- Este tópico está vazio.
- dezembro 2, 2015 às 12:04 am
Pessoal,
Sou razoavelmente novo no FPV de longo alcance. Já voei muito FPV em Quadricopteros até uma distância de 1 ou 2 kms.
Como os Quadricopteros consomem muita bateria e são razoavelmente lentos, nunca passei dos 2 kms.
Agora estou montando uma Asa Zagi de 1,5m com FPV, meus equipamentos são:
– Lawmate 1.2ghz com TX de 1000mw
– RLink LRS 433mhz
– Motor Turnigy 3010b
– Hélice 11×4.7
– ESC 50A
– Bateria 3s 4000mah
– Servos HXT 9g
Tanto o Lawmate quanto o Rlink estão com antenas originais.
Que distância eu conseguiria chegar com estes equipamentos sem trocar as antenas?
Que antenas vcs me indicariam para chegar a 10kms?
E para 20kms, que antenas devo usar?
Vi nos videos da MyFlyDrean de até 50kms ou mais com RLink.
Obrigado pelo ajuda
att
Cássio
- Replies
-
- dezembro 2, 2015 às 5:52 am
Distancia eh um assunto polemico, e existem um monte de “depende”, portanto não existe uma resposta muito acurada, MAS, é possivel algo aproximado usando este site: http://www.maxmyrange.com/
Com as informacoes que vc passou considerando as antenas originais que em geral tem 3dbi, é possivel chegar a 22km, ATENCAO, antenas originais geram multipath quando o sinal bate em algum obstaculo e volta o que pode causar uns fantasmas na tela, vamos dizer um Eco visual, e tb quando vc inclina o aviao pra um dos lados a antena do video ira mudar o padrao de sinal de vertical pra horizontal, o que pode gerar “mismatch”o que reduz bastante a distancia. Se vc quiser ir longe e seguro vc vai ter q desenbolsar uma grana, Uma boa combinacao eh vc usar a antenna Pepperbox (100 dolares) no Vrx, e Skew Planar(30 e pouco dolares no transmissor, isso TEORICAMENTE pode te dar 50km, mas tem muita variantes pra considerar…
No seu Controle remoto, eu nao sei qual eh o max the Rlink pode te levar, mas seria bom vc tb usar aquela Moxon Antenna, que pode te mandar muitoo longe, ela custa uns 40 dolares..