Que distancia posso percorrer com Lawmate e RLink

Fóruns Principal Que distancia posso percorrer com Lawmate e RLink

• Este tópico está vazio.
    Pessoal, 

Sou razoavelmente novo no FPV de longo alcance. Já voei muito FPV em Quadricopteros até uma distância de 1 ou 2 kms. 

Como os Quadricopteros consomem muita bateria e são razoavelmente lentos, nunca passei dos 2 kms.

Agora estou montando uma Asa Zagi de 1,5m com FPV, meus equipamentos são:

– Lawmate 1.2ghz com TX de 1000mw

– RLink LRS 433mhz

– Motor Turnigy 3010b

– Hélice 11×4.7

– ESC 50A

– Bateria 3s 4000mah

– Servos HXT 9g

Tanto o Lawmate quanto o Rlink estão com antenas originais.

Que distância eu conseguiria chegar com estes equipamentos sem trocar as antenas?

Que antenas vcs me indicariam para chegar a 10kms?

E para 20kms, que antenas devo usar?

Vi nos videos da MyFlyDrean de até 50kms ou mais com RLink.

Obrigado pelo ajuda

att

Cássio

Visualizando 7 respostas - 1 até 7 (de um total de 7)
  • Replies
    Gilberto
    Membro
    none

Distancia eh um assunto polemico, e existem um monte de “depende”, portanto não existe uma resposta muito acurada, MAS, é possivel algo aproximado usando este site: http://www.maxmyrange.com/

Com as informacoes que vc passou considerando as antenas originais que em geral tem 3dbi, é possivel chegar a 22km, ATENCAO, antenas originais geram multipath quando o sinal bate em algum obstaculo  e volta o que pode causar uns fantasmas na tela, vamos dizer um Eco visual, e tb quando vc inclina o aviao pra um dos lados  a antena do video ira mudar o padrao de sinal de vertical pra horizontal, o que pode gerar “mismatch”o que reduz bastante a distancia. Se vc quiser ir longe e seguro vc vai ter q desenbolsar uma grana, Uma boa combinacao eh vc usar  a antenna Pepperbox (100 dolares)  no Vrx, e Skew Planar(30 e pouco dolares no transmissor, isso TEORICAMENTE pode te dar 50km, mas tem muita variantes pra considerar…

No seu Controle remoto, eu nao sei qual eh o max the Rlink pode te levar, mas seria bom vc tb usar aquela Moxon Antenna, que pode te mandar muitoo longe, ela custa uns 40 dolares..

Lembre-se que antena eh o fator mais importante pra te mandar longe, Potemcia ajuda mas tem muito efeito colateral como alto RF noisy e tb alto consumo de bateria….

O que acha? 

Olá Gilberto e José,

Obrigado pelas respostas. Por enquanto não tenho muito a intenção de ir muito longe. Uns 10kms estaria ótimo.

Pelo que vcs falaram, com as antenas originais seria possível chegar nesta distância.

Vou fazer um voo inicial de uns 5 kms e depois tentar chegar nos 10kms.

Vcs usam Autopilot ? 

Seria arriscado tentar chegar aos 5kms ou 10kms sem um sistema de Return to Home?

Obrigado

Cássio

Prezado Cássio.

Eu penso que qualquer voo além do visual sem Return to Home ou outro sistema de segurança é arriscado, pois no voo qualquer sistema que vier a falhar (e acontece) seja do rádio ou do vídeo poderá levar a perda da aeronave. É melhor prevenir do que remediar.

Gilberto
    Membro
    none

Eu tinha esquecido disso hehehe Failsafe eh obrigatorio..tem que ter o RTH ou RTL dependendo do FC… imagina da um treco no seu signal (e isso acontece, acredite), o que vai fazer??

Eu tinha um aviao que tava tudo certinho inclusive o failsafe e o RTH configurado certinho.. um dia fim um atualizacao e esqueci de confirmar o Filsafe+RTH…… pois bem… lei de murphy… estou procurando esse aviao ateh hj, ja suspeito de OVINES heheheeheheh sem contar o que perdi….. como licao, agora eu comprei um GPS tracker, vale a pena pagar 20 dolares a mais em seguranca, redundancia agora eh obrigatoria….. agora tenho RTH configurado, o video do voo, FIND MODE do meu LRS (TBS crossfire) e o GPS tracker que eu vou colocar numa capinha prova de agua, mesmo se cair no lago ou rio eu vou achar pelo menos a carcaça….

Gilberto
    Membro
    none

essa Ground Station é fera ein !!!
    jose verisimo lobo g. de almeida disse:

Bom dia, eu já alcancei a distância de 12.5Km com DL equipado com antenas originas e para o vídeo usei TX Lawmate 1.2Ghz 1W com antena patch no RX e V invertido no TX, minha base fica a 4m de altura, costumo fazer vôos de 10 Km normalmente. Como o colega Gilberto escreveu, o mais importante em uma transmissão são as antenas ,  e optei por este tipo de antenas e elevação da estação base e consegui bons resultados, veja fotos abaixo

Que sistema de Autopilot com RTH posso utilizar em uma Asa Zagi ou em um planador ?

Qual o sistema mais em conta (barato) apresenta estas funções) ?

att

Cássio

Gilberto
    Membro
    none

Pra ser sincero, quando se trata de Flight Controller, se tu quer algo bom, vai ter que colocar a mao no bolso, e isso pode te salvar no futuro de uma perca maior…… o barato pode sair caro….. se tiver dinheiro ou puder economizar vai no eagle tree Vector é simples e excelente….. eu tinha mas como mencionei antes, por causa de uma possivel falha humana (EU), eu perdi tudo… agora eu vou testar o  Pixhawk Lite ( da uma olhadinha no Banggod), ele me parece muito bom e “barato”, porem acho que é super complicado a configuracao, um monte de ajustes pra fazer o que deixa a margem de erro humano muito alto, porem me parece muito interessante… tenho um amigo aqui que tem isso e ele vai me ajudar na configuracao que vou ser sincesso me parece bem complicada…

Visualizando 7 respostas - 1 até 7 (de um total de 7)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.