RSSI receptor TURNIGY

Fóruns Projetos DIY RSSI receptor TURNIGY

  • Post

    pessoal apos quaze perder meu aero esse fim de semana por não ter informaçoes de rssi do receptor da turnigy resolvi fazer um esquema p/ converter os pulsos de rssi do turnigy p/ nivel de tensão como os q eu ja tinha ouvido falar,.. como o receptor da turnigy são pulsos fica dificil medir com multimetro ou até mesmo direto no OSD, bom por enquanto esta tudo beleza, ta mostrando em nivel de tensão com o ccto adicionado mas a minha duvida é a seguiinte, no caso o q eu fiz ele varia de (1,31v p/ 100% de sinal e 0,2v p/ 0% de sinal ) eu queria saber se isso esta correto ou eu teria q ajustar esse nivel, pois não sei se existe um padrão porq não conheço outros equipamentos, como por exemplo (1v 100% e 0,0v 0%) alguem pode da uma força ? ou tbm se o jeito q eu fiz for correto tbm ae nem preciso mexer mais.. . valeu !

    esse sinal q ta no osciloscopio é o q sai direto do pino de RF do receptor da Turnigy depentendo do nivel de sinal a largura de pulso vai diminuindo proporcionalmente com a intensidade. 

    essa imagem mostra o sinal após o filtro, passando de pulsos p/ uma tensão linear em relação ao nivel de sinal recebido. obss.. é o q esta sendo mostrado no multimetro !

    esse é o filtro,.. 

    aki mostra como coloquei o diodo e o resistor, e daonde peguei o sinal de RF.

    o capacitor tive q colocar do outro lado da placa pois mesmo sendo pequeno acabou atrapalhando na hora de fechar a carcaça do receptor.

    e por final a saida da tensão de RSSI ficou no ultimo pino, olhando a foto contando de baixo p/ cima é o ultimo conector !, o bindo ficou sendo no penultimo ! 

    vou fazer testes em campo e postarei respostas se agradou ou não. ! mas por enquanto com testes em bancada no laboratorio fico bem satisfatorio ! funcionou 100%

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 32)
  • Replies

    vou colocar a tarde ok.

    silmar constantino disse:

    se puder por as fotos..agradeceria muito

    valeu !, vou criar sim, vou tirar as fotos e na segunda feira eu coloco elas no post. !

    Rafael disse:

    Rodrigo Crie um Novo post com o reparo do seu TX. Isso pode ser útil para muito gente!

    Parabéns Pelo Sucesso!

    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    Pessoal, fiz o teste em campo e funcionou 100%., com ele deu ate p/ eu chegar em uma conclusão, pois meu radio da turnigy de uma hora p/ outra perdeu drasticamente o alcance q tinha antes, e eu estava desconfiando do receptor. mas medindo o sinal com o receptor modificado e comparando com outro radio da turnigy deu p/ ver q infelizmente a saida de RF de um dos radios estava queimado e com baixa potencia de saida. 

    enfim quem quizer fazer essa modificação, pode fazer sem problema pois mostrou-se muito eficiente !

    pessoal fotos com mais detalhes da modificação.

    esquema eletrico do filtro.

    observe q tanto o canal 8 quanto o (bind bat) são os mesmos p/ fazer o bind, portanto eu cortei o jumper entre eles

    então ficou o canal 8 p/ o bind e como canal 8 tbm “não perde a função de canal”

    aki esta detalhado como eu coloquei os componentes na placa e onde fiz as ligações, R1 esta sodado ali nos 4 pinos da e2prom pq aproveitei o negativo dakeles pinos ok., p/ não terq raspar a placa p/ soldar em outro lugar. 

    o capacitor tive q soldar do outro lado da placa se não ia atrapalha na hora de fexar a carcaça, e como um dos pinos dele precisava ser soldado no negativo tirei um pouco do verniz e soldei no terra da placa.

    obs,. conecte um chicote de fio tipo de servo  no conector (bind bat) e utilize os fios da extremidade do conector, o do meio não utiliza, nesse fio vc vai ter o nivel de tensão informando o RSSI ok.

    (espero ter sido bem claro, qualquer duvida só perguntar valeu !)

    Grande Rodrigo, simplesmente fantástico, teria como você detalhar quais componentes vou precisar para fazer essa alteração no Rx? Aqui onde moro é um pouco complicado comprar peças eletrônicas pois o pessoal aqui não é muito de arrumar as coisas, estragou joga fora, mas tem uma loja aqui que chama Maplin e lá eu ví bastante coisa de eletrônica, talvez também eu consiga alguma coisa no ebay, por favor, se você puder me enviar os detalhes ficarei grato.

    Um abraço,

    Julio

    esses componentes são fáceis de encontrar 

    1- diodo 1n4148

    1- resistor 10K

    1- capacitor 10uf / 16v

    vc encontra até dentro de aparelhos inutilizados como telefones por ex. “só tenha ctz de que eles estão bons”

    Júlio Guilherme Nogueira Diana disse:

    Grande Rodrigo, simplesmente fantástico, teria como você detalhar quais componentes vou precisar para fazer essa alteração no Rx? Aqui onde moro é um pouco complicado comprar peças eletrônicas pois o pessoal aqui não é muito de arrumar as coisas, estragou joga fora, mas tem uma loja aqui que chama Maplin e lá eu ví bastante coisa de eletrônica, talvez também eu consiga alguma coisa no ebay, por favor, se você puder me enviar os detalhes ficarei grato.

    Um abraço,

    Julio

    Rony Suplicy
    Membro
    none
    Ola Rodrigo,bom dia
    Qual a diferença de seu projeto para este?
    http://fpv-community.com/forum/showthread.php?tid=363&page=1
    O seu tambem atua como Buffer? Ou seja nao deixa a corrente cair podendo causar perda de sinal.
    Abs
    Rony

    ola Rony, os dois projetos tanto esse meu quanto esse q vc encontrou serve apenas para informar o sinal RSSI ( o nivel de sinal q sai do seu radio e chega ao receptor ) em voo FPV serve p/ vc ficar atento se vc ta em uma distancia de risco antes q vc perca o sinal, evitando a perda do modelo, a diferença desse meu p/ este q vc encontrou é q o meu eu só fiz um filtro no sinal de rssi (** que no caso do receptor turnigy ele mostra esse nivel de sinal em largura de pulso na saida do CI, eu simplesmente mudei de largura de pulso p/ nivel de tensão, q no caso do OSD trabalha com nivel de tensão), esse meu ele mostra um nivel de 0,20v p/ 0% de sinal e 1,31 p/ 100% de sinal.

    ja esse q vc encontrou utiliza um amplificador operacional LM358, o cara simplesmente amplifica o nivel de sinal RSSI do receptor dele q no caso o dele antes do LM358 montra 0,10v p/ 0% e 1,05 p/ 100%, o q esse circuito dele fez foi aumentar esse nivel 1,8v p/ 0% e 3V p/100%

    agora com a questão de buffer, ele não atua como buffer simplesmente como amplificador operacional, apenas serve p/ informar via OSD o nivel de sinal q chega no seu receptor. “”esse circuito não evita perda de sinal, mas te informa quando   a risco de perda de sinal””

    espero ter sido mais claro possivel… valeu

    Rony Suplicy disse:

    Ola Rodrigo,bom dia
    Qual a diferença de seu projeto para este?
    http://fpv-community.com/forum/showthread.php?tid=363&page=1
    O seu tambem atua como Buffer? Ou seja nao deixa a corrente cair podendo causar perda de sinal.
    Abs
    Rony

    Oi Rodrigo,

    Obrigado por mandar os detalhes das peças para mim, encontrei tudo no ebay, vou colocar os links aqui, será que você poderia conferir se está tudo certo, não manjo muito de peças eletrônicas. Outra pergunta, sei que alguns componentes eletrônicos tem a posição certa con relação aos pinos, esses também são a mesma coisa ou posso fazer a ligação em qualquer lado dos pinos.

    Obrigado e segue os links

    http://www.ebay.co.uk/itm/10K-Ohm-Carbon-Film-Resistors-1-2W-0-5W-X…

    http://www.ebay.co.uk/itm/100-x-1N4148-Small-Switching-Diodes-Taped…

    http://www.ebay.co.uk/itm/20x-10uF-16V-Electrolytic-Radial-Capacito…

    são esses componentes sim,

    e eles tem lado, menos o resistor de 10k, mas fique atento com o diodo e o capacitor, se seguir o esquema eletrico desenhado não tem erro.

    fique atento tbm em soldar o fio na placa na trilha do pino 1 do CI, use um fio bem fino e um ferro de solda com ponta fina e boa. ok valeu. 

    Júlio Guilherme Nogueira Diana disse:

    Oi Rodrigo,

    Obrigado por mandar os detalhes das peças para mim, encontrei tudo no ebay, vou colocar os links aqui, será que você poderia conferir se está tudo certo, não manjo muito de peças eletrônicas. Outra pergunta, sei que alguns componentes eletrônicos tem a posição certa con relação aos pinos, esses também são a mesma coisa ou posso fazer a ligação em qualquer lado dos pinos.

    Obrigado e segue os links

    http://www.ebay.co.uk/itm/10K-Ohm-Carbon-Film-Resistors-1-2W-0-5W-X…

    http://www.ebay.co.uk/itm/100-x-1N4148-Small-Switching-Diodes-Taped…

    http://www.ebay.co.uk/itm/20x-10uF-16V-Electrolytic-Radial-Capacito…

    Rony Suplicy
    Membro
    none

    Ola Rodrigo

    Obrigado por responder

    Mas pelo que entendi, o projeto que mostrei, nao “rouba” voltagem do receptor (no caso do RSSI) para nao interferir na recepção. Ou seja a voltagem do RSSI em alguns receptores cai quando tambem é usada para monitoramento sem o Buffer, o OSD rouba energia para medir o sinal, e este sinal tambem é usado para “regular” o receptor.

    “Because when you hook up the RSSI Output of the receiver direct to an OSD, some current is drawn from the receiver. In a few cases the voltage breaks down and can cause range problems. So, here comes the buffer. It will copy the RSSI voltage and supplies enough current for the OSDs to measure the RSSI voltage. No more problems. “

     

    Pelo menos é o que esta escrito lá, não entendo de eletronica, só copio.

    Fiz este projeto ( o da internet, nao o seu) ha 6 meses e tive problemas no receptor, mais tarde descobri que a interferencia vinha de um transformador em um poste de luz proximo onde voo. Quando o aviao passava a  menos de 10 metros  do poste ele caia. Infelizmente aconteceu 2 vezes até descobrir o motivo.

    Farei o seu projeto e voltarei a testar o outro.

    Tenho capacitores semelhantes é possivel usá-los? ou precisa ser exatamente desta medida.

    Otimo trabalho

    Abs

    Rony

     

     

     

     

     

     
    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    ola Rony, os dois projetos tanto esse meu quanto esse q vc encontrou serve apenas para informar o sinal RSSI ( o nivel de sinal q sai do seu radio e chega ao receptor ) em voo FPV serve p/ vc ficar atento se vc ta em uma distancia de risco antes q vc perca o sinal, evitando a perda do modelo, a diferença desse meu p/ este q vc encontrou é q o meu eu só fiz um filtro no sinal de rssi (** que no caso do receptor turnigy ele mostra esse nivel de sinal em largura de pulso na saida do CI, eu simplesmente mudei de largura de pulso p/ nivel de tensão, q no caso do OSD trabalha com nivel de tensão), esse meu ele mostra um nivel de 0,20v p/ 0% de sinal e 1,31 p/ 100% de sinal.

    ja esse q vc encontrou utiliza um amplificador operacional LM358, o cara simplesmente amplifica o nivel de sinal RSSI do receptor dele q no caso o dele antes do LM358 montra 0,10v p/ 0% e 1,05 p/ 100%, o q esse circuito dele fez foi aumentar esse nivel 1,8v p/ 0% e 3V p/100%

    agora com a questão de buffer, ele não atua como buffer simplesmente como amplificador operacional, apenas serve p/ informar via OSD o nivel de sinal q chega no seu receptor. “”esse circuito não evita perda de sinal, mas te informa quando   a risco de perda de sinal””

    espero ter sido mais claro possivel… valeu

    Rony Suplicy disse:

    Ola Rodrigo,bom dia
    Qual a diferença de seu projeto para este?
    http://fpv-community.com/forum/showthread.php?tid=363&page=1
    O seu tambem atua como Buffer? Ou seja nao deixa a corrente cair podendo causar perda de sinal.
    Abs
    Rony

    o valor do capacitor tenq ser o mesmo 10uf , ja a tensão de trabalho pode ser de 6,3v ou maior no caso usei um de 16 v , mas o mais importante ai é ele ser de 10uf

    é esse circuito usando um lm358 realmente evita o consumo da tensão de saida RSSI, mas tbm o q eu montei não tive problemas com o osd consumir a tensão de RSSI e causar qualquer interferencia no receptor, agora vc dis ter passado proximo ao poste, realmente o campo magnetico pode atrapalha e muito o sinal de radio.

    vou fazer esse teste hj, vou colocar uma carga na saida de sinal RSSI do circuito q eu fiz p/ consumir a tensão e ver se isso causa falhas no receptor e posto amanha a resposta. 

    Rony Suplicy disse:

    Ola Rodrigo

    Obrigado por responder

    Mas pelo que entendi, o projeto que mostrei, nao “rouba” voltagem do receptor (no caso do RSSI) para nao interferir na recepção. Ou seja a voltagem do RSSI em alguns receptores cai quando tambem é usada para monitoramento sem o Buffer, o OSD rouba energia para medir o sinal, e este sinal tambem é usado para “regular” o receptor.

    “Because when you hook up the RSSI Output of the receiver direct to an OSD, some current is drawn from the receiver. In a few cases the voltage breaks down and can cause range problems. So, here comes the buffer. It will copy the RSSI voltage and supplies enough current for the OSDs to measure the RSSI voltage. No more problems. “

     

    Pelo menos é o que esta escrito lá, não entendo de eletronica, só copio.

    Fiz este projeto ( o da internet, nao o seu) ha 6 meses e tive problemas no receptor, mais tarde descobri que a interferencia vinha de um transformador em um poste de luz proximo onde voo. Quando o aviao passava a  menos de 10 metros  do poste ele caia. Infelizmente aconteceu 2 vezes até descobrir o motivo.

    Farei o seu projeto e voltarei a testar o outro.

    Tenho capacitores semelhantes é possivel usá-los? ou precisa ser exatamente desta medida.

    Otimo trabalho

    Abs

    Rony

     

     

     

     

     

     
    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    ola Rony, os dois projetos tanto esse meu quanto esse q vc encontrou serve apenas para informar o sinal RSSI ( o nivel de sinal q sai do seu radio e chega ao receptor ) em voo FPV serve p/ vc ficar atento se vc ta em uma distancia de risco antes q vc perca o sinal, evitando a perda do modelo, a diferença desse meu p/ este q vc encontrou é q o meu eu só fiz um filtro no sinal de rssi (** que no caso do receptor turnigy ele mostra esse nivel de sinal em largura de pulso na saida do CI, eu simplesmente mudei de largura de pulso p/ nivel de tensão, q no caso do OSD trabalha com nivel de tensão), esse meu ele mostra um nivel de 0,20v p/ 0% de sinal e 1,31 p/ 100% de sinal.

    ja esse q vc encontrou utiliza um amplificador operacional LM358, o cara simplesmente amplifica o nivel de sinal RSSI do receptor dele q no caso o dele antes do LM358 montra 0,10v p/ 0% e 1,05 p/ 100%, o q esse circuito dele fez foi aumentar esse nivel 1,8v p/ 0% e 3V p/100%

    agora com a questão de buffer, ele não atua como buffer simplesmente como amplificador operacional, apenas serve p/ informar via OSD o nivel de sinal q chega no seu receptor. “”esse circuito não evita perda de sinal, mas te informa quando   a risco de perda de sinal””

    espero ter sido mais claro possivel… valeu

    Rony Suplicy disse:

    Ola Rodrigo,bom dia
    Qual a diferença de seu projeto para este?
    http://fpv-community.com/forum/showthread.php?tid=363&page=1
    O seu tambem atua como Buffer? Ou seja nao deixa a corrente cair podendo causar perda de sinal.
    Abs
    Rony

    Rony, fiz o teste no consumo da tensão de saida p/ RSSI e realmente não afeta em nada no funcionamento normal do receptor, não tem o porque utilizar um circuito mais complexo como lm358, se só com esse filtro ja resolve, como me disseram q não esiste um nivel de tensão padrão p/ o osd entender o RSSI, deixei o circuito com essa faixa de tensão mesmo de 1,31 a 0,20v, no caso do meu osd eu ajusto nele q com 1,31v me mostre na tela “100” 100% de sinal. entendeu ?

    esse ciruito q vc encontrou em outro site simplesmente ta atuando como buffer de corrente, e eles estão utilizando uma configuração com ganho de tensão em 0x, então não tem o porque utilizar esse tipo de circuito ja q a entrada de RSSI  não consome uma corrente significativa a ponto de teq reforçar essa tensão, teria utilidade sim se por ex: esse filtro q eu fiz marca 1,31v p/ 100% e 0,20v p/ 0%, e vc quisesse  passar p/ outra faixa de tensão como 3v p/ 100% e 0v p/ 0% de sinal, mas teria q ser adicionados resistores nesse circuito p/ q ele gere o ganho q vc deseje. valeu.  

    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    o valor do capacitor tenq ser o mesmo 10uf , ja a tensão de trabalho pode ser de 6,3v ou maior no caso usei um de 16 v , mas o mais importante ai é ele ser de 10uf

    é esse circuito usando um lm358 realmente evita o consumo da tensão de saida RSSI, mas tbm o q eu montei não tive problemas com o osd consumir a tensão de RSSI e causar qualquer interferencia no receptor, agora vc dis ter passado proximo ao poste, realmente o campo magnetico pode atrapalha e muito o sinal de radio.

    vou fazer esse teste hj, vou colocar uma carga na saida de sinal RSSI do circuito q eu fiz p/ consumir a tensão e ver se isso causa falhas no receptor e posto amanha a resposta. 

    Rony Suplicy disse:

    Ola Rodrigo

    Obrigado por responder

    Mas pelo que entendi, o projeto que mostrei, nao “rouba” voltagem do receptor (no caso do RSSI) para nao interferir na recepção. Ou seja a voltagem do RSSI em alguns receptores cai quando tambem é usada para monitoramento sem o Buffer, o OSD rouba energia para medir o sinal, e este sinal tambem é usado para “regular” o receptor.

    “Because when you hook up the RSSI Output of the receiver direct to an OSD, some current is drawn from the receiver. In a few cases the voltage breaks down and can cause range problems. So, here comes the buffer. It will copy the RSSI voltage and supplies enough current for the OSDs to measure the RSSI voltage. No more problems. “

     

    Pelo menos é o que esta escrito lá, não entendo de eletronica, só copio.

    Fiz este projeto ( o da internet, nao o seu) ha 6 meses e tive problemas no receptor, mais tarde descobri que a interferencia vinha de um transformador em um poste de luz proximo onde voo. Quando o aviao passava a  menos de 10 metros  do poste ele caia. Infelizmente aconteceu 2 vezes até descobrir o motivo.

    Farei o seu projeto e voltarei a testar o outro.

    Tenho capacitores semelhantes é possivel usá-los? ou precisa ser exatamente desta medida.

    Otimo trabalho

    Abs

    Rony

     

     

     

     

     

     
    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    ola Rony, os dois projetos tanto esse meu quanto esse q vc encontrou serve apenas para informar o sinal RSSI ( o nivel de sinal q sai do seu radio e chega ao receptor ) em voo FPV serve p/ vc ficar atento se vc ta em uma distancia de risco antes q vc perca o sinal, evitando a perda do modelo, a diferença desse meu p/ este q vc encontrou é q o meu eu só fiz um filtro no sinal de rssi (** que no caso do receptor turnigy ele mostra esse nivel de sinal em largura de pulso na saida do CI, eu simplesmente mudei de largura de pulso p/ nivel de tensão, q no caso do OSD trabalha com nivel de tensão), esse meu ele mostra um nivel de 0,20v p/ 0% de sinal e 1,31 p/ 100% de sinal.

    ja esse q vc encontrou utiliza um amplificador operacional LM358, o cara simplesmente amplifica o nivel de sinal RSSI do receptor dele q no caso o dele antes do LM358 montra 0,10v p/ 0% e 1,05 p/ 100%, o q esse circuito dele fez foi aumentar esse nivel 1,8v p/ 0% e 3V p/100%

    agora com a questão de buffer, ele não atua como buffer simplesmente como amplificador operacional, apenas serve p/ informar via OSD o nivel de sinal q chega no seu receptor. “”esse circuito não evita perda de sinal, mas te informa quando   a risco de perda de sinal””

    espero ter sido mais claro possivel… valeu

    Rony Suplicy disse:

    Ola Rodrigo,bom dia
    Qual a diferença de seu projeto para este?
    http://fpv-community.com/forum/showthread.php?tid=363&page=1
    O seu tambem atua como Buffer? Ou seja nao deixa a corrente cair podendo causar perda de sinal.
    Abs
    Rony
    Moust
    Membro
    none

    Muito interessante, parabens rodrigo!!

    Uma pergunta: tenho medo de queimar algum CI com o calor do ferro de solda, principalmente na “Conexão1”. Qual ferro de solda utilizou? 30W, 40W, 70W, outro ….?

    eu utilizei aquelas estação de solda onde ajusta temperatura etc.. não é tanto pela temperatura um ferro de 30w daria, mas o bom das estaçoes é q tem pontas bem finas. facilita muito !

    Moust disse:

    Muito interessante, parabens rodrigo!!

    Uma pergunta: tenho medo de queimar algum CI com o calor do ferro de solda, principalmente na “Conexão1”. Qual ferro de solda utilizou? 30W, 40W, 70W, outro ….?

    Moust
    Membro
    none

    Beleza, valeu pela dica 😉

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 32)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.