RX / TX problema de interferencia nos “canais”

Fóruns Específicos Base de conhecimento RX / TX problema de interferencia nos “canais”

  • Este tópico está vazio.
  • Post

     

    Eu tenho lido muito sobre FPV/UAV no Brasil e fora dele; o que mais tenho visto é o relato e vídeos de vôos de até 25 km ! Diante desta realidade, fico imaginando:

     

    1. se estou na pista, preciso de acautelar quanto “ao canal” que vou usar, para não interferir com outro colega ao meu lado; o mais comuns, são equipamentos de 4 canais em uma frequencia. Vamos admitir a de 900 Mhz. Então, isso significa que vamos poder voar “ao mesmo tempo” somente 4 colegas, em face de somente ter 4 canais neste frequencia. 

     

    2. Considerando os voos de longo alcance, fico imaginando que, eventualmente, voando uma distância de 5 Km vou passar sobre uma outra pista e nela existem outros amigos de FPV e, fatalmente, lá não saberão quais frequencias estão disponíveis para os seus voos. 

     

    Assim, vamos imaginar que eu estou voando na frequencia de 900 mhz, no canal 2 ! Se eu passar sobre uma pista, que eventualmente, alguém está usando, tbm, o “canal 2, em 900 mhz”, o que acontece ? Se isso acontece, por exemplo com 5 km, o que vai acontecer, se eu estiver, há uns 20 km da base  e passar sobre várias pistas ?

     

    É uma curiosidade que vem consumindo um pouco do meu tempo na pesquisa e até o momento não encontrei material confiável, para a resposta. 

     

     

Visualizando 3 respostas - 16 até 18 (de um total de 18)
  • Replies

    Perfeito, Vinicius ! 

    É uma sequencia gradual que conduz à “imersão gradativa” e vai permitindo acostumar com as variáveis, individualmente. Farei desta forma. Acredito que dentro de uma curva de aprendizado de uns “4 finais de semana” consigo fazer vos próximos já totalmente imerso na aeronave e, dai para frente é TREINAMENTO ! 

     

    Eu retirei do case, coloquei umd dicipador, refiz algumas soldas,troquei o conector da antenas coloqueio filtro.

    No RX eu uso um que comprei na DealExtreme junto com uma câmera, ele funiona melhor do que o original da HK, mas nos dois eu fiz SAW filter para 17Mhz.

    Abs

    Franco Ripoll Leite disse:

    Fiquei curioso, qual a modificação que vc fez no seu TX HK? Tenho esse mesmo kit.. Qual o melhor RX de 900Mhz, dado que a lawmate não fabrica pra 900Mhz.. Vc chegou a trocar o filtro do seu RX? Abraços

    Vinícius Fantini disse:

    O problema de ficar sem sinal de vídeo é que o traking da antena para, ou seja, se o modelo sair da “visão” da antena, é bom confiar no RTH e esperar o avião aparecer no céu.

    Eu pratico a pouco tempo (uns 10 mêses).

    Atualmente estou com o OSD Eagle Tree (com a base-station deles para o traking da antena), Radio JR DSX9 com booster de 2w, TX de 1.5w 900Mhz HK modificado, filtro de baixa e antena original.. 2 RX de 900Mhz um com patch e o outro com uma omini, óculos Fatshark e a gravação faço On-Board com a Go-Pro e Off com uma handcan Sony com AV In.

    Já cheguei a 5km somente, pois este TX da HK não é muito confiável.

    A receita para começar é basicamente essa.

    Faça vôos com o modelo normal 3ª pessoa
    Faça vôos com o payload 3ª
    Faça vôos com o sistema em 3ª e assista os vídeos.
    Faça vôos com o óculos ou tela porem com alguém acompanhando o avião caso você perca a referencia (eu comecei voando com o óculos, na caixa de vôo, porem com o cabo trainer)
    Quando já estiver “solando” faça vôos completos decolando e pousando (se for possível) em 1ª pessoal, e teste a autonomia e consumo.
    Teste o sistema RTH com baixa distancia.

    Dai em diante é achar a melhor combinação de antenas, configurações, fail-save e se divertir.

    Abs

    Franco
    Membro
    none

    Vc trocou o conector sma da antena por outro tipo? Eu tambem retirei o case do meu. No fim da contas aquele case original não tem um bom contato térmico com o TX, além de ser muito pesado..

     

    Trocar o SAW do meu RX é uma das coisas que pretendo fazer no futuro.

    O filtro low pass do TX eu ia comprar na BEVRC ($6,00 apenas), mas desapareceu da página…

Visualizando 3 respostas - 16 até 18 (de um total de 18)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.