› Fóruns › Equipamentos › Rádio 72mhz ou 2.4Ghz
- Este tópico está vazio.
- agosto 31, 2011 às 8:26 pm
Galera, andei dando uma boa olhada no forum mas a dúvida permanece … Sou iniciante no mundo do FPV e as opçoes de frequencia dos rádios continuam me deixando em dúvida. Atualmente tenho um RDS8000 da Airtronics e gosto bastante do rádio (2.4Ghz), Não tenho grandes ambiçoes de distância (300 a 500m) mas não queria ficar me preocupando com “linha de visada”. Dentro desse raio de alcance queria estar livre, sem abusos é claro, para voar. Ja vi algum posts sobre perda de sinal e isso me preocupou bastante. Acredito q o downlink nao va me gerar problemas (tomando os devidos cuidados na instalaçao e mantendo distancia do rx do rádio). O mesmo será um TX da lawmate de 1,2ghz com 1000mw + RX tb da lawmate + OSD cyclope. O q tem me preocupado é a frequencia do rádio não ser “penetrante”. Ja fizeram alguns testes com esse meu rádio no RCgroups e o alcance chegou a aproximadamente 1.200 metros no solo ( ainda podia ser maior). Isso significa q em um raio de 500 metros eu teria uma maior liberdade para enfrentar obstáculos ? Queria saber do pessoal quem usa essa combinaçao de downlink de 1,2 com radio de 2,4 se costuma ter problemas, se ja perdeu a linha de visada em um raio curto sem perda de sinal e qual seria o upgrade necessário para nao se preocupar com isso. Ou entao, para nao me preocupar com a penetraçao do sinal, teria q partir mesmo par um rádio de 72mhz …
Outra dúvida, em geral, onde vcs colocam o anel de ferrite ? Todos os servos e esc ?
Acho q é isso, desculpem-me por tantas perguntas.
- Replies
-
- setembro 1, 2011 às 2:07 am
Olá, amigo voce fez o tópico ideal, veja que problemas enfrentamos, eu possuo um rádio 9 canais com módulo FRsky com telemetria (2.4 ghz) tenho 2 receptores, pra dizer a verdade é o sistema mais legal e confiável que já usei nos meus quase 5 anos de hobby, mas ao instalar um tx de video de 1.2 ghz e fazer o teste no solo percebi que o mesmo perde alcance, cerca de 25 a 30%, mesmo com aquela antena direcional para 2.4 existe perda, resultado não tive coragem de decolar deste jeito, ele funciona, mas existe perda, vai que trava lá em cima. há relatos de que todos os sistemas de 2.4 sofrem como os tx de video de 1.2 ghz, 1,3 e 900 mhz e olha que eu uso baterias separadas e deixo as antenas distantes, ai ferrite não vai resolver e te dar aquela tranquilidade, como eu tenho muita coisa de fpv resolvi comprar um rádio Futaba PCM de 72 mhz de 6 canais, ai com certeza vou ficar mais sossegado e fazer meus vídeos tranquilos.
veja o radio que comprei
- setembro 1, 2011 às 2:20 am
Era oq eu temia jackson, rsrsrss … Nao queria investir mais agora, queria curtir um pouco. Vou esperar o equip chegar e fazer uns testes, vamos ver. O produto do link q vc postou não apareceu, seria esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197892833-radio-futaba-6ex-series-fm-pcm-1024-_JM
Jackson Souza Lima disse:
Olá, amigo voce fez o tópico ideal, veja que problemas enfrentamos, eu possuo um rádio 9 canais com módulo FRsky com telemetria (2.4 ghz) tenho 2 receptores, pra dizer a verdade é o sistema mais legal e confiável que já usei nos meus quase 5 anos de hobby, mas ao instalar um tx de video de 1.2 ghz e fazer o teste no solo percebi que o mesmo perde alcance, cerca de 25 a 30%, mesmo com aquela antena direcional para 2.4 existe perda, resultado não tive coragem de decolar deste jeito, ele funciona, mas existe perda, vai que trava lá em cima. há relatos de que todos os sistemas de 2.4 sofrem como os tx de video de 1.2 ghz, 1,3 e 900 mhz e olha que eu uso baterias separadas e deixo as antenas distantes, ai ferrite não vai resolver e te dar aquela tranquilidade, como eu tenho muita coisa de fpv resolvi comprar um rádio Futaba PCM de 72 mhz de 6 canais, ai com certeza vou ficar mais sossegado e fazer meus vídeos tranquilos.
veja o radio que comprei
- setembro 1, 2011 às 12:26 pm
O pessoal utiliza este comjunto (rc 2.4 e tx de video 1.2ghz) mas colocam booster, ferrite, filtro low pass na saida do tx, eu preferi comprar um radio 72mhz, mas existem outras opções.- setembro 1, 2011 às 2:54 pm
Eu já voei com 72Mhz e até tenho um 9CAP, mas voar com 2.4Ghz me parece o mais sensato… a menos que você voe em local isolado sem risco de ter um outro clube próximo ou outro aeromodelista com a mesma idéia que você dentro da janela de voo.
Com relação ao downlink tem muita gente utilizando a combinação 2.4Ghz + 1.2Ghz, que não presenta problemas se usar bons produtos e filtro passa-baixas para eliminar as harmônicas. Se decidir por 900Mhz é bom usar anéis de ferrite.
Em FPV a regra é a mesma: equipamentos de maior qualidade resultam em maior rendimento. Assim o cuidado deve ser redobrado em relação aos produtos utilizados. Nem sempre os equipamentos utilizados para voo em 3ª pessoa são recomendados para FPV.
[]s
- setembro 1, 2011 às 4:40 pm
Cesar, obrigado pela resposta. Ja encomendei o equipamento para o FPV. TX e RX Lawmate de 1,2Ghz 1000mw, osd cyclops easy e oculos fat shark de 640 x 480. O rádio é um airtronics rds8000 2,4Ghz (tem configuraçao para failsafe). Estava pesquisando para nao ter surpresas desagradaveis durante o voo.- setembro 1, 2011 às 5:03 pm
Acho melhor vcs “ouvirem” o que o Cesar está dizendo !!!!! srsrs
Digo isso , pois segui às orientações dele e estou voando sem problemas.
Rádio DX7 + AR7000 / 900Mhz de 1500.
O AR700 está no bico do aero e o tx de vídeo colado no estabilizador vertical, e seguindo mais uma orientação do Cezar: Não economizei ferrites – Locais: no ESC, 2 na câmera, 2 no tx, na bateria do tx, na bateria principal. ah estou sentado a 2m do rx do vídeo preso em um tripé .
Semana passada fiz meus primeiros voos e a sensação de terminar um voo com um belo pouso e tudo ter dado tudo certo , é sensacional !!!!!!!!!!!!- setembro 1, 2011 às 6:59 pm
Tiago, vou estar la na APA II no sabado, vou trocar uma ideia contigo. Em relaçao ao rx do vídeo, como fica para quem usa o oculos ?- setembro 1, 2011 às 7:19 pm
Gustavo, Vai ser bem legal o evento no sábado, não vai se arrepender!!!
A ligação do óculos é simples… não sou muito técnico para explicar escrevendo, já que vc vai estar lá no sábado, convesamos sobre isso pessoalmente. Estou muito ancioso para voar novamente, estarei lá às 07;00 e já tem um pessoal que vai chegar cedo também!!!
Caso já tenha algum equipamento, leve-o , que veremos lá !
abraço- setembro 2, 2011 às 5:04 am
Justamente, onde moro não tem clubes por perto e duvido que alguem tenha um radio PCM na mesma frequencia que eu, principalmene que não tenho planos de ir longe. Só quero acabar com o incoveniente de saber que meu receptor está recebendo interferência do rx de vídeo.Cesar (Magneto) disse:
Eu já voei com 72Mhz e até tenho um 9CAP, mas voar com 2.4Ghz me parece o mais sensato… a menos que você voe em local isolado sem risco de ter um outro clube próximo ou outro aeromodelista com a mesma idéia que você dentro da janela de voo.
Com relação ao downlink tem muita gente utilizando a combinação 2.4Ghz + 1.2Ghz, que não presenta problemas se usar bons produtos e filtro passa-baixas para eliminar as harmônicas. Se decidir por 900Mhz é bom usar anéis de ferrite.
Em FPV a regra é a mesma: equipamentos de maior qualidade resultam em maior rendimento. Assim o cuidado deve ser redobrado em relação aos produtos utilizados. Nem sempre os equipamentos utilizados para voo em 3ª pessoa são recomendados para FPV.
[]s
- setembro 2, 2011 às 10:48 pm
Eu iria de 72 sem duvidas (tendo em vista que o objetivo e fpv). Se vc voar em clubes, assim como o Cesar disse, ai entao va para o 2.4 (tenha em mente de nao passar muito dos 500metros como margem de seguranca)
Eu digo 72, pois esse praticamente nao sofre interferencias dos downlinks (seja 2.4, 1.2, 1.3 ou 900), tem maior alcance e nao e suceptivel a obstaculos. Eu ja tive muitos problemas com 2.4 + 1.2ghz (mesmo usando filtros), por isso abandonei a frequencia para FPV exclusivamente. Quando faco voos em 3a pessoa, ai sim, volto ao bom 2.4.
- setembro 3, 2011 às 1:41 am
Pois, eu moro aqui no interior da Bahia, acho que intereferencia de outro rádio é como ganhar na mega sena, se for PCM ainda, vou continuar com meu Frsky two way para 3a pessoa, mas no meu aero com tx de video vou colocar o de 72 mhz.- setembro 3, 2011 às 1:48 am
Guilherme, qual rádio 72 vc está usando ? Jackson, aquele link do rádio q vc postou nao abriu. Estou começando a sonda opçoes custo/benefício para uma aquisiçao futura de rádios 72.
- setembro 3, 2011 às 2:06 am
http://www3.omnimodels.com/cgi-bin/woi0001p?&I=FUTK6256
Parece incrivel, achar um radio na faixa de 72 mhz hoje é dificil, principalmente no Brasil, na himodel tem uns anuncios de radios Wfly de 8 canais muito bons, mas em falta.
- setembro 3, 2011 às 3:44 am
Eu nao uso 72, to usando agora 433 (uhf).
abrs
- setembro 4, 2011 às 2:52 am
Você se refere ao Dragon Link? Explique melhor. Abraço, AlexandreGuilherme Pedroso disse:
Eu nao uso 72, to usando agora 433 (uhf).
abrs
- Você deve fazer login para responder a este tópico.