- Este tópico está vazio.
- dezembro 2, 2015 às 12:04 am
Pessoal,
Sou razoavelmente novo no FPV de longo alcance. Já voei muito FPV em Quadricopteros até uma distância de 1 ou 2 kms.
Como os Quadricopteros consomem muita bateria e são razoavelmente lentos, nunca passei dos 2 kms.
Agora estou montando uma Asa Zagi de 1,5m com FPV, meus equipamentos são:
– Lawmate 1.2ghz com TX de 1000mw
– RLink LRS 433mhz
– Motor Turnigy 3010b
– Hélice 11×4.7
– ESC 50A
– Bateria 3s 4000mah
– Servos HXT 9g
Tanto o Lawmate quanto o Rlink estão com antenas originais.
Que distância eu conseguiria chegar com estes equipamentos sem trocar as antenas?
Que antenas vcs me indicariam para chegar a 10kms?
E para 20kms, que antenas devo usar?
Vi nos videos da MyFlyDrean de até 50kms ou mais com RLink.
Obrigado pelo ajuda
att
Cássio
- Replies
-
- dezembro 2, 2015 às 5:52 am
Distancia eh um assunto polemico, e existem um monte de “depende”, portanto não existe uma resposta muito acurada, MAS, é possivel algo aproximado usando este site: http://www.maxmyrange.com/
Com as informacoes que vc passou considerando as antenas originais que em geral tem 3dbi, é possivel chegar a 22km, ATENCAO, antenas originais geram multipath quando o sinal bate em algum obstaculo e volta o que pode causar uns fantasmas na tela, vamos dizer um Eco visual, e tb quando vc inclina o aviao pra um dos lados a antena do video ira mudar o padrao de sinal de vertical pra horizontal, o que pode gerar “mismatch”o que reduz bastante a distancia. Se vc quiser ir longe e seguro vc vai ter q desenbolsar uma grana, Uma boa combinacao eh vc usar a antenna Pepperbox (100 dolares) no Vrx, e Skew Planar(30 e pouco dolares no transmissor, isso TEORICAMENTE pode te dar 50km, mas tem muita variantes pra considerar…
No seu Controle remoto, eu nao sei qual eh o max the Rlink pode te levar, mas seria bom vc tb usar aquela Moxon Antenna, que pode te mandar muitoo longe, ela custa uns 40 dolares..
Lembre-se que antena eh o fator mais importante pra te mandar longe, Potemcia ajuda mas tem muito efeito colateral como alto RF noisy e tb alto consumo de bateria….
O que acha?
- dezembro 2, 2015 às 2:25 pm
Olá Gilberto e José,
Obrigado pelas respostas. Por enquanto não tenho muito a intenção de ir muito longe. Uns 10kms estaria ótimo.
Pelo que vcs falaram, com as antenas originais seria possível chegar nesta distância.
Vou fazer um voo inicial de uns 5 kms e depois tentar chegar nos 10kms.
Vcs usam Autopilot ?
Seria arriscado tentar chegar aos 5kms ou 10kms sem um sistema de Return to Home?
Obrigado
Cássio
- dezembro 2, 2015 às 3:04 pm
Prezado Cássio.
Eu penso que qualquer voo além do visual sem Return to Home ou outro sistema de segurança é arriscado, pois no voo qualquer sistema que vier a falhar (e acontece) seja do rádio ou do vídeo poderá levar a perda da aeronave. É melhor prevenir do que remediar.
- dezembro 2, 2015 às 3:17 pm
Eu tinha esquecido disso hehehe Failsafe eh obrigatorio..tem que ter o RTH ou RTL dependendo do FC… imagina da um treco no seu signal (e isso acontece, acredite), o que vai fazer??
Eu tinha um aviao que tava tudo certinho inclusive o failsafe e o RTH configurado certinho.. um dia fim um atualizacao e esqueci de confirmar o Filsafe+RTH…… pois bem… lei de murphy… estou procurando esse aviao ateh hj, ja suspeito de OVINES heheheeheheh sem contar o que perdi….. como licao, agora eu comprei um GPS tracker, vale a pena pagar 20 dolares a mais em seguranca, redundancia agora eh obrigatoria….. agora tenho RTH configurado, o video do voo, FIND MODE do meu LRS (TBS crossfire) e o GPS tracker que eu vou colocar numa capinha prova de agua, mesmo se cair no lago ou rio eu vou achar pelo menos a carcaça….
- dezembro 2, 2015 às 3:18 pm
essa Ground Station é fera ein !!!
jose verisimo lobo g. de almeida disse:Bom dia, eu já alcancei a distância de 12.5Km com DL equipado com antenas originas e para o vídeo usei TX Lawmate 1.2Ghz 1W com antena patch no RX e V invertido no TX, minha base fica a 4m de altura, costumo fazer vôos de 10 Km normalmente. Como o colega Gilberto escreveu, o mais importante em uma transmissão são as antenas , e optei por este tipo de antenas e elevação da estação base e consegui bons resultados, veja fotos abaixo
- dezembro 2, 2015 às 9:54 pm
Que sistema de Autopilot com RTH posso utilizar em uma Asa Zagi ou em um planador ?
Qual o sistema mais em conta (barato) apresenta estas funções) ?
att
Cássio
- dezembro 3, 2015 às 1:40 am
Pra ser sincero, quando se trata de Flight Controller, se tu quer algo bom, vai ter que colocar a mao no bolso, e isso pode te salvar no futuro de uma perca maior…… o barato pode sair caro….. se tiver dinheiro ou puder economizar vai no eagle tree Vector é simples e excelente….. eu tinha mas como mencionei antes, por causa de uma possivel falha humana (EU), eu perdi tudo… agora eu vou testar o Pixhawk Lite ( da uma olhadinha no Banggod), ele me parece muito bom e “barato”, porem acho que é super complicado a configuracao, um monte de ajustes pra fazer o que deixa a margem de erro humano muito alto, porem me parece muito interessante… tenho um amigo aqui que tem isso e ele vai me ajudar na configuracao que vou ser sincesso me parece bem complicada…
- Você deve fazer login para responder a este tópico.