RELAÇÃO VOLTS X WATTS TRANSMISSOR DE VIDEO

Fóruns RELAÇÃO VOLTS X WATTS TRANSMISSOR DE VIDEO

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

OLÁ PESSOAL

CONSTRUI MINHA CLOVER LEAF NA FREQ. 1010 MHZ , FICOU COM A  R.O.E. ZERADA ( 1:1 )

FAZENDO UNS TESTES NO MEU TRANSMISSOR ( XINGLING DE 900MHZ 1500mW ), ALTERANDO A VOLTAGEM DE ENTRADA  OBTIVE OS SEGUINTES RESULTADOS:

1º TESTE

VOLTAGEM : 11,80V   ( QUE É A VOLTAGEM MEDIA DE UMA LIPO 3S )

CONSUMO : 420mA 

POTENCIA DE SAIDA: 740mW

2º TESTE:

VOLTAGEM : 14,00V

CONSUMO : 480mA 

POTENCIA DE SAIDA: 1070mW

3º TESTE:

VOLTAGEM : 15,00V

CONSUMO : 500mA 

POTENCIA DE SAIDA: 1200mW

O AUMENTO DE POTENCIA É RELATIVAMENTE ALTO , ACREDITO EU QUE REFLITA  NA  QUALIDADE DA IMAGEM EM LONGAS DISTANCIAS.

11,80V  PARA 14,00V  AUMENTO DE POTENCIA DE 45% ( CONSUMO AUMENTOU 15% )

11,80V  PARA 15,00V  AUMENTO DE POTENCIA DE  65% ( CONSUMO AUMENTOU 20% )

NOS TESTES QUE FIZ , O TX NÃO ESQUENTOU NADA ALÉM DO NORMAL, LEMBRANDO QUE A  R.O.E. ESTAVA 1:1 , É CLARO QUE REALIZAR ESTE TESTE COM A ESTACIONARIA ALTA É PEDIR PARA QUEIMAR O TX. ( NUNCA FAZER ISSO )

FIM DE SEMANA VOU REALIZAR OS TESTES DE CAMPO COM O  TX ALIMENTADO COM 15V

VAMOS VER COMO O TX VAI REAGIR

POR FAVOR, NÃO ESTOU INDUZINDO A  NINGUÉM  FAZER ESTE TIPO DE TESTE ,POIS O RISCO DE QUEIMAR O TX É GRANDE SE A ESTACIONARIA DA ANTENA ESTIVER ALTA.

ALGUEM JÁ USOU O  TX DE VIDEO COM ESTA VOLTAGEM ?

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 15)
  • Replies
    Anônimo
    Inativo

Excelente teste!

Tenho um tx 0.9 a 1.3g com 1500mw. Usando antena a 1280mhz.

Acompanhando o tópico.

Abs

JUNIOR JM
    Membro
    none

Juliano,

Já fiz 5 voos de uma hora em media, com o tx de video alimentado com 15v, até o momento tudo certo, não fiz o teste  de distancia,porque não tive coragem de passar de 5 km, mas até essa distancia o video permaneceu totalmente estavel, acredito que chegue até os 10km tranquilo.

Já notei um desempenho melhor do tx ( como os instrumentos mostraram ).

com o tx alimentado com uma lipo de 3s ( 11,8v )  ,em pontos específicos da minha cidade sempre perdia o sinal, e nestes 5 voos com o tx em 15v ( lipo 4s com lm7815 ) , o sinal permaneceu limpo nestes pontos, sinal de melhora.

proximo passo vai ser o teste de distancia.

qualquer novidade eu informo.

Abs

JUNIOR JM
    Membro
    none

JULIANO,

FIZ UM TESTE DE DISTANCIA, 12,5 KM SEM PERDA DE SINAL , MAS FALTOU AUTONOMIA.

SEGUE FOTO

PARA UMA DISTANCIA MAIOR , VOU TER QUE COLOCAR 2 BATERIAS DE 5000mAH 4S , TENHO ATUALMENTE DUAS DE 4500mAH DE 3S, OLHANDO A FOTO , DÁ PARA NOTAR QUE PARA IR A ESTA DISTANCIA , HOUVE UM CONSUMO DE 4200mAH, O RESTANTE FICOU PARA A VOLTA A PISTA.

LEMBRANDO QUE O TX DE VIDEO ESTAVA ALIMENTADO COM 15V E SAINDO COM 1200mW RMS.

Anônimo
    Inativo

Sensacional contribuição Junior!

Creio que meu tx também funcione melhor com uma 4S.

Atualmente uso baterias separadas para video e controles. Vou fazer um teste com uma fonte antes de comprar a nova LIPO.

Uma dúvida: vc está usando um limitador de tensão na 4S??

Abs

JUNIOR JM
    Membro
    none

SIM, POIS A BATERIA 4S CARREGADA TEM 16,8V , EU USO UM REGULADOR DE TENSÃO LM7815, ELE SÓ DEIXA PASSAR 15V, SE VC QUISER FAZER UM TESTE EU TENHO ESTE REGULADOR, 

Anônimo
    Inativo

Valeu Junior!

Creio que encontro por aqui mesmo sem a despesa de frete.

Qual o valor do componente?

JUNIOR JM Eletronica disse:

SIM, POIS A BATERIA 4S CARREGADA TEM 16,8V , EU USO UM REGULADOR DE TENSÃO LM7815, ELE SÓ DEIXA PASSAR 15V, SE VC QUISER FAZER UM TESTE EU TENHO ESTE REGULADOR, 

JUNIOR JM
    Membro
    none

O COMPONENTE DEVE CUSTAR EM TORNO DE R$ 3,00

Juliano Ches disse:

Valeu Junior!

Creio que encontro por aqui mesmo sem a despesa de frete.

Qual o valor do componente?

JUNIOR JM Eletronica disse:

lulapilot
    Membro
    none

Olá Junior, obrigado pela contribuição !

Creio que é por esta razão que o TBS (Team Black Sheep) desenvolveram o CORE, que tem um regulador de voltagem para manter a voltagem do Tx em 12V independente da voltagem da bateria principal cair. 

Eles são da teoria que se deve trabalhar com um Tx de menor potência possível para evitar interferências com outros sistemas onboard, porém mantendo-se sempre a voltagem constante, para manter a potência de saída constante durante todo o período do vôo.

abs

JUNIOR JM
    Membro
    none

Olá, com certeza alimentando o tx com uma voltagem constante, vai ter um desempenho melhor, muita gente não se dá conta que uma lipo 3s com 50% de carga , só tem 11,2v na bateria, se for medir lá no transmissor de video, tem só 11v  ou menos, levando em consideração distancia e bitola do fio utilizado para alimentar o tx, resumindo, não esta no teste que eu fiz, mas alimentando o tx de video com 11v, a potencia dele cai bastante. Um ex. a pessoa decola com a bateria 3s carregada. ( 12,6v ) o tx transmite 1000mW, com 30 minutos de voo a lipo esta com 11,8 v com certeza o tx vai estar transmitindo  menos de 1000mW. Se o piloto quer ir a uma longa distancia, quanto mais tempo e mais longe ele vai, menos o tx esta transmitindo.

Anônimo
    Inativo

Fala Junior!

Firmeza?

Chegou minha bateria 4s 1300mah. Agora vou fazer o circuito com o regulador que negociamos e testar amanhã a eficiência na transmissão.

abs

Pessoal já montei algumas emissoras de radio que operam em mhz ,meu amigo tecnico em radiodifusao me disse 

certa vez que para aumentar a distancia de transmisão c/ significativa percepção visual ou audível é necessário

dobrar a potencia ,ou seja se um emissor c/ 1w na saída  está chiando aos 5 klm,aumentado a potencia p/ 2w iremos perceber que o chiado ou interferencia agora nao existe mais.

ou seja , dobramos a potencia mas nao dobramos a distancia.

JUNIOR JM
    Membro
    none

Tudo certo Juliano ,

Quanto a ligação do regulador , olhando ele de frente , o pino da esquerda é entrada (positivo da lipo 4s ) , o pino do meio é negativo ( o mesmo negativo do tx e da lipo ) , e o pino da direita é saida 15v ( vai ligado na entrada + do tx )

Tem que colocar o regulador em algum dissipador, pois ele aquece , no meu caso , eu soldei ele direto na carcaça do tx.

Não sei se vc vai usar a lipo 4s para alimentar mais alguma coisa, o telefly aceita até 20v , pode ligar junto , mas o OSD e a camera geralmente é 12v , dai tem que tomar cuidado quanto estes equipamentos. para este teste o ideal seria usar esta lipo 4s somente para o tx de video.

Tome cuidado com a temperatura do tx em solo, pois ele tende a aquecer mais , principalmente se vc tirou o dissipador original, 

ABS

Juliano Ches disse:

Fala Junior!

Firmeza?

Chegou minha bateria 4s 1300mah. Agora vou fazer o circuito com o regulador que negociamos e testar amanhã a eficiência na transmissão.

abs

Anônimo
    Inativo

Olá JR!

Montei o regulador em um bom dissipador e acondicionei os dois filtros dentro.

Coloquei um capacitor eletrolítico de 3300 e na saída um capacitor cerâmico. A tensão na saída ficou em 14,78v.

Tive uma sorte danada por que não lembrei de separar a câmera no circuito. Porém, não tive problemas em um teste de 16 minutos. Vai ver, essa câmera é realmente boa na tolerância de tensão.

O aquecimento da carcaça do tx ficou normal, mas da câmera não pude perceber alteração.

JUNIOR JM disse:

Tudo certo Juliano ,

Quanto a ligação do regulador , olhando ele de frente , o pino da esquerda é entrada (positivo da lipo 4s ) , o pino do meio é negativo ( o mesmo negativo do tx e da lipo ) , e o pino da direita é saida 15v ( vai ligado na entrada + do tx )

Tem que colocar o regulador em algum dissipador, pois ele aquece , no meu caso , eu soldei ele direto na carcaça do tx.

Não sei se vc vai usar a lipo 4s para alimentar mais alguma coisa, o telefly aceita até 20v , pode ligar junto , mas o OSD e a camera geralmente é 12v , dai tem que tomar cuidado quanto estes equipamentos. para este teste o ideal seria usar esta lipo 4s somente para o tx de video.

Tome cuidado com a temperatura do tx em solo, pois ele tende a aquecer mais , principalmente se vc tirou o dissipador original, 

ABS

Juliano Ches disse:

Fala Junior!

Firmeza?

abs

Será que o Racewood pode ser alimentado com 4S sem queimar, TX racewood 900mhz com frequencia 1010.

Acredito que não haja problema, pois com 5.8ghz já alimento com 4S a muito tempo.

Será que é possível?

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 15)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.