RTH no Eagle Tree está fazendo círculos grandes

Fóruns Equipamentos RTH no Eagle Tree está fazendo círculos grandes

• Este tópico está vazio.
    Olá a todos!

Estou configurando meu Eagle Tree OSD com RTH (Return to Home). Estava funcionando 100% pelo simulador de voo do próprio Eagle Tree, ou seja, o aero retorna até o local definido como home, e depois fica dando voltas em círculo na altura predefinida.

Eles alteraram o firmware para considerar 2 predefinições de altura, uma de cruzeiro (geralmente mais alta) e outra no local de voo (geralmente mais baixa). Então quando ele chega no raio de voo (configurável), ele desce e teria que ficar voando em círculos na altura mais baixa, pelo que entendi.

Independente de usar esta segunda altura ou não, percebi pelo simulador que o avião retorna certo, mas após chegar, passa direto, e faz círculos sem padrão, virando em 500m, 800m ou até em 2km para retornar.

Mantém velocidade, altura, etc, tudo de acordo, somente estas voltas sem padrão e longas que está me preocupando.

Estou usando o firmware 2.51.

Alguém notou esta alteração? Já mudei tudo quanto é opção, refiz atualização de firmware, etc.

Obrigado a quem se manifestar.

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies
    Fabio A.
    Membro
    none

Oi Ébeo, eu reparei isso tb, agora no simulador o avião vai longe paaacas pra dar a volta.

Meu último voo “real”, o meu EasyGlider estava querendo fazer uma curva bem aberta para voltar. Mas isso se não me engano esta relacionado com as novas configurações do Guardian Exp.

Ele tem uma definição de raio que acredito ser a distancia máxima que o avião vai ficar circulando, e tb tem outros paramêtros do quanto o avião vai “tombar” para esq ou direita para fazer a curva.

No guardian, a unidade desses valores estão em graus mesmo, o que é ótimo pois eu não quero que meu avião tombe mais que 30 graus no RTH para não estolar ou perder muita altitude.

Esse próximo fds farei outros voos, e volto a postar aqui se aumentando o ângulo de curva e diminuindo o raio da pos inicial melhoram as coisas 🙂

Menu guardian, Max Stab Roll RTH….

Essa opção controla o ‘ circulo’….tb tive esse problema.

Fabio A.
    Membro
    none

Essa opção acho que seta o ângulo máximo que o guardian vai deixar o avião inclinar para esquerda ou direita.

Tem duas opções, uma pro voo normal e outra pro RTH, como no RTH esse ângulo é bem menor, o avião não inclina quase nada pros lados e demora muito pra virar.

No meu acho que tava 25 graus antes e agora vou colocar 35º.

Mas tem outra opção de maximum radius RTH ou alguma coisa assim que acredito delimitar o raio que o avião fica rondando.

Então, o detalhe é que eu não uso o Guardian (por enquanto), to com o Fma co pilot. Então todas configs que se aplicam ao Guardian não devem surgir efeito.

Tanto é que acabei de testar agora, no Max Stab Roll RTH (testei nas outras também), coloquei tanto o valor mínimo 5 quanto o máximo 90 e não surgiu efeito algum.

Continua girando em cerca de 800m. Se tivesse essa maximum radius resolveria, mas não achei aqui. Tem a “Home Altitude Radius” que na verdade ajusta a home distance radius, ou seja, o raio de distancia que o aero deve descer e manter em baixa altitude pelo que entendi. Seria ideal considerar essa distancia para fazer a curva, mas não considera pelo que vi. Coloquei 100m e continua em 600 a 1km de raio.

De curiosidade, voltei o firmware que estava usando, 1.90, e funciona tudo certinho, faz a volta em cerca de 100m. Este firmware não tem opção de Guardian, bem como o cronometro, essa opção de baixa altitude em cima do aeroporto, a mulher não fala GPS altitude, etc. Ou seja, óbvio que o ideal é usar o firmware mais novo.

Vou testar usando novos valores de PID para ver se muda esse tamanho do circulo.

Obrigado de novo!

Fiz alguns testes aqui aumentando os valores de PID, o que mudou foi o comportamento até chegar em Home, e depois continua tipo um caracol, ao invés de círculos.

Na versão que estava acostumado, após chegar em Home, ele fazia círculos sobre a nossa cabeça. Agora ele “mira” no Home e vai em cima, até passar direto, fazer a curva (se aumentar PID fica mais fechada), mas volta a mirar o Home e fica repetindo esse processo.

To curioso porque porque embora isso não faria muita diferença na prática, se estiver fora do alcance do rádio ou então fora do alcance visual e perder o vídeo, de todo jeito ele irá voltar, na hora que tiver perto você aciona manual. 

Mas numa hipótese que o comportamento após chegar em Home tenha mudado, de todo jeito é bom ficar atento se realmente mudou. Vai que o rádio pifa a uns 500m, ele volta, passa direto e acaba a bateria na curva a mais de 1km, em cima de um cafezal com milhares de pés de café… 

T+

Estou com um problema com o meu rth. esse final de semana, tornou-se repetir: ao chegar a uma determnada distancia, eu acionei o rth somente pra terstar..o aero faz a curva e em vez de voltar, fica voando em circulos..nao sei oq esta acontecendo…o aero estava em 900mts de altitude e voando em circulos ate chgar os 400mts, ai nao quis arriscar e retomei o comando. pergunto? Oq poede ser?

segue video que fiz de um dos meus voos com tal problema.

http://www.youtube.com/watch?v=m4yK8iLSiGY&feature=g-upl  neste video, no minuto 01:22, vc pode ver oq esta acontecendo

http://www.youtube.com/watch?v=FoRlPKq4HZE&feature=g-upl este ja é o mesmo voo, mas ja começa onde ocorre o problema.

olá companheiro, nesse fim desemana fui testar o meu SW depis de algumas modificações, e estava tudo ok, porem quando ativei o rth o aero estava indo contra o vento e quando fez a curva para voltar o vento pegou ele de banda e ele entrou em parafuso, será que diminuindo o angulo ele evitaria isso?

eu axo que em modo rth ele nao deveria inclinar muito, pois ele nao precisará fazer manobras bruscas…

o que voce acha?

Jonis Maurin Ceará disse:

Menu guardian, Max Stab Roll RTH….

Essa opção controla o ‘ circulo’….tb tive esse problema.

Vc tem o guardian ou algum estabilizador? Pq o estabilizador é p corrigir ou evitar tal problema

eu tenho guardian

Fala pessoal, blz?

Então ainda não voei FPV mas percebi q ocorre o mesmo comigo quando em modo simulado! Qual a solução adotada por vcs? Isso tem solução??? 🙁 Estou na ultima versão de fw…

Abrs…

e ai. já descobriram a pane???
    o meu também está fazendo círculos gigantescos, hoje chegou a 2.5Km.
    Max Stab Roll RTH = 35

Fabio A.
    Membro
    none

Oi Marcelo, esse setting é do guardian, indica em graus o angulo maximo que o avião inclina para fazer uma curva, pra alterar essas curvas grandes ou muito rapidas do RTH vc precisa alterar os valores naquele menu que fala sobre derivative gain e integral gain.

pode indicar algum valor para os PID’s???  o meu está tudo como veio de fábrica… tudo nos valores máximos

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.