› Fóruns › Específicos › Plataformas › Reforma do meu Tricoptero – removendo 12% de peso
- Este tópico está vazio.
- dezembro 2, 2011 às 12:28 am
Olá a todos
após muito aprendizado nessa plataforma, e com a chegada eminente da minha GoPro2, resolvi reformar meu tricoptero.
resumindo, na reforma consegui melhorar as fixações dos motores, proteger o mecanismo de tilt do motor da cauda (além de substituir o tubo que estava quebrado), reduzir o tamanho dos fios, melhorar a fixação do sistema de fpv já pensando em trabalhar em paralelo com a gopro e ainda reduzir 100g no peso. reduzi um pouquinho o tamanho também, de 60 reduzi pra 50cm entre o centro e o eixo dos motores. ainda é bem maior que a maioria dos quads e etc.
as fotos falam por si, se alguém quiser alguma informação complementar, só perguntar.
a eletronica não é a mais indicada, mas com a kk esses motores de 1.350kv até que funcionam. pretendo montar um novo, com motores de 900kv e hélices maiores sf, mas por enquanto é o que dá pra fazer.
edit: acabei de fazer as contas, e removi 12% de peso sem mexer na eletronica. pra tirar mais agora, só aliviando a centerplate ou removendo o trem de pouso.
antes:
desmontando, descobri que apenas o vinil segurava uma parte do braço traseiro, que já havia quebrado e mal consertado.
braço dianteiro, reduzindo 10cm. peso original.
reduzido 10cm e tinta removida. obs: braços dianteiros de fibra de vidro.
sanduíche balsa dura – compensado 3mm – balsa dura colando com epoxy, fixações dos mtores.
aqui ajustados ao buraco da vara
mecanismo tilt: pedaço de vara de vidro para molde, recheado com carbono, fixação do motor em carbono, dois rolamentos. roseta já embutida no eixo.
anel retirado do tubo de fibra de vidropara fixação
colocado no local com ciano
fixado com fibra de carbono. o tubo da cauda é de carbono também.
enquanto cola a fixação dos motores, preparando para pintura
pintura porca com spray velho. não ficou muito bonito de perto, mas de longe tá ok, e só custou 1g por braço
até que não ficou tão ruim…
hora de consertar esses arredondados
lixado para dar aderencia na fibra e não na tinta, balsa pra dar o molde, preenchido com epoxy+fibra de vidro. pronto pra receber os motores.
peso quase pronto. daqui pra frente só aumentou 15g, com a prateleira do 2o andar e apoios próximos aos motores.
o velcro colado com ciano ficou meio esbranquiçado
case da gopro meramente ilustrativo, mas a fixação definitiva vai ser por ali mesmo. esse é o velho, que quebrou junto com uma câmera e um avião. a câmera virou pra fábrica e virou 50% de desconto numa gopro2, que chega semana que vem.
- Replies
-
- dezembro 5, 2011 às 1:25 pm
ainda não tive tempo de testar novamente, mas segue o vídeo dele desligando o motor direito logo após a decolagem. pode ser problema com o ESC, mas eu espero que não, esse tri já voou algumas horas com a eletrônica que está. espero que o problema seja com mal contato em algum fio, na versão antiga era tudo escondido, tinha mais extensões, e a praticidade de fechar e abrir toda hora pode ter causado algum problema nas conexões.
- dezembro 5, 2011 às 3:56 pm
ah, esqueci de falar. isso foi antes (e um dos motivos) da reforma.
- dezembro 5, 2011 às 6:07 pm
fui testar agora, e o motor que estava na direita acabou indo pra esquerda, e o speed também. e agora este motor falhou. aos 2min começou a picotar, desligou no ar novamente, mas dessa vez fez uns barulhos antes. depois, no chão, continuou com o mesmo problema.
hoje tá bem calor aqui, e o motor tava quente.
por sorte, eu possuo mais um motor desses e mais dois speeds iguaizinhos. vou testar novamente e substituir o que tá dando problema logo. já cheguei a conclusão que não é problema de fio, só se for no enrolamento do motor mesmo. os que saem do motor e vão até os speeds eu já substituí.
- dezembro 6, 2011 às 1:37 pm
fui testar novamente o tri, e agora eu isolei o problema. passei o speed da esquerda pra direita, se falhasse o da esquerda era o motor, se falhasse o da direita o speed. e é o speed mesmo. quando esquenta ele começa a picotar, como se o motor tivesse com um fio quebrado.
voando no fim da tarde sem sol não esquenta, mas no sol faz diferença! dá pra acreditar? agora tá explicado porque não falhava antes. tava mais frio, e eu só voava o tri no fim da tarde. quando eu comecei a levar pra pista e tentar voar no meio da tarde, apareceu o problema.
obs: o speed tá bem ventilado e é de 18A, no hover tá puxando 4. mas o termoretrátil é preto, acho que vou cobrir com fita amarela pra ajudar um pouco.
- janeiro 26, 2012 às 12:48 am
ressucitando o tópico, após trocar o speed bichado por um SS18A novinho e mudar a posição, pifou na primeira acelerada. esse veio com defeito de fábrica.
como já estava com o ferro na mão, acabei deixando um SS novo, troquei o queimado por um plush 18A e o que estava velho (e logo daria problemas também) por um plush 25A. voar voou, mas tudo destrimado. a curva de aceleração diferente dos motores tornou impossível o vôo somente com a KK.
aí encostei ele, e comprei um jogo com 4 speeds Mystery 30A no goodluckbuy.com, chegaram hoje. também chegaram 4 hélices contra-rotativas Gemfam carbon-nylon, aparentemente muito boas! diria que são comparáveis a apc. elas vêm com 3 espaçadores de eixo, então não tem que abrir o furo (e o risco de ficar tudo torto).amanhã a noite pretendo trocar os speeds, balancear as hélices e deixar tudo pronto pra vôo.
outro upgrade que pretendo fazer é trocar o Rx Corona 72mhz por um FrSky com telemetria, comprei o módulo diy na hk, estou esperando chegar. o pricipal motivo desta modificação é em relação ao tamanho das antenas. e estou sem a tela para mostrar informações de telemetria, mas pelo menos já vai ter o apito do RSSI em caso de falha iminente. sobre interferencias na banda dos 72mhz, confesso que faz tempo que não sinto mais problema, depois que todo mundo foi pra 2.4ghz, a banda ficou limpa.
- janeiro 26, 2012 às 1:12 am
Eu comprei e capotei, depois “coloquei fogo”(fechei curto) no tri- marcelo consertou. Eqto isso fui montar o quad, ficou legal,mas penei com dificuldades. ….agora o tri fez regime…..mas que vc é valente , ah, isso é! Tenho tido dificuldade em ter um leme que seja mais “preso”= que não vibre, mas não estou satisfeito com o ultimo, que até parecia bom.O seu parece firme ,mas acho que vai ser dificil eu conseguir ….tenho pouco material.
- janeiro 26, 2012 às 8:53 am
Caramba Ze. Mto grande esse seu tri. Meu quad some perto dele… Rs.Depois fala o que vc achou desses ESC’s. Já estou pensando em partir para um hexa, mas vou curtir um pouco mais o quad ainda.
Eu uso receptor frsky, e achei ele muito sensível a interferências. Tá certo que o meu tx de vídeo de1.2 ghz é de 1w, e o espaço para colocar tudo é muito pequeno.
Talvez com 900 vá bem. Não ignore um range test com a camera ligada.
Comprei um filtro band pass de 900 a 1300 para ver se resolvo o problema com as harmonicas.
- janeiro 26, 2012 às 3:40 pm
então, é grande porque eu pensei quando construí: só aumenta um pouquinho o peso dos braços e dos fios, e é pra ficar bem mais estável. vou fazer maior que todo mundo costuma fazer.
resultado: apareceu o problema com os escs que ninguém tem.
aparentemente esses mystery são bons, mas ainda não testei. a vantagem é que saiu barato, $37 por 4
e as hélices foram essas, gemfam carbon nylon, $9 por 4 contra-rotativas
- janeiro 26, 2012 às 4:00 pm
esqueci do link dos speeds…segue agora
- janeiro 26, 2012 às 9:11 pm
Ze, já li comentarios “estranhos” a respeito dos Mysteris, chute: +/- lá pela pg 120 da pprimeira parte do forum do marcelo. -multiwii- ele mesmo comenta que não é tão fã assim.
- janeiro 30, 2012 às 10:17 pm
poxa….tomara que os meus não deem problemas. eu não quis esperar pelos plush…dá nisso, né…
mas os SS funcionavam perfeitamente com a kk antes, só estragaram por culpa minha mesmo. fios bateria-speed muito longos…
- fevereiro 3, 2012 às 6:23 pm
fiz uns testes, e funcionou legal, mas esquentou demais. é, o KV alto tá me dando muito problema.
com GWS DD 8×4 ele esquenta em uns 2min. com essa 8×4.5 esquenta em 1min. acho que o ideal seria APC SF 7×3.8 mesmo, talvez 8×3.8 se precisar carregar mais carga, mas sempre respeitando o detalhe de voar um pouco e parar pra refrigerar os motores.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.