› Fóruns › Equipamentos › Rádio 72mhz ou 2.4Ghz
- Este tópico está vazio.
- agosto 31, 2011 às 8:26 pm
Galera, andei dando uma boa olhada no forum mas a dúvida permanece … Sou iniciante no mundo do FPV e as opçoes de frequencia dos rádios continuam me deixando em dúvida. Atualmente tenho um RDS8000 da Airtronics e gosto bastante do rádio (2.4Ghz), Não tenho grandes ambiçoes de distância (300 a 500m) mas não queria ficar me preocupando com “linha de visada”. Dentro desse raio de alcance queria estar livre, sem abusos é claro, para voar. Ja vi algum posts sobre perda de sinal e isso me preocupou bastante. Acredito q o downlink nao va me gerar problemas (tomando os devidos cuidados na instalaçao e mantendo distancia do rx do rádio). O mesmo será um TX da lawmate de 1,2ghz com 1000mw + RX tb da lawmate + OSD cyclope. O q tem me preocupado é a frequencia do rádio não ser “penetrante”. Ja fizeram alguns testes com esse meu rádio no RCgroups e o alcance chegou a aproximadamente 1.200 metros no solo ( ainda podia ser maior). Isso significa q em um raio de 500 metros eu teria uma maior liberdade para enfrentar obstáculos ? Queria saber do pessoal quem usa essa combinaçao de downlink de 1,2 com radio de 2,4 se costuma ter problemas, se ja perdeu a linha de visada em um raio curto sem perda de sinal e qual seria o upgrade necessário para nao se preocupar com isso. Ou entao, para nao me preocupar com a penetraçao do sinal, teria q partir mesmo par um rádio de 72mhz …
Outra dúvida, em geral, onde vcs colocam o anel de ferrite ? Todos os servos e esc ?
Acho q é isso, desculpem-me por tantas perguntas.
- Replies
-
- setembro 4, 2011 às 2:54 am
Alexandre, sim, uso o Dragon Link e um Jr 9ch
Abrs- setembro 4, 2011 às 12:44 pm
Pessoal, sobre esse assunto eu tenho algumas duvias. Tenho um radio FM futaba 9C e outros 2.4. Comprei o DL e vou utiliza-lo no futaba 9C FM. Gostaria de saber o seguinte:
– Se vou substituir o modulo do TX(no radio) e o RX(no aviao) pelo DL, a frequencia de transmissao e recepcao nao seria a do DL?
– Caso positivo, qual seria a frequencia do DL?
– Caso negativo, o DL seria entao tipo um booster, mantendo a frequencia original do Radio?
– Neste caso eu teria que utilizar o RX original do radio no aviao?
– Entao para que serviria o RX que vem no DL?
Desculpe minha ignorancia sobre o assunto.
Abracos a todos!
- setembro 4, 2011 às 11:00 pm
amigos,,.usei novamente o link 1.2ghz com o radio 2.4 e nao deu outra..perdi comando de radio com 500mtros de voo..sempre q insisto em usar da problema..eu estou com um futaba fm emprestado e nele voo sem problewmas…so que como disse, é emprestado e o dono quer de volta..ja vi amigos dizerem para eu comprar o modulo frsky pra aumentar o alcance do meu radio 2.4..mas o modulo frsky nao é tb 2.4???e se for, nao terei o mesmo problema??to procurando uma solucao imediata, pois so vou poder comprar o modulo uhf ( DL, chaing ling) em janeiro..- setembro 4, 2011 às 11:47 pm
Olá Israel, tenho o módulo Frsky two way, é um excelente sistema diga-se de passagem, porém, fiz um teste em terra com um Rx de video 1.2 ghz e no teste de alcance em solo houve um perda de pelo mesno 30% , observe que foi sem o filtro passa baixas e sem booster no radio, usando o low pass filter boa parte do problema será resolvido. mas , como moro no interior e eu conheço quase todos os praticantes de voo rc por aqui e sei que são poucos, comprei um rádio futaba PCM/FM para uso com meu fpv, espero que com ele meus problemas se resolvam.Israel Almeida jr disse:
amigos,,.usei novamente o link 1.2ghz com o radio 2.4 e nao deu outra..perdi comando de radio com 500mtros de voo..sempre q insisto em usar da problema..eu estou com um futaba fm emprestado e nele voo sem problewmas…so que como disse, é emprestado e o dono quer de volta..ja vi amigos dizerem para eu comprar o modulo frsky pra aumentar o alcance do meu radio 2.4..mas o modulo frsky nao é tb 2.4???e se for, nao terei o mesmo problema??to procurando uma solucao imediata, pois so vou poder comprar o modulo uhf ( DL, chaing ling) em janeiro..- setembro 5, 2011 às 12:31 am
e onde encontro esse modulo jackson??posso transformar meu radio 2.4 turnigy em fm???vc tem o link do produto??e o alcance de voo?- setembro 5, 2011 às 12:57 am
Olá, ai voce tem que achar um módulo JR que trabalhe com PCM/FM, mas existem algumas discursões sobre este módulo funcionar ou não no turnigy 9x, é melhor se infomar antes.- setembro 5, 2011 às 12:25 pm
Amigos,Só para registrar: mais um dia de sucesso !!!! sábado fiz aprox 8 voos sem problemas … nem de interferência de videos, nem de rádio!! estou muito satisfeito com meu equipamento… DX7+AR7000 no bico do Skywalker e TX de 900mhz de 1500 no estabilizador vertical e muitos ferrites espalhados pelo modelo!!!
- setembro 5, 2011 às 2:49 pm
Mto bom Tiago ! O Sky está mto legal, parabens !!
Galera, uma dúvida q fiquei aqui. Se a frequência de 72mhz é tão superior a de 2.4Ghz ( em relaçao a penetração da onda e ate mesmo alcance) Pq nao desenvolver um sistema como o FHSS em q as frequências são alteradas em milesimos de segundos para não haver interferência ? Pq o mercado escolheu como novo padrão a de 2,4 ?
- setembro 6, 2011 às 11:15 am
2.4 é bom e spread spectrum (se não me engano é esse o nome), possibilitando muito mais canais, a faixa de 72 é boa ainda, mas tudo evolui..
os downlink de 1.2 é que é o problema..
Vou fazer testes com meus sistemas aki , pois já voei com o meu 2.4, mas sem o meu donwlink de 1.2 e vendo este post irei distanciar as antenas do rx com tx, pois estão muito perto..
- setembro 6, 2011 às 1:39 pm
Comecei a voar FPV semana passada. Estou usando o Aurora 9 e um tx de video HK de 1500mW, sem RTH, por isso me controlo para não passar de 300m. Nesta pequena distância não notei nenhuma interferencia, mas realmente não arrisco mais longe com esse rádio. Pode até ser possivel chegar a 900m com ele, mas sem RTH não dá pra arriscar.
Alguem já testou o alcance do Aurora9 (sem boster)?
- dezembro 20, 2011 às 12:24 am
Onde encontro este módulo 433 UHF ? Estou usando um MIKROKOPTER HEXA para fotografias aéreas e já tive problemas com interferência na frequência 2.4ghz. É diferente usar o 2.4ghz sempre no mesmo local, como pista por exemplo, e usar sempre em lugares diferentes sem saber o que há por perto.
Guilherme Pedroso disse:
Eu nao uso 72, to usando agora 433 (uhf).
abrs
- dezembro 20, 2011 às 12:51 am
vc usa o radio 2.4 comqual link de video guiliano?
- dezembro 20, 2011 às 1:27 am
Em um radio com telemetria em 2.4 percebo que mesmo de perto o corpo do aviao diminui a recepção da antena do rx do aero, imagine indo longe, percebo que a posição do tx de video no aero não altera muita coisa em relação a interferencias, filtros hi pass ou low pass são soluções melhores, adquiri um futaba 7c e rx pcm de 9 canais, tem um alcance incrivel e vou ficar com eles.
- dezembro 20, 2011 às 2:22 am
Uso um 5.8ghz 500mw. Estava usando um de 200mw, mas acima de 100 metros dava muita interferência.
Israel Almeida jr disse:
vc usa o radio 2.4 comqual link de video guiliano?
- dezembro 20, 2011 às 2:24 am
Estes filtros, existe para o 2.4ghz? Acredito que as interferências que eu tive foram externas, antena de repetição de rádio AM e antena de TV.
Jackson Souza Lima disse:
Em um radio com telemetria em 2.4 percebo que mesmo de perto o corpo do aviao diminui a recepção da antena do rx do aero, imagine indo longe, percebo que a posição do tx de video no aero não altera muita coisa em relação a interferencias, filtros hi pass ou low pass são soluções melhores, adquiri um futaba 7c e rx pcm de 9 canais, tem um alcance incrivel e vou ficar com eles.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.