Ritewing Zephyr II

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    Andava meio insatisfeito com meu Easy Flite que já não é mais o mesmo. Meio molenga e judiado. Aí dando uma garimpada no Mercado Livre encontrei uma Zephyr II dando sopa. Depois de pensar por longos segundos, comprei.

    Hoje ela chegou, na embalagem original, muito bem feita, material de primeira, enfim. De encher os olhos.

    Para fechar com chave de ouro, quando estava pesquisando o setup para ela um colega aqui do FPV Brasil estava vendendo o motor e o ESC originais Ritewing. Pensei, pô, deve ser um sinal. Comprei também.

    Estou dando uma boa pesquisada e assistindo aos diversos vídeos detalhando a correta montagem dela e agradeceria aos amigos que tivessem dicas e conselhos para esta “árdua” tarefa que me aguarda.

    Ansioso é pouco…

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    Coloca inverted, menos fragil e atende mto bem.

    Mais algumas fotos do andamento da contrução.

    O motor Ritewing tem um eixo monstro de 5mm, e casualmente uma vez tinha comprado por engano do Doca um spinner para este eixo. Se eu não comprar uma folding, ao menos já tenho como colocar uma hélice.

    Para a câmera eu queria uma solução que me permitisse “olhar pros lados”, então adaptei uma camera bem pequena e leve a um servo, que será fixado bem na frente. Acredito que não me dará problemas.

    Como optei pela inverted vee em detrimento das bluebeam, agora terei que comprar uma patch para usar em solo.

    Peso até agora: 1380g

    Minhas dúvidas no momento:

    1. Alguém tem alguma técnica para “domar” esse monte de fio? Pensei em, depois de tudo montado, ir arranjando tudo e prendendo com cola quente pra não ficar tudo solto.

    2. Antes eu usava uma inverted vee no Easy Flite e uma patch em solo, mas em um sistema de 900MHz, e nunca senti falta de um tracker de antena. Eu apontava a antena para o lado que eu ia voar e deu. Agora estou usando 1.2GHz e gostaria de saber se esta frequência é mais sensível a desvios de rota. Se for este o caso, como não pretendo investir em um equipamento caro como o tracker, minha opção seria voltar para as bluebeam.

    Por hora era isso.

    Daniel Gomes
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    Pra mim o barato de uma zagi é voo baixo,,rapido ,,,com obstáculos ,, ou mesmo que faça um voo medio ou long range,,,,,qual distancia que vc espera ir? Se pretendo voar nas costas…compre um ruberduck de 6dbi (Uns 30,0 US$) que a coisa te da uns 4km de diametro…dois pra frente e dois pra tras… ou vai de patch que a unica restriçao é voar longe nas costas mas mesmo assim,,, pra frente o angulo de açao é bem bom….voo com uma patch e uma VEE em um vale de 800m,,,, voo com frequencia a uns 500m atras da patch,,,ja chegou  a chiar mas nunca caiu a imagem…pra frente a imagem é só alegria mas o maximo que ja fui foi 3km. Uma coisa que vc esta fazendo que pessaolmente nao vejo muita vantagem é o servo na camera….a asa é rapida e otima de comando pra vc visualizar qualquer coisa é só mirar ela na direção,, diferente de aeros,,,na minha opinião nao vale o peso….fora que na hora de pousar a asa principalmente nos primeiros voos vc vera que a chance de quebrar seu esquiminha é grande….

    Valeu pelas dicas, Daniel. Acho que vou manter então a Patch + Vee, como você faz. É bem isso que relataste que eu espero.

    Quanto ao servo na câmera, pensei que poderia ser útil em grandes altitudes, próximos às núvens. Mas entendi seu ponto. A asa deve ser monolítica pra aguentar as porradas. Vou ajustar isso.

    Patch + vee + 800mw 1.2 lhe dara pelo menos 11km, ja fiz 10 com omni da lawmate em vez de vee, sendo que a vee se sai melhor pelo que dizem.

    Valeu João, ótimo saber disso. Apenas meu vTx não é de 800, é um Lawmate de 500mW. Mas não pretendo voar tão longe assim. Acho.

    Quero ver se no fim de semana consigo ligar e testar tudo para começar a laminar.

    Mais 3 dúvidas:

    1. Alguém já usou esse Storm OSD com asa? Tô receoso pois nunca consegui fazer meu antigo FY21AP funcionar bem com elas.

    2. Helice folding faz muita diferença durante o vôo? Durante pousos nunca quebrei helice. E olha que tenho um Nemesis NXT que pousa de barriga, a mil, e só quebrou 1 hélice até hoje.

    3. As baias de servo são para… servos standard. Não é meio demais não???

    Daniel Gomes
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    O osd sou curioso pra saber se rola tambem…na minha zagi voo com um cyclop Breeze,,,tenho tambem o storm mas ele esta em meu SW,,,tenho um outro cyclop NAVA e esse ja tentei colocar na zagi mas nao rola nem a pau, no topico do nova descrevo com detalhes os problemas!

    A grande vantagem da helice folding nem é nao quebrar,,,antes de colocar a folding nunca quebrei uma helice……!  mas a grande coisa é o arrasto que a helice dá quando vc desliga o motor……..vira quase um paraquedas atras da asa..é impressionante,,faz a asa descer em 45 graus!

    Os servos até parece mas nao é nao…dois motivos ….primeiro é usar servos fortes de qualidades e rápidos ,,segundo é usar servos mecanicamente fortes,,,esses servinhos baratos,,,,qualquer pancada as engrenagens dele vao pro vinagre! Ja tive esta experiencia…

    Imaginei. O negócio até comprar uma folding é não deixar a hélice parada então =]

    A maioria da galera q voa zephyr diz que folding nao eh necessario nem tem tantos beneficios, se for por quebrar entao, basta pousar sem motor. Fonte: rcgroups e fpvlab

    Obrigado pela informação João, fico mais tranquilo.

    Neste final de semana consegui fazer bastante coisa, que visualmente se transforma em quase nada.

    Mas consegui testar o motor, o ESC, o dragon link, trocar conectores deans por Xt-60, colocar os conectores Xt-60 no medidor de corrente do Storm OSD, enfim, várias coisas que se tudo der certo, vão ficar bem escondidinhas, hehehe.

    Seguem duas fotos, uma geral e outra mostrando o detalhe de como ficou a câmera fixa, sem o servo. Parece que ela tá avançada, mas não tá. E ali em cima ela estará bem protegida nos pousos, já que é uma asa bem grossa e o BA fica bem acima do solo.

    A única coisa que não consegui fazer, pois não encontrei o manual do Dragonlink antigo (só achei do v2) e nem estudei a fundo o manual do Turnigy 9x, foi configurar os canais direitinho (o motor eu tava acelerando com o stick do aileron, heheheheh. Mas devagarinho a gente chega lá.

    Daniel Gomes
    Membro
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    Na camera,,nao esquece de posiciona-la um pouco voltada pra baixo,,,,outra coisa arrume umas pastinhas e faça uma proteçao para ela,,,sao de grande valia!

    Oi Daniel, valeu. Eu já deixei ela um pouco para baixo. Sobre a proteção, farei sim, minha idéia é fazer como todos fazem nessas asas. Pastinha dupla com as bordas reforçadas. Essa aí não tá com reforço, mas a minha idéia é fazer isso aí.

    No final de semana laminei a minha zII foi mais facil que pensei, meio que sem querer apliquei da seguinte forma, cortei 90cm de laminado, alinhei com a borda de ataque passando tres dedos e no fim da asa passando tipo um palmo que desse pra cobrir toda a borda, cortei passando tb uns 3 dedos na parte do elevon, com essas medidas consegui usar a sobra que cortei do elevon na parte de baixo e ficou perfeito, acabou sobrando laminado suficiente para cobrir outra asa. Quase dei um pulo de alegria, pois eu nao fiz a proposito. Aconteceu.

    Rafael, seu Turnigy deve estar configurado para modo 1, para acelerar com o stick esquerdo tem que colocar modo 2. Só não lembro como configurar o original, porque estou com o ER9X.

    Testou a interferência do DL no vRX?

    Estou quase desistindo do meu sistema da HK 900MHz 800mW. Não consigo ficar perto do vRX ou do cabo AV com o RMILEC. O uso do filtro e a troca da antena melhorou, mas não estou satisfeito…

    Usando o FRSky, o vTX que interfere no receptor, diminuindo bastante o range…

    Tá osso! 

    rsrsrsrs

    Bah, João, valeu pela dica, farei o mesmo. Outra coisa. Vais entelar ou vais deixar apenas com o filme? Qual o peso RTF que conseguiste?

    joao victor disse:

    No final de semana laminei a minha zII foi mais facil que pensei, meio que sem querer apliquei da seguinte forma, cortei 90cm de laminado, alinhei com a borda de ataque passando tres dedos e no fim da asa passando tipo um palmo que desse pra cobrir toda a borda, cortei passando tb uns 3 dedos na parte do elevon, com essas medidas consegui usar a sobra que cortei do elevon na parte de baixo e ficou perfeito, acabou sobrando laminado suficiente para cobrir outra asa. Quase dei um pulo de alegria, pois eu nao fiz a proposito. Aconteceu.
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