› Fóruns › Equipamentos › Rádio 9XR ….. qual melhor versão ?
- Este tópico está vazio.
- setembro 1, 2013 às 10:22 pm
Olá pessoal,
eu andei pesquisando um pouco sobre “modificar o software” do Rádio Turnigy 9XR !
Tenho lido muito sobre o assunto e ainda não cheguei em uma conclusão, por isso, queria ver quem usa o Rádio Turnigy 9XR e se trocou o software original por outro (como por exemplo o Open9x).
Qual a melhor opção ?
Se trocou para outro software … qual ? Por que ?
Aliás, qual procedimento para verificar a versaõ atual do rádio ?
- Replies
-
- setembro 2, 2013 às 12:46 am
Leandro, tenho usado o 9X a algum tempo.
Fiquei pouquíssimo tempo com o firmware original pois ele é muito ruim! Mas é muito ruim mesmo!!!!!
Assim que chegou o meu USBasp coloquei o ER9X e usei ele por muito tempo!
Atualmente uso o Open TX, segundo minhas pesquisas este é a evolução dos demais firmwares.
A diferença entre o ER9X e o OpenTx, por exemplo, é pequena já que todos derivam do TH9X. Mas atualmente na minha opnião é o melhor custom firmware para o Turnigy 9X.
Quanto a forma de verificar a versão, se você nunca modificou seu rádio nem vale a pena perder tempo com isso. Coloca o Open TX logo e corra para o abraço!!!
Só mais uma coisa! Sugiro, se já não o fez, que você troque o módulo por um FRSky pois é muito, mas muito, mais confiável que o módulo original.
Qualquer coisa fala ai!
- setembro 2, 2013 às 12:56 am
Boa Morbeck …
eu quando comprei o 9XR já tinha o modulo FRSky esperando ele aqui …
Andei vendo os tutoriais na internet (São Youtube, São Google) parav er se aprendo fazer essa migração; farei, o mais rápido possível e enquanto eu só tenho tres modelos configurados (e ainda não configurei o helicoptero nele), porque eu acredito que na migração, todos os modelos e suas configurações vão se perder.
Sem pretender abusar, te pergunto, quais benefícios mais significantes vou conquistar com o Open9x ? E o mesmo eu naõ teria no er9X ?
- setembro 2, 2013 às 1:20 am
Leandro, basicamente você vai ter as mesmas funcionalidades nas duas versões. Alguns recursos específicos são diferentes, mas nada que você vá perceber no uso diário. Dá uma olhada aqui!
Realmente todos os modelos serão perdidos, mas no OpenTX a facilidade para configurar é tão grande em comparação ao firmware original que você vai achar até chato! Rsss
Para flashear é bastante simples.
Baixe o Compasion.
Solde os cabos conforme esta nesta figura
O resto você já deve ter visto de montão nos vídeos.
Abraço!
Leandro Chaves disse:
Boa Morbeck …
eu quando comprei o 9XR já tinha o modulo FRSky esperando ele aqui …
Andei vendo os tutoriais na internet (São Youtube, São Google) parav er se aprendo fazer essa migração; farei, o mais rápido possível e enquanto eu só tenho tres modelos configurados (e ainda não configurei o helicoptero nele), porque eu acredito que na migração, todos os modelos e suas configurações vão se perder.
Sem pretender abusar, te pergunto, quais benefícios mais significantes vou conquistar com o Open9x ? E o mesmo eu naõ teria no er9X ?
- setembro 2, 2013 às 1:30 am
Morbeck, o 9XR já bem com uma porta para conexão do USBasp … pelo que vi basta conectar ali e “mandar ver” !
Vou aguardar um pouco mais de informações para decidir por qual das versões usar: er9Xm, Open9x ou OpenTX. Acho que a resposta deve observar, qual o “mais usado no Brasil”, para eu ter mais gente para perguntar ! (kkkk).
- setembro 2, 2013 às 1:32 am
Pessoal o 9XR já vem com entrada para atualização! E usa firmwere superior ao turnigy 9x! E não vem com modulo!
Tenho um 9XR e não mudaria nada nele! A não ser firmwere com telemetria que já tem disponível!!!- setembro 2, 2013 às 1:35 am
Romeu … sim, o meu 9XR já veio com uma porta embaixo para fazer a conexão do USBasp.
O software que veio original nele, voce diz que é superior aos er9X, Open9x e OpenTX ?
Qual software com telemetria voce esta se referindo ? Me manda o link dele para eu ler, por favor.
- setembro 2, 2013 às 1:41 am
Opa Leandro, esse radio realmente impressiona pela facilidade de mexer, e com o modulo djt da frsky nem se fala a telemetria aparece na sua tela linda e azul! rsrsrs
http://forum.turnigy9xr.com/converting-9xr-to-frsky-telemetry-djt-module-t362.html- setembro 2, 2013 às 1:49 am
Romeu … rpaaaaaaaaaaaaz … eu vi esse artigo; é coisa para “fuçador ninja” …. nem me atrevo fazer !
Me diz, na sua opinião, “MANTENHO O SOFTWARE ORIGINAL DO 9XR” ?
- setembro 2, 2013 às 1:54 am
hahaha parece difícil mas e só seguir o tutorial limpo e claro! Tenho um 9XR e não vou mudar o firmwere pois e um dos mais atuais e funciona bem! Uso com modulo DJT e estou convencido da funcionalidade dele!- setembro 2, 2013 às 2:13 am
Rs. voce me poupou um grannnnnnnnnnnnnde trabalho e uma eventual e mal sucedida migração com a frustração !
O meu 9XR esta com um módulo FRSky com os módulos:
1 x módulo DR8-II Plus ACCST Telemetry -> para o Quadri
1 x D8RSP ACCST Telemetry -> para a Zagi
1 x V8FR -> que coloquei em um Piper Cub
2 x V8R4-> para sei lá onde enfiar esses caras
Não sei, ainda, quais os outros 2 módulos que vou comprar para colocar no TREX 450 e no 600 nitro !
Então, nem vou mexer em nada no software, apenas aprender como ele funciona e configurações !
- setembro 2, 2013 às 2:27 am
Veja o que eles dizem sobre o radio.O software para o desenvolvimento 9XR começou há 6 anos. Desde então, tem sido mexido, alterado, atualizado e renovado por membros da comunidade R / C com uma interface fácil de usar . Nossos engenheiros projetaram o produto físico em torno dos R / C, mudanças de software e o ponto culminante de tudo isso no 9XR Turnigy !
Para muitos usuários este será o perfeito rádio 9 ch, mas há muitos lá fora que amam modifir e ampliar os limites do que é possível a partir desse rádio. Temos fábrica montado o 9XR com um ISP AVR para simplificar o desenvolvimento de software sob encomenda, nós lançamos turnigy9xr.com como epicentro para desenvolvedores de software e apoio comunitário suplementar para todos os usuários 9XR …… Com a 9XR encorajamos isso!
O 9XR é fornecido pré-carregado com software de qualidade superior , que é cheio de recursos e ainda continua a ser fácil de usar. Nosso objetivo foi desenvolver um rádio para o hobby, com uma extensa lista de características padrão O nosso 9XR Turnigy é tudo o que você imaginou e muito mais!- setembro 2, 2013 às 3:18 am
Muito bom Romeu !
Acho que para esse rádio ficar PERFEITO só falta um módulo de 915 mhz para ele, com a mesma qualidade do FRSKy !
Cada dia mais me convenço de que a melhor opção para LRS é o modulo de 915 com link de video 2.4 Ghz.
A propóstio a DMD, hoje fabricante de um dos melhores equipamentos profissionais para LRS (o XLRS) utiliza para o link de rádio uma banda industrial e médica de 869 Mhz (para a Europa) e 902-928 (América) com link de vídeo de 2.4 Ghz para atingir até 172 km de distância com telemetria. E olha que nos Estados Unidos e na Europa, a banda de 2.4 Ghz é tão ou mais usada que no Brasil, e mesmo assim, os vídeos são de excelente qualidade, superiores, inclusive aos links de 1.2 e 1.3 Ghz.
Também tenho visto, Ground Stations montadas com os links de 2.4Ghz e, antes de ir para um óculos ou para um monitor de TV, o link entra em um TX de 5.8 Ghz e ele retransmite (sem fio) para o óculos do piloto navegador, dando mais “liberdade” na sua movimentação, sem estar conectado a cabos na Ground Station.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.