar ela na vertical, apontada para o céu, e a sua patch no solo deve estar na mesma polarização. Sei que a Patch é quadrada 🙂 mas ela tem um lado certo para ficar pra cima.
Deixando a Rubber duck pra cima e a patch deitada, vc perde polarização e o sinal cai bastante. Abraço.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.