› Fóruns › Específicos › Plataformas › Quase lá ….
- Este tópico está vazio.
- janeiro 5, 2012 às 9:45 pm
Hoje chegou o MQ-9 …. agora já estou quase lá !
– Já tenho o óculos (HeadPlay)
– o OSD Pro + eLogger v4 + GPS v4
– 1 TX 1.000 mw e 2 RX Lawmate
– uma camera de video
Agora é colocar a mão na massa e começar instalar tudo e configurar tudo para testar …. foram 3 meses de pesquisa, estudos, troca de informaçoes…. mas acho que valeu a pena.Finalmente, acabei me rendendo ao sistema da EagleTree, por ser a plataforma mais usada, logo, mais gente que entende e fica mais fácil a troca de informações.
Quero agradecer, ao Israel que teve a paciência de me chamar no Skype e me ajudar “instalar as partes entre si, instalar o programa e configurar” o sistema.
Att. Leandro
- Replies
-
- janeiro 5, 2012 às 10:04 pm
não esquece de colocar as fotos, parabéns pelo progresso!
- janeiro 5, 2012 às 10:22 pm
Muito bom Leandro…
Logo logo teremos mais um colega voando…
Poste aqui a evolução da montagem.
[]s- janeiro 6, 2012 às 2:02 am
Rodrigo e César … sou eu quem agradece muito cada resposta que recebi aqui no FPVBrasil … fui lendo, estudando, tirando dúvidas, pegando uma informação aqui, outra ali … e ai vai ! Bom, hoje, pelo mais absoluto e elevado “CC (coeficiente de cagaço)” acho que acertei a compra de um Rádio JR (não é 2.4) .. .é digital, mas é 75 Mhz… para colocar nesse FPV, por duas razões:
a) apesar de muita gente me falar que “o rádio 2.4 é perfeito para voar com os equipos fpv de 1.2” tenho lido muitos relatos de “perdas de sinal DO RÁDIO” e, poucos dias, conversando com um engenheiro de comunicações e passando para ele as especificações técnicas dos equipos ele me deu uma resposta que me convenceu: …. que o sinal do link de video / som de 1.000 mw é forte e a medida que o avião se distancia, o sinal do link permanece forte e o sinal do RX do avião vai perdendo força em relação à distancia entre o RX e TX do R/C e, bem por isso, o “armônico” (no dobro da frequencia de 1.2 é 2.4″ e é ai que o RX é encoberto pelo sinal e o RX perde contato com o TX e por isso tantas perdas e quedas de modelos com rádios 2.4 !
b) vou colocar nele um “link” de outra frequencia e por isso, não sendo 2.4 vai ser mais fácil a “adaptação do módulo”.
Bom, sobre a evolução, vou ver se consigo “fotodocumentar” tudo e também os esquemas de ligações dos equipos para ajudar outros colegas daqui da lista; eu tinha muitas dúvidas, mas um dia o Israel falou comigo no Skype e matou um monte de dúvidas que hoje percebo eram idiotas, mas para quem nunca tinha visto a coisa funcionar, era um mistério. Quando ele mostrou a sequencia de ligações, como instalar e configurar o software … NOSSA ! “EU VI A LUZ NA MINHA FRENTE.”.
É isso ai … acho que dentro deste mês deixo a coisa funcionando para os primeiros voos, com MONITOR DE TV primeiro e só depois com os óculos ! De novo o “CC”.
- janeiro 6, 2012 às 6:59 am
como sempre o mestre Israel nos ajudando kkkkk
Leandro, realmente radio 2.4 com video 1.2 da problemas, tirei a prova esses dias, é bem estrando, do nada o motor corta e perde o comando por alguns segundos, da uma olhada no meu video:
http://www.youtube.com/watch?v=HeHxdtcDWPs
Mas não seria melhor investir em um sistema UHF e continuar com seu radio?
- janeiro 6, 2012 às 12:13 pm
Ricardo,
de fato o Israel é um “apaixonado por aeromodelismo e espírito colaborador sem medir esforços”; realmente, merece destaque a atuação “nos bastidores” que ele tem com os colegas; alguns já me reportaram a mesma situação com ele, assim como fez comigo: chamar no skype e tirar todas as dúvidas.
a decisão de trocar o rádio passa por duas vias:
1a. tenho um amigo que tem um JR na caixa … e ele quer um 2.4 para usar nos modelos dele
2a. como vou trocar o “módulo” (a frequencia) para min não faz diferença ser 2.4 ou 75 mhz …
Desta forma, satisfazemos as duas partes ….
Sobre sistemas UHF tenho pesquisado muito e tenho visto algumas alternativas interessantes; tem um sistema da DME (LRS) que eu tenho visto muito sobre eles e já conversei muito com a Vendedora (pelo skype) e realente, o sistema me agrada muito … até porque, eles se instalam “como módulo” no rádio … e são excelentes; o preço não é tão diferente dos outros … e eles tem “LRS de até 172 km….” Eu tenho gostado muito dos relatos, videos e informações sobre estes equipamentos”.
só para voce ter uma ideia, visita o link abaixo:
https://lrsdmd.wikispaces.com/LRS_Setup
Eu, acho, atualmente, é um dos modelos mais profissionais que tenho visto e, o bom, que trabalha na faixa dos 800 e 900 mhz … o que vale dizer menores e antenas menores. Sobre a eficiencia dos equipamentos e seriedade da empresa, eu diriia que não há muito que questionar, até porque, eles vendem isso para “governos” para equipar UAVs profissionais” de uso militar. eles tem módulos para 7 km, 12 km, 25 km, 72 m e 172 km (este para uso exclusivo militar). O que é interessnate, é que estes equipamentos garantem tlemetria e video dentro das faixas de operação.
É uma alternativa oa DragonLink ! E o preço, não diverge tanto.
- janeiro 6, 2012 às 12:21 pm
Leandro, Qual é o seu MQ-9 ? é o de fibra da hobby king ? Eu nao tive experiencias boas com avioes de fibra para FPV. Veja por exemplo nos meus videos, postei ontem o que tive que fazer com o Skywalker FPV 168 de fibra da Hobby king. FPV nem pensar com ele. Pesado pra caramba. Ainda mais no seu caso de primeiros voos e considerando o CC, rsrsrs que eu tambem tive, a velocidade de pouso e decolagens é muito maior e tudo mais. Nao quero dizer que nao da, mas é mais critico. Meu skywalker so voo no visual e sempre com alto CC.
So quis passar a experiencia que tive e ai me aconcelharam avioes bem mais leves como os de isopor…
Sobre seus oculos, quando voce pesquisou, o heady play é o melhor mesmo ? eu acabei de comprar um ontem que vai substituir meu fatshark…
- janeiro 6, 2012 às 1:03 pm
Então Pietro .. é ai que entra os meus “90 dias de estudos e pesquisas”: eu aprendi muito com as lições dos outros !
Por isso eu comprei como primeiro modelo, que é o que eu estou voando agora e onde vou embarcar os equipos, um modelo asa alta da MR Modelismo (http://www.mrmodelismo.com.br/); procura lá o “motoplanador EasyFlight 1,80 envergadura); ele e próprio para FPV (motor traseiro).
Sobre os modelso de fibra, eu comprei o MQ-9 da Hobby King.
Uma caracteristica dos modelos de fibra ou balsa, é ser mais pesado mesmo … até por conta da densidade do material e ai, entra uma coisa que não dá para fugir: “pouso pendurado” só com isopor ! Qualquer outro modelo é mandatório que o pouso seja em velocidade compatível com o modelo, assim como nos aviões de verdade, voce tem a “velocidade de pouso e distancia de pista previamente calculados” como informação técnica que o piloto precisa conhecer no Ground School ante de voar nos equipamentos. Pelo que eu tenho visto na internet o MQ-9 é um modelo que tende ao Stall e por isso, a sua navegação de cruzeiro e pouso exige um pouco mais de velocidade para manter a sua estabilidade, o que não implica na inviabilidade do modelo para a aplicação, mas exige que se use o modelo dentro das suas características próprias.
Veja bem; assim como nos aeromodelos comuns, todos nós vivemos experiências diferentes com modelos diferetnes; iniciamos com os “asa alta” que são mais dóceis, mais estáveis, etc… depois migramos para os modelos de “asa de centro” ou “asa baixa” onde encontramos instabilidades em baixas velocidades; e, finalmente, quando partimos para os escalas, descobrimos um mundo completamente diferente. Quem, por exemplo, teve os Tucanos de fibra, sabe do que eu estou falando … é vir para pouso com meio motor, na cabeceira reduzir para 1/3 e próximo do solo, “capar” o motor deixando em baixa rotação “um pouco mais acelerada” porque é um modelo de alta performance de voo, mas com pouso que exige “mais a faca nos dentes”; mas são modelos absolutamente lindos de ver … e o pouso “mais espetado” torna a visão melhor que aqueles “bunda caida pendurados balançando para todos os lados” …
Mas de qulaquer forma Pietro, eu tenho acompanhado muito de perto o que os outros já fizeram e não deu certo …
O MQ-9 vou montar, voar com ele no visutal bastante para “aprender as características de voo” dele para depois me aventurar na “imersão” pelo Monitor de video, depois no óculos !
Eu acho o FPV muito técnico, que exige muita atenção de quem pratica e por isso, a imersão precisa ser “mais lenta” e de muita “responsabilidade”.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.