Qual o melhor desempenho: Cloverleaf ou inverted vee?

Fóruns Equipamentos Qual o melhor desempenho: Cloverleaf ou inverted vee?

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Aproveitando o tópico do Leandro, surgiu uma dúvida: qual o melhor tipo de antena para long range, uma inverted Vee ou uma Cloverleaf?

    Eu sei que a inverted vee é mais direcional…..dependendo da posição do avião o sinal será perdido (dependendo da distancia tb, é claro)…..porém, vi que a Cloverleaf tem um ótimo desempenho!

    Dai a dúvida: qual a melhor para long range?

     

    PS1: Comparando antenas de Tx, 1.2Ghz

    PS2: Usando a mesma antena de Rx na comparação….no caso, uma atch 8db

    PS3: Sim, eu sei que uma zag seria melhor….mas quero comparar o desempenho de antenas p/ Tx e não o conjunto que proporciona maior distancia.

     

     

    Obrigado

Visualizando 7 respostas - 16 até 22 (de um total de 22)
  • Replies

    vc nao faz e vende uma pra mim nao???e me explica como ela é montada.

    Fabio A.
    Membro
    none

    Te mandei uma solicitação de amigo, depois me add no msn que te explico por la. abraço.

    Para o Tracking vc precisa de 2 servos de metal que girem pelo menos 180º um “U” de preferencia de aluminio, o resto vai da criatividade, esse é o meu, a caixa é uma comprada em casa de armarinho, usada para artesanato, usei um eixo que é um parafuso, travei ele no serco com arame de linkagem e cola quente, o peso da antena nao deve ficar sobre o servo , para isso usei um roplamento, porcas e ruelas.

     

    Acho que a Yagi é a mais direcional de todas, essa precisa memso de um tracking, acho legal montar o tracking com a patch e a yagi, vai ficar bem legal.

    Amigos, com essas antenas padrão dos tx e rx, é possivel conseguir qual distancia aproximada? a antena que me refiro é a rubber duck. Nunca fui mais que 1km pois ela começava a chiar e melhorava, quando o video estar a perder o sinal completo ele simplesmente apaga ou vai desaparecendo aos poucos? no meu caso piorava depois voltava..

    Fabio A.
    Membro
    none

    Oi João, beleza?  ja vi gente ir a 4km com a rubber duck, mas a pessoa estava com uma patch de 8dbs em solo. De qualquer forma, toda antena linear perde uns bons Dbs quando vc faz curva de aileron que o avião inclina bastante.

    Se você estiver usando a rubber duck no receptor também, pode estar ai seu problema.

    No próximo voo repare se essas perdas de sinal se dão nas curvas ou voando nivelado mesmo. Abraço.

    Vou reparar isso que vc falou, Fabio, é melhor usar ela paralela ao solo ou apontada para o céu(vertical ao solo)? no caso de eu querer apenas uns 4km entao posso usar a rubber no aviao e a patch na base? um abraco e obrigado pela atencao..

    Fabio A.
    Membro
    none
    Opa João, no caso da rubber duck é melhor usar ela na vertical, apontada para o céu, e a sua patch no solo deve estar na mesma polarização. Sei que a Patch é quadrada 🙂 mas ela tem um lado certo para ficar pra cima.
    Deixando a Rubber duck pra cima e a patch deitada, vc perde polarização e o sinal cai bastante. Abraço.
Visualizando 7 respostas - 16 até 22 (de um total de 22)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.