› Fóruns › Específicos › Plataformas › Queda com Easy Flite FPV, o que pode ter ocorrido?
- Este tópico está vazio.
- setembro 11, 2012 às 3:51 pm
Senhores, boa tarde
Abro este tópico para relatar um acontecido para tentar descobrir o que ocorreu com o FPV de meu amigo e evitar que isto se repita.
Ele possui um Easy Flite da MR Modelismo, motor Turnigy 35-36, bateria Turnigy 5000 3S, ESC Turnigy 40A, servos Hextronik 9g, receptor Spektrum AR9000 com satélite e transmissor DX7.
Vídeo sendo câmera GoPro HD, TX ImmersionRC 600mw 5.8, EzOSD, FY31AP.
Ele estava voando muito bem a 200m de altura por cerca de 10 minutos no máximo, quando reparamos (eu estava com meu óculos ligado no mesmo canal dele para visualizar o voo) que o avião estava com dificuldade para subir, quando estava a 1km de distância notamos um certo ruído no sinal e gritei para ele fazer curva para voltar, assim que saiu da curva o aeromodelo entrou em descendência e no meio disto o vídeo sumiu, encontramos o aeromodelo boiando na lagoa e tudo estava em perfeito funcionamento, menos o ESC que quando plugamos a bateria fritou na hora, mas não sabemos se ainda estava úmido da água ou estava realmente estragado.
Obs: a bateria de 5000 tinha sido carregada 1 semana antes e tinha feito um voo de 3 a 4 minutos para testar o piloto automático.
Fico no aguardo de opiniões.
- Replies
-
- setembro 11, 2012 às 7:34 pm
Olá Juliano,
Acho que precisaremos de um pouco mais de dados para tentar te ajudar:
Ele usa apenas uma bateria para todo o conjunto, aviao+video? Caso ele use outra camera para o FPV alem da gopro qual a alimentação da camera 5 ou 12V? Qual foi o valor medido na bateria do motor e do video apos encontrar o aviao? O que vcs detectaram como ruido foi aparentemente ruido na transissao de video ou foi algum barulho proveniente de algo que estava no aviao? 1 km nao esta muito proximo do limite do radio DX7?
Curiosidade, pois tbm uso um DX7 e link de 5.8G. Qual o tipo de antena e qual frequencia que vcs estavam utilizando?
- setembro 11, 2012 às 7:42 pm
Uma bateria 3S de 5000 para todo o conjunto menos para a câmera, a GoPro estava com a sua própria bateria sem alimentação do sistema de FPV. A bateria do sistema estava com 3.7v em cada célula quando resgatado.
Infelizmente a GoPro foi perdida quando o avião bateu na água, mas tinha sido recarregada um dia antes.
- setembro 11, 2012 às 8:07 pm
Entendo!
E quanto ao ruido? frequencia e tipo de antena, era antena original?
/
De quantos C de descarga é essa bateria? Quanto tempo de uso, nova ou velha? Saberia ne dizer a Helice utilizada? ou melhor, saberia me dizer o maximo de corrente que este sistema estava puxando?
- setembro 11, 2012 às 8:29 pm
Gustavo os ruídos estavam bem poucos e o vídeo é bem cristalino, basicamente igual o que tenho no meu sistema e não dá sustos, acontecem mais quando se passa bem acima da cabeça do piloto.
As antenas são as rubber duck originais que para a minha surpresa deram a mesma qualidade de vídeo e alcance que as minhas bluebeam. A frequencia é 5.8ghz setado no canal 5860.
As duas baterias foram compradas na mesma semanas, 0km. A hélice era uma APC 9×6 que eu achei fraca, o torque fica bem baixo apesar do motor ser de 1400kv, a taxa de descarga da bateria o dono não lembra se é 20-30 ou 30-40, só saberemos no fim de semana.
Quando eu estava com o óculos cheguei a presenciar picos de 16A por hora a full throttle logo antes de ocorrer a queda, mas com meio motor ou menos caia para menos de 5A.
- setembro 11, 2012 às 11:36 pm
Então Juliano,Confesso q minhas opções para estimar o problema estão se esgotando, se houver mais algum colega com novas idéias ou linha de raciocínio será interessante conhecer, porém até o momento para mim só existe dois componentes q podem causar a falha mencionada, onde na minha humilde opinião estariam entre seu ESC ou Bateria na realidade estou mais para a bateria!
Motivos para ser a Bateria:
Tensão muito baixa quando do resgate do equipamento! Mesmo sendo encontrado com 3.7V em repouso… Com certeza seu valor no momento de pico ( tentando fazer o modelo subir mais com motor full) pode ter atingido limites abaixo do especificado para o tx de Video e até mesmo comprometer o desempenho para a subida em full. Acredito ser problema ainda de bateria, pois vc mencionou q a corrente Mac em full estava na ordem de 16A muito abaixo dos valores normais para este conjunto….
Motivo pra ser ESC
Algum bug de conf do ESC ou mesmo problema no esc q evidenciou o mau desempenho do motor!Porém ainda fico com o problema da bateria…
Pense aew se faz sentido, ok?
Qq coisa é só chamar!
Abrs
E boa sorte!- setembro 11, 2012 às 11:44 pm
Olá Juliano,
tenho um Easy Flite da MR e estou achando meio estranho o que aconteceu. Quando ele começou a descer, ele aceitava algum comando?
Estranha essa informação de você achou fraco com essa hélice, pois estou usando um motor KDA 3612M, que é muito semelhante a esse em termos de especificações, e no meu aero, usando a mesma hélice, decolando com uma lipo 3s 5800 + uma 3s 1000 do vtx, ou seja, bem pesado, ele sobe como uma bala.Tenho até que dosar o acelerador. Mas com essa helice, ele puxa uma boa amperagem (já cheguei a picos de 46A na decolagem).
Será que não foi o ESC que abriu o bico? Estou usando um plush de 60. Acho que esse de 40 estava no limite. Se o motor for esse: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14342__NTM_Prop_Drive_Series_35_36A_1400Kv_550W.html segundo as especificações ele chega a 39A com essa helice, mas temos que levar em conta que dados de fábrica costumam ser otimistas (marketing visando mostrar uma melhor eficiência, então ele pode consumir mais que isso na realidade) da mesma maneira que os ESCs devem ser superdimensionados por uma questão de segurança, e por conta da mesma estratégia de marketing, eles nem sempre suportam o que está declarado.
Assim, diante das poucas informações que dispomos, acho que pode ter sido uma pane de ESC que causou a queda do aero… fica sem motor, corta comando…depois lenha.
Espero ter ajudado.
Abs!
- setembro 11, 2012 às 11:47 pm
vc disse que; assim que plugamos a bateria o esc fritou,… quando recuperaram o aéro o esc estava sem alimentação? ou melhor, com a queda tinha desconectado a bateria?
- setembro 12, 2012 às 2:02 am
A bateria estava conectada normalmente, e quando o esc deu pau tínhamos ligado uma bateria de 2200 de outro aeromodelo.Estou chegando a conclusão que foi um somatório de esc super aquecido e bateria sem carga.
- setembro 12, 2012 às 12:56 pm
pode ser,… e com o desespero para voltar o seu amigo deve ter dado full motor e acabou desencadeando uma serie de fatores que o levou a queda.
eu uso fy31ap, esc turnigy 50A motor Turnigy L3010C-1300kv (420w), helice apc 10×07 mas sempre fico de olho na corrente de pico que chega a full 32A, ainda não tive problemas.
o ideal e programar o esc pra cortar o motor com baixa voltagem, assim vc salva o aéro de uma lenha maior pousando com segurança.
e indispensável olhar ao todo a telemetria principalmente pico de corrente, temperatura interna, velocidade, altitude, e em que modo esta voando, ja tentou pousar com “RTL” acionado? rsrsrs outro dia esqueci de desativar e quase derrubei o aéro.
- setembro 12, 2012 às 1:31 pm
Bom dia!
Juliano, deve ter sido a proteção do esc, devido a alta temperatura ou por amperagem alta. Ele deve ter desligado pela proteção.
Aconteceu algo parecido comigo, perdi o controle do aero ele planou por 1 km. Peguei o aero achei que era a bateria, ao conectar outra para tentar voar, acelerei o esc explodiu.
Abraços.
Davis.
- setembro 12, 2012 às 2:19 pm
Bom, eu vi pelo menos dois problemas nesse setup:
servos hextronik pra FPV -> pelo menos nas freq. de 900 e 1.2 eles tremem, não sei com 5.8GHz, mas não arriscaria num aeromodelo com gopro..
receptor 2.4Ghz -> já não são recomendados para FPV (tive um que falhou a apenas 400m com FPV) e pelo visto ainda estava voando sobre uma lagoa (dizem que aumenta a chance de multi-patch) .
A que altitude deu o primeiro ruido no sinal de vídeo?
- setembro 12, 2012 às 11:31 pm
ola Franco eu uso servos turnigy de metal no profundor e no leme, e hexatronic 9g no aileron e flap tx vd lawmate 1.2 1000mw + gopro e nunca tive problemas
os servos sentem as interferencias mas quando se usa tx vd 900 e 1.2 com 5.8 vc pode usar qualquer servo e qualquer frequência de radio inclusive 2.4ghz, pra amenizar as interferencias do tx vd uso ferrite em todos os equipamentos instalados.
- setembro 13, 2012 às 12:14 am
dependendo do tipo e posição da antena pode acontecer de o sinal ficar muito bom quando o aero esta de costas, e quando está de frente ele ser inferior…
pode ter ocorrido isso, quando ele fez a curva o sinal ficou ruim…
por isso muitos pilotos quando chegam a uma certa distancia dao um giro de 360 para ver se o sinal continua bom…
- Você deve fazer login para responder a este tópico.